ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.53 2022

set

EDIÇÃO

53

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.53 2022

Por Faculdade FaSouza 23/09/2022
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.53 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 53 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

DIFICULDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO

Resumo

A dificuldade no processo de aprendizagem na Alfabetização relacionada a consciência fonológica é uma realidade de muitas crianças das séries iniciais, muitas vezes devido a utilização de uma metodologia tradicional, desvinculada da necessidade específica da criança. Para auxiliar nas pesquisas e fundamentar esse artigo foi procurado as contribuições de alguns autores da linha de pesquisa pedagógica e psicológica, onde foi possível refletir sobre a dificuldade no processo de alfabetização relacionada a consciência fonológica e a importância da utilização do recurso lúdico como instrumento imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem. A realização deste trabalho, tem possibilitado a reflexão de como o educador deve sempre relacionar a teoria com a prática, promovendo um ambiente onde as práticas educativas sejam relacionadas à realidade do auno, com o objetivo de facilitar o processo de alfabetização das crianças de uma forma lúdica e prazerosa.

Palavras-chave: Dificuldade na aprendizagem. Alfabetização. Consciência Fonológica. Lúdico.

A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Resumo

A pesquisa tem o propósito de identificar a atuação do Psicopedagogo no ambiente empresarial, bem como conhecer as contribuições do profissional na Educação profissional. Utilizou-se da metodologia do tipo pesquisa bibliográfica, assim, para a fundamentação teórica, para este trabalho, foi utilizado aporte teórico, apontado por pesquisadores e estudiosos como: Costa (2011); Libâneo (2010); Bossa (2007); Ribeiro (2010) e Barbosa (2007), com interesse de discutir tanto sobre a atuação do Psicopedagogo, como especificar a ação do Psicopedagogo no ambiente empresarial na integração e formação dos colaboradores, seja no acompanhamento de todo processo de aprendizagem de desempenho na empresa, como também investigar as dificuldades. Compreendeu-se por meio desta pesquisa as noções básicas da Educação, a origem da Psicopedagogia, a formação, atuação e as colaborações do Psicopedagogo nas empresas.

Palavras-chave: Educação. Psicopedagogia. Educação Profissional.

REVISOR DE TEXTOS FREELANCER: UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO PERFIL E OPORTUNIDADES DA CARREIRA

Resumo

Com o advento da tecnologia, novas formas de trabalho se desenvolveram. Hoje, já é possível trabalhar de qualquer lugar com acesso a internet, através de oportunidades de emprego sob demanda, os chamados trabalhos freelancer. Dentro desse contexto, está o revisor de textos, que pode exercer seu ofício para diferentes empresas, em geral no estilo remoto, no qual o profissional atua por meio de ferramentas virtuais. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o perfil desse profissional, de modo a identificar quais os requisitos e exigências da carreira, assim como as perspectivas de vagas para essa modalidade laboral. O principal método de investigação que utilizamos foi o levantamento bibliográfico, feito por meio da busca de palavras-chaves, aonde rastreamos quais as possíveis oportunidades para esse trabalhador. Também fizemos uso de uma rápida revisão de literatura, com o intuito de entender alguns pontos relacionados à atuação do mesmo. A análise dos resultados comprovou que o mercado de trabalho freelancer exige que o revisor seja uma pessoa disciplinada, comprometida e que tenha domínio das regras normativas da língua. As demais qualificações vão depender do tipo de empresa/cliente. Quanto às oportunidades, pudemos perceber que existem boas chances de empregabilidade para o revisor de texto freelancer.

Palavras-chave: Revisor. Textos. Freelancer. Oportunidades.

NOTITIA CRIMINIS: SUA RELEVÂNCIA PARA O INQUÉRITO POLICIAL

Resumo

Está monografia possui como principal propósito elucidar - não em forma pretensiosa tentar esgotar todas as nuanças e aspectos formais e informais a respeito do instituto chamado inquérito policial correlacionado com a notitia criminis - mas externar a devida e notável importância do mesmo no sistema persecutório nacional à fase da investigação preliminar, trazendo elementos indispensáveis na formação do convencimento do magistrado, e não somente esse, como ao do juízo do órgão acusador e, paradoxalmente, também da defesa. Portanto, analisaremos questões que nos farão refletir numa interpretação que virá de encontro ao senso comum, o qual comumente interpreta que o instituto, por possuir um teor inquisitorial, destina-se a apenas punir o investigado, ou na pior das hipóteses, será esse um instrumento tendencioso e parcial, contudo, trataremos aqui sobre temas os quais confirmarão categoricamente que a primeira fase da persecução penal não destina-se a unicamente à acusação, para a prisão do possível autor do delito, mas sim para esclarecimento desses fatos, e se de fato o autor é o autor e se ali houve crime.

DOI FaSouza - Notitia criminis: sua relevância para o inquérito policial

Palavras-chave: Notitia Criminis. Notícia do Crime. Inquérito Policial. Persecução Penal. Sistema Persecutório. Instauração do Inquérito Policial. Diligências Investigativas.

O ESTADO PSICOLÓGICO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES DA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

Resumo

Este trabalho visa analisar algumas produções teóricas, a respeito do assunto, versando alertar a necessidade de um trabalho mais humanizado, com intuito de informar, acompanhar e auxiliar aos enfermeiros atuantes na oncologia pediátrica, para que possam ter mais qualidade de vida, física e emocional. Apresenta caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa utilizando o método de revisão bibliográfica. Foi analisado algumas produções científicas sobre a temática, no período de 2002 a 2021. Nota-se que, não há pesquisas relevantes a este estudo específico. O enfermeiro, que atua nesta área, lida, diariamente, com situações extremamente delicadas e, não tem apoio da instituição e nem do ministério da saúde. Para além, o estudo comprova que o enfermeiro pode ter algumas patologias, ocasionadas durante o tempo em que exerceu a função na área oncológica pediátrica, como a síndrome de burnout, a qual é uma das doenças mais presentes em quadros clínicos de enfermeiros da área oncológica. Observa-se que é de extrema importância, que haja uma constante avaliação do estado emocional dos enfermeiros atuantes na área, para que possam serem acompanhados e assim, proporcionar um ambiente de trabalho mais eficiente, agradável e por fim, com melhoraras no resultado de desempenho por parte dos enfermeiros.

Palavras-chave: Enfermeiro; Síndrome de Burnout; Oncologia Pediátrica;

UMA VISÃO DO CONTROLE POLÍTICO DAS EMPRESAS PÚBLICAS A VIEW OF POLITICAL CONTROL OF PUBLIC COMPANIES

Resumo

O controle político nas empresas públicas, apresenta e integra várias funcionalidades em muitas áreas desse segmento, a qual busca esforços para a melhoria e eficiência dos processos, consequentemente, a transparência nos processos, respeitando a integridade de cada setor, garantindo, a colaboração de todos no exercício da transparência pública. O estudo abordado apresenta diretrizes para o planejamento e implementação do controle político nas empresas públicas, descrevendo os processos do uso e resultados da sua implantação, onde se pode observar os diversos aspectos que constituem todo o processo. Apresenta um referencial teórico sobre as características e vantagens da aplicação do uso de maneira integrada do controle político, otimizando recursos, processos, melhorando a integridade e transparência do segmento.

Palavras-chave: Planejamento, Tecnologia, Gestão, Controle, Inovação, Transparência.

CURTAS-METRAGENS EM LÍNGUA ESPANHOLA: UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Resumo

O presente artigo aborda a temática dos curtas-metragens em língua espanhola como prática pedagógica. As novas tecnologias em sala de aula, interligadas as práticas pedagógicas de língua espanhola, refletindo sobre as diferenças das aulas tradicionais e as atuais. Logo o problema da pesquisa, os curtas-metragens contribuem se efetivar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos em língua espanhola uma vez que eles já estão submersos com as tecnologias, não há mais espaço para aulas tradicionais com isso deve aceitar a refletir sobre o assunto e para também a aprimorar as práticas pedagógicas do professor. Realizou-se uma análise dos dados obtidos de uma enquete realizada através de envio de um formulário em um grupo de professores de língua espanhola, nas quais onze participaram das cinco perguntas e somente um não respondeu a pergunta discursiva. Conclusões: A maioria dos entrevistados consideram os curtas-metragens como ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem. Eles afirmam que o uso deles aproxima o aluno da língua e cultura tendo contato com diversas variantes do espanhol. Outro aspecto considerado pelos entrevistados foi o auxílio dos curtas-metragens na contextualização das histórias e seus aspetos culturais, oferecendo variedades lexicográficas regionais e despertando o interesse dos estudantes, assim se considera que sair da visão tradicionalista como desafio para melhorar as práticas pedagógicas. Tendo como embasamento teórico Litto e Formiga (2009), García Peñalvo (2005) Pallarés (2014), Busatto(2006), Machado (2004), Gomes (2013) Jukes, Mccain e Crockett (2013) Brasil e Spaca (2017).

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem, Língua espanhola, Curtas-metragens.

FAMÍLIA/ ESCOLA: UMA PARCERIA PELA EDUCAÇÃO

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar a importância da participação familiar na vida escolar dos estudantes, em consonância com a escola tem um importante papel no crescimento intelectual e social desses discentes. Entenderemos como esta importante parceria é capaz de gerar benefícios para os alunos, em relação ao seu rendimento em sala de aula, seu comportamento dentro e fora da escola, seu papel como cidadão ativo e principalmente seu convívio em sociedade, como também podemos observar vantagens para a gestão da escola e os professores, conseguindo unir todo o corpo de discentes e docentes de uma escola. Porém um dos principais desafios que enfrentamos nessa proposta de participação ativa é a dificuldade que a maioria das famílias possuem em acompanhar todo o desenvolvimento desse estudante durante o período escolar, o que torna o projeto de participação ativa mais complicado de ser aplicado.

Palavras-chave: Família. Escola. Participação Ativa.

IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma visão sobre a importância da educação física nas escolas, mostrando que a sua falta traz grandes prejuízos à saúde da criança e do adolescente. Com o desenvolvimento tecnológico e a vida moderna, as atividades que faziam parte do dia-a-dia, como andar a pé, andar de bicicleta, levantar para mudar os canais de TV, brincar na rua com os amigos, deixaram de existir ou não são realizadas com a mesma frequência. Não é possível ir contra a modernização, mas é importante que hábitos saudáveis sejam criados e a atividade física programada seja incorporada à rotina. Com o sedentarismo e hábitos alimentares cada vez mais inadequados e após um longo período de pandemia, o número de crianças e adolescente com quadro de sobrepeso e obesidade aumentaram significativamente. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica e as pesquisas para a busca de trabalhos relacionados ao tema foram realizadas nas seguintes bases de dados: Scielo e EBSCO. Após foi realizada uma leitura exploratória do resumo dos artigos escolhidos, em seguida foi feita a leitura completa dos trabalhos para se aprofundar no tema abordado. Verificou-se que a escola pode exercer um papel importante proporcionando ao indivíduo uma rotina frequente de atividade física e orientações diversas sobre uma alimentação adequada e nutritiva.

DOI Revista Souza EAD - FaSouza

Palavras-chave: Saúde. Qualidade de vida. Escola. Obesidade.

PERCURSOS DA SANTIDADE CRISTÃ: REFLEXÕES SOBRE O “SER SANTO/SER SANTA” NO CATOLICISMO

Resumo

O trabalho depreende um breve panorama em torno das concepções de santidade cristã-católica ao longo dos períodos tardo-antigo, medieval e moderno, a somar com suas conexões com o “ser santo/a” no mundo contemporâneo. Analisamos diferentes instâncias de reconhecimento e postulados em torno de visões sobre os santos e santas, ressignificadas a partir de eventos do I século, em voga, os martírios dos primeiros cristãos no interior do Império Romano (I a IV século). Nessa perspectiva, investigamos brevemente as percepções dos autores: Thiago de Azevedo Porto (2008) e Aldilene Marinho César Almeida Diniz (2011). Nossa pesquisa permite assinalar a importância que os exemplos — santos — têm para a Igreja Católica no que concerne à afirmação e reafirmação identitária da instituição, bem como manutenção de modelos atinentes à trajetória e similitude do Imitatio Christi ao próprio Jesus Cristo, em três instâncias: paixão pela fé, confissão pela fé e virtude.

Palavras-chave: Santidade cristã. Imitatio Christi. Período tardo-antigo e medieval. Era Moderna.

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