Resumo
O ambiente escolar na infância propende fortalecer a capacidade de imaginação, de fantasiar e de criar, estimula a visão da novidade, e nesta concepção de ensino, aprendizagem e infância, é preciso verificar diferentes métodos de ensino e aprendizagem que tenham de fato uma relevância e efeito no desenvolvimento pessoal. O processo de ensino e aprendizagem inclui diferentes e diversos métodos, ferramentas, estratégias e recursos, todos com participação significativa dos alunos auxiliada por seus professores, na constante busca de conhecimentos e conhecimentos sobre a aprendizagem, para o pleno desenvolvimento físico, motor e habilidades mentais das crianças na Educação Infantil do ensino fundamental no sentido do verificado no ponto anterior e especialmente no sentido do que está explicitamente estipulado na Constituição Federal. Nesse sentido esse artigo apresentar como objetivo geral analisar os estímulos e aprendizados que podem ser desenvolvidos com a contação de história. Assim sendo, tem-se ainda o docente com o papel de intermediário, com a responsabilidade de adaptar aos estudantes ambientes adequados para a prática leitora. Conclui-se, portanto, que contar histórias às crianças apoia a construção de imagens no mundo imaginário, desperta o interesse pela leitura e estimula a curiosidade das crianças em relação aos livros, abordando meios com sua imaginação, criatividade e importância facilitando a escrita e múltiplos outros artifícios de desenvolvimento na educação Infantil.
Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento, Leitura. Contação