ISSN 2595-5934

SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.89 2025

set

EDIÇÃO

89

SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.89 2025

Por Faculdade FaSouza 23/09/2025
SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.89 2025

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 89 DE 2025 DA REVISTA DIGITAL

EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO APRENDIZADO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar, na literatura contemporânea, os pressupostos teóricos dos autores que teceram considerações relativas ao ato de brincar e à Educação Infantil. Verificar, também, se o brincar, nesse segmento de ensino, torna o processo de aprendizagem dinâmico, lúdico e prazeroso. Portanto, tem como finalidade destacar o potencial pedagógico dos jogos e verificar se ocorre de fato aprendizagem significativa por intermédio desse processo. Construiu-se o embasamento teórico a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), e dos pressupostos teóricos de Kishimoto (1992 e 2011), Vygotsky apud Rego (1995), Piaget (1945), Huizinga (2001), dentre outros autores. Os dados apontam que há necessidade de se conscientizar todo adulto responsável e toda equipe escolar, em relação à importância e à necessidade do jogo e do brincar para o desenvolvimento efetivo da criança no processo de ensino-aprendizagem; e que, na Educação Infantil, o uso do lúdico estimula a construção de conceitos, aspecto fundamental para uma aprendizagem significativa, porque o experimentar possibilita à criança descobrir e inventar, favorecendo então compreender e aprender, ou seja, favorecendo a autonomia.

DOI

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade

ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE INCLUSÃO E MOBILIDADE

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar as estruturas físicas do Centro Municipal de Educação Básica (CEMEB) Dona Delice de Farias dos Santos, localizado em Barra do Garças – MT, sob a perspectiva da acessibilidade e inclusão, conforme os parâmetros da ABNT NBR 9050/2020. A pesquisa adota uma abordagem mista — quantitativa e qualitativa — com caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de visita técnica, aplicação de checklist técnico e registros fotográficos. Os resultados indicam que, embora o CEMEB apresente rampas e portas com dimensões adequadas para o acesso de cadeirantes, ainda há deficiências significativas, como a ausência de corrimãos, pisos antiderrapantes, sinalização tátil e mobiliário adaptado. Tais lacunas comprometem a mobilidade e a autonomia de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Conclui-se que a adequação da infraestrutura escolar é fundamental para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva, promovendo o pleno exercício da cidadania e o direito de acesso à educação em condições de equidade.

DOI

Palavras-chave: Acessibilidade. Educação inclusiva. Escola pública. NBR 9050. Barreiras arquitetônicas.

A AUTODECLARAÇÃO RACIAL EM CONCURSOS PÚBLICOS E OS LIMITES DA ATUAÇÃO ADMINISTRATIVA E JUDICIAL: ANÁLISE DO RESP Nº 2.105.250/RJ DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE A COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

Resumo

Este trabalho analisa os limites da atuação administrativa e judicial sobre a autodeclaração racial nos concursos públicos, com ênfase na atuação das comissões de heteroidentificação e na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. A pesquisa tem por objetivo examinar os critérios utilizados pelas bancas de heteroidentificação para validar ou rejeitar a autodeclaração de candidatos negros e pardos, e os impactos dessa atuação sobre os direitos fundamentais e a segurança jurídica. O método utilizado foi o dedutivo, com abordagem qualitativa, mediante revisão bibliográfica, análise documental e estudo de casos extraídos de julgados recentes. O trabalho discute a constitucionalidade das bancas de heteroidentificação e os conflitos gerados por decisões divergentes entre diferentes comissões, que resultam na exclusão de candidatos, muitas vezes, de forma arbitrária ou contraditória. Considera-se a recente promulgação da Lei nº 15.142/2025, que reafirma a autodeclaração como critério primário de identificação étnico-racial, o que reforça a necessidade de conciliar o combate à fraude com a proteção da dignidade da pessoa humana. Ao final, propõem-se alternativas para solucionar a insegurança jurídica, como a criação de um órgão nacional ou a certificação única do fenótipo, de modo a permitir que o candidato use esse reconhecimento em concursos futuros. Conclui-se que a atuação administrativa deve ser pautada pela proporcionalidade e razoabilidade, sob pena de violar direitos constitucionais fundamentais, como o devido processo legal, a igualdade e a segurança jurídica.

DOI

Palavras-chave: Autodeclaração racial. Heteroidentificação. Concurso público. Direitos fundamentais. Segurança jurídica.

ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

Estratégias de educação em saúde bucal durante a fase da infância são fundamentais e indispensáveis para evitar condições bucais como a cárie dentária, a presença do biofilme junto com a gengivite, somando-se ainda pode estimular hábitos saudáveis que se prolonguem ao longo da vida dessas crianças. Sendo as unidades básicas de saúde da família (UBSF) o espaço adequado para o desenvolvimento dessas ações educativas e preventivas para as crianças e consequentemente seus familiares. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar as estratégias de educação em saúde bucal para crianças em UBSF. Metodologia: Tratou-se de um projeto baseada na busca de artigos em bases de dados, considerando artigos publicados nos últimos anos. Desenvolvimento: Essas ações educativas em saúde bucal realizadas com o público infantil podem favorecer o aprendizado correto de como cuidar da saúde bucal durante esse período e ao longo da vida, uma vez que estimula a execução de corretas técnicas de higiene bucal, pode ampliar o conhecimento sobre alimentação saudável e estimula a maior participação familiar no cuidado odontológico dessas crianças, além de reduzir os índices de evasão escolar. Conclusão: Baseado nos artigos encontrados, notou-se que ao introduzir maior conhecimento sobre os cuidados bucais nas crianças, conseguiu-se um aumento no índice de escovação tanto supervisionada quanto individualizada, redução nos índices de biofilme dentário e uma maior busca pelo serviço odontológico nas UBSF.

DOI

Palavras-chave: Saúde bucal. Criança. Atenção Primária à Saúde.

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA FONÉTICA E FONOLOGIA: ENSINO MÉDIO E BNCC

Resumo

Fornecer aos alunos ferramentas básicas de fonética e desbloqueio fonológico com suprimento de dados linguísticos para trabalharem, possibilitando variedade de ideias e abordagens pedagógicas. Sugestões práticas para incorporar a consciência fonética / fonologia na sala de aula de língua inglesa do ensino médio conforme estabelece BNCC relacionada à fonética e fonologia, incluindo sotaques e dialetos.

DOI

Palavras-chave: Fonética. Abordagens Pedagógicas. Ensino Médio. BNCC.

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS AGRÍCOLAS: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL PARA O AGRONEGÓCIO

Resumo

O agronegócio brasileiro é um dos principais pilares da economia nacional, destacando-se na geração de empregos, exportações e segurança alimentar global. Apesar de seu protagonismo, a elevada dependência de agroquímicos representa sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente. O Brasil lidera o consumo global de pesticidas, com cerca de 719,5 mil toneladas utilizadas em 2021. Diante desse cenário, práticas alternativas sustentáveis ganham destaque, especialmente o Controle Biológico (CB), o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o Manejo Ecológico de Pragas (MEP). O Controle Biológico utiliza inimigos naturais como predadores, parasitoides e patógenos para reduzir populações de pragas de forma seletiva e ambientalmente segura. No Brasil, esse método apresenta histórico expressivo, como o uso do baculovírus no controle da lagarta-da-soja e o sucesso do parasitoide Cotesia flavipes no combate à broca-da-cana. Biofábricas têm impulsionado a produção massal desses agentes, consolidando o país como referência mundial. Paralelamente, o MIP, originado na década de 1950, busca equilibrar técnicas de controle químico, biológico e cultural, mantendo as pragas em níveis economicamente aceitáveis. A evolução do MIP para o MEP incorpora ainda mais princípios ecológicos e sustentabilidade, promovendo práticas agrícolas mais resilientes. A crescente demanda por alimentos seguros e a pressão por práticas ambientalmente responsáveis justificam a adoção e expansão dessas abordagens. O mercado brasileiro de biológicos cresce a taxas superiores a 15% ao ano, refletindo uma mudança estrutural no modelo de produção agrícola, com ênfase na redução de agroquímicos e na valorização da biodiversidade.

DOI

Palavras-chave: Manejo Integrado de Pragas. Manejo Ecológico de Pragas. Sustentabilidade. Redução de Agrotóxico.

A GEOGRAFIA DO CANAL DO PANAMÁ E SUA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA NO TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL

Resumo

O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, representa uma das principais rotas estratégicas do transporte marítimo internacional, ao conectar os oceanos Atlântico e Pacífico. Este artigo tem como objetivo geral analisar de que forma a localização geográfica do Canal influencia sua eficiência logística no transporte marítimo internacional, partindo da premissa de que há motivações estritamente geográficas para sua construção. Como objetivos específicos, investigar a importância estratégica do empreendimento como ponto de conexão entre dois importantes oceanos e os efeitos da ampliação do canal em 2016 sobre o fluxo de circulação de cargas. Metodologicamente, a pesquisa combina uma revisão bibliográfica de artigos, e análise de dados estatísticos referentes ao tráfego de navios, tempos de trânsito e custos operacionais antes e depois da ampliação do canal. A pesquisa evidenciou que a presença do canal contribuiu para redefinir fluxos comerciais e aumentar a conectividade entre regiões anteriormente mais distantes, com o encurtamento das distâncias e dos custos. A modernização da estrutura, com a adição de novas eclusas e o alargamento das vias navegáveis, viabilizou a passagem de navios de maior porte aumentando significativamente a capacidade de transporte da hidrovia atualmente. Contudo, os resultados também indicam que a eficiência do canal depende da disponibilidade hídrica, pressionado pelo uso intenso e por secas recentes, além de projeções climáticas que apontam para secas mais frequentes no futuro, o que evidencia a necessidade de gestão sustentável da água para assegurar sua função estratégica.

DOI

Palavras-chave: Canal do Panamá. Logística. Transporte Marítimo. Geografia. Eficiência.

O QUINTO POSTULADO E A REVOLUÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS

Resumo

Retratamos o desenvolvimento histórico do Quinto Postulado de Euclides e sua influência na construção das Geometrias Não-Euclidianas, bem como as implicações desse avanço para o ensino da Matemática. Para isso, percorremos a trajetória da investigação que envolve desde a sistematização euclidiana até os estudos de Saccheri, Lambert, Gauss, Bolyai, Lobachevsky e Riemann, destacando os diferentes caminhos que levaram à formulação das geometrias hiperbólica e elíptica. O estudo, ancorado em revisão bibliográfica, evidencia como a superação do Quinto Postulado abriu novos horizontes na Matemática, na Filosofia e na Física, especialmente com a teoria da relatividade geral. Simultaneamente, refletimos sobre a importância de inserir de forma introdutória esses conceitos na formação de professores e no contexto escolar, possibilitando que o aluno compreenda a Matemática como uma ciência em constante construção.

DOI

Palavras-chave: Quinto Postulado. Geometrias Não-Euclidianas. Ensino de Matemática.

SOCIAIS

CONTATOS

  • Avenida Santa Helena, 1140 . Novo Cruzeiro
    Ipatinga. MG. CEP 35164-332
  • (31) 3616-7227
  • (31) 98908-9153
WhatsApp FaSouza