ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.73 2024

maio

EDIÇÃO

73

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.73 2024

Por Faculdade FaSouza 13/05/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.73 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 73 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

“ALÉM DO CÂNONE: PARA AMPLIAR E DIVERSIFICAR AS CIÊNCIAS SOCIAIS”

Resumo

"Além do Cânone: Novas Perspectivas nas Ciências Sociais" (2022) é o mais recente trabalho do renomado antropólogo e historiador brasileiro Celso Castro. Publicado pela editora da Fundação Getulio Vargas, instituição de destaque no Rio de Janeiro, onde Castro atua como professor, pesquisador e diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), o livro desafia as visões tradicionais e os discursos dominantes que perpetuam desigualdades. Através das contribuições de diversos autores, Castro incentiva os cientistas sociais a ampliarem suas perspectivas, trazendo novas tradições de pensamento, narrativas e experiências para enriquecer o campo acadêmico."

DOI - FaSouza - ALÉM DO CÂNONE: PARA AMPLIAR E DIVERSIFICAR AS CIÊNCIAS SOCIAIS

Palavras-chave: Além do Cânone. Ciências Sociais. Castro. Cultura.

ARBITRAGEM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS

Resumo

A arbitragem como meio alternativo de resolução de controvérsias pela Administração Pública deve observar os princípios que regulam o regime jurídico-administrativo. Destaca-se a aplicação do princípio da publicidade, indisponibilidade do interesse público, bem como o princípio da legalidade. Dessa forma, quando o Estado participa da escolha da arbitragem como alternativa da resolução de conflito, as regras que amparam tal procedimento arbitral se diferem daquelas utilizadas apenas por particulares, tendo em vista que o Estado age em nome de uma coletividade. A pesquisa possui o objetivo de analisar os princípios do Direito Administrativo que possuem relação ao estudo da arbitragem, bem como verificar as regras gerais que amparam a arbitragem e as especificações quando realizada pela Administração Pública. O estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica bem como da legislação relacionada ao assunto.

DOI - FaSouza - ARBITRAGEM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS

Palavras-chave: Arbitragem, Administração Pública, Princípios Administrativos

USO DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

Resumo

A área de Segurança e Saúde do Trabalho é de suma importância para organização, pois tem como principal objetivo cuidar da inteireza e da aptidão de trabalho do trabalhador. Pensando nisso, este artigo apresenta algumas tecnologias que auxiliam a administrar a segurança e saúde do trabalho. Tal administração que pode proporcionar redução nos custos e o principal, diminuir o quantitativo de acidentes do trabalho. Este trabalho científico fundamenta-se em pesquisa com dados qualitativos e quantitativos. Através do suporte acadêmico em revistas, artigos, livros e normas regulamentadoras sobre o assunto em questão. E também por meio dos dados do observatório de Segurança e Saúde do Trabalho fornecido pelo Ministério do Trabalho. Por fim, percebe-se que a tecnologia aperfeiçoa as atividades do trabalhador e o conscientiza sobre os conhecimentos adquiridos.

DOI - FaSouza - USO DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

Palavras-chave: Tecnologia. Segurança. Trabalho

GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Resumo

Considerando a evolução contínua das práticas organizacionais e a importância crucial da gestão de pessoas e recursos humanos, este estudo aprofunda-se na análise da evolução histórica, na significativa importância estratégica e no papel preponderante da cultura organizacional nesse contexto. Ao explorar as contribuições de estudiosos renomados, como Chiavenato, Lacombe e Gómez, direcionamos nossa investigação para a transição da gestão de pessoas de uma abordagem tradicional para uma prática estratégica. Destacamos a influência marcante da cultura organizacional em todas as fases do ciclo de gestão de pessoas. A pesquisa, fundamentada em uma extensa revisão bibliográfica, revela de maneira elucidativa a interdependência intrínseca entre a gestão de pessoas e a cultura interna das organizações. Esta relação não apenas reflete, mas efetivamente molda a identidade e o desempenho das organizações contemporâneas. Os resultados obtidos destacam, de maneira inequívoca, a importância crucial de uma abordagem estratégica na gestão de pessoas, alinhada de forma intrínseca à cultura organizacional, como um fator determinante para o alcance do sucesso a longo prazo nas organizações modernas. Este estudo oferece uma perspectiva aprofundada sobre a interação dinâmica entre a gestão de pessoas, a evolução histórica e a cultura organizacional, fornecendo insights valiosos para gestores e acadêmicos. Essa compreensão é essencial para o desenvolvimento de práticas de recursos humanos que promovam a adaptação contínua e sustentável das organizações no cenário empresarial em constante transformação.

DOI - FaSouza - GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Palavras-chave: Gestão De Pessoas. Recursos Humanos. Cultura Organizacional

CIRANDA DE PEDRA: EXCLUSÃO DA MULHER NA FAMÍLIA ONTEM E HOJE

Resumo

Este Artigo propõe um estudo do papel da mulher no contexto da década de 50, a partir da obra “Ciranda de Pedra, da autora Lygia Fagundes Telles. A personagem Virgínia sofre graves preconceitos, numa sociedade profundamente machista, o que nos leva a analisar esta temática de extrema relevância. Buscamos fundamentar aspectos teóricos da literatura, bem como acrescentar dados da área da Sociologia e do Direito, para compreender se houve ou não evolução no papel da mulher desde o contexto apresentado na obra em questão. Virgínia teve de lutar bravamente por respeito e espaço em sua época, o que representa a trajetória de milhões de mulheres durante as décadas subsequentes. Verificamos alguns avanços em termos de legislação, com políticas de apoio às mulheres, seja nas relações de trabalho ou familiares, ao fazermos um paralelo com o tempo da obra, porém ainda há avanços a serem conquistados.

DOI - FaSouza - CIRANDA DE PEDRA: EXCLUSÃO DA MULHER NA FAMÍLIA ONTEM E HOJE

Palavras-chave: exclusão. Gênero. Brasil. História. Literatura

AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE PODEM FOMENTAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PÚBLICA

Resumo

Este documento tem como temáticas Ações governamentais que podem fomentar a educação especial e inclusiva pública tendo como objetivo geral analisar as atuações governamentais em benefício a educação especial e inclusiva sendo que os objetivos específicos são: diferenciar a educação especial e inclusiva; compreender a importância da formação continuada do educador e analisar o processo e metodologia da educação inclusiva no Brasil. A metodologia utilizada neste estudo foi uma abordagem qualitativa, na qual realizou-se o levantamento bibliográfico. Deste modo foi possível perceber que a educação inclusiva e especial requer um olhar diferenciado para que tenhamos uma educação de qualidade e mais ações práticas seguindo o sistema jurídico regente. Portanto conclui que políticas públicas educacionais de inclusão e formação continuada de docentes, tem aprimorado e sofrido várias modificações para melhor atender ao educando e assim obter uma educação inclusiva diferenciada no sistema de ensino brasileiro. No entanto, parece existir um discordo entre as ações governamentais para a inclusão de educandos da Educação Especial e a formação continuada de docentes no atendimento dos mesmos, sendo esta última um desafio a ser superado nas políticas públicas para a inclusão escolar.

DOI - FaSouza - AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE PODEM FOMENTAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PÚBLICA

Palavras-chave: Educação Especial. Educador. Política da Educação

ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: DILEMAS E CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

Resumo

Este estudo trata da atuação do Orientador Educacional, seus dilemas e contribuições no contexto escolar em que está inserido. A compreensão sobre o referencial histórico, assim como legislações que tratam do tema, enriquecem o debate e trazem clareza para a reflexão. O propósito do trabalho está em contribuir para o debate e reflexão do tema, principalmente sobre os desafios identificados na atuação deste profissional A presente pesquisa tem como objetivo geral o estudo é investigar quais são os dilemas e contribuições do Orientador Educacional, apoiado nos objetivos específicos: conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe que integra o Orientador Educacional; buscar referencial teórico quanto a atuação; investigar quais são seus papeis no ambiente escolar e analisar quais são os dilemas identificados em seu trabalho. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar o estudo a respeito da prática do Orientador Educacional, considerando as constantes mudanças ao longo do tempo. Concluiu-se que ainda hoje, apesar dos avanços dos estudos na área, ainda falta clareza, principalmente dos demais profissionais quanto às atribuições do Orientador, em que por vezes são encaminhadas demandas que não competem a estes profissionais.

DOI - FaSouza - ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: Dilemas e contribuições no  contexto escol

Palavras-chave: Orientação Educacional; Formação do Orientador Educacional; Mediação educacional

O SEO COMO FORMAÇÃO ACADÊMICA CUNHADA NUMA POSSÍVEL ATUAÇÃO LABORAL DESENVOLVIDA POR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO

Resumo

Nesse trabalho falaremos sobre prática de SEO e suas estratégias, pensando o mesmo numa perspectiva didático-pedagógica com visão em formação profissionalizante, capacitando profissionais como mão de obra qualificada nesse seguimento de atuação profissional, pensando esse como uma possível formação acadêmica também cunhada numa possível atuação laboral desenvolvida por um profissional qualificado/certificado especificamente em SEO, usando-se às técnicas de SEO com a fluência necessária, reforçando a tese sobre os conceitos das ações digitais de SEO, os vários aspectos que formulam essas ações, a lógica utilizada na elaboração da Tática de SEO, que outrora servirá para outras ações de “Marketing Digital” voltado para “E-commerce”. O SEO destrinchado em “Mobile-Friendly”, “Marketing Digital”, Ranqueamento de Páginas, Tráfego Orgânico, Curso de SEO, “Webmaster” Avançado, Indexação de Páginas, “Mobile Friendly”, Funil de Vendas, Palavras-chave, “Link Building” e “E-commerce”, havendo assim uma aplicação efetiva da prática conteudista de SEO de maneira educativa no processo de ensino-aprendizagem (profissionalização) em SEO no uso do Buscador “top” “Google” na “Internet” e como isso se dá especificamente usando como ferramenta de trabalho as buscas feitas dentro do “Motor de Busca Google” na “Internet”. Por fim que, estar a par das técnicas e dicas de outros “sites”, artigos, páginas, autores, livros, escritores, estudantes, outros profissionais de SEO ou de áreas afins que usam o SEO ou dele tem-se necessidade de ter conhecimento ou atuação, de forma estar-se sempre informados das novidades sobre SEO, técnicas novas e/ou versões melhoradas e ampliadas tecnologicamente.

DOI - FaSouza - O SEO COMO FORMAÇÃO ACADÊMICA CUNHADA NUMA POSSÍVEL ATUAÇÃO LABORAL DESENVOLVIDA POR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO

Palavras-chave: Curso de SEO-Webmaster avançado. Indexação-Tráfego orgânico. Ranqueamento de páginas-Mobile friendly. Funil de vendas-Palavras-chave. Marketing digital-Link building-E-commerce

A ARTE DA COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA NO LEGISLATIVO

Resumo

No contexto legislativo, a habilidade de comunicar eficazmente e dominar a oratória é essencial para influenciar debates, consolidar consensos e guiar a formulação de políticas públicas impactantes. Este artigo se propõe a explorar a relevância dessas habilidades, destacando seu papel crucial na elaboração de leis e políticas públicas. A pesquisa, fundamentada em uma abordagem bibliográfica, abarca desde os princípios essenciais da oratória, delineados por Aristóteles, até teorias modernas da comunicação, como a Espiral do Silêncio. Analisando exemplos históricos, como os discursos de Winston Churchill e Martin Luther King, busca-se proporcionar uma compreensão profunda de como líderes moldaram o ambiente legislativo por meio de suas habilidades comunicativas. O artigo apresenta, ao final, um modelo analítico abrangente para fortalecer discursos parlamentares, capacitando legisladores a se comunicarem de maneira mais eficaz no complexo cenário político contemporâneo.

DOI - FaSouza - A ARTE DA COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA NO LEGISLATIVO

Palavras-chave: Comunicação Legislativa. Oratória Política. Discurso Parlamentar

A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TDAH NAS ESCOLAS

Resumo

O artigo em questão busca trazer uma reflexão sobre o ensino/ aprendizagem, o papel do psicopedagogo nas escolas e técnicas que podem auxiliar no processo de ensinagem em crianças com TDAH. Levando em conta, pesquisas bibliográficas e estudo de caso realizado que proporcionou a observação, diagnostico, e intervenção, com uso de técnicas de ensinagem, possibilitou uma redução na barreira de dificuldade de aprendizagem no aluno com TDAH. Sendo assim fica nítido que é fundamental o papel do psicopedagogo em todos os ambientes de aprendizagem que possam surgir bloqueio no processo de aprender. O psicopedagogo é o profissional que deverá desenvolver a práxis capaz de identificar qual a melhor forma de abordagem para se trabalhar com o aprendente, pois cada indivíduo é único.

DOI - FaSouza - A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TDAH NAS ESCOLAS

Palavras-chave: Psicopedagogo nas escolas. Déficit de aprendizagem. Crianças com TDAH nas escolas

GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Resumo

O objetivo geral desse trabalho é analisar os desafios da gestão escolar na perspectiva da educação especial e inclusiva, já os específicos são compreender os avanços na política da educação inclusiva, compreender a educação especial através da inclusão e por fim destacar o papel do professor na inclusão de crianças com necessidades especiais. A metodologia apresentada nesse trabalho é a revisão bibliográfica, fundamentada através de autores renomados com viés para se discutir sobre o tema. Constatando que a escola inclusiva tem como princípio fundamental que todos os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas dificuldades e diferenças. Cabe às escolas responder às diversas necessidades dos seus alunos, garantindo uma educação de qualidade para todos. Contudo, um dos objetivos do professor é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização dos estudantes com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação fazendo uma ligação entre aluno e professor da sala de aula comum, permitindo uma troca de experiencia que contribua no processo educacional e em todo contexto escolar, bem como a inserção na sociedade.

DOI - FaSouza -GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Palavras-chave: Gestão Escolar. Inclusão. Educação Especial. Aluno. Professor

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANEJAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral compreender as relações existentes entre a coordenação pedagógica na elaboração e desenvolvimento do planejamento educacional com a gestão escolar e democratização da escola. Dessa forma, fomenta-se um ambiente escolar saudável com relação ao contexto de gestão, estimulando os alunos a terem posturas cidadãs com auxílio de todos que fazem parte da escola. Nesse intento, através do presente estudo foi explicitado questões relativas ao Projeto Político Pedagógico (PPP), regimento interno e postura dos coordenadores, asseverando quais influências referentes à cidadania e democracia podem ser aduzidas através da evolução da sociedade. Salienta-se também que a equipe pedagógica e professores são extremamente importantes para promover novas propostas de atividades e incentivar a educação de qualidade nas escolas. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e possui método de abordagem de pesquisa qualitativa, através do método dedutivo. Conclui-se que o investimento na educação ainda é a melhor alternativa para o desenvolvimento do país e, portanto, está diretamente ligado à economia.

DOI - FaSouza - Coordenação Pedagógica

Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Cidadania. Democracia. Educação

O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL FRENTE AOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

Resumo

O presente trabalho traz como problema investigado as dificuldades que a gestão escolar enfrenta perante as grandes transformações e avanço tecnológico. Assim surge o questionamento: como garantir a qualidade da gestão escolar e do ensino na escola diante esse desafio? é necessário entender o compromisso do gestor escolar, a função e a importância do mesmo para a comunidade escolar bem como suas ações, responsabilidades e formação atual. O objetivo deste estudo é analisar os desafios da gestão escolar frente às transformações do avanço tecnológico e mudanças sociais. A metodologia tem como base o método de abordagem indutivo acompanhado de um enfoque metodológico qualitativo, compreendendo um conjunto de técnicas interpretativas, que descreveram os componentes do desenvolvimento, confrontando os dados, as informações e as evidências. As principais abordagens teóricas sobre o assunto em pesquisa, que contribuíram com as descobertas e soluções possíveis do problema em questão estão baseadas nos estudos de Libâneo (1994), Moran (2006), Luck (1996) Saviani (1991), Gil (2013) etc. Os resultados demonstram que o fator determinante para uma gestão adequada é o atendimento da gestão escolar como uma prática legítima que pode favorecer a condição necessária para produzir uma educação de qualidade por meio de uma atuação gestacional comprometida com o pedagógico na escola. Com base nesta pesquisa, concluiu-se que é necessário que os gestores estejam devidamente qualificados e possivelmente informatizados para criar e sustentar um ambiente que promova e estimule a participação ativa de todos, destacando a responsabilidade que têm no bom desenvolvimento do processo educativo.

DOI - FaSouza - O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL FRENTE AOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Gestão escolar. Avanço tecnológico. Educação de qualidade

TRATAMENTO DA LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA: AVANÇOS RECENTES E PERSPECTIVAS FUTURAS

Resumo

Os avanços recentes no tratamento da leucemia mieloide crônica (LMC) têm transformado radicalmente o cenário clínico, oferecendo novas perspectivas e esperanças aos pacientes. Nos últimos anos, houve notáveis progressos terapêuticos, como a introdução de inibidores de tirosina quinase, notavelmente o imatinibe e suas variantes de segunda e terceira geração, estabeleceu um marco significativo no controle da LMC, têm apresentado eficácia significativa, minimizando efeitos adversos em células saudáveis, proporcionando respostas duradouras e melhorando a qualidade de vida dos afetados. Perspectivas futuras promissoras destacam-se na busca por tratamentos mais personalizados e inovadores. A compreensão mais aprofundada das bases genéticas e moleculares da impulsiona a pesquisa em direção a estratégias terapêuticas mais direcionadas e personalizadas. A combinação de inibidores de checkpoints imunológicos e outras terapias imunomoduladoras abre novas possibilidades para ampliar a eficácia do tratamento. Pesquisa em biomarcadores preditivos e a aplicação de tecnologias avançadas, têm o potencial de aprimorar a precisão diagnóstica e terapêutica, permitindo intervenções mais direcionadas. Em suma, os avanços recentes e as perspectivas futuras na abordagem da LMC apontam para um horizonte promissor. No entanto, enquanto se celebra o progresso alcançado, é essencial manter uma visão realista e cautelosa, reconhecendo os desafios que persistem. Questões como resistência a tratamentos e efeitos colaterais adversos continuam a ser áreas críticas a serem abordadas. A constante inovação, aliada à compreensão crescente da biologia da doença, oferece a possibilidade não apenas de controlar, mas eventualmente de superar a leucemia mieloide crônica, proporcionando uma nova era de esperança e qualidade de vida aos pacientes.

Palavras-chave: Leucemia Mieloide Crônica, Inibidores da Tirosina Quinase, Tratamentos, BCR-ABL

SOCIAIS

CONTATOS

  • Avenida Santa Helena, 1140 . Novo Cruzeiro
    Ipatinga. MG. CEP 35164-332
  • (31) 3616-7227
  • (31) 98908-9153