ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.68 2023

dez

EDIÇÃO

68

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.68 2023

Por Faculdade FaSouza 18/12/2023
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.68 2023

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 68 DE 2023 DA REVISTA DIGITAL

LUDICIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DO AEE E RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MARTINS DE OLIVEIRA FILHO

Resumo

A educação inclusiva e especial são abordagens educacionais que buscam garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas necessidades individuais e valorizando a diversidade. Ao promover a inclusão e oferecer suporte adequado, essas abordagens contribuem para o desenvolvimento pleno de cada indivíduo e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tanto a Sala de AEE quanto os Recursos Multifuncionais são fundamentais para garantir a inclusão e o acesso igualitário à educação. Eles proporcionam suporte individualizado, adaptam o currículo e os materiais didáticos, e favorecem a participação ativa dos estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar. Além disso, essas estratégias contribuem para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, sociais e emocionais, promovendo a autonomia e o pleno desenvolvimento desses estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo de propor ações educativas de maneira lúdica que possam atender as reais necessidades do estudante tanto quanto cognitivo, motora e social na sala do AEE e Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Manoel Martins de Oliveira Filho situado em Alagoa Nova-PB. Refere-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, realizando um elo com a realidade e as necessidades dos estudantes, diante nisso surgem questões como sobre possibilidades práticas através da ludicidade como recursos específicos no atendimento na Sala do AEE e Recursos Multifuncionais. A pesquisa busca responder a esta questão, dentre outras. No que se refere a prática lúdica, percebe-se que o rendimento se demonstrou satisfatório.

DOI - Faculdade FaSouza - LUDICIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DO AEE E RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MARTINS DE OLIVEIRA FILHO

Palavras-chave: Práticas Lúdicas; Sala do AEE; Educação Inclusiva e Especial.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Resumo

A importância da educação e promoção da saúde bucal no contexto escolar é um tema relevante e fundamental para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Este artigo tem como objetivo destacar a necessidade de abordar a saúde bucal de forma educativa nas escolas, visando não só a prevenção de doenças, mas também a formação de hábitos saudáveis e a conscientização sobre a importância da higiene bucal. A saúde bucal é uma questão que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Problemas dentários podem causar dor, dificuldade para comer, problemas de fala e baixa auto-estima. Por isso, é fundamental que as crianças sejam orientadas desde cedo sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Nesse sentido, o ambiente escolar apresenta-se como um espaço propício para a promoção da educação em saúde bucal. Os professores podem incluir na grade curricular atividades educativas, como palestras, jogos e debates, que abordem temas como escovação correta, uso do fio dental, alimentação saudável e visitas regulares ao dentista. Além disso, a escola pode fazer parcerias com profissionais da odontologia, que podem desenvolver atividades práticas e preventivas, como aplicação de flúor, orientações sobre higiene bucal e exames odontológicos. Ao abordar a importância da educação e promoção da saúde bucal no contexto escolar, buscamos destacar a necessidade de investir na formação de crianças e adolescentes conscientes da importância dos cuidados com a saúde bucal, visando promover não apenas sorrisos bonitos, mas também um sorriso de melhor qualidade da vida.

DOI - Faculdade FaSouza - A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavras-chave: Saúde Bucal. Educação. Promoção. Escola. Prevenção. Dentista.

GESTÃO JURÍDICA DE RISCO TRABALHISTA NO AGRONEGÓCIO

Resumo

A pesquisa tem como tema a Gestão Jurídica de Riscos, com um recorte nos Riscos Trabalhista na atividade Agroindustrial. O problema identificado é abordar como a adoção de processos de Gestão de riscos podem trazer resultados positivos na redução de acidentes de trabalho nas Agroindústrias, especialmente com a operacionalização de Agrotóxicos. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar soluções modernas e inovadoras, de acordo com a legislação pátria, na busca de se ter uma boa Gestão dos Riscos trabalhistas nas Agroindústrias. A fim de acalcar o propósito fim, tem como objetivos específicos estudar o que é o Direito do Agronegócio e como ele está inserido no sistema jurídico, estudar o que é a Gestão de Riscos Agrícolas, e mais especificamente a Gestão de Riscos de pessoas, o qual inclui-se os riscos trabalhistas, bem como, apresentar soluções jurídicas a fim se ter uma Gestão dos Riscos. O artigo é estruturado em introdução, referencial teórico, conclusão e referências. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica, legislativa e bibliográfica. Hipoteticamente, sustenta-se que a adoção de processos conhecidos por compliance é a melhor alternativa na Gestão de Riscos Trabalhistas nas Agroindústrias. O resultado da pesquisa aponta ser necessário a conscientização do empregador rural sobre essa necessidade. Por fim, concluindo que a Gestão de Risco, por intermédio do compliance é a sim a melhor alternativa, entretanto, ainda pouco difundida entre as empresas rural, especialmente as de menor porte.

DOI - Faculdade FaSouza - GESTÃO JURÍDICA DE RISCO TRABALHISTA NO AGRONEGÓCIO

Palavras-chave: Agronegócio. Gestão de Riscos. Trabalhista. compliance.

CONFLITOS GERACIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO

Resumo

Conviver sempre foi um grande desafio, uma vez que o encontro de personalidades e temperamentos variados impossibilita ausência de discordâncias. No ambiente de trabalho as formas de pensar e executar as tarefas rotineiras geram conflitos entre grupos etários diferentes. Neste sentido, o objetivo deste artigo é entender os conflitos geracionais entre servidores numa escola pública através de uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, a qual se fez entender os conceitos de conflito, gerações e personalidade, compreendendo que os conflitos não se fazem pela diferença de idade, mas sim pela diferença de personalidade entre um e outro onde ambos requerem de motivação e disposição para trocas de conhecimento.

DOI - Faculdade FaSouza - CONFLITOS GERACIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO

Palavras-chave: Conflito. Personalidade. Gerações.

A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO BÁSICO

Resumo

De acordo com estudos e pesquisas realizadas o ensino da Língua Inglesa no Ensino Médio foi e permanece sendo inconveniente na maioria das escolas públicas e particulares no Brasil, reforçando dessa forma, a crença de que é excêntrico se aprender inglês nas escolas regulares. Esta investigação foi dirigida de forma a aproximar o perfil dos subalternos envolvidos neste processo; educador e educando; buscando avaliar os motivos de um ensino insatisfatório que embora não atende as metas previstas nas informações relacionadas ao ensino, sobretudo determinado alguns preceitos estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, mais especificamente o PCN de Língua Estrangeira. As consequências mostram que, embora do ensino da escola pública seja considerado menos eficiente que o da escola particular de caráter geral, no que dizer respeito ao ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa, contudo, a escola pública quanto à privada proporciona características bem imediatas uma da outra, evidenciando a necessidade de uma política de ensino de línguas mais intensa e uma inquietação maior com relação à formação de professores bilíngues.

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Palavras-chave: Importância; Ensino Aprendizagem; Língua Inglesa.

UMA ATIVIDADE DE TEXTO REPENSANDO SOBRE WEBMASTER AVANÇADO, MOBILE FRIENDLY, SEARCH ENGINE OPTIMIZATION E O CURSO DE SEO

Resumo

Esse trabalho planeja esboçar, em suma, com o auxílio da pesquisa bibliográfica elaborada O Que é o Curso de SEO, que tem o intuído de rever as formas das práticas de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) num curso específico para formar profissionais de SEO. O Que é Ranqueamento de Páginas e Qual a Sua Importância. Permite que um site esteja bem posicionado nas respostas nos resultados de buscas de Motores de Buscas poderosos como o Google, requerendo assim, do profissional de SEO uma maior responsabilidade e autonomia em atuar junto ao cliente em potencial e desenvolver uma técnica de SEO nas práticas de Otimização de site para uma veiculação de promoção de imagem para On-Page, sendo assim essencial para conteúdos digitais, redes sociais e aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis, criados no formato Mobile-Friendly. O SEO como Marketing Digital aplicando o SEO com uma otimização responsiva e eficiente, como exige o mercado virtual, sendo assim a uma redução de gastos com as mídias pagas, aumentando assim as visitas orgânicas de maneira significativa. O Que é Tráfego Orgânico e Qual a Sua Importância articulando em harmonia com o público-alvo, isso representa aproximadamente segundo estáticas de especialista nesse assunto um ranqueamento de 50% a 90% de tráfego orgânico, somando um total de visitas. Didático-pedagogicamente falando, a importância desses tópicos irá de modo a refletir, apontando o aluno do curso de SEO como o centro da responsabilidade em receber o conhecimento sobre SEO que a ele deve ser transmitido.

DOI - Faculdade FaSouza - UMA ATIVIDADE DE TEXTO REPENSANDO SOBRE WEBMASTER AVANÇADO, MOBILE FRIENDLY, SEARCH ENGINE OPTIMIZATION E O CURSO DE SEO

Palavras-chave: Curso de SEO-Search Engine Optimization (SEO)-Webmaster avançado. Indexação-Tráfego orgânico. Ranqueamento de páginas-Mobile friendly. Funil de vendas-Palavras-chave. Marketing digital-Link building.

TECNOSSOCIALIDADE COMO ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo

Este trabalho tem o intuito de investigar a tecnos socialidade como potencializador das ações de Promoção da Saúde na Atenção Primária, realizando uma revisão de literatura com intuito de responder à questão de pesquisa elaborada. Foram encontrados artigos para este estudo abordando sobre a promoção à saúde, seu processo etimológico e a Política Nacional de Promoção da Saúde; uso de tecnologias da informação na Atenção Primária para promover saúde; e a tecnossocialidade no cotidiano dos profissionais da Atenção Básica. Desse modo, pode-se concluir que as tecnologias utilizadas pelos profissionais de saúde da rede primária são fortes ferramentas e facilitadores no processo de educação e promoção da saúde dos usuários e coletividade.

DOI - Faculdade FaSouza - TECNOSSOCIALIDADE COMO ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Palavras-chave: Promoção da Saúde. Tecnologia da informação. Educação em Saúde. Atenção Primária.

GESTOR ESCOLAR E COORDENADOR PEDAGÓGICO: A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA

Resumo

Neste artigo discutem-se questões referentes ao trabalho da gestão democrática na escola, considerando a importante interação entre o gestor escolar e a coordenação pedagógica. Entende-se que a democracia, como um dos mais importantes princípios da legislação brasileira, deve alicerçar todo o trabalho de gestão na educação, considerando-se o diálogo entre os diferentes sujeitos que compõem o processo de ensino-aprendizagem, como também o contexto e a realidade que envolve o espaço da unidade escolar. Consideram-se, para estas discussões, trabalhos de estudiosos que discutem sobre a gestão democrática de uma forma geral e, de maneira mais específica, sobre a relação do gestor escolar com o coordenador pedagógico no processo de ensino escolar.

DOI - Faculdade FaSouza - GESTOR ESCOLAR E COORDENADOR PEDAGÓGICO: A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA

Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestor Escolar. Coordenação Pedagógica.

A IMPORTÂNCIA DE INSERIR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

O ambiente escolar na infância propende fortalecer a capacidade de imaginação, de fantasiar e de criar, estimula a visão da novidade, e nesta concepção de ensino, aprendizagem e infância, é preciso verificar diferentes métodos de ensino e aprendizagem que tenham de fato uma relevância e efeito no desenvolvimento pessoal. O processo de ensino e aprendizagem inclui diferentes e diversos métodos, ferramentas, estratégias e recursos, todos com participação significativa dos alunos auxiliada por seus professores, na constante busca de conhecimentos e conhecimentos sobre a aprendizagem, para o pleno desenvolvimento físico, motor e habilidades mentais das crianças na Educação Infantil do ensino fundamental no sentido do verificado no ponto anterior e especialmente no sentido do que está explicitamente estipulado na Constituição Federal. Nesse sentido esse artigo apresentar como objetivo geral analisar os estímulos e aprendizados que podem ser desenvolvidos com a contação de história. Assim sendo, tem-se ainda o docente com o papel de intermediário, com a responsabilidade de adaptar aos estudantes ambientes adequados para a prática leitora. Conclui-se, portanto, que contar histórias às crianças apoia a construção de imagens no mundo imaginário, desperta o interesse pela leitura e estimula a curiosidade das crianças em relação aos livros, abordando meios com sua imaginação, criatividade e importância facilitando a escrita e múltiplos outros artifícios de desenvolvimento na educação Infantil.

DOI - Faculdade FaSouza - A IMPORTÂNCIA DE INSERIR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento, Leitura. Contação

DIREITO PENAL DO INIMIGO À BRASILEIRA: DISCUSSÃO SOBRE DIREITOS REPRODUTIVOS E POLÍTICA DE HIGIENIZAÇÃO BRASILEIRA

Resumo

O estudo se propõe a discutir os direitos sexuais e reprodutivos, enquanto direitos humanos básicos, a partir da análise da esterilização em massa de mulheres ocorrida no Brasil entre as décadas de 70 e 90. A pesquisa tem, como objetivo geral, investigar a possível existência de uma política de higienização social pautada na ideia de um inimigo que deve ser expurgado da sociedade. Para tanto, adota como categoria de análise o conceito de inimigo formulado por Günther Jakobs em sua teoria de Direito Penal do Inimigo, considerando que, para o teórico, a ideia de um inimigo permite o cerceamento de garantias e direitos fundamentais. A análise do fenômeno de esterilização em massa adota as perspectivas de raça, classe e gênero, para verificar quem é o inimigo à brasileira, e foi estruturada em três seções principais: Direito penal do inimigo, Direitos e garantias sexuais e reprodutivas, para então tratar de uma Política de higienização social brasileira. O que se observou, sobretudo, é que a esterilização em massa ocorreu no contexto de uma política de controle demográfico induzida e patrocinada pelos Estados Unidos, bem como que não havia garantias sexuais e reprodutivas no período em que mais de 6 milhões de brasileiras foram esterilizadas.

DOI - Faculdade FaSouza - DIREITO PENAL DO INIMIGO À BRASILEIRA: DISCUSSÃO SOBRE DIREITOS REPRODUTIVOS E POLÍTICA DE HIGIENIZAÇÃO BRASILEIRA

Palavras-chave: Direitos sexuais. Direitos Reprodutivos. Direito Humanos. Inimigo.

PROPOSTAS PARA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E ÊXITOS NO GERENCIAMENTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM UBERABA-MG

Resumo

O objetivo do estudo é relatar uma entrevista com um gestor escolar na cidade de Uberaba-MG acerca de algumas questões pertinentes ao seu cotidiano de trabalho; além de uma experiência exitosa que ele participou e/ou desenvolveu na escola e dentre outras perguntas quais as principais dificuldades enfrentadas no ambiente escolar. A entrevista ocorreu de forma virtual onde foi possível colher as informações necessárias em um bate-papo muito proveitoso. Com base em um estudo teórico em Gil (2013) e Paro (2010), a análise apresenta respostas que indicam a importância de uma gestão democrática e eficaz. Assim sendo, evidenciar-se que a realidade nas escolas estaduais de Uberaba bem como de outras cidades se apresentam de forma semelhante e corrobora com o contexto expresso em outras instituições pois, os colaboradores técnicos da secretaria escolar recebiam as orientações das respectivas superintendências de educação e transmitiam aos gestores, que deviam executá-las, muitas vezes em curto espaço de tempo, sempre mantendo uma gestão de qualidade em todos os aspectos.

DOI - Faculdade FaSouza - PROPOSTAS PARA GESTÃO ESCOLAR: Desafios e êxitos no gerenciamento de uma escola estadual em Uberaba-MG

Palavras-chave: Cotidiano escolar. Gestor. Trabalho.

A EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIZAÇÃO EXTRACONTRATUAL DO ESTADO E A OMISSÃO ADMINISTRATIVA

Resumo

O presente trabalho tem como escopo a análise de como o Estado é responsabilizado por danos oriundos de suas omissões. Para tanto, procedeu-se, inicialmente, ao estudo da responsabilidade civil do Estado desde a sua origem, analisando sua evolução tanto dentro do contexto geral como dentro do ordenamento pátrio. Após, analisou-se o preceito constitucional esculpido no art. 37 da Constituição Federal de 1988, bem como os relevantes pontos dele derivados. Por derradeiro, abordou-se a responsabilidade por omissão do Estado, de modo a verificar, sob o atual prisma doutrinário e, especialmente, jurisprudencial, qual a teoria que melhor se adequa ao Estado Democrático de Direito brasileiro – objetiva ou subjetiva.

DOI - Faculdade FaSouza - A EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIZAÇÃO EXTRACONTRATUAL DO ESTADO E A OMISSÃO ADMINISTRATIVA

Palavras-chave: Responsabilidade civil do Estado. Omissão. Teoria subjetiva. Teoria objetiva

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