ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.67 2023

nov

EDIÇÃO

67

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.67 2023

Por Faculdade FaSouza 20/11/2023
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.67 2023

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 67 DE 2023 DA REVISTA DIGITAL

SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS COM A NR-18

Resumo

A construção civil desempenha um papel crucial na economia; no entanto, enfrenta altas taxas de acidentes de trabalho. Nesse sentido, este artigo aborda os desafios e perspectivas da implementação da NR-18 na indústria da construção civil, com foco na segurança no canteiro de obras, ressaltando sua importância na mitigação desses acidentes. Para proceder, realizou-se uma revisão bibliográfica, utilizando bases de dados como Science Direct, SCOPUS, SciELO e o Google Acadêmico, com os seguintes descritores: "Desafios e perspectivas na implementação da NR-18" e "Principais atualizações da NR-18 de 2020", abrangendo artigos publicados entre 2000 e 2023. Os resultados destacam a urgência do cumprimento da NR-18, para combater os preocupantes índices estatísticos de acidentes de trabalho no setor da construção civil. Ademais, foram discutidas propostas para obter maiores seguranças no canteiro de obra, incluindo uma fiscalização mais rigorosa, aumento da conscientização e estímulo à pesquisa. Foram apresentadas também as principais mudanças na NR-18 de 2020, com ênfase na gestão da segurança e informação para capacitação profissional. É possível concluir que a cultura de segurança, a inovação tecnológica e a cooperação da indústria são fatores essenciais para a melhoria da segurança no canteiro de obras.

DOI - FaSouza - SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS COM A NR-18

Palavras-chave: Construção Civil. Segurança no Trabalho. Engenharia de Segurança do Trabalho

PORTADOR DA SÍNDROME DE DOWNE: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NOS DIAS ATUAIS

Resumo

A inclusão de um portador de Necessidades Especiais ao campo da Educação ainda, nos dias de atuais encontra múltiplos desafios. Quando focamos a Síndrome de Down (SD) no ensino regular, a um entendimento amplo dos obstáculos a serem enfrentados, várias dificuldades que vão, desde suas particularidades quanto necessidade que em curto período pode ser detectada e atendidas, pelo menos em parte. O portador de SD é capaz de compreender suas limitações, quanto, habituar-se com as dificuldades, todavia, também pode lutar para romper seus limites. Neste âmbito a integração, expõe o benefício de existir a interação entre crianças, que propicia o desenvolvimento em conjunto, a igualdade de oportunidades, quanto o respeito à diferença humana e cultural. Sendo assim, com uma boa recepção é possível expressar a aceitação, respeito, em relação às pessoas ou grupos de pessoas, conforme suas características.

DOI - FaSouza - PORTADOR DA SÍNDROME DE DOWNE: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NOS DIAS ATUAIS

Palavras-chave: Síndrome de Down; Educação Especial; Inclusão

EDUCAÇÃO INFANTIL E LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS

Resumo

A infância é considerada uma fase muito importante para o desenvolvimento humano e, cada vez mais, a contação de histórias está sendo inserida no ambiente escolar, trazendo novos conhecimentos que podem favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, social e cultural da criança. Assim, a partir do tema principal desta pesquisa, intitulada “Educação infantil e literatura: a importância de ouvir e contar histórias”, tem-se como objetivo geral investigar de que forma a contação de histórias infantis interfere no desenvolvimento pessoal das crianças da educação infantil. No contexto das práticas pedagógicas necessárias para a formação de bons leitores vê-se que a contação de histórias e, mais especificamente, a ação de ouvir e contar histórias, possibilita a descoberta do prazer e o gosto pela leitura. Nesse sentido tem-se também o professor com o papel de mediador, com a responsabilidade de proporcionar aos alunos ambientes adequados para a prática leitora, com instrumentos e recursos enriquecedores para o sucesso da referida ação. Destacamos os principais autores que embasaram nossos estudos: Faria (2010), Kishimoto (2017), Lira (2014), Martorell (2014), entre outros. Como resultado, verificou-se que a contação de histórias de fato contribui com o desenvolvimento infantil, melhorando a capacidade de atenção da criança, sua memória e interação. Conclui-se também que a prática de contação de histórias, no ambiente escolar para alunos de educação infantil e ensino fundamental, é considerável, visto que a contação de histórias, contos e estórias infantis permeiam o imaginário das crianças, mexendo com sua imaginação e despertando criatividade e interesse, principalmente pela leitura.

DOI - FaSouza - EDUCAÇÃO INFANTIL E LITERATURA: A IMPORTÂNCIA DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS

Palavras-chave: Contação. Histórias, Aprendizagem, Desenvolvimento, Leitura

SEGURANÇA DO TRABALHO: FOMENTO DA EDUCAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Resumo

A Segurança do trabalho é uma ciência voltada para a melhoria de condições laborais em um determinado ambiente organizacional. As universidade e institutos federais são autarquias vinculadas ao Ministério da Educação que apresentam como pilar a pesquisa, o ensino e a extensão. Nesse sentido, como entidades administrativas, as instituições de nível superior têm como objetivo a concretização de projetos capazes de promoverem a educação para a segurança do trabalho, o que inclui a conscientização sobre o tema para a comunidade acadêmica e para população em geral, assim como via de concretização de projetos de melhoria das condições de trabalho em seus mais diversos campos. A partir da reflexão de diferentes autores especialistas no tema, o entendimento sobre segurança e a concretização de medidas cabíveis nos ambientes de trabalho educacionais tornam-se possíveis e viáveis, inclusive com a participação de docentes, servidores técnico administrativos e discentes que, com o apoio de ações governamentais, desenvolvem projetos capazes de promover e incentivar a busca por melhores condições de trabalho, para os trabalhadores e empregadores, almejando-se sempre o bem comum.

DOI - FaSouza - SEGURANÇA DO TRABALHO: FOMENTO DA EDUCAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Palavras-chave: Educação. Segurança do Trabalho. Instituições Federais de Ensino

TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E SOLUÇÕES

Resumo

Este artigo aborda os desafios enfrentados pelos cirurgiões-dentistas que atuam como docentes no ensino superior. A área da odontologia está em constante evolução, sendo fundamental que os profissionais compartilhem seus conhecimentos com as novas gerações. No entanto, a transição da prática clínica para o ambiente acadêmico apresenta desafios únicos. Em primeiro lugar, discutimos as principais tendências na educação odontológica, incluindo a adoção de tecnologias digitais, a ênfase em abordagens interdisciplinares e a demanda por práticas baseadas em evidências. Essas tendências refletem a necessidade de preparar os alunos para lidar com a complexidade dos casos clínicos e prestar assistência de qualidade aos pacientes. A seguir, explorou-se os desafios específicos enfrentados pelos dentistas no contexto de ensino. Esses desafios incluem administrar o tempo entre as atividades clínicas e as responsabilidades acadêmicas, adaptar-se às demandas dos alunos em diferentes níveis de aprendizado e atualizar continuamente o conhecimento para acompanhar as mudanças no campo. Além disso, discutiu-se possíveis soluções para enfrentar esses desafios. Estas soluções passam pela implementação de estratégias de ensino eficazes, como a utilização de metodologias ativas, a integração da tecnologia no ensino e a procura de oportunidades de formação pedagógica. Em conclusão, os Cirurgiões-Dentistas que aspiram a ser docentes do ensino superior enfrentam uma série de desafios, mas também têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais da Odontologia. Ao identificar e abordar proativamente esses desafios, é possível promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para as demandas da prática clínica contemporânea.

DOI - FaSouza - TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E SOLUÇÕES

Palavras-chave: Educação Odontológica. Faculdade de Odontologia. Ensino superior. Desafios de Ensino

O FENÔMENO RELIGIOSO COMO OBJETO DO ENSINO RELIGIOSO

Resumo

Este artigo apresenta a disciplina Ensino Religioso sob a temática do Fenômeno Religioso, analisando-se este sob a ótica da Ciência da Religião que auxiliada por outras Ciências humanas, como a Antropologia, Sociologia e outras para buscar e levar os alunos à compreensão de si mesmo e dos outros, como seres transcendentes, e, como resposta a esse impulso inerente e existente desde a pré-História, cujo movimento é parte constituinte de sua natureza que leva o homem a experimentar o sagrado que surge de suas experiências pessoais e culturais, desenvolvendo e vivendo, assim, a sua prática religiosa. Discutiu-se a metodologia de análise de fenômeno, a importância de sua aplicação para a criação de alteridade e empatia e por fim, analisamos a BNCC e a ênfase desse Ensino é o fenômeno religioso.

DOI - FaSouza - O FENÔMENO RELIGIOSO COMO OBJETO DO ENSINO RELIGIOSO

Palavras-chave: BNCC; Diversidade; Ensino Religioso; Fenômeno; religioso; sagrado

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO REGISTRO DE NOVOS PRODUTOS FARMACÊUTICOS DE USO VETERINÁRIO

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a atuação do profissional farmacêutico na indústria farmacêutica veterinária como sendo de suma importância, pois possui os conhecimentos técnicos necessários para assumir a responsabilidade do setor de produção, controle de qualidade, garantia de qualidade ou assumindo a responsabilidade técnica. A indústria veterinária atua nas fases de pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos para uso animais, sendo equivalente à linha humana. Esse ramo é regulamentado pelo Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento que dispõe de portarias para garantir a qualidade do produto-final e reduzir os riscos inerentes a manipulação, evitando a contaminação cruzada. Para o registro de novos produtos o órgão regulamentador exige um compilado de documentações que confirmam a eficácia e segurança dos medicamentos, portanto é notório a importância de um profissional com capacidade técnica afim de avaliar todos os relatórios pertinentes. Desta forma o farmacêutico na indústria não somente avalia processos, mas também está apto a manter a empresa regularizada e de acordo com todas as normativas que são exigidas pelos fiscais.

DOI - FaSouza - A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO REGISTRO DE NOVOS PRODUTOS FARMACÊUTICOS DE USO VETERINÁRIO

Palavras-chave: Indústria veterinária; Farmacêutico industrial; Legislação

A ATUAÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA FRENTE AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Resumo

O papel da Neuropsicopedagogia, no processo de atuação nos transtornos de aprendizagem é trabalhar de forma sistêmica e personalizada na identificação das características individuais, potenciais e problemas de aprendizagem de cada indivíduo. A avaliação diagnóstica, assim como a investigação das características comportamentais de cada um, é fundamental para analisar a origem dos problemas e, consequentemente, também, as condições da aprendizagem. A partir desses dados, é possível realizar diversas intervenções direcionadas, que visam oportunizar e incentivar o desenvolvimento da autonomia e autogestão pessoal do aluno, promovendo o crescimento intelectual, o fortalecimento de sua identidade e o envolvimento do aluno em sua própria trajetória de aprendizagem, pois, partindo desta premissa, este artigo realizará uma abordagem acerca do papel da Neuropsicopedagogia, bem como a atuação do Neuropsicopedagogo no contexto escolar, vantagens e contribuições da inserção deste profissional nas escolas, e, quais são as principais atribuições do mesmo, destacando também os principais aspectos, campos de atuação e fundamentos desse profissional na área da educação. Além disso, também serão enfatizados a inclusão dos indivíduos no ambiente escolar, sem esquecer, a forma como a Neuropsicopedagogia age frente aos transtornos de aprendizagem, assim, chama-se a atenção para a importância da Neuropsicopedagogia, na área da educação, pois a presença de profissional da área no contexto escolar oferece um olhar especializado nas questões relacionadas ao comportamento e à saúde mental dos atuais alunos, dessa forma, a Neuropsicopedagogia possibilita a identificação precoce de problemas educacionais, bem como a adoção de medidas eficazes para contribuir nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos.

DOI - FaSouza - A ATUAÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA FRENTE AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Aprendizagem. Escolar. Diagnóstico. Neuropsicopedagogia. Transtornos

NEUROPSICOLOGIA NO TERRITÓRIO: CONSIDERAÇÕES APÓS MAIS DE DUAS DÉCADAS DE REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL E REFLEXÕES ACERCA DOS CUIDADOS COM OS USUÁRIOS

Resumo

O presente artigo tem como finalidade abordar as mudanças e desafios após mais de vinte e dois anos da criação da Lei 10.216 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental em todo o território brasileiro. A partir disso pensar nas adversidades encontradas pelas Neurociências neste contexto a fim de torná-la uma ciência mais inclusiva e com ações mais práticas. E refletir sobre a grande diversidade e grandiosidade do território brasileiro e os desafios para quem produz saúde nessa grande equipe. O método escolhido para trilhar o presente estudo é a pesquisa qualitativa por meio de uma revisão de literatura. Dada a escassez de produção científica nesse campo de saber, outra finalidade do presente artigo é incitar a comunidade científica a refletir e produzir mais conteúdos voltados ao necessário olhar social dentro da neuropsicologia.

DOI - FaSouza - NEUROPSICOLOGIA NO TERRITÓRIO: Considerações após mais de duas décadas de Reforma Psiquiátrica no Brasil e reflexões acerca dos cuidados com os usuários

Palavras-chave: Neuropsicologia; Saúde Mental; Psicologia

O TRABALHO DO INSPETOR ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA PRÁTICA DESAFIADORA

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso, na forma de artigo, foi construído a partir da pesquisa sobre o trabalho do Inspetor Escolar e suas atribuições no contexto educacional: Uma Prática Desafiadora, este estudo ainda buscou conhecer as atribuições desse profissional nas unidades de ensino e a sua relação com os estudantes e demais profissionais envolvidos na escola. É notório que a prática do inspetor escolar agrega valores, articulação, mediação e transformação no ambiente escolar. Partindo desse pressuposto este trabalho tem como objetivo, demonstrar o trabalho do inspetor escolar e suas atribuições no contexto educacional visando especificamente, identificar o perfil do inspetor escolar bem como as suas funções, para atender os interesses da comunidade escolar, diante disso o método da pesquisa se deu através da pesquisa de cunho qualitativa com abordagem bibliográfica.

DOI - FaSouza - O TRABALHO DO INSPETOR ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA PRÁTICA DESAFIADORA

Palavras-chave: Inspeção escolar. Atribuições. Desafios. Prática

UM DEBATE RACIAL E TERRITORIAL NO ROMANCE CANAÃ DE GRAÇA ARANHA

Resumo

Propomos neste estudo uma reflexão sobre a relação entre o racismo e a divisão de terras na sociedade brasileira durante o final do século XIX e início do século XX. Este período é notório pela adesão de uma parcela de intelectuais brasileiros às teorias do determinismo raciológico e eurocentrismo. Utilizamos como ponto de partida a análise do romance naturalista "Canaã" (1902), elaborado por Graça Aranha. Através desta análise, buscamos explorar temas como a emigração europeia, as estratégias de branqueamento da população adotadas no Brasil, as influências das doutrinas higienistas, bem como o preconceito racial, e de que forma todos esses elementos se relacionam com a dinâmica da posse de terra. Dentro desse contexto, a literatura naturalista brasileira emerge como uma janela para as cenas do cotidiano durante a Primeira República, revelando rotinas enraizadas de opressão social e racial. Nossa intenção se concentra em conduzir uma análise sólida, fundamentada em fontes bibliográficas e documentais, a fim de construir um embasamento robusto para uma discussão acadêmica enriquecedora. Nesse diálogo, abordamos os temas do racismo, literatura brasileira e a divisão de terras no Brasil, visando aprofundar a compreensão dessas questões multifacetadas que moldaram o passado e têm relevância inegável no presente.

DOI - FaSouza - UM DEBATE RACIAL E TERRITORIAL NO ROMANCE CANAÃ DE GRAÇA ARANHA

Palavras-chave: Racismo. Distribuição de Terras. Eurocentrismo. Literatura Brasileira

SOCIAIS

CONTATOS

  • Avenida Santa Helena, 1140 . Novo Cruzeiro
    Ipatinga. MG. CEP 35164-332
  • (31) 3616-7227
  • (31) 98908-9153