ISSN 2595-5934

SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.87 2025

jul

EDIÇÃO

87

SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.87 2025

Por Faculdade FaSouza 17/07/2025
SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.87 2025

SUMÁRIO

USO DE CARTÕES DE ENFRENTAMENTO NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE CASO

Resumo

A adolescência é um período de intensas transformações emocionais e cognitivas, no qual desafios relacionados à autoestima são comuns e podem impactar o bem-estar psicológico. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) oferece estratégias eficazes para fortalecer a autoimagem e a autoconfiança, sendo os cartões de enfrentamento uma ferramenta relevante nesse processo. Este estudo de caso investiga a utilização de um cartão de enfrentamento no atendimento de uma adolescente, com foco no fortalecimento da autoestima e na reestruturação de crenças negativas sobre si mesmo. A análise dos resultados sugere que essa estratégia contribuiu para a substituição de pensamentos disfuncionais por afirmações mais realistas e positivas, promovendo maior autovalorização e segurança emocional. As implicações clínicas e recomendações para futuras intervenções são discutidas ao final do estudo.

DOI-USO DE CARTÕES DE ENFRENTAMENTO NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: Terapia Cognitivo-Comportamental. adolescência. cartões de enfrentamento.

A IMPORTÂNCIA DA FARMACOVIGILÂNCIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Resumo

A farmacovigilância é fundamental para a indústria farmacêutica, pois garante a se-gurança dos medicamentos após sua entrada no mercado. Embora os testes clínicos sejam essenciais antes da aprovação, muitos efeitos adversos só são identificados durante o uso em larga escala, o que torna indispensável o monitoramento contínuo promovido pela farmacovigilância. Esse acompanhamento possibilita a detecção precoce de reações adversas, contribuindo para a proteção da saúde pública e a me-lhoria dos processos internos das empresas farmacêuticas. O objetivo geral deste estudo foi analisar a importância da farmacovigilância para a segurança dos medi-camentos na indústria farmacêutica. Os objetivos específicos incluíram apresentar o conceito e a evolução da farmacovigilância nesse contexto, identificar como ela é aplicada pelas indústrias para detectar e prevenir reações adversas, e verificar os benefícios que traz tanto para a saúde pública quanto para os procedimentos inter-nos das empresas. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica, baseada em artigos científicos. A partir da análise dos dados, concluiu-se que a far-macovigilância é uma ferramenta indispensável para a indústria farmacêutica, pro-movendo maior segurança dos medicamentos e fortalecendo a responsabilidade so-cial das empresas. Além de proteger a população, a farmacovigilância impulsiona melhorias internas nas práticas e processos das indústrias, elevando a qualidade e a confiabilidade dos produtos farmacêuticos disponíveis no mercado.

DOI-A IMPORTÂNCIA DA FARMACOVIGILÂNCIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Palavras-chave: Farmacovigilância. Indústria farmacêutica. Saúde pública. Reações adversas.

A ESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇAO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, IGUALITÁRIA E INCLUSIVA

Resumo

A pesquisa estrutura-se, principalmente, em estudos sobre o campo da Sociologia da Educação. E para embasar os argumentos que foram apresentados usaram-se outros autores como Althusser (1980), Kant (2005), Silva (2013) e afins. Então, buscou-se demonstrar como as políticas públicas são influenciadas pelo poder das ações neoliberais e discutiu- se a função transformadora da educação na sociedade, com isso, percebendo que as instituições escolares podem ser aparelhos ideológicos para manutenção das classes e da ordem estabelecida pela dominação da força. A atual política que se vive em nosso país estimula a livre competição entre as empresas que buscam cada vez mais o acúmulo de capital financeiro e cultural. Pois, a elite financeira por sua vez condiciona a formação de políticas que estruturam a educação fazendo com que esta deixe de formar pessoas autônoma e críticas e passem ao estado de subordinação. A educação passa a ser mais tecnicista com estreitamento do currículo padronização do ensino e, com isso, a grande massa tornam-se alheios à política e as transformações na sociedade. As minorias que compõem a sociedade não podem ser silenciadas, pois são vozes e agentes que fazem partem da sociedade. Por isso, que elas devem estar inseridas nas discussões que são pertinentes a elaboração do currículo, materiais didáticos e pedagógicos. O sistema não poderá mais silenciar as massas. Assim, mesmo que em meios as constantes lutas buscarão veementemente por uma educação e um currículo inclusivo, justo, igualitário, equânime e democrático.

DOI-A ESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇAO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, IGUALITÁRIA E INCLUSIVA

Palavras-chave: Educação. Política. Sociedade. Neoliberais. Subordinação.

PROPOSTA E DESENVOLVIMENTO DO JOGO INTERATIVO ‘DESAFIO DA ÓPTICA GEOMÉTRICA’ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Resumo

Este artigo apresenta a criação e o desenvolvimento do jogo digital interativo “Desafio da Óptica Geométrica”, concebido para o ensino de conceitos de reflexão e refração na disciplina de Física. O projeto, desenvolvido em PowerPoint, propõe uma abordagem didática baseada em elementos de gamificação, como quizzes, roletas e feedbacks imediatos. O jogo busca promover um ambiente interativo, motivador e alinhado aos estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes. A proposta fundamenta-se em revisão da literatura sobre metodologias ativas e tecnologia educacional, destacando o potencial do jogo para personalizar o ensino e tornar os conteúdos mais aplicáveis e conectados ao cotidiano. Embora o trabalho não inclua aplicação prática com estudantes, descreve detalhadamente o processo de design pedagógico e as etapas de desenvolvimento do recurso. Estudos futuros são necessários para testar e validar a eficácia do jogo em ambiente escolar.

DOI-PROPOSTA E DESENVOLVIMENTO DO JOGO INTERATIVO ‘DESAFIO DA ÓPTICA GEOMÉTRICA’ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavras-chave: Jogos educativos. Óptica geométrica. Ensino de Física. Recurso didático.

DISPOSITIVOS ARGUMENTATIVOS: ETHOS, CENOGRAFIA E POLIDEZ NA SINOPSE DE SEMINÁRIO DOS RATOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção do Ethos a partir da cenografia e da polidez em busca da adesão do interlocutor, o leitor dessa obra, em uma sinopse do livro Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles, veiculada na contracapa da edição lançada pela Companhia das Letras, em 2009. Escrito por uma das mais aclamadas e premiadas autoras brasileiras dos séculos XX e XXI, o livro “Seminário dos ratos” é uma coletânea, lançada inicialmente em 1977, em pleno regime militar, e discute temas que poderiam, na época, serem considerados subversivos, como o conto que dá nome ao livro. O relançamento dessa obra, já no século XXI, tem novos leitores e um novo contexto sócio-histórico e cultural. A sinopse – sem assinatura – é de responsabilidade da editora e conta ao final com um comentário do renomado e laureado autor, José Saramago, que recomenda e legitima a leitura do livro. Como fundamentação deste trabalho, adotaremos os posicionamentos da proposta de Amossy (2020) e a Teoria da Argumentação no discurso (TAD) e os direcionamentos de Maingueneau (2020 e 2018) e a Análise do Discurso de linha francesa (AD), pois ambos dedicam-se a estudar como se dá o funcionamento global do discurso associado à sua dimensão social e institucional. Dessa maneira, a contribuição da TAD amplia os horizontes pensados pela AD na medida que se dedica a analisar a argumentatividade no discurso. Os resultados obtidos sinalizam uma relação entre a imagem criado do Ethos, cenografia e polidez como ferramentas argumentativas importantes para a adesão do interlocutor ao gênero do discurso sinopse.

DOI-DISPOSITIVOS ARGUMENTATIVOS: ETHOS, CENOGRAFIA E POLIDEZ NA SINOPSE DE SEMINÁRIO DOS RATOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Palavras-chave: Teoria da Argumentação. Análise do Discurso. Literatura.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICÊNCIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA

Resumo

Este trabalho analisa as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), publicado em 2007, investigando sua aplicabilidade na inclusão de alunos com deficiência auditiva, física, mental e visual. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e visa compreender como essas orientações contribuem para a educação inclusiva. Os resultados indicam que o AEE desempenha papel essencial na adaptação pedagógica, exigindo metodologias específicas, como o uso da Língua de Sinais para surdos, Tecnologia Assistiva para alunos com deficiência física, abordagens adaptadas para estudantes com deficiência mental e materiais acessíveis para aqueles com deficiência visual. Verifica-se que a implementação eficaz do AEE depende de planejamento adequado, colaboração entre profissionais especializados e adequação de infraestrutura escolar. Conclui-se que, ao seguir as diretrizes estabelecidas pelo MEC, as instituições de ensino podem fortalecer a inclusão escolar, proporcionando um ambiente mais acessível e equitativo para os estudantes.

DOI-ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICÊNCIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Alunos com Deficiência.

INVESTIGAÇÃO ALGÉBRICA DA POSIÇÃO DOS NÚMEROS PRIMOS EM CONJUNTOS ESPECIAIS

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem alternativa para o estudo dos números primos por meio da construção de conjuntos especiais derivados dos números ímpares naturais, com a inclusão controlada de números pares. Tais conjuntos, permitem explorar padrões posicionais que evidenciam a ausência sistemática de múltiplos de certos primos. Como resultado, a função geral da sequência se aproxima do crivo de Eratóstenes. O método abre espaço para investigações didáticas e teóricas no campo da teoria dos números, além de levantar reflexões sobre a construção de novos critérios para a identificação de primos.

DOI-INVESTIGAÇÃO ALGÉBRICA DA POSIÇÃO DOS NÚMEROS PRIMOS EM CONJUNTOS ESPECIAIS

Palavras-chave: Ensino de Física-Matemática. Teoria dos Números. Representação Algébrica.

QUALIDADE DO LAUDO PERICIAL OFICIAL SOB A ÓTICA DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DE GOIÁS

Resumo

O Código de Processo Penal preconiza que, quando a infração penal deixar vestígios será indispensável o exame de corpo de delito, por conseguinte a prova material, devendo ser realizado por Perito Criminal. O objetivo deste trabalho é averiguar a opinião dos magistrados do Estado de Goiás em relação à qualidade e utilidade de Laudos Periciais emitidos por Peritos Criminais deste Estado. Buscam-se opiniões quanto a sua expectativa em relação ao conteúdo, do quanto este laudo tem sido útil para a formação do seu convencimento, para a tipificação do fato e aplicação da pena; indagar acerca da existência de conteúdos irrelevantes, verificar a ocorrência de omissões, obscuridades e contradições, além de avaliar no que compete à finalidade, conteúdo, forma, e prazo. Um questionário online contendo questões subjetivas e objetivas foi encaminhado através de e-mail para 117 magistrados atuantes nas Varas Criminais e Juizados Especiais Criminais do Estado de Goiás, obtendo-se respostas de 08 magistrados.

DOI-QUALIDADE DO LAUDO PERICIAL OFICIAL SOB A ÓTICA DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DE GOIÁS

Palavras-chave: Qualidade. Laudo pericia. Polícia Científica do Estado de Goiás. Magistrados.

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