ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.55 2022

nov

EDIÇÃO

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SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.55 2022

Por Faculdade FaSouza 18/11/2022
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.55 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 55 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA NO SERVIÇO SOCIAL: EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

Resumo

Esse trabalho pretende esboçar, resumidamente, como a pesquisa bibliográfica elaborada tem o intuído de rever as formas de como estética, ética, política, sociologia e filosofia no serviço social como um dos desafios da educação na transformação da conduta moral do profissional de serviço social conceituando sua liberdade até a resistência nas práxis da função. No entando se fa necessário entender o que é ética na filosofia usando a ótica de Paulo Freire sobre ética, estética e educação, considerando-se sob a visão de Michel Foucault o tempo e as transformações no social, explicar os desafios de transformar a si mesmo em sujeito moral de sua conduta ética no uso da liberdade e resistência dentro do conceito de estética, ética e política onde, esses se juntam formando a identidade da profissão do assistente social que não deixa de ser também uma forma de educar com fundamentos teóricos basileres que desdobram na atividade prática desse profissional antropológico. Ética, estética, e política no serviço social: educação transformadora do profiissional de serviço social tratada essa em Michel Foucalt considerando-se o tempo com sua subjetividade que abrange o sujeito ético-político no serviço social, ética e estética como filosofia política, ética, política e antropologia filosófica no contexto assitencial dentro da psicologia humanista articulada a antropologia filosófica que culmina no serviço social ético, polítco, além do abandono de incapazes, da vulnerabilidade social, dos descasos e mazelas, gênero e orientação sexual, o serviço social também aqui é tratado como questão de utilidade pública e didática-pedagógica disciplinar-educação.

Revista Faculdade Fasouza DOI - ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA NO SERVIÇO SOCIAL: educação transformadora do profissional de serviço social

Palavras-chave: Michel Foucault. Tempo. Subjetividade. Sujeito ético-político. Serviço social.

O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO NA EAD: POLIDOCÊNCIA, UM ESTUDO DE CASO

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da UFRPE. A pesquisa discute sobre o trabalho coletivo de professores na Educação a Distância, um estudo de caso. Alguns autores trazem esse questionamento em busca de explicar a divisão de atividades docentes no campo da EaD. Mais recentemente o conceito de “polidocência” está sendo utilizado como forma de entender este trabalho coletivo, compreendendo-se o conjunto articulado de profissionais que atuam, de modo multidisciplinar, na realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD. O objetivo principal desta investigação foi analisar a percepção dos(as) professores(as) sobre a polidocência no contexto da rede e-Tec Brasil, tendo em vista o contexto de formação continuada de docentes na Educação a Distância. Nestas abordagens teóricas, a identificação do constructo deu-se a partir de revisão sistemática de literatura de natureza qualitativa com caráter exploratório e descritivo, articulando elementos que compõe os conceitos de docência na EaD, formação continuada e polidocência. Para tanto, foram aplicados dois questionários mistos longitudinais, com perguntas abertas e fechadas, elaborados por meio do Google Forms. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Concluiu-se que os docentes da instituição pesquisada não compreendiam a diferença e importância que a atividade na EaD apresenta enquanto trabalho polidocente/colaborativo e, como percepção dos próprios indivíduos da pesquisa, o tema estudado necessita ser mais discutido, levando em consideração que os mesmos sentiram uma resposta positiva, na equipe, após a aplicabilidade dos conhecimentos da polidocência.

Revista Faculdade FaSouza DOI - O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO NA EAD: POLIDOCÊNCIA, UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: Educação a distância. Formação continuada de docentes. Polidocência. Rede e-Tec Brasil. Educação profissional.

ESQUIZOFRENIA PARANÓIDE: DIFICULDADES ENFRENTADAS NA CONVIVÊNCIA FAMILIAR

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar as dificuldades enfrentadas pela família de pacientes diagnosticado com esquizofrenia paranoide. A coleta de dados foi realizada em um centro de atenção psicossocial da cidade de Nazaré das Farinhas-BA, a amostra foi constituída por 5 familiares que cuidavam direta ou indiretamente de esquizofrênicos. Foi usada a entrevista semiestruturada e, a seguir, a análise do conteúdo que permitiu identificar as categorias: Incompreensão da família em relação à esquizofrenia; Incerteza em relação ao futuro do seu familiar. Conclui-se que as famílias têm necessidade de compreender a esquizofrenia e as formas de enfrentamento dos problemas referente a esta patologia. Espera-se que com informações oferecidas, os familiares passem a identificar e entender que alguns comportamentos do parente doente se devem à doença.

Revista FaSouza DOI - ESQUIZOFRENIA PARANÓIDE: DIFICULDADES ENFRENTADAS NA CONVIVÊNCIA FAMILIAR

Palavras-chave: Transtorno mental. Esquizofrenia. Família

HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO EDUCACIONAL E AOS SABERES DOCENTES

Resumo

O presente artigo trata-se de um ensaio teórico acerca da importância da História na Educação Matemática, sendo essa uma das caracterizações voltadas ao estudo da História da Matemática realizada por Miguel e Miorim (2002). Tem-se como objetivo apresentar elementos gerais acerca da fundamentação e contribuição de tal caracterização, com o intuito de que o ensaio teórico se torne uma leitura introdutória ao professor/pesquisador que venha a se interessar por tal área de estudo. Apresentar-se-á algumas potencialidades do efetivo uso da História na Educação Matemática para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação básica, e ainda, discutir-se-á a importância de tais conhecimentos vinculados aos saberes docentes do professor que leciona matemática. Em conclusão, destaca-se a importância da divulgação científica dos projetos e práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, cuja finalidade se de pôr uma abordagem histórica, visando uma maior difusão no meio educacional e científico.

Revista Faculdade FaSouza - DOI - HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Contribuições ao Processo Educacional e aos Saberes Docentes

Palavras-chave: História da Matemática. Educação Matemática. Ensino e Aprendizagem. Formação de Professores.

IMPACTO PÓS PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO NO AMAZONAS: ENSINO PRIVADO

Resumo

O presente artigo visa fazer análise dos impactos da pandemia do covid-19 na alfabetização brasileira com um enfoque em uma escola privada do amazonas. Apresenta e comenta os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores após o retorno às aulas presenciais para efetivar o processo de escrita e leitura e revela as medidas tomadas pela escola para que este quadro pudesse ser atenuado ou mesmo superado. Nesta análise quatro professoras foram ouvidas e suas quatro salas de aula foram avaliadas para demonstrar os avanços dos alunos ao longo dos meses. Os dados coletados apontam para as limitações que a modalidade do ensino remoto deixou no processo de ensino e aprendizagem. As intervenções diante disso, apontam um caminho a ser seguido para remediar tais impactos da pandemia.

Revista Faculdade FaSouza DOI - IMPACTO PÓS PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO NO AMAZONAS: ENSINO PRIVADO

Palavras-chave: Alfabetização. Pandemia. Impacto.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo

O presente estudo traz contribuições para a Educação Ambiental aplicada nos mais diversos contextos sociais, tendo como base o pensamento da educação ambiental e sustentabilidade. A pesquisa da educação ambiental ainda é carente de estudos mais apurados no que concerne à educação voltada a questão social no meio ambiente. Neste estudo, são apontadas possíveis soluções e um caso pertinente à Educação Ambiental, quanto aos quesitos de transformação de mundo, e do ser humano, através da educação. É relatado o caso pesquisado e postos os resultados observados na pesquisa e alguns comentários para a formação das massas na educação ambiental.

Revista Faculdade FaSouza DOI - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Palavras-chave: Educação ambiental. Sustentabilidade. Formação das massas. Questão Social.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA OS ESTUDANTES DO SÉCULO XXI

Resumo

O presente trabalho tem por propósito versar sobre a essencialidade da leitura na vida e educação dos estudantes, levando em consideração a mudança vivida por meia da globalização. Assim, tem o objetivo de informar e pontuar os benefícios perante a educação integral que a leitura traz. Para isso, tem-se como base o viés trazido pelo Currículo em Movimento do Distrito Federal e autores como Paulo Freire, Maria Helena Zancan e Cecília Meireles. Busca-se assim compilar algumas ideias essenciais para contribuir com esse importante aspecto da formação das crianças e jovens brasileiros. A dissertação defende a tese de que a leitura não deve ser negligenciada por educadores, cujo papel é mediar o contexto em que os alunos vivem com diferentes leituras, trazendo pontos de vistas e vivências diferentes para os discentes.

Revista Faculdade FaSouza DOI - A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA OS ESTUDANTES DO SÉCULO XXI

Palavras-chave: Leitura. Educação integral. Mediação. Emancipação.

O ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o impacto e implicações do aprendizado de conceitos de Microbiologia, por meio do atividades práticas, no ensino da Biologia, em uma escola do ensino médio da cidade de Humaitá, Amazonas. Os participantes da pesquisa foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada de acordo com as exigências éticas e científicas fundamentais, contidas na Resolução 466/2012, que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos. A pesquisa partiu de duas hipóteses, a saber: Será que as atividades práticas, como aulas de laboratório, podem funcionar como uma poderosa ferramenta no processo de aquisição de novos conhecimentos? Será que a vivência dos alunos com aulas práticas facilita a fixação dos conteúdos teóricos de Microbiologia? Os resultados da pesquisa mostram que as aulas práticas são facilitadoras da aprendizagem, principalmente, quando elas se inserem de forma a responder três questões básicas: O que é assunto estudado? Onde ocorre este fenômeno? Para que serve no cotidiano? Para tal, foi realizada uma pesquisa quali quantitativa de caráter bibliográfica pautada no método dedutivo. Após análise dos dados chegou-se a conclusão de que as aulas práticas têm um impacto importante no aprendizado dos alunos, e trouxeram subsídios para a continuidade desse processo, traduzindo-se em promoção da qualidade de vida, construção de conhecimentos, motivação, interesse e facilitação da aprendizagem.

Revista Faculdade FaSouza DOI - O ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Palavras-chave: Ensino. Microbiologia. Aulas Práticas. Interdisciplinar.

O EMPODERAMENTO DOS CUIDADORES E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO

Resumo

O transtorno do espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem sido estudado cada vez mais na atualidade. Além dele, outros que se enquadram nos Transtornos Globais do Desenvolvimento. É na infância que a neuroplasticidade é maior, tendo em vista a quantidade de neurônios ativos que as crianças possuem em relação aos adultos. Com isto, torna-se fundamental que a Intervenção Precoce seja realizada, utilizando-se da capacidade neural para buscar maiores resultados. Muitas são as práticas realizadas para com as famílias a fim de proporcionarem intervenções adequadas para o desenvolvimento destas crianças, dentre estas, cita-se a Prática Centrada na Família. Esta, tem sido qualificada como uma prática ouro nos países mais desenvolvidos e no Brasil vem se instalando, principalmente através de profissionais que buscam melhores formas de proporcionar o acolhimento para essas famílias. Apresenta-se aqui, informações sobre esta prática e como ela está sendo considerável para as famílias no seu desenvolvimento global.

Revista Faculdade FaSouza DOI - O EMPODERAMENTO DOS CUIDADORES E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO

Palavras-chave: Autismo. Prática Centrada na Família. Intervenção Precoce.

RELAÇÃO ENTRE DIETAS DA INTERNET E O RISCO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO

Resumo

Tendo em vista que com a globalização, os padrões de beleza estão mudaram e o corpo magro está cada vez mais como um objetivo, juntamente com o fácil acesso a dietas na internet, pesquisa-se sobre a relação entre as dietas encontradas na internet e os riscos que elas podem trazer para a população, a fim de avaliar se as dietas encontradas nos sites suprem as necessidades de mulheres saudáveis com idade entre 19 e 50 anos. Para tanto, é necessário fazer uma avaliação qualitativa e descritiva dos cardápios propostos. Realiza-se, então, uma avaliação por meio de um software para verificar o conteúdo nutricional. Diante disso, verifica-se que nenhum cardápio estava de acordo 100% com os valores ideais, o que impõe a constatação de que existem riscos para a saúde de quem os segue.

Revista Faculdade FaSouza DOI - RELAÇÃO ENTRE DIETAS DA INTERNET E O RISCO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO

Palavras-chave: Dietas da moda. Transtornos alimentares. Efeito sanfona. Deficiência nutricional. Emagrecimento.

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