ISSN 2595-5934

SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.49 2022

maio

EDIÇÃO

49

SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.49 2022

Por Faculdade FaSouza 12/05/2022
SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.49 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 49 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: BARREIRAS E VANTAGENS DO USO DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) NO PROCESSO DE ENSINO

Resumo

Este artigo científico objetiva apresentar quais as barreiras, competências e vanta-gens que o Ensino à Distância (EAD) apresenta para o processo de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos através do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É dividido em cinco quatro de apresentação que correspondem, res-pectivamente, a introdução, que introduz as justificativas e objetivos do estudo apre-sentado bem como a sua metodologia de realização; três seções de análise teóricas (sobre Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Letramento e Utilização de EaD na EJA), além de, por fim, a conclusão da pesquisa. Enquanto metodologia, utilizou-se uma revisão bibliográfica narrativa, com artigos e doutrinas da área dos últimos 20 anos. Já enquanto conclusão, notou-se que, muito que embora o con-junto de barreiras seja significativo à luz da intenção educativa, a EaD é uma moda-lidade que mostra demasiada eficácia na integração da Alfabetização e do Letra-mento para o jovem e/ou adulto em formação, tornando, através de sua dinamiza-ção, o ambiente de ensino-aprendizagem mais democrático, criativo, crítico e inclu-sivo, através de ferramentas ativas e metodológicas.

Palavras-chave: Educação à Distância. Letramento. Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos.

A ACESSIBILIDADE DIGITAL COMO PARCEIRA DA INCLUSÃO ESCOLAR

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir, definir e relacionar os conceitos de inclusão social e inclusão digital entre si e a sua relação de ajuda para facilitar a aprendizagem de crianças e de jovens inclusos utilizando as ferramentas e recursos da web. Neste momento atual de pandemia, os recursos tecnológicos são essenciais, extremamente importantes e muito vêm a contribuir para o desenvolvimento dos alunos inclusos, de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). É nesse contexto que a acessibilidade digital aplicada às ferramentas de socialização on-line figura como medida de inclusão digital. Dessa forma, pretende-se elaborar um conceito de inclusão digital que contemple e auxilie professores na sua prática pedagógica com os alunos inclusos e também com as famílias no processo de socialização família-escola e sociedade.

Palavras-chave: Pandemia. Inclusão digital. Aprendizagem.

DAS FALHAS PROCESSUAIS E ABUSOS NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO

Resumo

O artigo tem por objetivo mostrar a conjuntura do processo penal, discriminando onde ocorrem as falhas processuais e abusos, buscando mostrar qual a importância de vislumbrar essas falhas para o sistema penal brasileiro, tendo em vista a omissão do Estado, buscando uma atuação no processo penal mais justa e transparente, além de situar as falhas processuais e os abusos no sistema penal, mostrando onde essas falhas ocorrem no processo penal, porque ocorrem, como se consolidam tais abusos, se há possibilidade de melhorar o processo penal, se alguma coisa já vem sendo realizada para que esses abusos e falhas não ocorram, quais as prevenções a serem tomadas, pois o sistema penal brasileira comporta muitas brechas, capazes de gerar abusos e falhas no processo, e descobrir se de alguma forma essas falhas são consequência de algum fator generalizante. Em um segundo momento serão apontadas as principais falhas os principais abusos, bem como, o sistema penal frente às falhas e frente aos abusos. E por fim das consequências, destas para o sistema penal, para sociedade, bem como, as prováveis soluções e por último a conclusão. O tema é extremamente relevante viável e exequível em sua conjuntura, pois está no âmbito do direito penal brasileiro com ênfase para o processo penal e se delimita nas ações penais públicas e sua fase inquisitória, ou seja, o inquérito e todos os órgãos que atuam no processo penal, e as respectivas falhas que nestes atos ocorrem.

Palavras-chave: Falhas. Processo. Sistema. Penal. Abusos

CONSIDERAÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Resumo

O presente artigo aborda temáticas que contextualizam considerações fundamentais sobre docência no ensino superior, cujo objetivo tem por fundamentação, verificar e, ao mesmo tempo, analisar as publicações que estão disponíveis na literatura pertinente sobre a formação para docência no ensino superior, bem como contextualizar os principais fatores que contribuem para a qualificação do ensino. A pesquisa percorre caminhos que articulam conhecimentos sobre questões que se estabelece como preliminares, de modo que o contexto explorado possa ter entendimento e compreensão do fato proposto, bem como apresenta-se as situações pontuais sobre a docência no ensino superior e respectiva formação, incluindo-se neste contexto, didática e concepções práticas. Nessa perspectiva, conclui-se que a formação para exercer a docência no ensino superior exige conhecimento específico, tanto pedagógico como didático, reconhecendo que para ensinar não basta somente saber o conteúdo, mas, sobretudo, as razões pelas quais se consolida o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Docência; Ensino Superior; Formação; Didática; Práticas.

A CHARGE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO

Resumo

O presente artigo descreve como as Charges têm sido usadas com frequências no ENEM e em provas de concursos, bem como em livros, revistas e jornais em todo o mundo que usam este tipo de gênero textual como sendo um gênero jornalístico para satirizar de forma bem-humorada o cotidiano. Alguém pode até perguntar: Mas de que forma se usa a charge para ensinar? A resposta é ampla porque a charge como desenho cômico engraçado e criativo fazem os chargistas mostrarem um acontecimento político ou um caso rotineiro bem engraçado. Chargistas de várias empresas de jornalismos têm dado sua contribuição de forma crítica bem-humoradas aos leitores, como foi o caso de grandes nomes como Henfil, Ziraldo, Laerte, Lailson, Clériston, Libório; Miguel, e tantos outros brasileiros que diariamente mostravam nos seus belos traços artísticos as charges diárias sobre acontecimentos do cotidiano que muitas vezes incomodava uns e agradava outros o que é o papel do chargista, e que também não é fácil ter uma boa ideia todos os dias. Mas dedicados que são estes profissionais e que sempre os fazem ter uma visão crítica engraçada de cada situação do dia-a-dia. A charge como gênero textual jornalístico pode não só fazer rir, como também mudar uma opinião formada. Porque fazer humor é melhor que fazer guerra!

Palavras-chave: Gênero textual. Humor. Crítica. Jornalismo.

A CONTRIBUIÇÃO DA MINDFULNESS ANTE OS SINTOMAS DO TDAH

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurológico com causas genéticas que é perceptível na infância e perdura durante toda a vida do indivíduo. Seus sintomas se manifestam no dia a dia, seja na escola, em casa ou no trabalho. Estes sintomas envolvem principalmente a dificuldade em manter o foco e a precipitação na execução de ações, refletindo consequências emocionais e sociais. A medicação tem sido um socorro para amenizar estes sintomas, porém, estudos mostram que as terapias alternativas também são excelentes ferramentas de auxílio. Recentes descobertas apontam que, dentre estes estudos, a mindfulness - atenção plena – tem se destacado por ajudar efetivamente nos processos de autocontrole, foco e percepção das emoções e dos relacionamentos pessoais e sociais. O acesso a estes resultados e como melhor empregar a minfulness nos casos de TDAH dão relevância a proposta do tema.

Palavras-chave: TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mindfulness. Atenção plena.

A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NO MEIO INDUSTRIAL

Resumo

Quando deparamos com uma empresa, uma organização industrial, não podemos analisá-las sem olhar a interação dos sistemas de gestão, em específico à qualidade, a gestão ambiental e a saúde e segurança do trabalho. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre os sistemas de gestão em empresas de grande porte do Brasil, se elas apresentam alguma certificação ou se têm conhecimento sobre Sistema Integrado de Gestão. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise. Por fim as considerações finais mostram o quanto é importante uma empresa adotar um Sistema Integrado de Gestão em prol de uma melhoria contínua buscando sempre a qualidade, o meio ambiente e a saúde e segurança interna e externa da organização. Em contrapartida, algumas empresas ainda em pleno século XXI podem apresentar com uma ou duas certificações, mostrando que ainda há muito em que melhorar e aperfeiçoar os sistemas de gestão.

Palavras-chave: Gestão de Segurança. ISO. SIG.

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