ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.51 2022

jul

EDIÇÃO

51

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.51 2022

Por Faculdade FaSouza 12/07/2022
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.51 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 51 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

PLASTICIDADE CEREBRAL E OS POSSÍVEIS LETRAMENTOS

Resumo

A plasticidade cerebral ocorre em uma reorganização da composição neural do indivíduo ao viver uma nova experiência, ou seja, a capacidade das sinapses, dos neurônios ou de regiões do cérebro de alterar seus domínios através do uso ou estimulação. A partir disso, é possível afirmar que o aprendizado não ocorre de maneira instintiva, mas que pode e deve ocorrer de maneira fluída e significativa a fim de fortalecer as sinapses ativadas no momento da aprendizagem. Neste trabalho discutimos os caminhos neurais pelos quais são percorridos por um indivíduo ao exercitar além da sala de aula, o uso da língua escrita em situações sociais, considerando o seu conhecimento prévio, a contextualização, o estímulo e o papel do professor como figura mediadora de situações práticas de letramentos, além de aprofundarmos a importância da plasticidade na situação do transtorno neurobiológico, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Palavras-chave: Plasticidade cerebral. Letramento. Sinapses.

NOÇÃO DE COMPORTAMENTO E A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA NO AUTISMO: UMA ANÁLISE ACERCA DA POSSIBILIDADE, DA BUSCA E DA CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE

Resumo

Abordaremos criticamente a ideia de um suposto ‘modelo de comportamento’ instituído socialmente como ideal, especialmente considerando-se a dicotomia Inclusão x Exclusão. Partindo da noção trivial de um comportamento desejável, inicialmente a discussão tomará como base a premissa de que as normas de comportamento são estabelecidas culturalmente e socialmente. A problematização aqui proposta faz apelo às considerações de Giorgio Agamben: embora o filósofo trate sobre o estado de exceção mais especificamente, o recorte que será realizado se aplica à exclusão social, como ficará claro. Considerando assim o contexto social vigente, apontaremos que em casos de autismo o indivíduo poderá ter uma vida melhor ao aprender determinadas habilidades, uma vez que está (deveria estar, de fato / precisa estar) inserido em um complexo modelo de sociedade. Após essa problematização, considerando a ciência denominada Applied Behavior Analysis (ABA – Análise do Comportamento Aplicada), a investigação permeará a abordagem sobre como, nos casos de autismo, a atuação com ABA, a longo prazo, não enquadra e limita o indivíduo, mas pode, ao contrário, lhe proporcionar liberdade, especialmente no que tange a sua vida prática. Sobre o que tange a aplicação da ABA, não pretendemos aqui explicar seus conceitos básicos, mas expor que por meio dessa é possível melhorias efetivas na vida do indivíduo com TEA, o que engloba a interação social, visando a inclusão. Lembrando que a inclusão envolve sempre um movimento de alteridade, que exige respeito, empenho e reciprocidade entre todos os envolvidos.

Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada. Autismo. Comportamento. Ética.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

Aceitar e aprender a conviver com a diversidade é o primeiro passo para a criação de uma escola de qualidade e receptível para todos. Esses fatores reforçam a percepção de que as políticas de inclusão devem ser adotadas, permitindo que uma parcela de alunos anteriormente excluída das demais, possam a partir daí fazer parte das escolas comuns ou regulares, ou seja, compor o quadro de alunos das mesmas, levando se em consideração o direito a igualdade independentemente das diversidades, sendo assim o presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo foi fazer uma abordagem sobre as reflexões para o desafio da formação de professores para a educação inclusiva. O trabalho se inicia com uma breve abordagem dos termos relevantes da concepção de educação inclusiva a fim de situar o leitor neste novo paradigma de educação. Em seguida, é realizada uma análise acerca da necessidade de se pensar uma mudança no currículo dos cursos de formação de professores com o fim de se formar efetivamente o profissional docente para a educação inclusiva. Em última análise, a pesquisa aponta propostas de remodelação curricular desenvolvida em pesquisas na área educacional.

Palavras-chave: Educação Especial. Formação de Professores. Currículo.

CONCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PARQUE SENADOR JÉFFERSON PERES EM MANAUS

Resumo

Com a construção do Parque Jefferson Peres, do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) , realizado no município de Manaus-AM, buscou-se trazer abordagens sobre a questão ambiental, uso do espaço e a concepção que o parque traz para seus usuários sobre sua utilização, uso do espaço e de seus recursos naturais. O objetivo da pesquisa foi analisar as mudanças sociais e ambientais trazidas com a construção do parque. Além disso, teve-se como objetivos específicos: refletir sobre as mudanças ambientais quanto à participação pública reelacionada aos serviços de esgoto, coleta de lixo, drenagem e arborização do parque; identificar quais foram os benefícios sociais trazidos a população; verificar se houve melhoria na qualidade de vida da população. Os procedimentos metodológicos para oalcance desses objetivos se deram por meio de leituras e revisões bibliográficas, trabalho de campo, coleta de dados e análise desses.

Palavras-chave: Parques. Socioambiental. Espaços Públicos. Atividade física.

O PAPEL DA COMUNIDADE ESCOLAR FRENTE À EVASÃO DOS ALUNOS

Resumo

Em uma visão globalizada, promove um dilema que a evasão é responsabilidade ora discente ora escola, no entanto devem atribuir a situações socioeconômica e cultural ao fracasso escolar. Nesta situação apresenta ao grau de instrução dos pais que influencia na grande maioria na escolaridade e no futuro dos filhos, indicando que no Brasil o nível de escolaridade do sujeito apresenta um grau elevado de acordo com o nível de escolaridade dos pais. A gestão escolar esclarece que o abandono ocorre quando o educado deixa de frequentar as aulas no decorrer do ano letivo, frente a isso deve elaborar alternativas para resolução de problema antes que influencie na vida social e profissional do indivíduo. É essencial que a gestão compreenda que é fundamental o bem-estar do discente analisar a qualidade alimentar, familiar, social e a capacidade profissional dos docentes e buscar melhorias tanto na infraestrutura como no ambiente.

Palavras-chave: Comunidade escolar. Educação. Evasão.

A ACESSIBILIDADE DIGITAL COMO PARCEIRA DA INCLUSÃO

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir, definir e relacionar os conceitos de inclusão social e inclusão digital entre si e a sua relação de ajuda para facilitar a aprendizagem de crianças e de jovens inclusos utilizando as ferramentas e recursos da web. Neste momento atual de pandemia, os recursos tecnológicos são essenciais, extremamente importantes e muito vêm a contribuir para o desenvolvimento dos alunos inclusos, de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). É nesse contexto que a acessibilidade digital aplicada às ferramentas de socialização on-line figura como medida de inclusão digital. Dessa forma, pretende-se elaborar um conceito de inclusão digital que contemple e auxilie professores na sua prática pedagógica com os alunos inclusos e também com as famílias no processo de socialização família-escola e sociedade.

Palavras-chave: Pandemia. Inclusão digital.

GESTÃO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS FISIOTERAPÊUTICOS

Resumo

Este artigo tem como objetivo, entender como está sendo aplicado o controle de qualidade em saúde e como utilizar esse conhecimento nos serviços fisioterapêuticos oferecidos em clinicas particulares e atendimentos domiciliares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos, encontrados nas plataformas de pesquisa online Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico, PEDro e PubMed, acessados no período de dezembro de 2021 a abril de 2022. Os Fisioterapeutas da atualidade, possuem muitas funções entre elas a de gestores. Sendo a gestão de qualidade e segurança uma exigência presente em todos produtos e ramos de serviços. Devido a insuficiência de instrumentos de auditoria em fisioterapia, devemos ter consideração as ferramentas de gestão e qualidade, para estruturar, analisar e monitorar o desempenho, da qualidade ofertada nos serviços fisioterapêuticos.

Palavras-chave: Gestão de Qualidade em Saúde. Gestão de Qualidade em Fisioterapia. Gestão em Fisioterapia. Gestão Hospitalar.

DISCUTINDO AS COMPLEXIDADES DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PERÍODO PANDÊMICO

Resumo

O artigo aborda como ocorreu o ensino de Geografia, durante o ano de 2020, de forma remota. Esse período pandêmico, levou ao isolamento social, com isso as escolas e outros estabelecimentos foram fechados. Para este trabalho, foram analisadas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do regular, da Etapa do Fundamental, em uma escola central da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, por meio de relatos e dados, cedidos por uma professora: atas do conselho de classe, número de alunos e de turmas da escola, atividades propostas para os alunos por meio de apostilas, uso do Whatsapp, Google Forms, videoaulas do YouTube e quizzes. A metodologia dessa pesquisa conta com dados qualitativos e quantitativos, literatura correlata ao tema, figuras e gráficos. Assim, vamos falar sobre como foi o ensino remoto, onde quase sempre pela falta de condição de acesso aos meios tecnológicos, como internet e celular, muitos alunos não puderam participar das aulas pelo Whatsapp.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Campos dos Goytacazes. Pandemia.

A BUSCA POR IGUALDADE DA JORNADA DE TRABALHO DO EMPREGADO DOMÉSTICO ATRAVÉS DE NOVAS REGRAS SOB A ÓTICA DA LC 150/2015 E NECESSIDADE DO CONTROLE DE JORNADA

Resumo

O artigo objetiva tratar os novos direitos dos funcionários domésticos, que se originou por meio da EC nº 72/2013 e a LC nº 150/2015. O foco central da pesquisa inclinou-se na jornada de trabalho do servidor doméstico, mas também na obrigação do controle de jornada, não dependendo, de vários empregados, indo de encontro as atuais normas celetistas e jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho. E finalmente, pesquisar acerca do questionamento apresentado, será feito um estudo conforme a LC nº 150/2015 e Constituição Federal do Brasil de 1988, mais a discussão da obrigatoriedade do controle de jornada ao empregador comum e ao doméstico. Pois é por intermédio do controle que é se estabelece garantir que a jornada se cumpra de maneira equilibrada e justa, o que evita abusos e excessos, já que podemos ter o respaldo do registro deste período de forma manual, mecânica e até eletrônica.

Palavras-chave: Trabalho Doméstico. Jornada de Trabalho. Direitos.

A SANÇÃO ADMINISTRATIVA DISCIPLINAR MILITAR NA ORDEM JURÍDICA

Resumo

O artigo que se segue nas páginas seguintes tem como objetivo principal relatar por meio de pesquisa bibliográfica sobre as sanções administrativas no âmbito militar, baseando-se na ordem jurídica que as fundamentam em qualquer que seja a Força Armada que o profissional militar esteja engajado. Com o passar dos séculos, as instituições militares foram se organizando, ganhando mais confiança da sociedade de qual fazem parte, saindo apenas do contexto em que se estabeleciam na Antiguidade como homens que se juntavam para guerrear, obtendo assim, o status de profissionais militares e que estavam a postos para a defesa da Soberania Nacional de seu País, além de utilizarem a inteligência por meio de informações, para fazer de suas conquistas ações que não necessariamente, derramassem sangue para alcança-las. Foi o profissionalismo dentro do ambiente militar que modificou em grande escala a sua própria configuração dentro da proposta de sua existência, porém, não fugindo a sua primeira característica que é realmente de estar pronto para a batalha campal, mas que, nos dias de hoje, foge à maioria das concepções existentes. Deste modo, é que este artigo traz o referido tema, considerando o mesmo importante, tendo em vista que as Forças Armadas de um País precisam ser suas guardiãs, não se tornando vilãs de seus cidadãos e nem deixando de exemplificar em seu interior, a aplicação de normas por condutas antiprofissionais e até mesmo criminosas que possam vir a ocorrer em seu domínio.

Palavras-chave: Artigo Científico. Metodologia. Normas.

MODELAGEM COMPUTACIONAL; UMA ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar e validar as capacidades do software Modellus como organizador prévio com o objetivo de alcançar a aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. Através dos trabalhos realizados pelos alunos de uma turma do primeiro ano no Ensino Médio Técnico Integrado com modelagens computacionais que retratavam conteúdos de cinemática e de lançamento de projéteis. Por meio da análise qualitativa das modelagens realizadas pelos alunos e pela análise quantitativa dos dados levantados pela aplicação do pós-teste revelam que os conhecimentos prévios são tão importantes quanto as interações vivenciais e sociais dos discentes com o mundo, aspectos estes, que estão pautados em suas competências sócioemocionais. Assim, como a forma, a maneira e o ritmo com que cada aluno aprende particularmente no contexto das aulas remotas.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Organizador Prévio. Software Modellus.

O IMAGINÁRIO SOCIAL EM QUESTÃO: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS POR MEIO DA ARTE-EDUCAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS POSITIVAS DO NEGRO NO BRASIL

Resumo

O presente artigo busca dialogar e colocar em questão as consequências que o racismo provoca no imaginário social brasileiro, ao fixar na imagem do negro estereótipos negativos, pejorativos baseados em teorias racistas que abrangem o período colonial e perpassam no tempo. A partir da análise do processo de arte-educação e da Lei 10.639/03 buscou-se apresentar possibilidades de criação de práticas antirracistas que envolvam o processo de educar pela arte de maneira crítica, reconhecendo outras formas de existir e pensar para além de um padrão eurocêntrico, que envolve uma lógica de dominação, mas desdobrando os saberes epistêmicos e artísticos para uma perspectiva decolonial por meio de práticas criativas de re-existência, aliado à abordagem triangular e arte engajada no Brasil.

Palavras-chave: Racismo, Imaginário Social, Arte-Educação, Práticas Antirracistas, Decolonialidade, Abordagem Triangular.

RELENDO MANOEL BOMFIM: ASPECTOS DO CONCEITO “PARASITISMO SOCIAL” E “MALES DE ORIGEM” DA AMÉRICA LATINA E DO BRASIL (1905)

Resumo

O trabalho analisa, em consonância com uma leitura em torno da ideia de clássicos da historiografia brasileira, aspectos do conceito parasitismo social e males de origem formulados e discutidos pelo médico e sociólogo sergipano, Manoel José Bomfim (1868-1934) no cerne de um recorte da historiografia brasileira. Objetivamos apresentar uma leitura sobre o conceito de parasitismo social, os males de origem da América Latina, contextualizando-o com aspectos da trajetória de Bomfim, com vistas a contribuir com uma revisão sobre o autor como um dos “intérpretes do Brasil” por meio de uma pesquisa qualitativa, realizando análise documental do conceito presente no livro América Latina: males de origem (1905). A análise nos permitiu considerar uma associação do autor dos problemas presentes à sua época com a herança ibérica ¬— parasitismo social — na América Latina/Brasil, a educação como meio de superação do conservantismo social e uma breve desconsideração, por parte do autor, das possibilidades de resistência dos grupos sociais ameríndios.

Palavras-chave: Historiografia Brasileira. Parasitismo social. Manoel Bomfim. 1905.

PSICOLOGIA DA ANORMALIDADE: A INFLUÊNCIA DA DEPRESSÃO NOS LÍDERES EVANGÉLICOS DA IGREJA BATISTA DE RIO BRANCO – ACRE

Resumo

O trabalho apresentado procura demonstrar que a depressão é um tipo de distúrbio mental que perturba o humor da pessoa, sendo que o termo depressão no panorama vivido pela população moderna e frequentemente utilizado para descrever sentimentos de tristeza profunda. Como a depressão já foi diagnosticada em todos os tipos de pessoas ricas ou pobres, jovens e idosas, casadas, solteiras e de diversas classes sociais na comunidade que frequentam o ambiente evangélico, portanto, este trabalho tem como objetivo levantar um questionamento sobre a influência de casos de comportamento depressivos em líderes evangélicos da Igreja Batista de Rio Branco – Acre. No discorrer do desenvolvimento do artigo foi observado que os eventos estressantes acontecem na vida contemporânea dos envolvidos, e quando são suficientemente graves e numerosos, podem desencadear a doença depressiva. Existem vários tipos de depressão: grave, leve, moderada, depressão neurótica, depressão psicótica, depressão atípica, depressão pós-parto, psicose pós-parto, distúrbio disfórico, distúrbio pré-menstrual. A luta natural pela existência, automaticamente, provocará mudanças de comportamento, e em alguns casos, mudanças na aparência. Com os dados obtidos nesse trabalho pode-se chegar à considerações que o problema existe no meio estudado, mas todavia a ciência direciona métodos clínicos e atividades voltadas a saúde, como a prática de atividades físicas, acompanhamentos por profissionais após serem detectados a problemática, que visam minimizar os danos causados a pessoa no contexto saúde e o seu comportamento social.

Palavras-chave: Depressão. Atividade Física. Igreja. Liderança.

BREVE ANÁLISE DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA

Resumo

O trabalho pretende fazer uma breve análise de algumas práticas de ensino de Geografia, presentes no dia a dia da sala ou fora dela, como experimentos (maquetes de curvas de nível e de vulcão; simulador de erosão) confecção de rosa dos ventos e mapas táteis, aulas de campo, uso do livro didático, uso de jogos online (The Sims e SimCity BuildIt) do Google Earth, de aplicativos para gravar podcasts e uso de videoaulas. A análise busca entender se essas práticas surtem efeito, se de fato levam os discentes a aprenderem. Salienta-se também a importância de um planejamento eficaz para que a aula seja satisfatória e produza resultados. Os recursos metodológicos utilizados foram revisão bibliográfica, sobre o tema e dados secundários, como fotos (aulas de campo e mapas, entre outras) e figuras (imagem do Google Earth, entre outras).

Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Recursos pedagógicos.

DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PRÁTICA POLICIAL

Resumo

Os Direitos Fundamentais são direitos básicos do homem que estão positivado na ordem interna de um Estado e que visam garantir uma vida digna, sem ofensas aos princípios constitucionais e preceitos essenciais para a concretização de uma sociedade justa e igualitária. Porém, mesmo sendo imprescindíveis para a formação de Estado Democrático de Direito e respeitos a todos os preceitos constitucionais, os Direitos Fundamentais não são absolutos e podem ser relativizados em prol da coletividade e do Ente Público. Importante destacar que a minimização destes direitos não os extingues, mas apenas limita o seu exercício e fruição. Diante disso, a presente pesquisa visa realizar uma análise sobre a prática policial e a inter-relação desta com os direitos fundamentais, assim como a forma como estes são limitados pelos atos policiais em benefício social. Para tanto, o trabalho será desenvolvido mediante uma pesquisa bibliográfica, por meio do método dedutivo, buscando-se compreender a legitimidade da relativização de Direitos Fundamentais nas ações policiais direcionadas à manutenção da ordem e paz social.

Palavras-chave: Segurança Pública. Direitos Fundamentais. Relativização.

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