ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.83 2025

mar

EDIÇÃO

83

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.83 2025

Por Faculdade FaSouza 18/03/2025
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.83 2025

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 83 DE 2025 DA REVISTA DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Resumo

A família configura-se como a base principal do desenvolvimento da criança como ser humano em todos os aspectos de sua vida. Enquanto isso o papel da escola, gira em torno do desenvolvimento intelectual, educacional e profissional. A família possui o papel fundamental no que diz respeito a formação de caráter, personalidade e ascensão do indivíduo com necessidade especial. Logo, a família e a escola devem andar juntas, com o objetivo de proporcionar um atendimento adequado as crianças com deficiência e garantir que estas sejam de fato incluídas nas aulas. A escola por sua vez deve estreitar cada vez mais este laço com a família, permitindo que haja um convívio maior por parte dos pais na instituição educacional, o que permitirá que eles auxiliem no desenvolvimento da criança especial. Diante disto, o objetivo deste trabalho é compreender qual a contribuição da família quando presente no processo de inclusão. O trabalho foi realizado através de uma revisão sistemática da literatura de cunho qualitativo. Realizou-se buscas por trabalho em diversas bases de dados e em seguida leitura e compilação dos achados. Podemos concluir que a família possui um papel fundamental para que o processo de inclusão ocorra de forma satisfatória. É preciso que a escola estreite a relação com a família, pois desta forma irá proporcionar um desenvolvimento integral da criança especial.

DOI-A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Família e escola. Inclusão escola. Educação especial.

DESAFIOS CLIMÁTICOS PARA ENTREGADORES DOS CORREIOS EM VÁRZEA GRANDE - MT: ANÁLISE SOBRE CALOR, FRIO E PROTEÇÃO SOLAR

Resumo

Este artigo analisa, por meio de uma revisão bibliográfica, os desafios climáticos enfrentados por trabalhadores externos dos Correios em Várzea Grande - MT e o impacto dessas condições na saúde e segurança ocupacional. A pesquisa aborda a exposição prolongada ao calor, frio e radiação solar, condições que podem comprometer o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, levando a questionamentos sobre a efetividade das políticas de proteção atuais. A revisão explora literatura científica e dados de normas regulamentadoras para identificar os principais riscos e apontar soluções e práticas recomendadas para mitigar tais impactos.

DOI-DESAFIOS CLIMÁTICOS PARA ENTREGADORES DOS CORREIOS EM VÁRZEA GRANDE - MT: ANÁLISE SOBRE CALOR, FRIO E PROTEÇÃO SOLAR

Palavras-chave: Entregadores. Clima. Proteção solar.

A PSICOMOTRICIDADE NO SÉCULO XXI: POTENCIAL NA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE DE DEFICIENTES VISUAIS

Resumo

Este artigo examina a relevância da psicomotricidade no século XXI, especialmente em relação ao seu potencial na orientação e mobilidade de deficientes visuais. Com a evolução das práticas educacionais e a ênfase no desenvolvimento integral das pessoas com deficiência, a psicomotricidade surge como uma ferramenta fundamental para promover o crescimento físico, cognitivo e socioemocional. Através de uma revisão bibliográfica abrangente, exploram-se novas perspectivas e metodologias que integram a psicomotricidade à educação e reabilitação de deficientes visuais. O objetivo geral é explorar os significados e a importância da psicomotricidade no contexto da deficiência visual e analisar o papel dos educadores e terapeutas. Especificamente, busca-se identificar práticas psicomotoras inovadoras aplicáveis. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica de artigos científicos, livros e estudos de caso. Os resultados indicam que as práticas psicomotoras modernas têm um impacto positivo significativo no desenvolvimento integral dos deficientes visuais, promovendo melhorias na orientação, mobilidade, percepção espacial, autoestima e habilidades sociais. As considerações finais destacam que a formação adequada dos profissionais e a implementação sistemática dessas práticas são essenciais para criar um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento psicomotor.

DOI-A PSICOMOTRICIDADE NO SÉCULO XXI: POTENCIAL NA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE DE DEFICIENTES VISUAIS

Palavras-chave: Psicomotricidade. Deficientes Visuais. Orientação e Mobilidade. Desenvolvimento Integral. Inclusão.

O ENSINO DE FILOSOFIA E KANT: BREVES APONTAMENTOS E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Resumo

Este artigo objetiva analisar a perspectiva do filósofo alemão Immanuel Kant a respeito de alguns pontos sobre o ensino de filosofia. Tendo como problema central: O que é exigido dos docentes em relação a práxis do ensino de filosofia? Será analisado o ensino de filosofia, conceito e prática, o que possivelmente é ensinar a filosofar e como se daria o ensinar acerca da história da filosofia. O método de pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica de caráter exploratório, já que foram analisadas obras sobre a temática proposta, o que nos levou a refletir sobre o que nelas consta que converge ou não com a realidade que nos é apresentada no ensino de filosofia na educação básica. Este artigo se apresentará da seguinte maneira: Análise sobre a distinção entre filosofia e ato de filosofar, possibilidades de trabalhar com isso em sala de aula na perspectiva de Kant e discutir o papel do professor como facilitador do esclarecimento visando a autonomia intelectual dos alunos; isso a partir das obras “A crítica da razão pura” e “Resposta à Pergunta: O que é esclarecimento?”, além de textos complementares do autor e de alguns pesquisadores do filósofo. Este artigo propõe uma análise das questões previamente discutidas, com o objetivo de oferecer uma visão mais ampla sobre o ensino de filosofia.

DOI-O ENSINO DE FILOSOFIA E KANT: BREVES APONTAMENTOS E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Filosofar. Kant.

O ENSINO DE QUÍMICA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Resumo

Este estudo analisa a conexão entre o ensino de Química e a formação cidadã, com base nas percepções de professores da rede estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa destaca o papel transformador da educação no desenvolvimento de cidadãos críticos, éticos e conscientes, enfatizando como a Química pode ser utilizada para discutir questões relevantes da sociedade, como poluição, sustentabilidade, ética e consumo responsável. Reconhecendo o potencial da disciplina para abordar problemas sociais e ambientais, promovendo reflexões e ações concretas em prol do bem coletivo. Para coletar as percepções dos docentes, foram aplicados questionários cujos resultados são apresentados em gráficos e analisados. Os dados obtidos ajudam a compreender as opiniões dos professores sobre a contribuição da Química para a cidadania e como eles utilizam práticas pedagógicas para estimular o pensamento crítico e a responsabilidade social nos alunos. Os resultados reforçam a importância de um ensino que vá além dos conteúdos técnicos e explore a interface entre ciência, sociedade e ética. Assim, a pesquisa conclui que a Química, enquanto área do conhecimento, possui um grande potencial para contribuir na formação de indivíduos mais conscientes e engajados com os desafios do mundo contemporâneo, destacando o papel crucial dos professores nesse processo.

DOI-O ENSINO DE QUÍMICA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave: Ensino de Química. Formação Cidadã. Ensino Público. Rio de Janeiro. Percepções de Professores. Pensamento Crítico.

O PROCESSO AVALIATIVO NAS PRÁTICAS DOCENTES

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa que coloca em discussão os processos avaliativos utilizados por professores. Os objetivos são promover reflexões sobre as concepções da avaliação na alfabetização e compreender os instrumentos favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos pesquisas bibliográficas referentes ao tema, visando os procedimentos avaliativos. Fundamentando-se nas contribuições de Demo (2003), Freire (1996), Hoffmann (2005), entre outros que investigam e vêm investigando a avaliação da aprendizagem. Entendemos que a avaliação possibilita diagnosticar as dificuldades e/ou avanços em sala de aula. Neste sentido, ressaltamos que o processo avaliativo envolve tanto aluno, quanto professor. Avaliar se faz necessário, pois através da avaliação podemos verificar, entre outros aspectos, a eficácia do trabalho desenvolvido. Concluímos que os professores apresentam dificuldade de compreender o processo avaliativo, pois este tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem ajudando a nortear e reorganizar atividades propostas em sala. Vale ressaltar que não podemos definir o certo ou o errado, este ou aquele processo avaliativo, mas a forma de analisar e aproveitar os resultados é que devemos levar em consideração.

DOI-O PROCESSO AVALIATIVO NAS PRÁTICAS DOCENTES

Palavras-chave: Educação. Avaliação da Aprendizagem. Atuação Docente.

ALFABETIZAR CANTANDO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

O presente artigo buscou analisar a importância da música na Educação Infantil dentro do processo ensino-aprendizagem. É necessário ressaltarmos que a música está cotidianamente presente na vida das pessoas, em diversas culturas, sociedades e em diferentes lugares. Assim, a visão de trabalhar na educação musical os aspectos culturais dos alunos, seu meio e a música como elemento de interação entre as outras disciplinas escolares, estão presentes em nossa história a partir da metade do século XX, junto à evolução da educação infantil como instituição educativa. Como embasamento teórico apresentamos diversos autores que vem trabalhar a importância da música na educação infantil, entre os eles destacamos Loureiro, Gainza, Bréscia, Gordon e outros. Logo, a música vem apresentar vários significados e é uma forma de expressão artística que contribuirá para a formação da criança no início do processo da aprendizagem. Todavia, a educação musical, surge como processo de integralização, pois, através desse recurso pode-se desenvolver na criança raciocínio lógico e cognitivo, além de promover a colaboração e o respeito mútuo, possibilitando dessa forma ao aluno uma melhor convivência na sala de aula e a elevação da autoestima facilitando a sua aprendizagem.

DOI-ALFABETIZAR CANTANDO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Música. Educação. Inclusão. Alfabetização.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Resumo

O presente artigo visa analisar a produção de pesquisas acadêmicas (teses e dissertações), desenvolvidas nos últimos 5 anos no Brasil, sobre o uso de tecnologias assistivas para promover a educação inclusiva, contemplando sua importância e os desafios a serem enfrentados pelas instituições de educação superior. A pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica, realizada por meio de uma abordagem qualitativa, em que foram selecionadas dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2019 a 2024. Por meio da análise dos dados, percebeu-se que a importância do uso das tecnologias assistivas na educação superior se refere a: inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, proporcionando maior autonomia e autoconfiança aos alunos; maior facilidade para realização das atividades acadêmicas, permitindo que os alunos com deficiência se integrem melhor ao ambiente universitário; entre outros. Além disso, observou-se alguns desafios a serem enfrentados pelas instituições de ensino superior, tais como: a complexidade das tecnologias assistivas pode ser um obstáculo tanto para alunos quanto para professores e o uso eficaz dessas tecnologias requer conhecimento técnico; a necessidade urgente de formar inicialmente e continuamente os professores para que possam utilizar as tecnologias assistivas de maneira eficaz; entre outros. Portanto, compreende-se que as tecnologias assistivas (TA) são ferramentas importantes para promover a inclusão de estudantes com deficiência e melhorar o processo de aprendizagem. No entanto, existem desafios que precisam ser superados para sua efetiva implementação e uso ao longo do processo de ensino e aprendizagem, a fim de alcançar resultados satisfatórios no contexto da educação superior.

DOI-EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavras-chave: Tecnologias Assistivas. Educação Inclusiva. Educação Superior.

PSICOLOGIA JURÍDICA E SUAS INTERFACES NO PROCESSO DE ADOÇÃO

Resumo

O presente estudo tem como papel apresentar as interfaces da psicologia jurídica no processo de adoção, abordando de que forma o profissional pode atuar juntamente com os operadores de direito nos aspectos psicossociais e jurídicos, a fim de compreender o indivíduo em sua subjetividade, e as novas configurações familiares. A pesquisa tem como relevância a forma como a adoção pode amparar crianças e adolescentes que se encontram vulneráveis de um lar familiar a construir mutuamente o vínculo com a família que pretendem o adotar. Assim sendo, importante destacar o papel do psicólogo na construção desse vínculo, afim de avaliar, mediar conflitos e até mesmo auxiliar os pais a desempenharem o papel de zelar e proteger os direitos fundamentais dessas crianças e adolescentes, assim como ajudar na compreensão da nova dinâmica familiar, de maneira a aceitarem os filhos pelo que são e não pela idealização do que buscam. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, que utiliza-se de sites e revistas como Scielo, PubSaúde entre outras revistas digitais.Conclui-se ainda, que a psicologia e sua atuação no contexto jurídico tem fundamental importância na construção de vínculo, apoio emocional e na idealização de ambas as partes no processo de adoção.

DOI-PSICOLOGIA JURÍDICA E SUAS INTERFACES NO PROCESSO DE ADOÇÃO

Palavras-chave: Psicologia. Jurídica. Adoção.

SOCIAIS

CONTATOS

  • Avenida Santa Helena, 1140 . Novo Cruzeiro
    Ipatinga. MG. CEP 35164-332
  • (31) 3616-7227
  • (31) 98908-9153
WhatsApp FaSouza