ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.74 2024

jun

EDIÇÃO

74

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.74 2024

Por Faculdade FaSouza 17/06/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.74 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 74 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

SERVIÇO SOCIAL E INTERSECCIONALIDADE: A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NO MOVIMENTO FEMINISTA

Resumo

Como resultado do processo de formação sócio-histórica da sociedade brasileira, a mulher negra foi conduzida a uma tripla condição de opressão, visto que além de ser submetida às opressões de gênero, também convive com a discriminação de classe e de raça. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é discutir de que forma o Serviço Social poderia manifestar, na esfera acadêmica e na profissão como um todo, o engajamento em torno das pautas do feminismo negro. Para tanto, além de promover uma discussão sobre as relações de gênero, é necessário elucidar as bases do movimento feminista, que por apresentar a sua matriz de origem vinculada à experiência branca e ocidental, não contemplou as pautas das mulheres negras. A partir da constatação da omissão de suas ideias e demandas, as mulheres negras decidiram criar um feminismo que lhes desse voz e abarcasse construções teóricas afinadas com um feminsmo não dominante. Em razão da condição hegemônica das elaborações do feminismo ocidental, o feminismo negro enfrentou dificuldades para se afirmar no campo acadêmico. Deste modo, no que se refere ao curso de Serviço Social, os processos históricos nacionais quase não são contemplados no curículo acadêmico, havendo o predomínio dos processos eurocêntricos. Consequentemente as questões étnico-raciais e as relacionadas à condição da mulher negra não recebem a devida visibilidade no curso, dinâmica que promove rebatimentos na intervenção profissional, sendo que grande parte dos usuários dos serviços é composta por negros, pobres e mulheres.

DOI - FaSouza - SERVIÇO SOCIAL E INTERSECCIONALIDADE: A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NO MOVIMENTO FEMINISTA

Palavras-chave: Feminismo Negro. Serviço Social. Questões Raciais.

IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DOS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Resumo

Considerando a crescente importância da gestão da qualidade na Engenharia de Produção, este estudo visa analisar as aplicações práticas dos conceitos fundamentais, como Qualidade Total, Controle Estatístico do Processo (CEP), Lean Manufacturing, Certificação ISO 9001 e Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act). Com o objetivo de compreender a efetividade dessas práticas na melhoria contínua dos processos produtivos, a pesquisa incluiu a investigação detalhada de cada conceito e a análise de casos exemplares. Conduzida por revisão bibliográfica e análise crítica de estudos de caso, os principais resultados destacam a relevância da integração desses conceitos para a eficiência operacional e satisfação do cliente na Engenharia de Produção. A Qualidade Total, ao transcender a simples inspeção de produtos, destaca-se como filosofia holística. O CEP, aliado ao Lean Manufacturing, proporciona a identificação e eliminação eficaz de desperdícios, enquanto a Certificação ISO 9001 assegura padrões de qualidade internacionalmente reconhecidos. O Ciclo PDCA, por sua vez, estabelece uma abordagem estruturada para a melhoria contínua. Em conclusão, a aplicação prática desses princípios contribui significativamente para a excelência operacional e a conformidade com padrões de qualidade, promovendo uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua.

DOI - FaSouza - IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DOS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Engenharia de Produção. Qualidade Total.

A PRESENÇA DA MULHER NO CENÁRIO DO TRÂNSITO: UM ESTUDO OBSERVACIONAL EM UMA CIDADE DO MARANHÃO

Resumo

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) apontam que a maior parte das pessoas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), são do sexo masculino. Através desses dados, o presente trabalho teve o objetivo de observar como se dá essa realidade no município de Imperatriz/MA, a partir do contexto de uma clínica que realiza testes psicotécnicos para obtenção e/ou renovação de CNH. Dessa forma, foi possível constatar, através do método de observação, que o número de mulheres que se dirigem para a realização de exames na clínica em questão ainda é demasiadamente inferior ao de homens, dado comprovado também através do último registro da SENATRAN (janeiro de 2024), que demonstra que de 1.007.069 condutores no estado do Maranhão, apenas 285.165 (28,4%) são mulheres. Conclui-se que esse dado é reflexo de uma cultura em que a mulher obteve o direito a realizar determinadas atividades tardiamente, incluindo a função de motorista, que desde o seu surgimento era exercida de forma predominante pelas pessoas do sexo masculino.

DOI - FaSouza - A PRESENÇA DA MULHER NO CENÁRIO DO TRÂNSITO: UM ESTUDO OBSERVACIONAL EM UMA CIDADE DO MARANHÃO

Palavras-chave: Trânsito. Mulheres. Maranhão.

PERSPECTIVAS E DESAFIOS ATUAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Resumo

Desde a exclusão em épocas antigas, até a concepção da educação especial no século XVI na Europa, o tratamento das pessoas com deficiência sofreu grandes mudanças, impulsionadas por avanços culturais e políticos. O desenvolvimento de métodos educacionais específicos, como o sistema Braille e escolas especializadas, marcou o início de uma abordagem inclusiva e focada nas necessidades individuais. O conceito de educação especial é estabelecido como uma modalidade de ensino de atendimento especializado, adaptando a estrutura física das escolas e preparando funcionários para atender de forma correta os alunos com deficiência. A história da educação especial no Brasil é explorada desde suas origens no século XIX, mostrando um progresso desde uma fase de assistencialismo e segregação até os movimentos de inclusão escolar na década de 1990. A Declaração de Salamanca é destacada como um marco internacional para essa educação, ampliando o conceito de necessidades educacionais especiais e fomentando debates sobre educação inclusiva, tanto globalmente quanto no Brasil. Apesar desses avanços, ainda existem desafios na implementação prática dessa educação, sendo necessário um compromisso de todos os setores da sociedade.

DOI - FaSouza - PERSPECTIVAS E DESAFIOS ATUAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão. Tecnologia Assistiva. Educação Especial.

O USO DA ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo propor o uso da análise funcional do comportamento para o profissional da educação. E apresentar um trabalho que ajude esse profissional a entender as contingências do comportamento disruptivo em crianças com desenvolvimento atípico, conhecer as vantagens do uso da análise funcional e os benefícios desse conhecimento aos envolvidos. Sendo a inclusão escolar dessas crianças, em idade precoce, de extrema importância para o seu desenvolvimento e para o processo de alteridade nas demais. Ainda hoje há profissionais de educação contrários ao processo de inclusão por dificuldade em lidar com esses comportamentos. Sendo constituído de pesquisa bibliográfica sobre a temática e aplicado sobre comportamentos disruptivos registrados nas observações da autora ao longo de seus anos na educação infantil. Mediante a informações obtidas através da análise funcional, algumas intervenções foram propostas para os comportamentos analisados, todos passíveis de manejo para sua modificação, se estratégias eficientes fossem aplicadas. No entanto, para elaboração dessas estratégias se faz necessário realizar uma análise funcional eficiente, que evidencie quais consequências mantêm tais comportamentos. Sendo assim, a análise funcional se mostra uma ferramenta vantajosa ao ambiente escolar para o manejo do comportamento disruptivo, o que beneficia o processo de inclusão a todas as crianças. Assim, este artigo não se pretende conclusivo, mas destina-se a expressar algumas reflexões sobre a temática do comportamento disruptivo no ambiente escolar e pesquisas voltadas a essa temática e esses sujeitos, serão continuadas no futuro.

DOI - FaSouza - O USO DA ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Análise Funcional do Comportamento. Comportamento Disruptivo. Análise aplicada do Comportamento.

PRÁTICAS DEVOCIONAIS CATÓLICAS AOS SANTOS POPULARES DO BRASIL

Resumo

Este trabalho pretende ser um breve estudo sobre as práticas devocionais de uma religiosidade popular, sobretudo brasileira. Analisamos o catolicismo tradicional nas suas manifestações de piedade e fé, principalmente por aqueles santos não reconhecidos oficialmente pelo Vaticano, mas já “canonizados” pelo povo como seus intercessores, milagreiros e protetores. Obviamente esse estudo contempla um pouco da devoção aos santos reconhecidos pelo Vaticano que são mais aclamados pela devoção popular, fazendo tanto distinção quanto traçando um paralelo. Este trabalho permeia diversas disciplinas do curso de pós-graduação latu sensu em ensino religioso, tais como: Ética, religião e cultura, fundamentos da religião, teologia e cidadania e psicologia da religião. A metodologia desse trabalho é a de pesquisa. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que, a espiritualidade e a fé são características marcantes do povo brasileiro. Nosso povo reconhece valores de fé, virtude e santidade e na simplicidade e devoção, elegeram os seus “santos” nessa terra de Santa Cruz. Eles são pessoas simples também: Do povo para o povo, surge uma trajetória de fé, graças alcançadas, peregrinações à lugares considerados santos e milhares de ex-votos e fitinhas de devoção.

DOI - FaSouza - PRÁTICAS DEVOCIONAIS CATÓLICAS AOS SANTOS POPULARES DO BRASIL

Palavras-chave: Religiosidade, catolicismo, fé, devoção, práticas devocionais.

AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Resumo

O autismo faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento e afeta de forma consubstancial as áreas da comunicação verbal e não verbal, interação social e comportamento dos indivíduos. De etiologia multicausal não apresenta um marcador biológico de identificação. A partir da Lei número 12.764/2012 pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) passam a ser consideradas pessoas com deficiência-PcD, devendo ser incluídas no sistema regular de ensino por meio da educação especial. Ao adentrarem no ensino superior enfrentam grandes desafios, e requerem uma mudança de paradigma em relação ao processo ensino-aprendizagem vigente nas universidades, muitas vezes fragmentado e representativo de uma educação mecanicista. O objetivo principal desse artigo é refletir sobre a importância da prática pedagógica no ensino superior, a partir de uma perspectiva inclusiva de educação que passa necessariamente por um vínculo entre aquele que ensina e aquele que aprende. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de produções cientificas sobre autismo no ensino superior, educação especial e conceitos balizares da teoria sócio-histórica de Vygotsky. Como resultado da pesquisa, conclui- se que, uma prática pedagógica que valorize as diferenças e as subjetividades humanas, onde o educador é um mediador do conhecimento científico, contribui para uma educação inclusiva de qualidade, voltada à autonomia e desenvolvimento das pessoas com transtorno do espectro autista.

DOI - FaSouza - AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Palavras-chave: Autismo. Educação Especial. Ensino Superior.

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE PESSOAS

Resumo

O papel do assistente social no setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas é fundamental para promover o bem-estar dos colaboradores, garantir relações de trabalho saudáveis e contribuir para um ambiente organizacional mais inclusivo e acolhedor. O assistente social atua na mediação de conflitos, no desenvolvimento de programas de qualidade de vida no trabalho, na promoção da diversidade e equidade, e na implementação de políticas sociais e de responsabilidade corporativa. Sua atuação visa não apenas atender às demandas individuais dos colaboradores, mas também influenciar as práticas organizacionais em direção a uma gestão mais humanizada e sustentável. O presente trabalho tem como objetivo de vislumbrar o papel do Assistente Social no setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas na contemporaneidade.

DOI - FaSouza - O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DE PESSOAS

Palavras-chave: Assistente Social, Profissional e Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

A FUNÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Resumo

O presente artigo trata da função do psicopedagogo no contexto escolar para o processo de aprendizagem, tendo como objetivo identificar a função do psicopedagogo dentro do contexto escolar e qual sua relação com o processo de aprendizagem. Sendo a aprendizagem um aspecto fundamental para a existência e desenvolvimento humano, torna-se um objeto de estudo muito relevante para prática pedagógica, psicopedagógica e para a sociedade em geral, já que quando se tem indivíduos que aprendem tem-se indivíduos capazes de assumir diversas funções na sociedade. Para fundamentar este estudo, buscou-se pautar nas pesquisas dos seguintes teóricos: Serra (2009), Santos (2010), Weiss (2000) e outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o psicopedagogo no contexto escolar tem a função de identificar os problemas relacionados aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem, promovendo meios para o avanço da aprendizagem, portanto, esse profissional, faz-se necessário no contexto escolar, servindo como elo de comunicação entre os discentes, docentes e a família.

DOI - FaSouza - A FUNÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Aprendizagem. Escola. Psicopedagogo.

A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

O sistema de saúde brasileiro passou por uma reforma estrutural em 1988, resultante do movimento sanitário, levando à criação do SUS, que tornou a saúde um direito de todos. O SUS é baseado nos princípios de integralidade, equidade e universalidade, destacando a importância da Atenção Básica (AB), em especial a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que busca reorganizar práticas de saúde de forma interdisciplinar. O papel do farmacêutico na ESF é crucial, integrando equipes multiprofissionais e contribuindo para a promoção, prevenção e recuperação da saúde. A Assistência Farmacêutica (AF) e a Atenção Farmacêutica são partes fundamentais dessa atuação, visando garantir o uso racional de medicamentos e o acesso contínuo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A presença do farmacêutico na ESF é respaldada pela legislação brasileira e pelas diretrizes do Ministério da Saúde. O profissional desempenha serviços gerenciais e clínicos, melhorando a qualidade da prescrição e reduzindo o uso inadequado de medicamentos. Além disso, o farmacêutico atua na promoção da saúde, educando a comunidade sobre o uso correto dos medicamentos. No entanto, existem desafios, como a necessidade de uma formação mais voltada para a prática clínica e a integração efetiva nas equipes de saúde. A presença do farmacêutico na ESF contribui para uma abordagem integral da saúde, promovendo um sistema de saúde mais equitativo e centrado no cuidado integral da população. O trabalho possui como objetivo analisar o papel do farmacêutico na Estratégia de Saúde da Família (ESF), destacando sua importância, desafios enfrentados, desempenho na prevenção, promoção e recuperação da saúde, bem como os impactos resultantes. O embasamento será fornecido por estudos científicos, dados de pesquisa e relatos de experiências práticas, visando a reflexão sobre o tema.

DOI - FaSouza - A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Palavras-chave: Farmacêutico. Estratégia de Saúde da Família. Sistema Único de Saúde. Atenção Primária. Medicamentos.

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