Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar, na literatura contemporânea, os pressupostos teóricos dos autores que teceram considerações relativas ao ato de brincar e à Educação Infantil. Verificar, também, se o brincar, nesse segmento de ensino, torna o processo de aprendizagem dinâmico, lúdico e prazeroso. Portanto, tem como finalidade destacar o potencial pedagógico dos jogos e verificar se ocorre de fato aprendizagem significativa por intermédio desse processo. Construiu-se o embasamento teórico a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), e dos pressupostos teóricos de Kishimoto (1992 e 2011), Vygotsky apud Rego (1995), Piaget (1945), Huizinga (2001), dentre outros autores. Os dados apontam que há necessidade de se conscientizar todo adulto responsável e toda equipe escolar, em relação à importância e à necessidade do jogo e do brincar para o desenvolvimento efetivo da criança no processo de ensino-aprendizagem; e que, na Educação Infantil, o uso do lúdico estimula a construção de conceitos, aspecto fundamental para uma aprendizagem significativa, porque o experimentar possibilita à criança descobrir e inventar, favorecendo então compreender e aprender, ou seja, favorecendo a autonomia.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade