ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.75 2024

jul

EDIÇÃO

75

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.75 2024

Por Faculdade FaSouza 15/07/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.75 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 75 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES QUEIMADOS

Resumo

As queimaduras são lesões ocasionadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, que trazem sérias sequelas físicas e/ou psicológicas e nos mais graves dos casos, até mesmo a morte. Se faz necessária uma abordagem ágil e resolutiva com uso de instrumentos terapêuticos que minimizem os impactos na vida do paciente acometido. O objetivo desse estudo foi descrever segundo as evidências científicas quais os tratamentos mais utilizados para auxiliar no tratamento clínico de pacientes vítimas de queimadura. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a busca ocorreu no período de fevereiro a março através das bases de dados LILACS e, MEDLINE, sendo selecionado um total de 8 artigos para elaboração desta pesquisa. A partir da análise dos estudos, foi observado que os métodos mais utilizados para realizar terapia de pacientes queimados foram: a troca adequada de curativos, utilização de coberturas como a sulfadiazina de prata, ácido hialurônico, película de biocelulose, gaze não aderente, hidrogel, hidrofibra de carboximetilcelulose sódica, pele da tilápia e de acordo com a complexibilidade da lesão a necessidade de intervenção cirúrgica para auto enxerto e desbridamento.

DOI - FaSouza - PRINCIPAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES QUEIMADOS

Palavras-chave: Queimaduras. Tratamentos. Manejo.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de investigar sobre como é feita a abordagem da Educação Financeira, conteúdo contemplado na Educação Básica. Essa investigação ocorreu através de análise dos documentos normativos que regem a Educação Básica e observamos como as escolas tratam esse assunto com os alunos no decorrer de sua formação, intensificando a importância de trabalhar esse conteúdo na escola. Buscamos pesquisar algumas perspectivas teóricas para melhor entender a importância deste assunto em sala de aula e entender a diferença entre a Educação Financeira e a matemática financeira, que muitas das vezes são confundidas. Por fim, apresentaremos uma proposta de atividade que foi aplicada em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Podemos perceber que seu ensino na Educação Básica é extremamente falho, de certa forma chega a ser imperceptível, porque o foco está na ferramenta que nos leva a Educação Financeira, que é a matemática financeira.

DOI - FaSouza - EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Documentos Curriculares. Educação Básica. Educação Financeira.

A SEMIÓTICA DO VESTIR POLÍTICO: CORES COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO IDEOLÓGICA

Resumo

Há muito se debate sobre a necessidade de repensar novos recursos de comunicação política, principalmente na era da comunicação digital. Este artigo busca demonstrar que cores de roupas de lideranças políticas podem ser uma solução para essa demanda, desde que sejam usadas de forma simbólica. O presente trabalho apresenta como o uso delas de forma planejada e estratégica facilita a transmissão e assimilação de mensagens que impactam a percepção do eleitor. Além disso, as cores de roupas simbólicas usadas por lideranças políticas também podem agir como gatilhos para estimular a produção de conteúdo no ambiente digital, seja nos sites de notícias, seja pelos usuários de redes sociais. Para isso, será feita uma pesquisa bibliográfica de estudos sobre psicologia das cores, semiótica e neurociências, além de um paralelo com casos já existentes na política moderna: o roxo do sufrágio na posse presidencial norte americana em 2021 e a troca do vermelho pelo branco feita pelo PT nas eleições brasileiras de 1989 e 2022.

DOI - FaSouza - A SEMIÓTICA DO VESTIR POLÍTICO: CORES COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO IDEOLÓGICA

Palavras-chave: Psicologia das cores. Comunicação Política. Neurociência. Neuropolítica. Semiótica.

O AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO DE VACINAS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

Resumo

O avanço no desenvolvimento de vacinas representa uma conquista significativa na medicina moderna, com um impacto profundo na sociedade. Ao longo dos anos, as vacinas evoluíram não apenas em termos de eficácia e segurança, mas também em sua capacidade de prevenir doenças e salvar vidas. Esse progresso tem sido crucial para reduzir a incidência de doenças infecciosas, melhorar a saúde pública e aumentar a qualidade de vida das populações ao redor do mundo. O objetivo geral do presente estudo foi discorrer sobre a importância do desenvolvimento de vacinas na sociedade. Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, na qual foram utilizados artigos científicos provenientes das bases de dados online Scielo, PubMed, Google Acadêmico e Lilacs. Os artigos selecionados estavam redigidos em inglês ou português e foram publicados entre os anos de 2014 e 2024, abrangendo um período de 10 anos. Uma das preocupações tem sido a facilidade de propagação de doenças devido à globalização, com o intenso trânsito de pessoas ao redor do mundo. Ao contrário de épocas passadas, onde a disseminação de doenças era mais limitada, o mundo atual favorece a rápida propagação de vírus contagiosos. Por isso, a aplicação eficiente de políticas públicas tem sido essencial para garantir uma imunização ampla, especialmente em comunidades carentes com dificuldade de acesso às vacinas. Assim, a vacinação continua sendo o método mais eficaz em termos sociais e financeiros para o controle e erradicação de doenças contagiosas.

DOI - FaSouza - O AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO DE VACINAS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

Palavras-chave: Vacinação. Saúde coletiva. Imunização. Hesitação. Importância.

PROPOSTAS EDUCACIONAIS E PLANOS EFETIVOS NO CONTROLE DO USO DA ÁGUA EM PROL DO SANEAMENTO BÁSICO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE COLETIVA

Resumo

O foco é conscientizar a população sobre a importância da água, seu uso consciente e as tecnologias associadas ao controle da água, o bom uso da mesma, sua preservação e o correto cuidado com esse bem natural. As propostas educativas incluem reflexões teóricas, atividades práticas-treinamentos do dia a dia e visitas aos órgãos de saneamento, percorrendo uma abordagem abrangente alinhada às normas de preservação ambiental no correto uso da água. O texto aborda justificativas e os objetivos de um trabalho educacional sobre o tratamento da água. Destaca-se a dependência crescente dos mananciais devido ao crescimento urbano, ressaltando que, apesar de chegar às residências, comércios e indústrias em condições de consumo, a água é devolvida ao meio ambiente praticamente sem tratamento. Os objetivos centram-se na conscientização dos cidadãos sobre a importância da água para qualquer ser vivo e na percepção da quantidade de lixo que polui as águas urbanas. O tema do trabalho visa refletir sobre o uso consciente da água, o desperdício e recursos tecnológicos, buscando poupar e reutilizar legalmente, sem prejudicar a natureza e os seres humanos. A abordagem educacional envolve perspectivas ambientais, de saúde coletiva e educação, com propostas integradas, atividades práticas, planos efetivos de controle da água e uma abordagem interdisciplinar, visando à comunicação efetiva para influenciar positivamente as comunidades. Ao contextualizar o tratamento da água em relação à saúde coletiva, é crucial reconhecer que a qualidade desse recurso impacta diretamente a saúde da população em larga escala ao conscientizar sobre a importância da água, usando-a conscientemente.

DOI - FaSouza - PROPOSTAS EDUCACIONAIS E PLANOS EFETIVOS NO CONTROLE DO USO DA ÁGUA EM PROL DO SANEAMENTO BÁSICO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE COLETIVA

Palavras-chave: Tratamento da água. Educação ambiental. Meio ambiente. Saúde pública. Saneamento básico. Propostas educacionais.

AVALIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como as metodologias e as modalidades das novas diretrizes curriculares influenciam as práticas de avaliação em Língua Portuguesa no novo ensino médio. Os percursos metodológicos utilizados para a consecução desse artigo foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. com abordagem qualitativa. Através dos documentos analisados observou-se que os docentes atualmente tentam superar a concepção da avaliação tradicional por meio de práticas formativas. Os resultados dessa prática apontam para um método avaliativo que permite ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades mais efetivas, que colaboram para sua aprendizagem de fato, privilegiando uma formação autônoma e crítica. Por fim constata-se que no processo de ensino/aprendizagem a avaliação tem uma relevante importância, pois ela é o processo pelo qual investiga os problemas de aprendizagem dos alunos e possibilita o docente a avaliar a sua didática.

DOI - FaSouza - AVALIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Avaliação. Ensino Médio. Ensino-Aprendizagem.

A GAMIFICAÇÃO KAHOOT! COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: JOGANDO COM OS NÚMEROS E CONTRA ELES

Resumo

O objetivo do estudo é relatar que a gamificação, aplicada através de metodologias ativas como a plataforma Kahoot!, tem se mostrado uma ferramenta poderosa diante dos estudantes, pois há engajamento e muita motivação dos alunos ao trocarmos os livros impressos pelos jogos eletrônicos. E desta forma, a gamificação se destaca como uma estratégia inovadora para o ensino, incorporando elementos de jogos em contextos não lúdicos. Com base em um estudo teórico em Moran (2022), este artigo explora os benefícios da gamificação Kahoot! na educação, evidenciando de maneira detalhada os motivos pelos quais os estudantes apreciam essa ferramenta. São apresentados os elementos que tornam o Kahoot! atrativo, como a competição saudável, o feedback imediato e a possibilidade de personalização. Assim sendo, evidenciar-se que este jogo veio para revolucionar os métodos de ensino, dentre eles, os que estão relacionados à matemática.

DOI - FaSouza - A GAMIFICAÇÃO KAHOOT! COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: JOGANDO COM OS NÚMEROS E CONTRA ELES

Palavras-chave: Kahoot!. Gamificação. Tecnologia.

A ARTÍSTICA DISTÂNCIA DE NIETZSCHE: REDUÇÃO DA MORAL À ESTÉTICA

Resumo

O presente artigo tem o intuito de analisar a metodologia metafilosófica através da qual Nietzsche caracteriza a tradicional questão délfica do autoconhecimento humano como fenômeno estético, no âmbito do seu ideal ético do espírito livre (Freigeisterei) e suas consequências durante a década de 1880. Tomam-se as duas edições de A Gaia Ciência (1882 e 1887) como fonte, verificando-se linguística e hermeneuticamente como os ideais epistemológicos de busca pela essência coincidem com os referenciais éticos fixados historicamente nas formas de vida das pessoas dentro de uma cultura e como Nietzsche demonstra que tal relação de identidade é um fenômeno estético que define a constituição do Belo como um caminho rumo à profundidade da essência. Subsequentemente, discorre-se sobre a inversão nietzschiana deste processo para uma estética da superficialidade, a partir do reconhecimento da aparência como único acesso possível a si mesmo e às coisas. Desta inversão deriva uma liberação do indivíduo para a produção do próprio caráter e do futuro da cultura à qual pertence.

DOI - FaSouza - A ARTÍSTICA DISTÂNCIA DE NIETZSCHE: REDUÇÃO DA MORAL À ESTÉTICA

Palavras-chave: Nietzsche. Metaética. Hermenêutica.

A IMPORTÂNCIA DA PERMANÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO DISICPLINA OBRIGATÓRIA NA NOVA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre a retirada da obrigatoriedade do ensino de filosofia com a nova reforma do ensino médio, o seu papel na aprendizagem do aluno, e entender os por quês e para quês, que buscaram eliminar a Filosofia das Escolas. Tendo como objetivo principal elucidar sobre a importância do ensino de filosofia no ensino médio, e evidenciar os fatos que incentivaram a retirada do Ensino de Filosofia das Escolas e quais as consequências negativas que o novo ensino médio acarretará sobre a aprendizagem dos alunos quando opta por subtrair uma disciplina tão importante do currículo, pois a filosofia estimula os alunos a questionar, analisar e avaliar criticamente ideias e argumentos. Isso os capacita a pensar de forma independente, a examinar questões complexas e a formar suas próprias opiniões, desenvolvendo sua própria capacidade de raciocínio e argumentação.

DOI - FaSouza - A IMPORTÂNCIA DA PERMANÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO DISICPLINA OBRIGATÓRIA NA NOVA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Ensino Médio. Filosofia. Currículo.

CONSTRUTIVISMO EM AULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU RECICLÁVEIS COMO FORMA DE MELHORAR O APRENDIZADO

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância das aulas práticas no ensino de Biologia e Química, utilizando materiais de fácil acesso para os estudantes. No trabalho serão expostos desafios do professor em tornar as aulas mais atrativa para os alunos. Como alternativa, para que isso aconteça é necessário ministrar aulas práticas, para acrescentar mais conhecimento e elucidar o conteúdo, para que os alunos vejam na prática o que se explica. Ele foi feito em turmas do 6° ao 9° ano de Ciências da Natureza, do Ensino Fundamental II, na Escola em Tempo Integral Irmã Ceciliana Gross, situada no Bairro Maurício de Nassau, na cidade de Caruaru - PE, no ano de 2024. Com o intuito de mostrar aos alunos que com materiais de fácil acesso, caseiros ou recicláveis, pode-se extrair conhecimento científico nas áreas de química e biologia.

DOI - FaSouza - CONSTRUTIVISMO EM AULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU RECICLÁVEIS COMO FORMA DE MELHORAR O APRENDIZADO

Palavras-chave: Construtivismo. Experimentos. Ceciliana.

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