ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.63 2023

jul

EDIÇÃO

63

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.63 2023

Por Faculdade FaSouza 12/07/2023
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.63 2023

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 63 DE 2023 DA REVISTA DIGITAL

ABORDAGEM INVESTIGATIVA DA APLICABILIDADE DAS EQUAÇÕES DO 2º GRAU

Resumo

A presente pesquisa mostra que as equações do segundo grau têm muitas aplicabilidades, podendo ser utilizadas direta ou indiretamente em todos os campos que envolvam a matemática. De onde veio essa fórmula? Por que as civilizações mais antigas precisavam resolver equações utilizando-a? Essas e outras questões serão debatidas no presente artigo, com o objetivo de discutir acerca da aplicabilidade da equação do 2º grau, mostrando como foi criada, suas origens, fórmulas e utilização no cotidiano. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando materiais publicados, como livros, artigos científicos, dissertações e teses de repositórios acadêmicos nacionais e internacionais. Através do presente estudo foi possível concluir que a equação do segundo grau pode ser utilizada em todos os campos que envolvem o cálculo de velocidade, área ou lucro, seja na área de tecnologia, construção, esportes, entre outras, beneficiando diversas áreas do saber humano.

DOI - ABORDAGEM INVESTIGATIVA DA APLICABILIDADE DAS EQUAÇÕES DO 2º GRAU - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Equação do 2º grau. Matemática. Cálculo

A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL: DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE MAGISTÉRIO À LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a trajetória formativa dos professores, desde o curso de magistério à licenciatura em pedagogia, a fim de compreender a importância dessa jornada para a formação docente. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, examinando estudos relevantes sobre o assunto. A metodologia adotada consistiu na seleção criteriosa de artigos em bases de dados científicas, que abordassem a formação de professores no curso de licenciatura e sua relação com a licenciatura em pedagogia. Os resultados indicaram que o curso de licenciatura tem papel fundamental na preparação inicial dos professores, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a profissão. No entanto, a transição para uma licenciatura em pedagogia é também relevante, proporcionando uma formação mais abrangente e aprofundada, preparando professores para diferentes contextos educativos. As considerações finais destacam a importância da articulação entre o curso de licenciatura e a licenciatura em pedagogia, a fim de oferecer uma formação docente consistente e atualizada. Além disso, destaca-se a necessidade de políticas públicas que valorizem e invistam na formação inicial e continuada dos professores, reconhecendo o papel crucial desses profissionais na melhoria da qualidade da educação. Em suma, este estudo enfatiza a trajetória educacional dos professores, desde o curso de magistério à licenciatura em pedagogia, destacando a importância de uma formação sólida e aperfeiçoamento constante. A análise dos estudos evidencia a necessidade de uma formação inicial consistente, aliada a programas de desenvolvimento profissional ao longo da carreira docente.

DOI - A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL: DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE MAGISTÉRIO À LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Formação de Professores. Plano de carreira. Pedagogia

A DIALÉTICA/LÓGICA DE MÁRIO FERREIRA DOS SANTOS COMO RECURSO DE INVESTIGAÇÃO

Resumo

Este presente artigo tem por finalidade uma exploração cientifica do método dialético proposto pelo filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, a associação da dialética com a lógica, como através da decadialética e pentadialética fazer uma análise do real através de uma ponte com o ideal. Neste trabalho também houve um discorrer dos métodos dialéticos aplicados ao longo da história da filosofia, citando alguns filósofos que se destacaram na construção de seu próprio método. Aplica-se, também, neste artigo o compreender do significado da dialética desde seu primeiro despontar na filosofia grega antiga até o autor escolhido como referência a este trabalho. Por fim um discorrer sobre a importância da dialética e da lógica estarem associadas uma a outra para que se faça uma análise eficiente do real através do método dialético de Mário Ferreira dos Santos.

DOI - A DIALÉTICA/LÓGICA DE MÁRIO FERREIRA DOS SANTOS COMO RECURSO DE INVESTIGAÇÃO - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Dialética. Lógica. Decadialética. Pentadialética. Dialética Concreta

O PAPEL DO DOCENTE NA ARTE CIENTÍFICA DE ENSINO A ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO

Resumo

Este trabalho tem o intuito de investigar o papel do docente no ensino superior em enfermagem acerca do processo ensino-aprendizagem para com o discente, realizando uma revisão de literatura com intuito de responder à questão de pesquisa elaborada. Foram encontrados artigos para essa revisão abordando o processo sócio-histórico do ensino para a prática profissional do enfermeiro, a metodologia pedagógica de Paulo Freire, responsabilidades do professor de enfermagem, como seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas para a Enfermagem, fomentar a sistematização da assistência de enfermagem e outras estratégias ativas para o ensino, como o uso de tecnologias digitais. Desse modo, o docente constrói junto com o aluno o saber e estimula o desenvolvimento do protagonismo social, gerenciamento de si e de equipe, o cuidado de enfermagem científica com seus pacientes, famílias e comunidade.

DOI - O PAPEL DO DOCENTE NA ARTE CIENTÍFICA DE ENSINO A ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: docentes de enfermagem; ensino-aprendizagem; metodologias ativas; enfermagem

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO WEBCURRÍCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resumo

O currículo é moldado pela cultura e vivências dos alunos, com a experiência do estudante como ponto inicial. A integração de tecnologias no ensino promove novos meios de aprendizagem, personalização e adaptabilidade. O webcurrículo surge como alternativa para incorporar tecnologias digitais na educação, considerando questões de equidade e inclusão. Este paper explora, por meio de pesquisa bibliográfica, o webcurrículo e sua relação com a Educação a Distância (EAD), desafios e oportunidades. A integração de tecnologias digitais na EAD representa um desafio para instituições educacionais. O webcurrículo surge como uma alternativa promissora, utilizando a internet para disponibilizar conteúdo, atividades e interações, tornando o ensino mais dinâmico e personalizado. Sua implementação requer atenção à diversidade cultural, infraestrutura tecnológica, formação adequada de professores e uma abordagem pedagógica que promova aprendizagem colaborativa e protagonismo dos estudantes. Políticas públicas e investimentos são necessários para capacitar professores e melhorar a infraestrutura tecnológica. Experiências bem-sucedidas demonstram o potencial do webcurrículo em promover a inclusão digital e cultural. Contudo, desafios persistem, como a resistência de alguns professores e a necessidade de políticas públicas que apoiem a formação e integração das tecnologias no currículo escolar.

DOI - DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO WEBCURRÍCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Tecnologias. Webcurrículo. Educação a Distância

PRÁXIS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

Resumo

O presente artigo científico de caráter bibliográfico tem por objetivo propor um panorama conceitual e prático entre os métodos de alfabetização e letramento. Assim sendo, serão consideradas as condições de práticas e usos destes, no contexto escolar das crianças em processo de alfabetização e na vida cotidiana dos indivíduos, isto é, as práticas sociais recorrentes ao dia a dia das pessoas sejam elas alfabetizadas ou não. Com base nos teóricos da área da educação, Abreu, Azevedo, Bettelheim, Cagliari, Frade, Ferreiro, Lopes, Mortatti, Oliveira, Rojo, Soares, dentre outros, pretende-se esclarecer que a alfabetização é a habilidade de codificação e decodificação dos signos linguísticos - as letras, as palavras e as famílias alfabéticas simples e complexas, e letramento refere-se à expansão do processo de alfabetização e/ou usos contínuos e conscientes das práticas sociais que exigem a escrita e a leitura.

DOI - PRÁXIS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Resumo

O presente Artigo versará sobre a escolarização da pessoa com deficiência na conjectura da Educação Especial que subscreve toda a literatura a respeito da normatização regente dando ênfase a educação como um dos pilares para a inclusão social. As ações governamentais devem ser eminentes tendo em vista que as transformações serão constituídas por meio de políticas públicas para direcionar o trabalho escolar do país. Diante dessa realidade, o Ministério da Educação (MEC) elabora a política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que se estrutura como modalidade de ensino perpassando o processo de escolarização, de forma complementar, suplementar e, em casos específicos, substituir a escolaridade ofertada nas escolas regulares. Desde a implementação da política inclusiva algumas ações vem sendo disseminada no meio educacional como: Programa Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial, Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado e outros. Com essas ações se configuram a proposta da Educação Especial no âmbito da Educação brasileira. A obtenção de dados para a composição do artigo se deu através de pesquisa bibliográfica e webgráficas Autores renomados, profundos conhecedores do assunto abordado, teceram considerações a respeito do tema.

DOI - A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Educação Especial, escolarização, política inclusiva

OS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSOS NEUROPSICOPEDAGÓGICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TEA

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresenta a partir da análise de trabalhos bibliográficos acerca da temática o uso dos jogos digitais como recursos neuropsicopedagógico para alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA. A tecnologia e os jogos digitais têm sido cada vez mais utilizados no desenvolvimento de habilidades e na educação de crianças autistas. Existem diversos aplicativos e jogos criados especialmente para ajudar no treinamento de habilidades sociais, comunicação e interação social. Em resumo, a tecnologia e os jogos digitais são ferramentas importantes para ajudar crianças autistas a desenvolver habilidades sociais, de comunicação e interação. Essas tecnologias podem tornar o processo de aprendizado mais divertido e eficiente, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a prática de habilidades.

DOI - OS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSOS NEUROPSICOPEDAGÓGICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TEA - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Jogos Pedagógicos. Alfabetização, TEA

A LIBERDADE RELIGIOSA NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

Resumo

O seguinte trabalho analisa a relação da liberdade religiosa com os princípios fundamentais da Constituição Brasileira. Sendo o direito de crença um direito fundamental, essa peça busca explorar a ordem jurídica constitucional da liberdade religiosa sob a ótica filosófica e doutrina jurídica. Para tanto, parte-se da análise da evolução histórica da liberdade religiosa no Brasil, bem como sua integração na Constituição Federal. Além disso, procura trazer à luz a correlação entre os princípios fundamentais e a liberdade de crença. Por conseguinte, o texto discorre sobre as relações entre Estado e religião, considerando a laicidade do Estado e a liberdade religiosa. Há, também, a observação do efeito da positividade do direito de liberdade de religião como um direito fundamental.

DOI - A LIBERDADE RELIGIOSA NO ESTADO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Liberdade Religiosa; Direitos Fundamentais; Princípios Fundamentais; Fundamentos de um Estado Democrático de Direito

EDUCAÇÃO SOCIAL E OS FRAGMENTOS DE POVO

Resumo

O trabalho aborda de forma resumida um tema fundamental para a educação contemporânea em face aos acontecimentos e mudanças que impactaram as sociedades nos últimos anos. Visa situar os novos espaços e as práticas pedagógicas, bem como ressignificar o conceito escolar, o perfil do profissional da educação e dos responsáveis pelo ensino nesse novo contexto social. É utilizada uma metodologia que parte das leituras e observações do cotidiano, sempre objetivando trazer a importância da educação social e do terceiro setor, como uma forma viável na superação das deficiências do ensino no país, e apontar os riscos quando seus métodos são utilizados de forma inadequada ou para fins espúrios.

DOI - EDUCAÇÃO SOCIAL E OS FRAGMENTOS DE POVO - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: Assistencialismo. Cidadania. Vulnerabilidade

A ONDA COREANA NO CONTEXTO DA ARTE-EDUCAÇÃO

Resumo

O trabalho discute o uso de vídeos e música, enquanto recurso didático, principalmente, para compreensão de como a Arte e a Cultura são fundamentais inclusive no que tange a influência e conquista de territórios a partir do soft power. A pesquisa aborda o caso da Coreia do Sul e o uso do setor artístico-cultural, seja a partir do Kpop, que ultrapassa o continente e marca uma posição que gera lucros e ganhos para o país. Assim, o estudo explicita como uma leitura crítica e transdisciplinar sobre o assunto, oferece um recurso de compreensão e análise da sociedade em direção a uma educação libertadora, que entende as produções em um contexto não neutro. O estudo conta com um levantamento bibliográfico, como com uma reflexão de conteúdos culturais coreanos e declarações dadas em relação ao tema, ligados aos governos, artistas, cineastas, dentre outros.

DOI - A ONDA COREANA NO CONTEXTO DA ARTE-EDUCAÇÃO - Revista Faculdade FaSouza

Palavras-chave: K-pop. Onda Coreana. Coreia do Sul. Educação. Soft Power

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