ISSN 2595-5934

SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.47 2022

mar

EDIÇÃO

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SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.47 2022

Por Faculdade FaSouza 11/03/2022
SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.47 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 47 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

O ENSINO DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO: INCLUSÃO DE METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM

Resumo

A prática docente é um processo que engloba um objetivo explícito que é ensinar e quando ocorre a aprendizagem significa que tal meta foi atingida. A proposta do artigo é de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de desenvolver atividades experimentais e interativas entre professor-aluno com a promoção do lado criativo dos discentes no ensino da física em sala de aula. A metodologia utilizada faz contraposição ao método tradicional, isto é, as atividades que permeiam apenas um quadro e um pincel em sala de aula, tornando-se defasadas para o atual ensino público. O trabalho realizado é uma pesquisa investigativa de cunho qualitativo. O método identificado é um facilitador no ensino da Física, tornando o processo de aprendizagem mais favorável aos discentes, com a apresentação de um modelo experimental para complementar o método tradicional, através da utilização de materiais reciclados ou reutilizáveis que validem o experimento.

Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem. Ensino de Física. Metodologia Experimental.

IMPLICAÇÕES DOS DIFERENTES USOS E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Resumo

Em tempos de escassez hídrica e previsões nada positivas a respeito da continuidade dos recursos naturais, principalmente com respeito à disponibilidade de água potável, os aquíferos surgem como uma alternativa para a salvação da população. Porém, é necessário gerir e proteger estes recursos, visto que o uso e ocupação dos solos em muitos dos casos impactam diretamente a qualidade destas águas. As diferentes atividades humanas na superfície acabam por gerar resíduos e rejeitos tóxicos que, uma vez despejados no ambiente podem gerar consequências bem prejudiciais. Este trabalho vem para apresentar ao leitor uma visão sistemática sobre os aquíferos e alguns dos usos do solo que podem impactar nas águas subterrâneas. Vale ressaltar, porém, que este trabalho é uma apresentação desta problemática e que pode e deverá ser consultado e melhorado sempre que necessário.

Palavras-chave: Aquíferos. Uso e Ocupação do Solo. Contaminação. Poluição

SEMIÓTICA DISCURSIVA E LINGUAGEM TELEVISIVA: EFEITOS DE SENTIDOS EM TEXTOS SINCRÉTICOS

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar diferentes efeitos de sentidos em aberturas de telenovelas, entendendo-as como textos sincréticos. A Fundamentação Teórica está alojada no campo investigativo da Semiótica Discursiva, de linha francesa, ao entender que se trata de uma corrente teórica pertinente à temática problematizada. A Metodologia é do tipo documental e de abordagem qualitativa. A atração televisiva escolhida para análise é a telenovela “Deus nos Acuda”, de Sílvio de Abreu, exibida pela Rede Globo de Televisão, no início dos anos 1990. Os resultados da pesquisa revelam um teor de denúncia do cenário político da época, evidenciando discursos políticos atemporais, tais como desvios de dinheiro e a sujeira latente do cenário eleitoral da então situação. Logo, o discurso televisivo mostra-se sincrético, pois, ao misturar diferentes modalidades de linguagem, gera sentidos e assume lugar de intensificador de ideologias sociais pré-existentes.

Palavras-chave: Deus nos Acuda. Semiótica Discursiva. Sentidos. Texto Sincrético

A RELEVÂNCIA DA APLICABILIDADE DA TÉCNICA DE AMOSTRAGENS EM AUDITORIA EXTERNA NA CONSTATAÇÃO DE FRAUDES

Resumo

O mundo organizacional com o passar dos anos cruzou grandes revoluções proveniente da globalização dos mercados trazendo ainda mais competitividade e assim a auditoria externa passou a executar um importante papel. Este trabalho busca fazer uma análise de como as publicações acadêmicas abordam a relevância da técnica de amostragem na auditoria externa para a constatação de fraudes. A produção da pesquisa foi feita mediante revisões bibliográficas, revistas especializadas, artigos científicos e materiais on-line. E resultado desse estudo busca uma melhor compreensão da relevância da técnica de amostragem na constatação de fraudes em organizações com grandes volumes de documentação onde não é viável a análise de toda população e atingiu-se o entendimento que uma auditoria por amostragem é a forma ideal, levando em consideração o “custo-benefício”, do auditor auferir evidências necessárias e suficientes para ter segurança razoável ao emitir seu parecer

Palavras-chave: Auditoria. Fraude. Organizações. Amostragem

ENSINO SUPERIOR E O CONCEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE

Resumo

O presente artigo propõe um diálogo entre teóricos que tratam/pesquisam a interdisciplinaridade na educação, especificamente no Ensino Superior. E, ainda, propor à Coordenação da Pós-graduação do Curso de Didática e Metodologia do Ensino Superior, uma linha de ação para a organização, sequenciação e desenvolvimento dos conteúdos curriculares, dando a eles um tratamento metodológico interdisciplinar. O artigo é fruto das pesquisas enveredadas sobre interdisciplinaridade para sua compreensão e propostas de ação no Ensino Superior.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Conhecimento, Conteúdos Curriculares, Ensino Superior.

A TRANSFORMAÇÃO DO PASSADO EM HISTÓRIA: O SENTIDO HISTÓRICO PARA JOHAN HUIZINGA

Resumo

O presente trabalho é fruto da disciplina Tópicos Especiais da Operação Historiográfica ofertada pelo Profº Drº Cristiano Arrais. A partir das discussões propostas pelas disciplinas, a presente pesquisa engajou-se em entender o sentido que a história recebe ao longo das produções de Johan Huizinga. O historiador holandês ainda se encontrava submetido pelo regime da moderna concepção de ciência histórica, que instituía um papel de reconstrução do passado para pesquisa historiográfica. Essa reconstrução deveria ser feita de forma neutra e conseguindo retraçar os fatos da maneira como esses haviam ocorrido. No entanto, esse tipo de sentido é questionado quando Huizinga produz sua própria Filosofia da História, a qual evidência um contexto de decadência para a sociedade europeia. Mediante esse cenário, o autor coloca em questão sua própria forma de refletir sobre passado e história, passando a inserir no passado um sentido de orientação para o presente “decadente” em que vive.

Palavras-chave: História. Causa. Decadência. Orientação

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