Resumo
A partir de um conjunto de desenvolvimento, considerando tanto fatores pessoais quanto contextuais, a pessoa evolui em relação a si mesma, em sua estrutura, capacidades e funcionamento, e, se é verdade que podem apresentar deficiências e suas habilidades serem menores, não é menos verdadeiro que são a expressão de um desenvolvimento pessoal, no qual qualquer progresso será significativo, sendo específico para aquela pessoa, sua história e seu contexto. Neste sentido, propõe-se neste artigo analisar os termos transtornos gerais do desenvolvimento que lhe podem ser associados a necessidades educativas especiais (NEE) numa perspectiva integrada, individual e social, em ambientes educativos. Assim, primeiro um transtorno do desenvolvimento é definido de uma perspectiva psicológica, para depois passar para uma avaliação do mesmo em conjunto com a deficiência (social e psicossocial). Enquadrando os dois termos em um campo de intervenção psicoeducacional, prossegue com sua projeção de ação educativa, nos NEEs. Por fim, após esta integração terminológica, conclui-se em alguns elementos para a reflexão psicológica e pedagógica.
Palavras-chave: Transtornos Gerais de Desenvolvimento. Necessidades Educativas Especiais. Reflexão psicológica e pedagógica.