Artigo: (limite de laudas: 16) - investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica; análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas; as orientações aqui apresentadas estão baseadas na norma NBR 6022, de 2003, para apresentação de artigos científicos. Essa norma apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico.
A definição de artigo científico é “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT NBR 6022, 2003, p. 2).
O artigo científico, embora sendo um estudo resumido sobre determinado tema, trata de questões verdadeiramente científicas, exigindo uma boa capacidade de síntese do (s) autor (es). São publicados em periódicos especializados permitindo ao leitor conhecer as pesquisas feitas e os resultados obtidos. “Deve conter abordagens atuais, novas e diferentes e oferecer soluções para questões controversas” (ALVES, 2007, p. 32).
Para elaboração de um artigo científico, devem-se consultar, além da NBR 6022, as seguintes normas abaixo relacionadas:
- Entrevistas: (limite de 10 laudas) vista e conferência entre duas ou mais pessoas para obtenção de declarações de interesse acadêmico.
- Resenhas: (limite- 10 laudas) revisão crítica de obra recém-publicada.