ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.54 2022

out

EDIÇÃO

54

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.54 2022

Por Faculdade FaSouza 18/11/2022
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.54 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 54 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

IDOSOS E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO DAS TEMÁTICAS DE PESQUISA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Resumo

A sociedade da informação e do envelhecimento passou a ser de interesse dos pesquisadores de tecnologia no intuito de pensar em como os cidadãos envelhecidos se relacionam e fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O idoso aparece, então, como protagonista nesse novo cenário. Nesse sentido, esse trabalho pretende entender quais são as principais temáticas de estudo dos últimos 20 anos quando o assunto são as TICs com foco na população Idosa. Para isso essa pesquisa realizou um estudo de coocorrências de palavras-chave das publicações sobre a temática no período de 2001 a 2022. Como resultado observou-se que os estudos discutem o acesso desse grupo às TICs, a relação dessas tecnologias com as demandas emocionais e físicas do grupo; a caracterização deste grupo sob um olhar menos ageista e, por fim, serviços digitais direcionados a este grupo, com foco em saúde. Desse modo, esse estudo encontrou quatro temáticas principais quando o assunto é o idoso e as tecnologias da informação e comunicação: Foco no bem-estar emocional, no bem-estar físico, na caracterização e conceitos e nos e-serviços.

DOI - Revista FaSouza - IDOSOS E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO DAS TEMÁTICAS DE PESQUISA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Idosos. Tendências de Pesquisa.

A CONTRIBUIÇÃO DOS MODELOS MOLECULARES NO ENSINO DE ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA

Resumo

Dentro do ensino de química orgânica, o conceito de isomeria é de suma importância, já que está presente no nosso cotidiano. No entanto esse assunto é um dos mais difíceis para a compreensão dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem em química orgânica enfrenta alguns obstáculos como aulas expositivas sem contextualização com o cotidiano do aluno, ensino baseado em memorização de nomenclaturas e fórmulas de compostos orgânicos, tornando a química ainda mais abstrata para o aluno. Considerando-se que a química é uma ciência bastante visual, o uso de representações visuais como modelos moleculares pode ser uma ótima estratégia de ensino, uma vez que auxilia na visualização tridimensional de moléculas, tornando-as mais acessíveis para a compreensão dos conceitos de isomeria, no qual utiliza-se muito a habilidade visual para distinguir os compostos isômeros. Há uma variedade de modelos moleculares que podem ser empregados no ensino de química como modelos comerciais, modelos construídos com materiais de baixo custo e modelos computacionais, por exemplo. Cabe o professor empregar o modelo mais apropriado para tornar a aprendizagem significativa para o aluno. Os modelos moleculares se mostram aliados no processo de ensino-aprendizagem que podem contribuir positivamente para a compreensão dos conceitos de isomeria pelos alunos.

DOI - Revista FaSouza - A CONTRIBUIÇÃO DOS MODELOS MOLECULARES NO ENSINO DE ISOMERIA EM QUÍMICA ORGÂNICA

Palavras-chave: Modelos moleculares. Isomeria. Estratégia de ensino. Química orgânica.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERPECTIVA DO ENSINO INFANTIL

Resumo

Educação inclusiva na perspectiva Do ensino infantil, deve se realizar de maneira significativa, onde todos possam aprendem e se desenvolver de acordo com suas capacidades. Desta forma torna-se importante uma educação que venha incluir a todos de acordo com suas necessidades. Nesse sentido o objetivo desta pesquisa é reconhecer como acontece o processo inclusivo de crianças na educação infantil e como ela promove aprendizagens significativas na vida das crianças nessa fase escolar. Assim a pesquisa aborda a importância do educador analisar sua atuação pedagógica para que venha realmente promover a inclusão e a aprendizagem, devendo essa atuação inclusiva ser constituída de mecanismos didáticos pedagógicos diferenciados, onde todos possam realmente aprender e se desenvolver de maneira autônoma e integral.

DOI - Revista FaSouza - EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERPECTIVA DO ENSINO INFANTIL

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Inclusão.

CONTRIBUIÇÕES DOCENTES NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA DOM JACKSON BERENGER PRADO

Resumo

Esse artigo trata das contribuições que os professores indígenas do Colégio Estadual Indígena Dom Jackson Berenguer Prado, sito ao Território Indígena do Massacará, Euclides da Cunha, Bahia, fornecem à cultura e à identidade Kaimbé, a partir do seu currículo etnicamente diferenciado e das suas práticas pedagógicas. Nesse tema, o objetivo dessa investigação foi o de analisar as perspectivas desses professores, em reação às suas práticas pedagógicas, identificando os entraves e as contribuições para a legitimação da identidade e da cultura indígena Kaimbé. À guisa de metodologia, esse artigo representa uma pesquisa de prospecção, com enfoque qualitativo, fundamentada na técnica da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Ao findarem os esforços de investigação, ficou constatado que as práticas pedagógicas dos professores indígenas da instituição são fundamentais para a manutenção da cultura e da identidade Kaimbé.

DOI - Revista FaSouza - Contribuições docentes no colégio estadual indígena dom jackson berenger prado

Palavras-chave: Território Indígena do Massacará. Etnia Kaimbé. Colégio Estadual Indígena Dom Jackson Berenguer Prado. Cultura, Identidade.

O HUMANISMO EM QUESTÃO: SUJEITOS, INDIVÍDUOS E A TEORIZAÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA: SUJEITOS HISTÓRICOS E PRODUÇÕES DE SI: RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUOS E SOCIEDADE ÉTICA, POLÍTICA E ESTÉTICA NA SOCIOLOGIA

Resumo

Esse trabalho tem a intenção de discutir a questão do sujeito histórico e produções de si, incluindo as relações entre o indivíduo e a sociedade, dando ênfase a ética, política e a estética por onde se dá à compreensão do desenvolvimento dos processos de subjetivação na contemporaneidade, a fim de compreender como as mudanças atuais na forma de perceber e estar no universo, tenta influenciar a constituição do sujeito. Pretende-se analisar de qual maneira são distinguidos os conceitos de indivíduo e sujeito, assim como a importância da relação existente entre a subjetividade humana nas suas manifestações singulares, incluindo os movimentos sociais e as lutas por emancipações, travados por vários grupos e comunidades. De forma bastante contemporânea mediante sujeito, indivíduo, sociedade, subjetividade humana e estético na sociologia, pode-se considerar inexistente a ideia de um único valor estético (o belo) através da qual julgamos todas as obras de arte, partindo do entendimento de que cada objeto artístico tende de estabelecer individualmente seu próprio etilo de beleza, de forma que por meio disso seu valor será julgado. Entendemos que os objetos artísticos têm sua beleza especifica devido sua autenticidade de acordo com sua forma singular, através de aspectos de sensibilidade, carregando significados peculiares dentre os quais possui sua percepção baseada através da experiência estética, daí estudar-se o humanismo em questão: sujeitos, indivíduos e a teorização da existência humana. Sujeitos históricos e a produção de si: relações entre indivíduos e sociedade ética, política e estética na sociologia, esclarecendo-se ideologias filosóficas, políticas, educacionais, modernizacionais e neoliberais.

DOI - Revista FaSouza - O HUMANISMO EM QUESTÃO: SUJEITOS, INDIVÍDUOS E A TEORIZAÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA: sujeitos históricos e produções de si: relações entre indivíduos e sociedade ética, política e estética na sociologia

Palavras-chave: Sujeito. Indivíduo. Sociedade. Subjetividade humana. Estético-sociológico.

A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO LITERÁRIO A PARTIR DA CANÇÃO TROPICÁLIA

Resumo

Este artigo está inserido na área de concentração dos Estudos Literários e aborda o seguinte tema: “A interdisciplinaridade no Ensino Médio: uma proposta para o ensino literário a partir da canção Tropicália”. Ao estudarmos esta temática buscamos responder à seguinte situação-problema: diante das dificuldades decorrentes do modelo tradicional de ensino literário brasileiro, a análise e interpretação da música “Tropicália”, pode contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da Literatura, ao possibilitar o diálogo entre as disciplinas Literatura, Filosofia e História? Diante desse questionamento traçamos como objetivo geral mostrar que a música “Tropicália” pode ser utilizada como recurso didático-pedagógico no estudo de Literatura no Ensino Médio através da prática da interdisciplinaridade. O respaldo teórico se fundamenta nos estudos de AGUIAR (1993), MALARD (1985) e NOGUEIRA (1998). A metodologia se prende a uma pesquisa bibliográfica com base qualitativa. A partir dos resultados obtidos mediante análises e discussões das obras consultadas, concluímos que a música “Tropicália” pode sim contribuir sobremaneira para o ensino da Literatura no Ensino Médio.

DOI - Revista FaSouza - A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO LITERÁRIO A PARTIR DA CANÇÃO TROPICÁLIA

Palavras-chave: Tropicália. Literatura. Interdisciplinaridade. Filosofia. História

ÉTICA, PSICOPEDAGOGIA E AS INCUMBÊNCIAS DO PSICOPEDAGOGO

Resumo

Este artigo visa debater e abranger conceitos, reflexões e argumentos em conjunturas da Psicopedagogia, ansiando gerar explicações da realidade dos Psicopedagogos adjacente às bases da Psicopedagogia Clínica e Institucional. Efetuou-se, deste modo, uma investigação qualitativa, procurando o significado, a direção e a celebração das vivências educacionais e formativas, considerando o caráter ético da Psicopedagogia e as incumbências atribuídas ao Psicopedagogo. Adotando este movimento, vislumbrou-se os lugares e a urgência da Psicopedagogia na formação docente. Logo, ratificou-se a urgência de os fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Institucional estarem presentes na formação docente, com o intuito de que a educação ocorra plenamente e com o intuito de se compreender a vida, vivências e sociedades, as interpretar e ter a consciência de que é possível transformá-las, em conjunto.

DOI - Revista FaSouza - ÉTICA, PSICOPEDAGOGIA E AS INCUMBÊNCIAS DO PSICOPEDAGOGO

Palavras-chave: Ética. Psicopedagogia. Psicopedagogo.

TELETRABALHO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS: PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS SERVIDORES

Resumo

Este artigo visa demonstrar alguns problemas enfrentados por servidores públicos ao realizarem o trabalho remoto, também conhecido como teletrabalho. O estudo comprova que o teletrabalho, fora dos horários pré-determinados, pode causar divergências familiares, desencadear a Síndrome de Burnout, entre outros. O estudo evidencia que, existem formas para controlar o teletrabalho, para que este não seja efetuado em excesso. O método científico utilizado foi pesquisa quantitativa realizada no âmbito da administração pública, a qual serviu como base para as observações e conclusões. Além da pesquisa, também foi utilizado o método qualitativo, no qual o autor utilizou sua experiência como observador pois, este foi servidor público federal por oito anos.

DOI - Revista FaSouza - TELETRABALHO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS: PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS SERVIDORES

Palavras-chave: Teletrabalho. Síndrome de Burnout. Desconexão. Decreto.

A GESTÃO DE SEGURANÇA DE TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo apresentar uma visão geral sobre a importância da gestão de segurança no trabalho e sua importância para as empresas, com vista a proporcionar melhor entendimento da temática assim como sua aplicação no ambiente de trabalho. O sucesso na gestão da segurança do trabalho está intimamente ligada à participação dos colaboradores na elaboração de políticas de melhoria contínua, além ser necessário o envolvimento da média dos seus colaboradores. A gestão também deve observar o que diz as NRs, os aspectos legais e quais as medidas a ser tomadas para a segurança e saúde dos profissionais da empresa. Dessa forma, somente por meio da gestão integrativa e seguindo as Normas Regulamentadoras é possível identificar, avaliar e controlar os perigos e riscos existentes nos ambientes de trabalho, mantendo-os dentro de limites aceitáveis e que não se tornem causas de acidentes. Evitando dessa maneira, possíveis penalidades e inconvenientes resultantes de uma gestão ineficaz como: elevadíssimos custos que os acidentes de trabalho geram, quer pelos aspectos sociais e humanos que envolvem ou ausência de compromisso com a segurança de alguma das partes.

DOI - Revista FaSouza - A GESTÃO DE SEGURANÇA DE TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA

Palavras-chave: Gestão, Segurança no Trabalho, Normas regulamentadoras.

A EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA PÁTRIA QUANTO AO CONTRATO DE SEGURO DE VIDA NO CASO DE SUICÍDIO

Resumo

O pagamento da indenização no caso dos contratos de seguro cujo fato gerador é o suicídio do beneficiário é tema que suscita diversas discussões na jurisprudência. Com amparo na redação do Código Civil de 1916, solidificou-se, primeiramente, o entendimento de que o pagamento de tal indenização estaria atrelado ao fato de o suicídio ter sido, ou não, premeditado. Nada obstante este entendimento tenha sido aplicado mesmo com o advento do Código Civil de 2002, mormente em razão da Súmula 105 do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Súmula 61 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a partir de 2015, este último Tribunal promoveu verdadeiro overruling (alteração no seu entendimento), superando a necessidade de se analisar se o suicídio foi ou não premeditado para fins de pagamento da indenização. Também com fundamento em entendimento sumulado (Súmula 610 do STJ), o entendimento atual da jurisprudência pressupõe uma análise objetiva do art. 798 do Código Civil vigente.

DOI - Revista FaSouza A EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA PÁTRIA QUANTO AO CONTRATO DE SEGURO DE VIDA NO CASO DE SUICÍDIO

Palavras-chave: contrato; seguro de vida; suicídio; evolução jurisprudencial.

ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA E PLASTICIDADE SINÁPTICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Resumo

O presente artigo aborda as contribuições das tecnologias da ciência do comportamento aplicada para o desenvolvimento e estimulação cognitiva dos indivíduos com transtornos do espectro do autismo. Justifica-se o debate porque, no que tange os transtornos e as dificuldades de aprendizagem, são fundamentais estudos acerca de intervenções realmente eficientes. Assim, por meio de levantamento e seleção de artigos e livros impressos e em meio digital, através de consulta na plataforma de pesquisa Google; analisam-se abordagens das neurociências e da psicologia acerca das alterações celulares e bioquímicas em áreas e sistemas cerebrais para a estimulação da cognição e aumento do repertório comportamental. Evidenciou-se que os procedimentos de ensino e as práticas da análise do comportamento aplicada ao autismo favorecem a plasticidade neural, devido à quantidade e qualidade da referida estimulação; promovendo habilidades de aprendiz, desenvolvimen¬tais, acadêmicas e outras.

DOI - Revista FaSouza - ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA E PLASTICIDADE SINÁPTICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavras-chave: Aprendizagem. Neuroplasticidade. ABA. TEA.

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