ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.76 2024

ago

EDIÇÃO

76

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.76 2024

Por Faculdade FaSouza 12/08/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.76 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 76 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

A NEUROPSICOPEDAGOGIA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Resumo

A Neuropsicopedagogia, uma disciplina interdisciplinar que combina neurociência, psicologia e pedagogia, surge como uma ferramenta promissora para aprimorar a prática pedagógica e melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes. Este estudo busca investigar como a Neuropsicopedagogia pode ser aplicada como uma ferramenta de transformação na educação. Devido as constantes mudanças no campo educacional, torna-se essencial explorar abordagens inovadoras para enfrentar desafios pedagógicos. A Neuropsicopedagogia oferece uma compreensão mais profunda dos processos de aprendizagem, permitindo aos educadores desenvolver estratégias de ensino mais eficazes, adaptadas às necessidades individuais dos alunos. Os objetivos deste estudo incluem analisar a literatura sobre a aplicação da Neuropsicopedagogia na prática educacional, identificar estratégias específicas que contribuem para a melhoria do aprendizado e avaliar o impacto dessas estratégias em ambientes de ensino. Três hipóteses de pesquisa sustentam a investigação: que a Neuropsicopedagogia evidencia sua eficácia na melhoria dos resultados de aprendizagem, que existem estratégias específicas que resultam em melhorias mensuráveis nos resultados de aprendizagem, e que a implementação dessas estratégias leva a melhorias significativas no aprendizado dos alunos. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, baseada em uma revisão sistemática da literatura recente. Bases de dados científicas reconhecidas, como Google Acadêmico e Scielo, foram consultadas em busca de artigos publicados nos últimos dez anos (2014-2024). Como resultado, este estudo destaca a importância da Neuropsicopedagogia como uma abordagem inovadora para promover uma educação mais inclusiva e personalizada. Ao reconhecer as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos, educadores podem oferecer uma educação de qualidade, focada no desenvolvimento integral de cada estudante.

DOI - FaSouza - A NEUROPSICOPEDAGOGIA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Cognição. Aprendizagem. Inclusão. Desenvolvimento. Intervenção.

NOVO OLHAR PARA FORMAÇÃO DOCENTE E AS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

Algumas das demais funções do educar e seu como local de aprendizagem é valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Torna-se evidente a partir dessa homologação uma das funções a ser exercida por parte daqueles que se encontram no papel de lecionar para o futuro da nação. Assim o objetivo central que norteou este trabalho buscou investigar a qualidade da formação metodológica da formação dos professores da Escola Manoel Eufrásio graduados no curso de graduação em Pedagogia, no município de Piraquara - PR, de forma a melhorar a qualidade. Foi desenvolvido com base na metodologia qualitativa com análise interpretativa. Levando isso em conta, refletimos as contribuições realizadas por diversos autores, especialistas no estudo dos processos construtivos de conhecimento profissional do professor e compará-los com a evidência empírica colhidos a partir de uma variedade de instrumentos de coleta de dados. Além disso, o estudo incorpora a visão dos sujeitos participantes assumindo-os como sujeitos que realizam uma função vital no âmbito dos dispositivos de ensino e aprendizagem. Após o processo de análise de dados baseado em comparações constantes com uma codificação aberta, axial e seletiva, o estudo mostra a importância da variedade de perspectivas e experiências aportadas por um corpo docente que, por sua vez, se torna um dos elementos nucleares da formação.

DOI - FaSouza - NOVO OLHAR PARA FORMAÇÃO DOCENTE E AS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Pedagogia. Formação de professores. Metodologia de ensino. Práticas pedagógicas.

POSSIBILIDADES DA REDUÇÃO DE PASSAGEIROS NO TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE DE SOROCABA - SP

Resumo

Com esse artigo buscamos compreender quais os principais fatores que poderiam resultar na redução de passageiros no transporte publico municipal na cidade de Sorocaba - SP, frente a uma crescente populacional. Partindo da compreensão relacionada ao aumento populacional, buscou-se compreender qual a dinâmica atrelada a diminuição do número de passageiros que utilizam o sistema público de transporte. Foram realizadas pesquisas e análise de dados frente à mobilidade e importância do transporte público de passageiros, e percebeu se o aumento de meios e serviços de locomoção, alguns com influência da tecnologia como exemplo os sistemas de mobilidade por aplicativos, assim como interesses financeiros e sociais. A política pública deve estar atenta a este sistema tão importante, que é o transporte de pessoas, cidadãos que cumprem seu papel na sociedade, recolhem impostos ao município, mas que muitas vezes não tem um serviço eficiente que contemple suas necessidades.

DOI - FaSouza - POSSIBILIDADES DA REDUÇÃO DE PASSAGEIROS NO TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE DE SOROCABA - SP

Palavras-chave: Mobilidade. Transporte. Passageiros. População.

PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Resumo

Esta pesquisa analisa a importância da formação de professores que assumem processos de educação inclusiva com intuito de elaborar uma proposta de formação para professores em exercício face à gestão da educação inclusiva de alunos com Deficiência intelectual na Escola Municipal Tocantins, Imperatriz - MA. Como objetivo, temos elaborar uma proposta de formação para professores em exercício face às Gestão da Educação Inclusiva de alunos com Deficiência intelectual na Escola Municipal Tocantins, Imperatriz -MA. Esta proposta de formação de professores baseia-se na metodologia de investigação-ação, onde os professores participantes se organizaram sob uma proposta cooperativa que permitiu construir estratégias de ensino inclusivas possibilitando a adaptação e flexibilização curricular. Essa experiência pedagógica, pautada na colaboração, permite ao professor trabalhar em equipe e fazer adaptações conjuntas em suas práticas pedagógicas, que os levam a refletir sobre o que é a construção da diversidade e inclusão e a encenação de metodologias de ensino que envolvem educação para todos. Com base nos resultados obtidos, presume-se que este seja o início da formação de uma cultura inclusiva na Escola Municipal Tocantins, Imperatriz - MA., escola que conta com uma grande equipe docente, humana e comprometida, para a qual a educação inclusiva se tornou um desafio e graças ao qual estão sendo experimentadas diferentes práticas inclusivas.

DOI - FaSouza - PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Ensino Fundamental. Formação De Professores.

EVOLUÇÃO, ABORDAGENS MODERNAS E DESAFIOS NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO: UMA PERSPECTIVA GLOBAL E BRASILEIRA

Resumo

Este artigo examina a evolução histórica e o desenvolvimento da segurança do trabalho, tanto no Brasil quanto no mundo. Inicialmente, apresenta o contexto histórico, destacando as mudanças significativas nas práticas e políticas de segurança ao longo dos anos. Em seguida, apresenta as abordagens modernas que foram implementadas para melhorar a segurança nos ambientes de trabalho, incluindo o uso de tecnologias emergentes e sistemas de gestão de risco. Os desafios contemporâneos, como a adaptação às novas regulamentações e a gestão de riscos em ambientes complexos, são discutidos em profundidade. A conscientização e o treinamento são destacados como componentes essenciais para a criação de uma cultura de segurança eficaz, enfatizando a importância da educação contínua dos trabalhadores. O estudo pretende oferecer uma visão abrangente das práticas e políticas de segurança do trabalho, contribuindo para a melhoria contínua da saúde e bem-estar dos trabalhadores. Ao analisar políticas bem-sucedidas e soluções inovadoras, este artigo busca fornecer insights valiosos para profissionais e pesquisadores interessados em aprimorar a segurança no ambiente de trabalho.

DOI - FaSouza - EVOLUÇÃO, ABORDAGENS MODERNAS E DESAFIOS NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO: UMA PERSPECTIVA GLOBAL E BRASILEIRA

Palavras-chave: Segurança do Trabalho. Evolução Histórica. Abordagens Modernas. Desafios Contemporâneos. Conscientização. Treinamento.

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA BIOLOGIA

Resumo

Este artigo objetiva identificar as metodologias ativas no ensino da biologia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica no google acadêmico, nele usamos termos como “metodologias ativas no ensino de biologia”, “ensino híbrido na biologia” e “Instruções por pares no ensino da biologia”. Os trabalhos lidos na íntegra foram selecionados através da leitura prévia do resumo. Posteriormente, refletiu-se sobre os trabalhos que afirmam que o tradicional não é atrativo para estudantes da atualidade, na busca de justificar esta ideia se propôs a utilização de metodologias ativas na aprendizagem baseada em problemas, Instrução por Pares, Ensino Híbrido, Ensino por investigação. Primeiramente se explica o que são essas metodologias como podem ser utilizadas no ensino da biologia.

DOI - FaSouza - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA BIOLOGIA

Palavras-chave: Biologia. Ensino. Metodologias ativas.

O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA

Resumo

Este estudo explora o potencial da Realidade Virtual (RV) como ferramenta para o ensino de Biologia no Brasil. Através de uma revisão sistemática de pesquisas publicadas entre 2013 e 2023, o trabalho mapeia as principais aplicações, metodologias e desafios relacionados à utilização da RV nesse contexto. Os resultados demonstram que a RV possui um impacto positivo no engajamento dos alunos, facilitando a compreensão de conteúdos complexos e abstratos. A imersão proporcionada pela tecnologia permite a exploração de ambientes virtuais, a visualização de modelos 3D e a participação em simulações, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro. No entanto, a implementação da RV no ensino de Biologia no Brasil ainda enfrenta obstáculos, como o alto custo de hardware e software, a infraestrutura das instituições de ensino e a carência de materiais didáticos em português.

DOI - FaSouza - O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavras-chave: Realidade Virtual. Ensino de Biologia. Educação. Tecnologia.

VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE ALFACE CRESPA EM SISTEMA DE AQUAPONIA E A PRODUÇÃO ORGÂNICA EM HORTA TRADICIONAL

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso na área de ecologia e desenvolvimento sustentável teve como objetivo verificar a viabilidade e sustentabilidade da produção de alface crespa pelo processo de aquaponia, onde a água que circula pelo sistema de criação de peixes também passa por um cano devidamente perfurado onde foram colocados as mudas de alface para o desenvolvimento e crescimento, e constatou-se através de pesagem, morfologia e aparência das plantas um resultado insatisfatório em comparação ao método de plantio tradicional em canteiros no solo, por apresentar uma praga que danifica as raízes, tendo até algumas vantagens significativas como redução de trabalho e ganho de tempo ocioso, mas devido a infestação de vermes vermelhos e pretos inofensivos aos peixes, revelou-se a fragilidade do processo em comparação ao tradicional plantio em canteiros no solo.

DOI - FaSouza - VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE ALFACE CRESPA EM SISTEMA DE AQUAPONIA E A PRODUÇÃO ORGÂNICA EM HORTA TRADICIONAL

Palavras-chave: Ecologia. Desenvolvimento Sustentável. Aquaponia. Alface Crespa.

PONTUANDO TÓPICOS ESPECÍFICOS EM OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

Resumo

O artigo versa discorrer sobre o uso das técnicas de otimização para motores de busca (SEO do inglês Search Engine Optimization), as quais tem participação efetiva ao alavancar o dígito de visitas a páginas na Internet e ponderar sobre a tática de SEO e seus componentes, as funções e suas importâncias nas atuações ao aumentar o número de visitas a um Site na Internet, levando essa Homepage ocupar um lugar de destaque nas primeiras respostas das pesquisas feitas pelos visitantes nos buscadores na Internet. Esse trabalho também visa falar sobre as vantagens da implementação da técnica de SEO num Website juntamente com seus dispositivos de captura de visitantes e o diferencial que esse mecanismo de divulgação tem na veiculação de uma Webpage no uso da Internet. Nesse artigo, ainda são pontudas as estratégias de SEO ao fidelizar o visitante de um portal virtual, tornando-o um cliente em potencial, fidelizando a marca, alargando a carteira de clientes, levando a criar laços e estreitando relações com os visitantes do ambiente virtual e em dias atuais como a Inteligência Artificial influencia a prática de SEO e o consumidor final na Internet.

DOI - FaSouza - PONTUANDO TÓPICOS ESPECÍFICOS EM OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

Palavras-chave: Indexação de página. Marketing digital. Ranqueamento de página. Tráfego orgânico. Empreendedor digital. Inteligência Artificial.

O CINZA DO ARCO-ÍRIS: SUICÍDIO NA COMUNIDADE LGBTQIA+

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar os direitos fundamentais aplicados ao público LGBTQIA+, sigla definida atualmente as pessoas que se intitulam Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, refletindo as diversas necessidades legais de garantia de acesso aos direitos fundamentais deste público, tais quais, possibilidade de adoção de crianças e adolescentes por casais homoafetivos, direitos a saúde, ao casamento homoafetivo, a cirurgias e tratamento de transfiguração de sexo, dentre outros. Neste diapasão, serão apresentados os principais requisitos, as características e os efeitos dos referidos institutos elencados aos diplomas legais no ordenamento jurídico, bem como na legislação esparsa vigente. Com as inúmeras mudanças ocorridas na sociedade, houve significativas alterações legais e doutrinarias que ampliaram significativamente o conceito e os modelos de família, ampliando ainda os princípios norteadores referentes a tal instituto, dentre os quais encontram o princípio da afetividade e o melhor interesse do menor. Noutro giro, dar garantias aos LGBTQIA+ é dizer que há igualdade de condições nos limites de sua igualdade, pois diversas são as lutas e necessidades que este público incorpora e que muitas vezes ainda sofre com a discriminação nas instituições formadoras. Os principais direitos foram imprescindíveis na quebra de paradigmas e preconceitos relacionados aos cidadãos homoafetivos, o que fez com que a jurisprudência pátria tornasse possível que os mesmos pudessem adotar conjuntamente. Logo insta salientar que é imprescindível que não haja mais preconceitos quanto à possibilidade dos mesmos possuírem direitos.

DOI - FaSouza - O CINZA DO ARCO-ÍRIS: SUICÍDIO NA COMUNIDADE LGBTQIA+

Palavras-chave: Direitos Humanos. Garantias aos LGBTQIA+. Cidadania. Adoção por pessoas do mesmo sexo. Políticas públicas.

USO DE CÓDIGO DE BARRAS PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE ALMOXARIFADO DE BENS DE CONSUMO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS

Resumo

Um dos maiores desafios da Administração Pública é a eficiente gestão de estoque de bens de consumo, tendo em vista sua particularidade nas modalidades de compras. Com o avanço tecnológico, o uso de código de barras pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar na gestão de estoque. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o uso do sistema de código de barras para o controle de estoque de almoxarifado de consumo em órgãos públicos. Foram pesquisados artigos atuais relacionados com o tema de controle de estoque, leis e atualizações nas quais as instituições públicas são obrigadas a se enquadrar. Artigos e reportagens sobre novas ferramentas tecnológicas para auxílio da Gestão de Estoque. Foi possível afirmar que a implantação de um sistema, permite a empresa pública, ter seu inventário de bens de material de consumo em tempo real e armazenado de forma funcional, útil e acessível. É preciso haver uma sensibilização da alta administração em favor das facilidades que as ferramentas tecnológicas podem disponibilizar, como no caso, o uso de leitor de códigos de barras.

DOI - FaSouza - USO DE CÓDIGO DE BARRAS PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE ALMOXARIFADO DE BENS DE CONSUMO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS

Palavras-chave: Administração Pública. Gestão de estoque. Código de barras.

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