ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.79 2024

nov

EDIÇÃO

79

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.79 2024

Por Faculdade FaSouza 18/11/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.79 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 79 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR CRÍTICO

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi criada com o objetivo de garantir que todas as escolas do Brasil seguissem um mesmo conteúdo, colaborando para que todos os discentes tivessem acesso a uma Educação de qualidade. Nesta pesquisa buscou-se compreender como o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, baseado na BNCC se dá na realidade do dia a dia das escolas, se melhorou ou não o ensino. Para isso, a pesquisa tem como recorte temporal o ano de 2019, quando a base passou a ser obrigatória, até o ano de 2021. A pesquisa ocorreu na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, na Escola Municipal Maria Lúcia, acompanhando uma turma de 5º ano, que além dos conteúdos convencionais, contou também com uma palestra online de uma pesquisadora de ambientes polares, Sara Pedro, que trouxe, para os discentes, informações sobre o aquecimento global, um tema atual que consta na BNCC. A metodologia da pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica sobre o tema discutido e dados, como o relato da professora da turma analisada e figuras da palestra online.

DOI-O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR CRÍTICO

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Educação. Geografia.

AS TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS NO SERVIÇO PÚBLICO

Resumo

A gestão de pessoas e recursos humanos no serviço público é um campo em constante transformação, refletindo mudanças profundas nas demandas sociais, nas expectativas dos cidadãos e nas dinâmicas organizacionais. Objetivo: Analisar as tendências contemporâneas na gestão de pessoas e recursos humanos no setor público. Método: Revisão Integrativa de Literatura, de estudos publicados em língua portuguesa. Os resultados apresentados foram de pesquisas variadas, sendo possível inferir que este tipo de pesquisa precisa ser replicado para a comunidade local. A adoção de práticas inovadoras, que consideram o desenvolvimento contínuo, a tecnologia, a diversidade e o bem-estar dos servidores, é fundamental para a modernização da administração pública.

DOI - AS TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS NO SERVIÇO PÚBLICO

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Gestão de Recursos Humanos. Tecnologias Educacionais.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA ORATÓRIA PARA OS VENDEDORES DE FEIRAS LIVRES

Resumo

As feiras livres são espaços públicos onde ocorrem, além das trocas comerciais, uma vasta gama de interações sociais, em que a comunicação e a habilidade da oratória se apresentam como elementos centrais. Este artigo tem como foco o trabalho dos vendedores de feiras, e seu objetivo é explorar a importância da comunicação, assim como o uso dos principais elementos que compõe a oratória, no cotidiano desses trabalhadores. A partir de uma revisão da literatura disponível e do exame de elementos pertinentes ao tema, o artigo analisa como a forma de se comunicar pode impactar as vendas, a satisfação do cliente e a imagem pública, tanto a do profissional como a do próprio mercado. No contexto estudado, a capacidade de transmitir mensagens e criar engajamentos de maneira clara, bem-humorada, persuasiva e confiante é entendida como essencial, não somente para conquistar e manter clientes, mas para negociar preços justos, cativar a clientela, e difundir informações sobre produtos de forma convincente. Assim, as expressões verbais e não-verbais no trabalho dos vendedores de feiras livres representam mais que uma simples transmissão de informações; tais expressões se fazem necessárias para criar experiências positivas e construir relacionamentos duradouros. O domínio da comunicação e da oratória, além de um benefício para os próprios vendedores, contribui para a dinâmica e o sucesso geral da feira livre enquanto espaço de negociação, mas também como entreposto de trocas culturais e de aprendizado mútuo.

DOI-A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA ORATÓRIA PARA OS VENDEDORES DE FEIRAS LIVRES

Palavras-chave: Feiras livres. Vendedores. Oratória. Comunicação. Humor

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

Este artigo discute o papel do Enfermeiro e os desafios enfrentados na Estratégia Saúde da Família que consiste em uma abordagem governamental para fornecer serviços de saúde abrangentes através das Unidades de Saúde da Família (USF), visando reorganizar a atenção básica de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A ESF envolve ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento, com enfermeiros desempenhando um papel fundamental. Eles participam ativamente na promoção da saúde, prevenção de doenças e gestão de cuidados, além de enfrentar desafios como sobrecarga de trabalho e falta de recursos. A pesquisa revisa a literatura sobre o papel do enfermeiro na ESF e os desafios enfrentados. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa e bibliográfica, buscando artigos relevantes nos últimos cinco anos. Os resultados destacam a importância do enfermeiro na promoção da saúde, na gestão de cuidados e na integração de serviços. No entanto, desafios como falta de infraestrutura adequada, sobrecarga de trabalho e desvalorização profissional são identificados. Conclui-se que o enfermeiro na ESF desempenha um papel crucial na melhoria da saúde da população, mas enfrenta obstáculos que podem comprometer a eficácia dos cuidados. Investimentos em infraestrutura, capacitação e políticas públicas são essenciais para fortalecer a atuação do enfermeiro na ESF e promover uma sociedade mais saudável.

DOI-O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Palavras-chave: Enfermeiro. Estratégia de Saúde da Família. Desafios.

INDUSTRIA 4.0: TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

Resumo

Este artigo é uma revisão da aplicação de tecnologias derivadas da Indústria 4.0 na gestão da saúde e segurança ocupacional, com o objetivo de reduzir a ocorrência de acidentes na indústria de transformação. A pesquisa se dedica a examinar a complexidade dos riscos e acidentes, e como a segurança no trabalho pode ser aprimorada por meio das inovações tecnológicas e seus impactos no cenário gerencial. O estudo demonstra de forma clara e consistente como a aplicação de avanços tecnológicos pode desempenhar um papel crucial na proteção dos trabalhadores em ambientes industriais potencialmente perigosos. São abordados aspectos relacionados aos dispositivos de segurança, às tecnologias integradas nesses dispositivos e sua contribuição para a redução de acidentes de trabalho, incluindo a aplicação de automação, robótica, e inteligência artificial na indústria. A pesquisa enfatiza a importância da segurança social do operador em situações de interação com máquinas e sistemas automatizados. Nesse contexto, destaca-se a relevância de programas de treinamento contínuo e do uso de realidade virtual e aumentada para melhorar a capacitação dos funcionários em situações de risco. Por fim, o estudo também avalia cuidadosamente o impacto da introdução de novas tecnologias na gestão de saúde e segurança ocupacional, com um foco particular na indústria de transformação, demonstrando como essas inovações podem transformar as práticas tradicionais e promover um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.

DOI-INDUSTRIA 4.0: TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

Palavras-chave: Saúde. Segurança. Indústria 4.0.

O IMPACTO DOS RECURSOS LÚDICOS NA MOTIVAÇÃO E NO INTERESSE DAS CRIANÇAS PELO APRENDIZADO

Resumo

Este estudo, utilizando uma abordagem de revisão bibliográfica, tem por objetivo investigar o impacto dos recursos lúdicos na motivação e interesse das crianças pelo aprendizado. A pesquisa analisou diversas publicações acadêmicas sobre a aplicação de atividades lúdicas no ensino infantil e a motivação como conceito geral e sua eficácia na educação. Os resultados indicam que jogos educativos, brincadeiras estruturadas e materiais interativos aumentam significativamente a motivação e o interesse das crianças nas aulas. Estudos revisados mostram maior engajamento e entusiasmo das crianças com essas atividades, em comparação com métodos tradicionais. Professores observam melhorias no comportamento e atenção dos alunos, e as crianças relatam sentir-se mais felizes e menos ansiosas. O estudo conclui que recursos lúdicos são eficazes e recomenda sua integração regular no currículo escolar, sugerindo mais pesquisas sobre o tema em diferentes contextos educacionais.

DOI-O IMPACTO DOS RECURSOS LÚDICOS NA MOTIVAÇÃO E NO INTERESSE DAS CRIANÇAS PELO APRENDIZADO

Palavras-chave: Recursos Lúdicos. Motivação Infantil. Educação Infantil.

HISTÓRIA E MEMÓRIA DE MARCOS PARENTE -PI: UMA VIAGEM AO PASSADO

Resumo

Este trabalho faz uma análise das Fazendas de Gado à emancipação Política: História e Memória de Marcos Parente- PI, no recorte temporal de 1945 a 1962. As fontes utilizadas para construir este trabalho foram: fontes orais e documentos oficiais, foram realizadas entrevistas com alguns dos idosos da cidade, referentes ao período em questão. Como aporte teórico para análise deste estudo, utilizamos: Jaques Le Goff (1990), Solimar (2012) entre outros. Será abordado também o meio social que estava em volta das fazendas de gado, como era a economia local, destacando a história de dois influentes fazendeiros da época analisada: Manoel Montorio Gomes e de Francisco Fonseca.

DOI-HISTÓRIA E MEMÓRIA DE MARCOS PARENTE -PI: UMA VIAGEM AO PASSADO

Palavras-chave: Fazenda de gado. Memória. História. Marcos Parente.

IMPACTO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES

Resumo

O impacto da avaliação curricular na formação inicial e continuada de professores é crucial para a qualidade da educação. A avaliação curricular garante que os programas de formação docente estejam atualizados e alinhados com as demandas contemporâneas, incorporando novas metodologias de ensino, tecnologias e abordagens pedagógicas inovadoras. Na formação inicial, é essencial fornecer uma base teórica e prática sólida, capacitando os futuros professores a enfrentar os desafios das salas de aula modernas e a dominar tanto os conteúdos específicos quanto as habilidades pedagógicas e tecnológicas necessárias. A formação continuada, por outro lado, é vital para a atualização constante dos docentes, permitindo-lhes aprimorar suas práticas pedagógicas e adaptar-se às mudanças no ambiente educacional. Este processo deve ser contínuo e colaborativo, envolvendo todos os stakeholders da educação. Avaliações regulares e sistemáticas permitem identificar pontos fortes e áreas de melhoria, possibilitando a implementação de estratégias eficazes para o desenvolvimento profissional dos professores. Além disso, a avaliação curricular deve ser baseada em evidências e focada na melhoria contínua da qualidade do ensino. Através desse processo, é possível proporcionar uma educação de alta qualidade que atende às necessidades dos estudantes e prepara os professores para os desafios futuros. A valorização da formação docente e o investimento em programas de formação contínua são essenciais para o sucesso da educação no Brasil, contribuindo para a construção de um sistema educacional mais equitativo e eficiente.

DOI-IMPACTO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES

Palavras-chave: Formação Continuada. Qualidade da Educação. Desenvolvimento Profissional. Metodologias De Ensino. Tecnologias Educacionais.

INCLUSÃO NA PSICOPEDAGOGIA

Resumo

O presente estudo tem o intuito de mostrar como a inclusão na psicopedagogia faz-se necessária no processo de aprendizagem para promover o direito a educação de qualidade a todos, vencendo os obstáculos do preconceito e da inacessibilidade. Essa pesquisa foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográficas destacando teorias e autores importantes como Jorge Visca, Marcos Mazzotta, Nádia Bossa e Paulo Freire, com abordagem qualitativa. Concluímos que as mudanças no perfil educacional durante os anos trouxeram avanços importantes para a disseminação de conhecimento e adaptação das crianças e adolescentes no mundo educacional, a promoção da inclusão eliminou barreiras de limitações e preconceito, consequentemente trazendo progressos na acessibilidade e no desenvolvimento intelectual e cognitivo.

DOI-INCLUSÃO NA PSICOPEDAGOGIA

Palavras-chave: Inclusão. Psicopedagogia. Educação Inclusiva.

O SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA INSERÇÃO NECESSÁRIA

Resumo

O presente trabalho versa acerca da inserção do assistente social na política de educação assim como Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, prevê que as redes públicas de Educação Básica contarão com serviços da Psicologia e do Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. As manifestações das Questões Sociais, as competências desse profissional críticos e capacitados para intervir neste contexto. Na presente pesquisa pretendo esboçar uma reflexão e conhecer mais acerca dos instrumentais de defesa do público-alvo da pesquisa, assim como conhecer a atuação do Serviço Social frente a essa linha de atuação.

DOI - O SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA INSERÇÃO NECESSÁRIA

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Assistente Social.

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