ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.84 2025

abr

EDIÇÃO

84

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.84 2025

Por Faculdade FaSouza 14/04/2025
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.84 2025

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 84 DE 2025 DA REVISTA DIGITAL

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

Resumo

A gamificação tem sido utilizada nos ambientes escolares como um alicerce fundamental diante da vivência escolar que muitas vezes possuem experiências cotidianas evidenciadas pelas pessoas que estão presentes no ambiente escolar. Com isso, a dificuldade de o docente aplicar o uso da gamificação em sala de aula está cada vez mais frequente e uma forma de solucionar este problema é por meio de aprender mais sobre a gamificação como ferramenta essencial no aprendizado. A metodologia consiste numa revisão de literatura onde buscamos analisar artigos e livros a respeito da temática abordada. A justificativa decorre da relevância de abordar elementos essenciais que fazem parte do nosso cotidiano escolar e que deve ser utilizado de forma mais constante como a gamificação. Contudo, torna-se importante evidenciar os dias atuais da educação escolar e de como esta favorece o aprendizado do aluno no decorrer do processo educacional.

DOI-GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO EDUCATIVO

Palavras-chave: Gamificação. Ambiente escolar. Docente. Sala de aula. Cotidiano.

DESAFIOS DA GESTÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL: COMPARAÇÕES COM INSTITUIÇÕES PRIVADAS E INTERNACIONAIS

Resumo

A gestão universitária no Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas, enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados à capacitação dos gestores. Diante disto, o objetivo deste artigo compreendeu a discussão dos principais desafios enfrentados na gestão universitária das Universidades Públicas no Brasil e compará-los com a gestão universitária de universidades no exterior e instituições de ensino superior privadas. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica, com foco na gestão universitária e atuação dos gestores institucionais. Os resultados apontaram que tanto em instituições públicas como privadas e universidades no exterior, evidencia-se como desafios à gestão, a ausência de formação específica dos gestores, a sobrecarga de trabalho, a desmotivação dos gestores e a falta de programas contínuos de capacitação para os gestores. Portanto, a fim de garantir a excelência operacional e administrativa das universidades públicas do Brasil, assim como promover maior eficiência e inovação no serviço público oferecido, destaca-se a necessidade de políticas públicas e institucionais para a formação contínua de gestores universitários dessas instituições.

DOI-DESAFIOS DA GESTÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL: COMPARAÇÕES COM INSTITUIÇÕES PRIVADAS E INTERNACIONAIS

Palavras-chave: Gestão universitária. Universidades Públicas. Ensino Superior.

A REFORMA DO CÓDIGO PENAL E SEUS IMPACTOS NA POLÍTICA CRIMINAL BRASILEIRA

Resumo

A reforma do Código Penal brasileiro tem sido amplamente discutida no meio jurídico e político devido ao seu impacto direto na política criminal do país. A proposta busca modernizar a legislação penal, adequando-a às novas realidades sociais, tecnológicas e institucionais. Entre os principais objetivos estão a proporcionalidade das penas, a ressocialização dos condenados, a ampliação do uso de penas alternativas e o fortalecimento do combate à impunidade e ao crime organizado. Além disso, a reforma propõe mudanças na execução penal, novas tipificações para crimes cibernéticos e ambientais, além da revisão de critérios para progressão de regime e liberdade condicional. No entanto, enfrenta desafios como a resistência institucional, a insegurança jurídica gerada por mudanças abruptas e questionamentos sobre sua efetividade na redução da criminalidade. Este artigo analisa os principais pontos da reforma e seus impactos na política criminal brasileira, considerando aspectos legislativos, doutrinários e práticos. Destaca-se a necessidade de um equilíbrio entre punição e ressocialização, bem como a importância de uma implementação eficaz para garantir um sistema penal mais justo e eficiente.

DOI-A REFORMA DO CÓDIGO PENAL E SEUS IMPACTOS NA POLÍTICA CRIMINAL BRASILEIRA

Palavras-chave: Reforma Penal. Código Penal. Política Criminal. Direito Penal. Sistema Prisional.

O ENSINO DA LITERATURA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE LEITORES EM SALA DE AULA

Resumo

Discute-se aqui o papel da literatura em sala de aula, considerando o processo de escolarização da leitura literária. Na escola, as abordagens do texto literário geralmente não se apresentam diversificadas, contribuindo para que o educando desenvolva uma compreensão mitificada e homogênea da literatura clássica. Este artigo objetiva ampliar as reflexões sobre leitura, literatura e escola, problematizando de que modo é possível desenvolver aulas dinâmicas de literatura, contribuindo para estreitar relações entre o texto literário e o leitor.

DOI-O ENSINO DA LITERATURA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE LEITORES EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Escolarização. Leitura. Literatura e escola. Texto literário. Sala de aula.

EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Resumo

Este artigo aborda a educação e a formação tecnológica como temas centrais no contexto educacional contemporâneo, enfatizando a importância de preparar indivíduos para um mercado de trabalho dinâmico. O objetivo do trabalho é discutir a integração das tecnologias digitais no processo educativo e os desafios que isso representa, como a formação de professores qualificados e a articulação entre o ensino superior e as demandas do setor produtivo. A metodologia empregada inclui uma revisão da literatura existente e a análise de práticas atuais na educação tecnológica. Os resultados indicam que a implementação de tecnologias deve ser encarada como um meio de potencializar a aprendizagem, promovendo uma formação mais significativa e contextualizada. Destaca-se ainda que a educação tecnológica vai além do domínio técnico, englobando uma compreensão crítica sobre o uso das tecnologias. As conclusões apontam para a necessidade de uma formação continuada de educadores e uma integração mais eficaz das tecnologias no currículo, visando garantir uma educação de qualidade e inclusiva que estimule a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes.

DOI-EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavras-chave: Educação tecnológica. Formação de professores. Integração digital. Mercado de trabalho. Competências do século XXI.

POLÍTICAS DE INCLUSÃO DAS MULHERES IDOSAS ADOTANTES OU EM SITUAÇÃO DE GUARDA JUDICIAL NO ENSINO SUPERIOR

Resumo

Este artigo aborda o direito fundamental à educação no Brasil e as políticas públicas de inclusão das mulheres idosas adotantes ou em situação de guarda judicial na educação superior. Ao sintetizar os impactos sociais dessas políticas, a pesquisa reforça a importância de iniciativas que promovam a equidade de idade, bem como a inclusão social no ensino superior. Os resultados do estudo demonstram que os avanços alcançados por essas políticas são inegáveis e representam passos importantes para a promoção da igualdade material, porém evidenciam lacuna significativa entre o texto da legislação e sua implementação prática.

DOI-POLÍTICAS DE INCLUSÃO DAS MULHERES IDOSAS ADOTANTES OU EM SITUAÇÃO DE GUARDA JUDICIAL NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Educação Superior. Mulheres Idosas. Adoção. Guarda Judicial. Políticas Públicas. Inclusão.

A EFETIVIDADE JURÍDICA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISE APLICADA À UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MARINHO DA PEDRA DA RISCA DO MEIO

Resumo

Este estudo busca entender quais são os principais dispositivos normativos de con-servação do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e como eles atu-am para garantir a conservação efetiva dessa área, partindo dos princípios previstos pelos sistemas normativos jurídicos nas esferas federal e estadual. O conteúdo foi fundamentado a partir de uma pesquisa bibliográfica através da leitura de artigos e pesquisa documental, como relatórios e a legislação. Delimitou-se o lapso temporal para análise até 2021. Ao longo do trabalho, apresenta-se uma compreensão acerca da aplicação dessas normas jurídicas em uma Unidade de Conservação marinha levando em consideração as especificidades que o ambiente marinho apresenta, de forma a permitir a assimilação sobre a atuação de órgãos responsáveis dentro da área do parque e entendendo como estes procedem diante do desafio de garantir a preservação da vida marinha, além de evidenciar quais as ações previstas para o parque e como elas foram construídas. Conclui-se que a normatividade do Parque tem apresentado avanços, evidenciados pela construção do plano de manejo, pela aproximação com a academia e pela realização de ações educativas voltadas à conscientização ambiental. Contudo, ainda se fazem necessários esforços para for-talecer a efetividade das políticas públicas e das normas de proteção, garantindo a preservação plena desse importante ecossistema marinho.

DOI-A EFETIVIDADE JURÍDICA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISE APLICADA À UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MARINHO DA PEDRA DA RISCA DO MEIO

Palavras-chave: Parque Marinho. Plano de Manejo. Unidade de Conservação.

O ESTOICISMO CLÁSSICO E O HUMANISMO DE MONTAIGNE COMO FONTES PARA UM FUNCIONAMENTO PSÍQUICO EQUILIBRADO

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa científica é descrever, analisar e tentar interseccionar certos pensamentos a respeito de determinados assuntos cujo epicentro é a vida e seus dilemas apresentados por alguns dos principais filósofos estoicos da antiguidade clássica, destacando especialmente a ataraxia, apatheia, eudaimonia, racionalidade dentre outros conceitos deste ramo filosófico pelo Sêneca e Epicteto; do filósofo seiscentista Espinosa, assim como do pensamento e das contribuições do filósofo francês Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592), sobre sua eminente obra Ensaios. O pensador foi um filósofo francês renascentista e escritor erudito. Montaigne tinha um caráter humanista e cético, ele é considerado como o precursor do estilo literário ensaístico. Séculos que nos separam, sua época coincide com a incipiente grandes navegações europeias no século XVI a obra de Montaigne comunica diversos aspectos da vida em uma profunda introspecção, como um verdadeiro cético, faz a reflexão sobre si mesmo, suas concepções epistemológicas, auto-observação que se aproxima em certa medida da autoanálise da psicanálise, suas ideias e legados de sua época moderna tem uma ressonância avançada que influenciam os filósofos, psicanalistas, psicólogos, educadores, cientistas, pedagogos e humanistas na contemporaneidade.

DOI-O ESTOICISMO CLÁSSICO E O HUMANISMO DE MONTAIGNE COMO FONTES PARA UM FUNCIONAMENTO PSÍQUICO EQUILIBRADO

Palavras-chave: Filosofia. Psicanálise. Psicologia. Montaigne.

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