ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.52 2022

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EDIÇÃO

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SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.52 2022

Por Faculdade FaSouza 10/08/2022
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.52 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 52 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

ERGONOMIA E A POSTURA CORRETA EM TRABALHO DE ESCRITÓRIO

Resumo

A ergonomia direcionando e organizando procedimentos que visam diminuir deterioração física do individuo em seu ambiente de trabalho, sendo ele presencial ou remoto. Desempenha um papel fundamental na escolha do mobiliário em um projeto será elaborado ou mesmo no uso de móveis existentes na casa de uma pessoa que trabalhe no sistema home office. No ambiente de escritório é comum o trabalhador não se manter uma postura correta e acabar desenvolvendo varias enfermidades ligadas a dores nas costas, que é conhecida como lombalgia. O objetivo deste artigo é conhecer origem mais comum deste problema, que são eles, os móveis, a postura incorreta, as dores lombares e por consequência levarão o individuo ao afastamento do trabalho. Para buscar entender melhor e trazer possíveis soluções foram analisadas bibliografias nas quais estudaram os temas aqui citados. Conclui-se que a orientação por parte das empresas, na escolha dos móveis, conscientização de se manter uma postura correta, a prática de exercícios laborais, fazer pausas durante a jornada de trabalho, irão trazer benefícios satisfatórios que refletirão diretamente na diminuição de doenças relacionadas ao trabalho sentando por tempo prolongado durante a jornada de trabalho.

Palavras-chave: Ergonomia; Mobiliário e o Posto de trabalho. Postura e a dor lombar

A TECNIZAÇÃO DA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Resumo

A inclusão escolar é o tema escolhido neste artigo, que aborda conceitos sociológicos para explicar um fenômeno que normalmente é centrada para a área educacional. Visando uma perspectiva de fora para dentro do objeto de pesquisa, para contemplar o impacto que certas tecnologias têm no cotidiano escolar. A metodologia selecionada foi uma junção entre estudo bibliográfico junto ao pensamento empírico do objeto de pesquisa, para uma noção mais afastada do ambiente escolar: mensurando de forma neutra e impessoal os impactos, sem esbarrar com escolas que usam tecnologias ou escolas sem tecnologia alguma. O propósito é refletir de forma teórica acerca do tema para dar uma contribuição voltada para uma sociologia dedutiva acerca dos fenômenos sociais. Ocasionando um artigo extremamente teórico: usando conceitos clássicos com novos dentro do ambiente acadêmico, tentando fazer pontes entre sociologia, educação, computação.

Palavras-chave: Tecnização. Inclusão Escolar. Tecnologia assistiva.

LIGA ACADÊMICA DE LOGÍSTICA: UM PROJETO RESILIENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS

Resumo

A Liga Acadêmica de Logística (LaLog) do Curso de Logística da Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou seus trabalhos em novembro de 2019 com previsão de atividades até dezembro de 2020. As linhas de ação são: tecnologia da informação, gestão da produção e da cadeia de suprimentos, transporte e métodos quantitativos. A LaLog UFT está estruturada na participação dos discentes da graduação, regularmente matriculados e dos docentes que os orientam. A metodologia de trabalho consiste em um estudo exploratório com análise de dados qualitativa onde foi aplicado ainda, um questionário aberto com a Profa. Coordenadora do projeto. Os resultados ainda que parciais das atividades são referentes as reuniões técnicas entre a equipe de trabalho da LaLog UFT com a equipe da LaLog do Curso de Engenharia de Transporte da Universidade Federal de Goiás (UFG). As considerações deixadas, revelam que em função da atual conjuntura as atividades estão sendo desenvolvidas em ações remotas tais como: Quartas da Logística, Quintas de Estudos Logísticos, grupo de estudos e discussões sobre temas da Logística, já que até o presente momento, todas as ações foram válidas para atender a proposta do projeto, uma vez que todas as ações promovidas estabelecem interfaces entre o ensino, a pesquisa e a extensão, possibilitando compreender práticas por meio de conteúdo.

Palavras-chave: Liga Acadêmica de Logística. Ensino. Pesquisa. Extensão

O USO DE DOCUMENTOS ORIGINAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO

Resumo

A matemática no ensino básico por muitas vezes tem gerado muitas dúvidas, por isso o professor desta disciplina deve procurar meios para viabilizar seu aprendizado, tentando sempre preencher possíveis lacunas, haja vista que o acúmulo de incertezas trará prejuízos a futuros conhecimentos relacionados a esta ciência. Dentre os meios disponíveis ao docente podemos destacar as tendências no ensino de matemática, que apresentam várias maneiras de se trabalhar a matemática em sala de aula, tais como o uso de materiais concretos, história da matemática, etno matemática e a resolução de problemas. Neste trabalho, cuja tendência norteadora é a história da matemática, apresentamos o uso de documentos originais no ensino de matemática, um conjunto de conhecimentos passados entre gerações e que visam facilitar o aprendizado das quatro operações, entre outros conteúdos. Assim, optamos por uma metodologia qualitativa, fundamentada numa pesquisa documental, com o auxílio de sequências didáticas na composição da proposta de atividades. Desta forma essa pesquisa visa contribuir para o ensino de matemática através do uso de documentos originais, ajudando assim a desenvolver nos educando conceitos básicos das quatro operações e no desenvolvimento do cálculo mental em alunos do 6o ano do ensino fundamental, anos finais.

Palavras-chave: Ensino de matemática. História da matemática. Documentos originais.

CONCEITOS ANTROPOLÓGICOS E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE TRANSDISCIPLINAR SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA

Resumo

A pesquisa discute as possíveis relações entre conceitos antropológicos e educação no sentido de oferecer mecanismos de análise, para o seio educacional, a partir da Antropologia. Nosso objetivo consiste em perceber de que modo aspectos antropológicos podem contribuir com o conhecimento, bem como práticas pedagógicas em ambientes de ensino e/ou socialização de conhecimento sobre sociedades indígenas. Para tanto, realizamos uma leitura bibliográfica acerca de argumentos da Antropologia Cultural e Social e da Educação, e como ambas podem atuar de forma transdisciplinar, especialmente no que diz respeito ao ensino de história indígena. Consideramos, pois, que conceitos antropológicos auxiliam, positivamente, no esclarecimento de termos, padrões comportamentais, bem como aspectos da natureza humana e coletiva no seio da educação e do ensino sobre o Outro, especialmente sobre os indígenas brasileiros.

Palavras-chave: Antropologia. Educação. Análise transdisciplinar. Ensino de história indígena.

DIREITO SOCIAL: DIREITO FUNDAMENTAL À SEGURANÇA PÚBLICA

Resumo

A segurança pública é um direito social estabelecido na Constituição Federal, conferindo a ela um status de direito fundamental, a fim de assegurar o patrimônio e a incolumidade física e psíquica dos indivíduos. Assim, o objetivo primordial da segurança pública é a busca do bem comum, a convivência harmoniosa entre os cidadãos de uma região, tornando a sociedade estável e mantendo a ordem. De grande relevância para a concretização de uma sociedade justa e igualitária, a Segurança Pública é essencial para a materialização do Estado Democrático de Direito. Com isso, este estudo busca realizar uma análise sobre a segurança pública como direito social fundamental, assim como sua contextualização na realidade social. Nesse sentido, a presente pesquisa pautada no método dedutivo, de cunho bibliográfico, visa analisar os aspectos gerais da Segurança Pública, compreendendo-a como direito social fundamental do homem.

Palavras-chave: Direitos Fundamentais. Direitos Sociais. Segurança Pública.

CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA ATUALIDADE

Resumo

Cada vez mais o estudo de línguas recebe atenção da sociedade, por representar uma necessidade latente decorrente das necessidades no mundo globalizado. São vários os idiomas que são estudados no Brasil, dentre eles a língua inglesa, japonesa, espanhola, francesa e entre outras. O presente estudo teve por objetivo compreender o atual contexto do ensino de idiomas na atualidade, correlacionando com os fatores limitantes, bem como, refletir sobre as possibilidades de recursos, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem para essa vertente. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva e abordagem qualitativa. Observou-se que o ensino de línguas nas escolas apresenta, em sua grande maioria, ineficácia, decorrente de métodos inapropriados, ausência de recursos, foco exclusivo na gramática, dificuldade dos profissionais com relação às Tecnologias da Informação e Comunicação, as quais não recebem formação para tal, e outras dificuldades, agravado principalmente nas escolas públicas. Alguns recursos e métodos foram citados, a fim de facilitar o processo de aquisição desse conhecimento, seja para uso do professor, aluno ou concomitantes, uma vez que a interatividade digital possibilita ao aluno e o professor uma relação pedagógica significativa.

Palavras-chave: Educação e Tecnologias. Línguas Estrangeiras. Língua Portuguesa.

NEUROCIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS SALAS DE AULAS CONTEMPORÂNEAS

Resumo

Em sua origem, a educação foi uma proposta de manobra política para manipulação do povo, onde inicialmente ficava por conta da igreja que detinha o poder antes até o século XVIII com uma educação precária, mais voltada aos interesses eclesiásticos do que a própria instrução. Derrubada pelo movimento pombalista inicialmente direcionada a elite, onde continua até meados do século XIX com algumas intenções sociopolíticas, porém com pouco avanço no ensino, através de alguns movimentos por Rui Barbosa, Anísio Teixeira, Paschoal Leme e Paulo Freire entre outros. Em paralelo trazemos a gênese da profissão professor, onde após a era Cristianista regida totalmente por eclesiásticos, iniciou a estatização sob a supervisão da igreja com artesãos e agricultores como mestres de educação até a revolução industrial. O crescimento do proletariado trouxe o descontrole e desordem, sem sucesso no controle do povo, com conflito entre ricos e pobres, manifestou-se uma preocupação em preparar melhor os professores, criar sistemas de ensino, onde o professor ganha um papel como sujeito e em busca de ressignificação como protagonista, o qual através de sua formação vem buscar saídas em outras ciências para seus desafios diário.

Palavras-chave: História da educação, educação popular; profissão professor, neurociências como ferramenta.

SOCIOLOGIA AMBIENTAL: INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Resumo

Este artigo aborda a relevância da Sociologia Ambiental como fator de proteção socioambiental. Objetiva debater aspectos relacionados aos da sustentabilidade e da Sociedade de Risco, com o intuito de refletir, compreender e analisar a forma de se trabalhar os riscos ambientais e suas influências no mundo contemporâneo. Como disciplina recente, a Sociologia Ambiental emergiu da convergência de outros ramos do conhecimento a partir de movimentos sociais sensíveis à ruptura ambiental pela expansão do fator econômico. A metodologia do artigo se caracterizou por uma análise exploratória de documentos, livros e sites com abordagem de natureza qualitativa. A análise do exercício da consciência socioambiental tem por suporte na Sociologia associada à reflexão socioambiental que se estruturam em práticas transformadoras nos contextos sociais para bem-estar da atual e das futuras gerações.

Palavras-chave: Sociedade de riscos. Sociologia Ambiental. Sustentabilidade.

DO ESCRITÓRIO FECHADO AO ABERTO: ANÁLISE DA GESTÃO DO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA PÚBLICA

Resumo

Este artigo analisa a gestão do processo de mudança do modelo de escritório fechado para o aberto de uma instituição financeira bancária pública a partir da opinião dos colaboradores envolvidos. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com realização de pesquisa de campo e aplicação de entrevista semiestruturada nas duas gerências escolhidas para participarem do projeto piloto, sendo elas a Gerência de Recursos Humanos e a Gerência Segurança Patrimoniais. O resultado revelou que, na percepção dos gestores responsáveis pela condução do processo, todas as ações que promoveram foco na preparação dos colaboradores à mudança surtiram o efeito desejado para a aceitação natural dos colegas e, no que tange ao novo modelo de escritório, ele foi considerado excelente por valorizar as pessoas e por ser muito superior ao anterior, classificado como arcaico. Contudo, identificou-se que tal percepção não condiz com a opinião dos demais, que, de forma unânime, afirmaram não ter nenhuma preparação para a mudança. Quanto ao novo escritório, uma parte não conseguiu alcançar a real necessidade da mudança e preferiam não ter feito a troca, pois estavam satisfeitos com seu ambiente de trabalho (mesmo não sendo mais bonito), e a outra parte somente daria preferência à troca do escritório se atendida todas as suas ressalvas.

Palavras-chave: Mudança organizacional. Escritório Aberto. Gestão do Processo de Mudança.

A SUPERVISÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA DENTRO DA ESCOLA

Resumo

Este artigo procura elucidar a importância do supervisor escolar dentro do ambiente escolar, e refletir como este a prática de supervisão escolar é uma reflexão constante sobre a educação e suas mudanças constantes para ajudar assim todo corpo docente. Toda essa pesquisa será embasada em textos que contam brevemente a história da função do supervisor escolar dentro educação. O objetivo geral deste artigo é fazer uma análise histórica do surgimento do supervisor escolar e seu papel dentro da escola. Os objetivos específicos, fazer uma pesquisa dentro da história da educação sobre o supervisor escola; quais são as obrigações deste supervisor escolar. A metodologia escolhida para realização deste trabalho foi a revisão de literatura. O artigo será desenvolvido em duas partes, a primeira mostrará a história do supervisor escolar e a segunda uma explanação das funções realizadas pelo supervisor escolar.

Palavras-chave: Supervisor escolar, escola, professores.

ATENÇÃO BÁSICA A PACIENTES DEPENDENTES QUÍMICOS E A RELAÇÃO COM À SAÚDE PÚBLICA

Resumo

Este artigo versa a reflexão sobre a história da evolução do tratamento da saúde mental no Brasil e a relação com a dependência química, colaborando com o conhecimento do conteúdo efetivo das mudanças nas práticas de recuperação ao dependente químico. A dependência química é hoje um dos grandes problemas de saúde no mundo (OMS), e um dos desafios que cresce constantemente. A tensão social voltada aos dependentes químicos, desde o crescimento ao consumo exacerbado de substâncias químicas associado à marginalização, trouxe como consequências um atendimento focalizado via repressão, em que se situam esses usuários à parte do convívio social e de uma inclusão marginal, através de políticas que não acompanham os direitos humanos. A dependência química consiste justamente na perda do controle ou uso abusivo da droga, o que torna esse problema um dos maiores da sociedade atual e, consequentemente, causa enorme prejuízo à Saúde Pública. Há mais de vinte anos, a política de saúde no Brasil vem sendo um dos direitos fundamentais, previsto na constituição de 88 que recebem destaque no bojo das lutas sociais por uma tentativa de reforma e estratégia balizadora da redemocratização no país. Percebe-se que o uso de substâncias que alteram o humor e o comportamento das pessoas tem sido difundido a milhares de anos, e isto se deu das mais variadas formas, desde cultos religiosos, a manifestações de rebeldia entre a juventude dos anos 70, mas o que se tem hoje em dia é um estado de adoecimento absoluto da sociedade em relação ao consumo e abuso de drogas, e isto não está mais agregado a um ou outro perfil de usuário.

Palavras-chave: Dependência Química; Saúde Mental; Família.

ESQUIZOFRENIA PARANÓIDE: DIFICULDADES ENFRENTADAS NA CONVIVÊNCIA FAMILIAR

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar as dificuldades enfrentadas pela família de pacientes diagnosticado com esquizofrenia paranoide. A coleta de dados foi realizada em um centro de atenção psicossocial da cidade de Nazaré das Farinhas-BA, a amostra foi constituída por 5 familiares que cuidavam direta ou indiretamente de esquizofrênicos. Foi usada a entrevista semiestruturada e, a seguir, a análise do conteúdo que permitiu identificar as categorias: Incompreensão da família em relação à esquizofrenia; Incerteza em relação ao futuro do seu familiar. Conclui-se que as famílias têm necessidade de compreender a esquizofrenia e as formas de enfrentamento dos problemas referente a esta patologia. Espera-se que com informações oferecidas, os familiares passem a identificar e entender que alguns comportamentos do parente doente se devem à doença.

Palavras-chave: Transtorno mental. Esquizofrenia. Família

MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO CELULAR APÓS AGRESSÃO POR: HIPÓXIA, ISQUEMIA, AGENTES INFECCIOSOS, PARASITÁRIOS E REAÇÕES INFLAMATÓRIAS

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de como as células dos organismos reagem a determinadas condições de agressões, sejam elas ocasionadas por meios internos e externos. Bem como o tempo de duração dessas agressões, que muitas vezes podem gerar lesões que em muitos casos como a hipóxia são reversíveis, no entanto, há casos em que as lesões ocasionadas, não serão reversíveis o que levará a necrose e a morte celular. Deste modo, o organismo tende a se adaptar com as lesões ocasionadas pelos estímulos externos, o próprio organismo hospedeiro, vai tentar como forma adaptativa também, se defender contra agentes nocivos, acionando células de proteção, como os linfócitos B, leucócitos, entre outros, que agem diretamente no plasma sanguíneo. Sendo assim, este trabalho apresenta grande importância para colaborar com estudo acadêmico na Enfermagem.

Palavras-chave: Agressões. Reversão. Estímulos.

DAS TERRAS INDÍGENAS ÀS ÁREAS URBANAS: DESAFIOS ENFRENTADOS NA ATUALIDADE PELOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL

Resumo

Nos últimos anos tem sido percebido o fenômeno migratório das populações indígenas para os centros urbanos. No entanto, ainda há, de forma predominante, uma imagem estereotipada do índio, onde esse deve pertencer, exclusivamente, aos ambientes rurais e às terras demarcadas. Nesse contexto, surge a necessidade de discutir as dificuldades encontradas pelos povos indígenas, na atualidade, uma vez que, quando os índios residem em ambientes urbanos, não possuem os seus direitos garantidos, conforme previstos pela Constituição Federal. Nota-se que, a sociedade das cidades, ao invés de desenvolver um papel inclusivo, torna-o excludente. Deixa essas populações indígenas marginalizadas e, sem o suporte de políticas públicas, uma vez que o acesso à saúde, educação e moradia são direcionadas com as especificidades culturais e tradicionais apenas aos indígenas que vivem em terras reconhecidas e demarcadas. Contudo isso, os índios da “cidade” são excluídos das políticas públicas. Sendo assim, a discussão da temática torna-se fundamental para que os discursos de preconceito e discriminação sejam menos frequentes, e as cidades, sejam, de fato, um espaço democrático e justo para todas as etnias que a permeiam.

Palavras-chave: Aldeias urbanas. Direitos indígenas. Etnias.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PÓS-PANDÊMICO POST-PANDEMIC EDUCATIONAL GUIDANCE

Resumo

O Covid-19 trouxe tempos perigosos para a educação pública, com riscos de fragmentação e desmoronamento, pois é possível perder professores e alunos que podem não retornar às escolas após a reabertura. Ao se referir a um mundo pós-COVID, é dito que o mundo será profundamente transformado pela atual pandemia – e que, em algum momento, os sistemas educacionais recuperarão algum tipo de normalidade em seu funcionamento. Isso não deve ser uma continuação do mundo como era. Deveria ser o mundo mais justo, mais sustentável e mais pacífico. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos relevantes da orientação educacional, para que haja uma educação de qualidade no pós-pandemia do Covid-19. Conclui-se que, os desafios não param no contexto da pós-pandemia, em que os orientadores educacionais precisam levar em consideração tudo que foi aprendido durante a pandemia e conciliar com a abertura das escolas, possibilitando que alunos tanto de forma remota como presencial tenham seu acesso garantido na orientação educacional.

Palavras-chave: Orientação Educacional. Pós-Covid. Educação.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE MULHERES QUEBRADEIRAS DE CÔCO BABAÇU E A IMPORTÂNCIA DO CÔCO NA COMUNIDADE RURAL RIACHO SECO/MARANHÃO

Resumo

O presente trabalho buscou o protagonismo e resaltar a importância do coco babaçu (Attalea speciosa) através de relatos de mulheres quebradeiras de coco na Comunidade Rural Riacho Seco no Maranhão, tendo como fim apresentar relatos e vivências de mulheres quebradeiras de coco babaçu (Attalea speciosa). Assim teve como objetivos identificar quem são as mulheres quebradeiras de coco na Comunidade Rural Riacho Seco/Ma; analisar a importância do coco babaçu (Attalea speciosa) na comunidade; bem como apresentar relatos e vivências das mulheres trazendo o contexto histórico, social e econômico das quebradeiras de coco trazendo o seu protagonismo. Deste modo apresentou diversas riquezas e contextos vivenciados diariamente por mulheres, que vivem e dependem do coco. Através da metodologia utilizada que foi a roda de conversas e relatos orais, a pesquisa mista foi envolvida, a utilização de um grupo focal, (focus group) e pesquisa ação, sob as variadas perspectivas de autores renomados.

Palavras-chave: Mulheres, Quebradeiras do coco, Coco babaçu.

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