ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.59 2023

mar

EDIÇÃO

59

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.59 2023

Por Faculdade FaSouza 14/03/2023
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.59 2023

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 59 DE 2023 DA REVISTA DIGITAL

INVESTIGAÇÃO BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA EM UMA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo

A água é de suma importância para a fisiologia do corpo humano e de várias outras espécies, compondo cerca de 70% dos organismos vivos. Visando manter a saúde, diretrizes foram criadas para avaliação da qualidade das águas utilizadas para o consumo humano. Deste modo, essa pesquisa teve como propósito investigar a qualidade microbiológica da água distribuída em uma Universidade localizada no estado do Rio Grande do Sul. Foram analisadas 97 amostras de água, destas amostras, 92 eram de poços artesianos e 05 amostras da rede de abastecimento público da cidade. As amostras foram processadas no Laboratório de Análises Microbiológicas da Universidade Federal de Santa Maria, conforme estabelecido pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (21°ed.) e Silva et al. (2017). Os resultados foram interpretados conforme a portaria GM/MS N° 888 de 28 de maio de 2021. Dentre as 97 amostras analisadas 88 (90,7%) estavam próprias, e 9 amostras (9,3%) resultaram impróprias para o consumo humano, devido que foi verificada a presença de coliformes termotolerantes e Escherichia coli. Das 88 amostras próprias, uma taxa de 17% (15/88) apresentou contagem de Bactérias Heterotróficas superior a 5 x 10² Unidades Formadoras de colônia por mililitro de água. A partir dos dados analisados, verificou-se uma taxa considerável de amostras de águas impróprias para consumo, esse resultado pode ter sido influenciado pela interrupção de algum dos processos de manutenção da potabilidade da água em decorrência da pandemia atual.

DOI Revista FaSouza - INVESTIGAÇÃO BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA EM UMA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave: Água. Bactérias. Análise Microbiológica.

GESTÃO COM COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA: ESTRATÉGIA PARA FEEDBACKS COLABORATIVOS

Resumo

A presente pesquisa - Gestão com comunicação participativa: estratégia para feedbacks colaborativos - observado na Escola Municipal Emília Freire de Lima, tem como objetivo geral analisar a comunicação da gestão escolar com sua equipe e propor estratégias de melhoria, através de feedbacks negativos e positivos do contexto escolar, para que assim haja um ambiente colaborativo em que todos possam ser ouvidos e mediados por essa gestão, através de ações administrativas e pedagógicas. Nossa intenção ao propor esse estudo é examinar e observar a equipe gestora quanto articuladora desse feedback. Para tanto, foram realizados questionários para a equipe escolar, assim como reuniões que envolvesse todos, e assim gerindo uma gestão com práticas de feedbacks.

DOI Revista - GESTÃO COM COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA: ESTRATÉGIA PARA FEEDBACKS COLABORATIVOS

Palavras-chave: Gestão escolar; Equipe escolar; práticas de feedbacks.

PRINCÍPIOS DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES: DIFICULDADES REAIS NA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CELERIDADE

Resumo

Em regra, por disposição legal, as contratações de bens e serviços pela Administração Pública Federal, Estadual, Municipal e autárquica, diferentemente do setor privado, ocorrem por meio de processo licitatório. Atualmente, foi sancionada uma nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a qual estabelece diversas normas que regem o processo de aquisições governamentais. A nova Lei de Licitações e Contratos trouxe diversas novidades para o âmbito das contratações públicas e definiu os princípios fundamentais que regem todo o processo de aquisição e contratação. O presente estudo tem a intenção de descomplicar a interpretação dos princípios licitatórios, bem como explanar sobre as principais dificuldades encontradas pelo gestor e agentes públicos no trâmite do processo licitatório, especialmente, quando tratarmos do princípio da celeridade. Será demonstrada a importância do atendimento a todos os princípios, legislações pertinentes e essenciais ao processo licitatório, entretanto, demonstraremos que - na prática - o princípio da celeridade tem sido o mais atacado e diretamente prejudicado nos processos licitatórios.

DOI Revista FaSouza - PRINCÍPIOS DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES: dificuldades reais na aplicação do princípio da celeridade

Palavras-chave: Legislação. Licitações. Contratos. Princípios. Celeridade.

ARTE NA ESCOLA: RELEITURA DAS OBRAS DA ARTISTA PLÁSTICA MARI BUENO DE SINOP-MT

Resumo

Este artigo trata sobre um projeto de aprendizagem desenvolvido na instituição de ensino EMEB Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller no município de Sinop no Mato Grosso, com 21 alunos da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) intitulado “Arte na escola: releitura das obras da artista plástica Mari Bueno”. O presente projeto surgiu a partir da necessidade de promover práticas artísticas inclusivas aos alunos com deficiência da sala de AEE. Este artigo é de abordagem qualitativa e teve como foco a base da pedagogia de projetos na educação básica. Os alunos da sala de AEE na sua maioria têm um interesse muito grande por pintura e desenho, sendo uma experiência pedagógica mensalmente desenvolvida. Diante disso, os docentes buscaram formas de como promover o contato das crianças com as produções artísticas e conhecer um de nossos artistas locais, algo que está diretamente ligado ao que diz a Base Nacional Comum Curricular, sobre promover o contato com diversas formas de expressão artística e a valorização da produção cultural local, a regionalidade. O projeto foi denvolvido em quatro etapas: 1ª) Organização e sistematização do projeto; 2ª) Visita ao ateliê da artista plástica; 3ª)Produção das obras; 4ª) Exposição das obras na mostra pedagógica. O projeto apresentou resultados positivos, dando visibilidade às produções artísticas dos alunos do AEE e promovendo o contato com as produções de Mari Bueno e outros artistas regionais de Sinop-MT.

DOI Revista FaSouza - ARTE NA ESCOLA: releitura das obras da artista plástica Mari Bueno de Sinop-MT

Palavras-chave: Educação Especial. Sala de AEE. Projeto. Arte.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA DISCUSSÃO AINDA NECESSÁRIA.

Resumo

Este trabalho apresenta o processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde para então situar e pensar a prática do profissional da Psicologia no âmbito da saúde pública. Para isso, faz uso da metodologia da revisão bibliográfica. Nota-se que o SUS foi construído a partir de muita mobilização social, disputando desde conceitos sobre saúde até políticas públicas concretas de atenção à saude da população. O profissional da Psicologia contribui para a saúde pública a partir de sua inserção na Rede de Atenção Psicossocial, que abrange todos os níveis de atenção do SUS. É devido a essa presença na saúde pública que se faz necessária a reflexão sobre os princípios norteadores da prática do psicólogo no SUS. Conclui-se que essa atuação deve, para caminhar junto aos princípios do SUS, se articular à defesa e produção da autonomia dos sujeitos e à multiplicidade de formas de vida, rompendo com um passado de hegemonia dos consultórios particulares de Psicologia e seus cuidados muitas vezes individualizantes. A essa proposta se fazem resistências, como retrocessos vividos nos últimos anos no Brasil acerda de concepções de saúde e da retomada de práticas discutíveis como a abordagem dos Trantornos por Uso de Substâncias pautada na abstinência e não na Redução de Danos, razões pelas quais fica evidente a necessidade de manter vivo o debate sobre a atuação do psicólogo no SUS.

DOI Revista FaSouza - Políticas públicas de saúde e o fazer do psicólogo na Rede de Atenção Psicossocial: uma discussão ainda necessária.

Palavras-chave: Psicologia. Sistema Único de Saúde. Rede de Atenção Psicossocial.

UM FIO, UMA MASSA E UM COMPUTADOR: DO EXPERIMENTO DO PÊNDULO SIMPLES AO APRENDIZADO DE MÁQUINA

Resumo

O pêndulo simples consiste basicamente de uma massa sustentada por um fio num ponto de apoio. Este objeto permitiu, desde a era da antiguidade, observações de fenômenos temporais e oscilatórios. No início do século XVII, Galileu Galilei observou que para pequenas oscilações, o pêndulo apresenta movimento isócrono, isto é, ele oscila em períodos iguais. O pêndulo é objeto de estudo para pesquisadores e professores desde então, pois não apenas é uma ferramenta de baixo custo e fácil de montar, como permite estudar muitos conceitos físicos como oscilações, período, frequência, aceleração gravitacional. Nos séculos passados, experimentos simples da física serviram de base para o cálculo de constantes universais ou fazer demonstrações matemáticas. No caso do experimento do pêndulo simples é possível calcular a constante da aceleração gravitacional local, muito atribuída em livros e artigos como g=9,8 m/s², além de ser possível a demonstração da equação de movimento harmônico simples. No entanto, nos últimos anos a tecnologia tem dado um salto e algoritmos de inteligência artificial, tal como de aprendizado de máquina – machine learning – tem se mostrado promissor em diversos campos das ciências. Na física computacional, usar aprendizado de máquina para analisar teorias e experimentos tem se mostrado uma ferramenta excepcional. Com isso, neste trabalho iremos usar um algoritmo simples de aprendizado de máquina para analisar resultados do experimento do pêndulo simples. O objetivo deste estudo é elucidar a importância de experimentos simples no ensino da física, bem como motivar o estudo experimental de ferramentas computacionais reconhecidas.

DOI - Revista FaSouza - UM FIO, UMA MASSA E UM COMPUTADOR: Do Experimento do Pêndulo Simples ao Aprendizado de Máquina

Palavras-chave: Pêndulo Simples. Aprendizado de Máquina. Ensino de Física.

ALFABETIZAR LETRANDO: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL

Resumo

O presente artigo consiste em um relato reflexivo sobre a proposta de alfabetizar letrando. Objetiva, também, analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da leitura e escrita dentro do processo da alfabetização e letramento. A metodologia baseia-se em uma das propostas de trabalho da pesquisadora na sua turma do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se da contação de história para trabalhar, leitura, escrita, compreensão do texto também interligado a situações reais do cotidiano, assim como no auxílio para elaboração da produção textual em formato coletivo. Na sequência, por meio de um apoio teórico para esta proposta de investigação, busca-se tratar da prática em sala de aula mediado pela docente quanto a apropriação do uso da leitura e da escrita, interagindo com o pensamento do estudante acerca do meio o qual ele faz parte, usando como estratégia pedagógica a literatura infantil. Assim, possibilitando aos discentes, mesmo aqueles que não tem ainda o domínio da leitura e da escrita, a participação em experiências variadas com interesse e motivação para produzirem texto até mesmo utilizando-se de desenhos para dialogarem com o assunto produzido. Os resultados obtidos revelam que o trabalho com a literatura infantil tem sido parte integrante para alfabetizar letrando por intermédio de atividades que auxiliam no desenvolvimento da leitura e da escrita.

DOI Revista FaSouza - ALFABETIZAR LETRANDO: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Literatura Infantil. Leitura. Escrita.

O USO DA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA ETNOMATEMÁTICA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU EM TURMAS DA EJA

Resumo

O presente trabalho discute ideias relevantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade da Educação Básica que visa atender alunos que possuem uma realidade diferente, marcada pelas suas experiências e pelo conhecimento oriundo do seu cotidiano e pela defasagem idade/série. Para tanto, foi feito um paralelo entre Modelagem Matemática, Etnomatemática e Trajetória Hipotética da Aprendizagem, a fim de possibilitar um alinhamento entre os conteúdos trabalhados em sala de aula da EJA e a realidade do aluno e viabilizar o interesse em aprender. Dessa forma, adotou-se o conteúdo programático de função polinomial do primeiro grau e foi realizada uma proposta pedagógica como alternativa do trabalho do professor na sala de aula de exatas da EJA. Espera-se que esse trabalho contribua, tanto para a classe docente durante a sua prática, quanto para os pesquisadores da presente área. Para embasar as discussões, foram buscados aportes teóricos em Simon (1995), Bassanezi (2002), Burak (1992) e D’Ambrósio (1986; 2002; 2008).

DOI Revista FaSouza - O USO DA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA ETNOMATEMÁTICA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU EM TURMAS DA EJA

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Função Afim.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONVERGÊNCIAS E REFLEXÕES ACERCA DO DEBATE ATUAL

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar um panorama dos conceitos de gestão democrática na educação e orientação educacional, destacando a relação de sinergia entre as duas esferas. Por meio da análise da legislação específica e de trabalhos acadêmicos que abordam as duas temáticas, o artigo visa discutir o papel da orientação na consolidação de uma gestão educacional mais participativa e democrática, que fortaleça o ensino escolar de forma ampla. A metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica e o artigo apresenta uma introdução conceitual aos termos e práticas, uma breve reconstrução da trajetória legal dos temas no Brasil e aspectos pontuais do debate atual em torno da gestão democrática, bem como do papel do orientador educacional na sua construção e prática.

DOI Revista FaSouza -ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA: convergências e reflexões acerca do debate atual

Palavras-chave: Orientação Educacional. Gestão Democrática. Educação.

COMPORTAMENTO DO ANIMAL DURANTE O PROCEDIMENTO DA EUTANÁSIA

Resumo

O presente trabalho traz a conscientização sobre o comportamento do animal durante o processo da eutanásia. Ressalta a dedicação e os cuidados na hora de praticar a ação, já que a palavra eutanásia, em grego, significa Boa Morte. Destaca a posição ética e a responsabilidade do médico veterinário ao recomendar a eutanásia e a postura do mesmo para minimizar o estresse e sofrimento ao animal, e seu posicionamento moral junto ao proprietário. A eutanásia animal no Brasil ainda é um capítulo complicado e que leva a vários questionamentos. Para além, há questões éticas e morais envolvidas nessa prática, já que há uma legislação envolvida e critérios clínicos a serem acatados. Concluiu-se que a eutanásia se repousa no bem estar do animal e na patologia exibida por ele. Para coletar tais informações, foi realizado um levantamento e seleção de artigos e livros impressos e em meio digital, através de consulta na plataforma de pesquisa Google.

DOI Revista FaSouza - COMPORTAMENTO DO ANIMAL DURANTE O PROCEDIMENTO DA EUTANÁSIA

Palavras-chave: Veterinário. Eutanásia. Comportamento animal.

AUDITORIA ODONTOLÓGICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA IMPORTÂNCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Resumo

Os serviços de auditoria em saúde constituem papel fundamental para que serviços de qualidade atinjam a população brasileira, principalmente a mais necessitada, sendo a odontologia parte essencial no desenvolvimento de políticas públicas voltada para a área da saúde. Dentro deste contexto, uma boa administração dos recursos, tanto humanos, como administrativos e financeiros consolidam ponto chave para oferecer à população serviços de qualidade. Neste diapasão, revisões frequentes destas políticas enfatizam a importância da auditoria odontológica para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois os profissionais auditores odontológicos, quando bem capacitados e estimulados, possuem ferramentas próprias para avaliarem e contribuírem para que estas políticas beneficiem a população.

DOI-Revista FaSouza - AUDITORIA ODONTOLÓGICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA IMPORTÂNCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Palavras-chave: Auditoria, Auditoria Odontológica, SUS.

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