ISSN 2595-5934

SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.86 2025

jun

EDIÇÃO

86

SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.86 2025

Por Faculdade FaSouza 20/06/2025
SouzaEad Revista Acadêmica Digital N.86 2025

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 86 DE 2025 DA REVISTA DIGITAL

LOGISTICA REVERSA NA ECONOMIA CIRCULAR

Resumo

A crescente preocupação com a sustentabilidade e a escassez de recursos naturais têm impulsionado a adoção de práticas de logística reversa e economia circular por empresas de diversos setores. A logística reversa permite a recuperação de produtos e materiais pós-consumo, reduzindo o desperdício e promovendo a reutilização e reciclagem. Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias adotadas pelas empresas para implementar a logística reversa como parte de uma economia circular. A pesquisa foi baseada em revisão bibliográfica, explorando estudos sobre cadeia de suprimentos sustentável, políticas ambientais e inovações tecnológicas. Os resultados indicam que a logística reversa proporciona vantagens econômicas, ambientais e competitivas, sendo uma peça-chave para um futuro mais sustentável.

DOI-LOGISTICA REVERSA NA ECONOMIA CIRCULAR

Palavras-chave: Logística reversa. Economia circular. Sustentabilidade. Gestão de resíduos. Cadeia de suprimentos sustentável.

PSICOPEDAGOGIA E DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM PSYCHOPEDAGOGY AND LEARNING DISORDERS

Resumo

A psicopedagogia observa a aprendizagem de forma ampla, isso porque ela se permite estudar a pessoa e o meio em que vive e que se envolve em várias etapas para aprender. Levando em consideração as formas cognitivas, afetivas e sociais para desenvolver a aprendizagem do aluno, sabe-se que o papel principal do psicopedagogo, seja ele institucional ou clínico, é contribuir para a melhora do processo de ensino e na qualidade do aprendizado nos locais onde estão inseridos. Sendo assim se torna o principal responsável pela parte inclusiva, fazendo com que seja diagnosticado qualquer déficit e trabalhado em prol da evolução de qualquer parâmetro dito como irregular dentro do contexto socioeducacional proposto pelos órgãos institucionais ou clínicos. Tendo como objetivo salientar o papel que o psicopedagogo exerce para as crianças com distúrbios de aprendizagem e suas ligações pela responsabilidade de crescimento cognitivo do indivíduo formada pelas redes de apoio para ensino e aprendizagem.

DOI-PSICOPEDAGOGIA E DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM PSYCHOPEDAGOGY AND LEARNING DISORDERS

Palavras-chave: Psicopedagogia. Distúrbio de Aprendizagem. Psicopedagogo Institucional. Psicopedagogo Clínico.

EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL EM GENEBRA: AÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR SUÍÇO

Resumo

Este estudo examina a atuação das associações na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) em Genebra, Suíça. O objetivo é compreender de que maneira essas organizações estruturam e implementam projetos educativos voltados para a sustentabilidade, contribuindo para a formação crítica dos alunos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou a implementação de um projeto de biodiversidade em escolas públicas e privadas do Cantão de Genebra, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao Plano de Estudos da Região Romanda (PER). Os resultados revelam que as associações desempenham um papel fundamental na educação ambiental, oferecendo experiências práticas e complementares ao ensino formal, reforçando a transversalidade do tema nas disciplinas escolares.

DOI-EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL EM GENEBRA: AÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR SUÍÇO

Palavras-chave: Educação Sustentável. Associações. Desenvolvimento Sustentável. Projetos Educativos. Genebra.

PERIGOS E RISCOS ASSOCIADOS À COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resumo

Este trabalho analisa os perigos e riscos ocupacionais associados à coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos urbanos, sob a perspectiva da Engenharia de Segurança do Trabalho. A pesquisa é motivada pela vivência profissional do autor na área de limpeza urbana e pela constatação da negligência com a saúde dos trabalhadores desse setor. O estudo adota abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, e baseia-se em revisão de literatura técnica e normativa. Foram investigadas as etapas do manejo de resíduos sólidos, com ênfase nos agentes de risco presentes em cada uma delas, como físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos. Também foram analisadas as medidas de prevenção recomendadas pelas Normas Regulamentadoras, com destaque para as NR-1, NR-6, NR-9, NR-11 e NR-15, além da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Os resultados apontam que os trabalhadores estão expostos a condições insalubres e perigosas, agravadas pela falta de EPIs adequados, informalidade do trabalho, ausência de treinamentos e descumprimento das normas legais. O estudo conclui que há necessidade urgente de ações integradas entre poder público, empresas e profissionais da área de segurança do trabalho para mitigar riscos, promover saúde ocupacional e garantir dignidade laboral.

DOI-PERIGOS E RISCOS ASSOCIADOS À COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos. Saúde do trabalhador. Riscos ocupacionais. Engenharia de segurança do trabalho.

O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL: ASPECTOS JURÍDICOS, INSTITUCIONAIS E INSTRUMENTAIS

Resumo

O presente artigo analisa a persistência do trabalho escravo contemporâneo no Brasil, suas formas de manifestação e os mecanismos jurídicos e institucionais disponíveis para sua erradicação. O objeto da pesquisa consiste na caracterização jurídica e institucional do trabalho escravo contemporâneo, bem como na análise dos instrumentos judiciais e extrajudiciais disponíveis para o seu enfrentamento. O objetivo principal é examinar os fundamentos legais, os avanços e as limitações da atuação estatal, com destaque para o papel exercido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A metodologia adotada é qualitativa, com enfoque técnico-jurídico, baseada em pesquisa bibliográfica, análise documental e normativa. O estudo demonstra que, embora o ordenamento jurídico disponha de instrumentos relevantes como o inquérito civil, o termo de ajustamento de conduta, a ação civil pública, a ação civil coletiva, a tutela penal, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel e a chamada “Lista suja”, a erradicação definitiva do trabalho escravo contemporâneo exige mais do que mecanismos jurídicos: requer políticas públicas integradas, fiscalização efetiva, responsabilização dos agentes exploradores, atuação coordenada entre instituições públicas e sociedade civil e uma ampla conscientização social. Conclui-se que o combate ao trabalho escravo contemporâneo, além de ser um imperativo ético e constitucional, representa uma condição indispensável à promoção da dignidade da pessoa humana, ao desenvolvimento sustentável e à inserção do Brasil em cadeias globais de valor baseadas na responsabilização social e no respeito aos direitos humanos.

DOI-O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL: ASPECTOS JURÍDICOS, INSTITUCIONAIS E INSTRUMENTAIS

Palavras-chave: Trabalho escravo contemporâneo. Instrumentos de combate. Ministério Público do Trabalho. Dignidade humana.

MORFOLOGIA DOS CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE DO CONTO INGLÊS, A ROSEIRA

Resumo

O presente artigo busca analisar os diálogos que os contos de fadas ingleses, principalmente aquele que compõe o corpus desta pesquisa, a saber, “A roseira”, estabelecem com os demais contos de fadas do cânone clássico mundial, bem como revisitar culturas populares que se manifestam por meio da tradição oral de compartilharem histórias maravilhosas, os contos de fadas. Para tanto, esta pesquisa se estabelece por sua natureza básica e abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realiza-se em análises de documentos, tendo em vista os muitos estudos sobre a morfologia dos contos de fadas concomitante aos estudos histórico-sociais dos mesmos. Logo, com este estudo, objetiva-se conhecer um pouco da formação e popularização dos contos de fadas, como seu meio de transmissão mudou no decorrer dos séculos, entendendo também como pesquisadores estudam a estrutura do conto maravilhoso e, por fim, analisar o conto inglês, “A roseira”, pelas vias dos estudos morfológicos dos contos de fadas, assim como buscar compreender sua pertinência social para a contemporaneidade. Diante disso, verifica-se o diálogo inerente à forma, ao que diz respeito à função do personagem, tal como aos elementos de denúncia social no que tange ao conto em questão e demais contos de fadas clássicos.

DOI-MORFOLOGIA DOS CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE DO CONTO INGLÊS, A ROSEIRA

Palavras-chave: Contos de fadas. Literatura. Sociedade. História. Morfologia dos contos de fada.

A RELAÇÃO ENTRE AS REDES SOCIAIS, A PRIMAVERA ÁRABE E A GUERRA CIVIL SÍRIA

Resumo

O trabalho direciona-se a uma análise da geopolítica da guerra civil através do fenômeno da primavera árabe na Síria em 2011, um dos fatores determinantes para a eclosão do conflito. O diferencial dessa investigação é associar as redes sociais e as redes geográficas como fatores de articulação do movimento revolucionário nesse período. A primavera árabe na Síria, diferentemente da maioria dos países vizinhos que também foram cenários das manifestações populares em 2010, tomou cursos políticos, econômicos e sociais muito mais complexos e graves do que se almejava. A operacionalidade dessa pesquisa foi feita através de levantamento bibliográfico de livros, artigos científicos e matérias de cunho jornalístico de diferentes vertentes ideológicas. Além disso, se tratando de mais de 14 anos de duração do conflito, que ainda está em andamento, coube ao final mencionarmos brevemente o panorama atual da situação no país. Nota-se como resultado que as redes sociais tiveram um papel relevante para a disseminação do fenômeno da primavera árabe na Síria, porém, com menos sucesso do que em países como Tunísia e Egito. Conclui-se que houve formação de redes de disseminação de informações geográficas pelos Sírios, porém, com rápida atuação estatal para a contenção dos manifestantes no bloqueio de acesso as redes sociais e as articulações dos manifestantes. Esse processo culminou na Guerra Civil Síria, gerando milhões de refugiados pelo mundo atualmente.

DOI-A RELAÇÃO ENTRE AS REDES SOCIAIS, A PRIMAVERA ÁRABE E A GUERRA CIVIL SÍRIA

Palavras-chave: Guerra Civil Síria. Primavera Árabe. Redes Sociais. Geopolítica. Oriente Médio.

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO

Resumo

Recentemente, tem se intensificado as pesquisas em diferentes áreas de conhecimento sobre o processo de inclusão, ressaltando-se a importância da utilização de Tecnologias Digitais (TD) em tal processo, principalmente, com vistas a potencializar o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação científica foi o de refletir sobre as contribuições da utilização de TD mais contemporâneas para o processo de inclusão. Diante do exposto, nesta pesquisa de natureza eminentemente qualitativa, procedeu-se uma revisão junto a literatura específica que versa sobre a temática em questão, buscando-se por trabalhos que foram publicizadas sobre tal temática nos últimos anos. Pode-se evidenciar por meio desta pesquisa que, as tecnologias por si só não garantem o sucesso e a efetividade do processo inclusivo. No entanto, de acordo com o planejamento que se constrói, pautado em uma intencionalidade previamente planejada que se entrelaça a mediação pedagógica que se faz por meio destas, pode representar um poderoso instrumento para o processo de inclusão.

DOI-A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Inclusão escolar. Educação especial.

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