ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.56 2022

dez

EDIÇÃO

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SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.56 2022

Por Faculdade FaSouza 19/01/2023
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.56 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 56 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

O PAPEL DO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumo

A educação inclusiva é um direito garantido por lei a todos os sujeitos que possuem algum tipo de deficiência ou necessidade especial de aprendizagem, devendo estes terem acesso à educação de qualidade e livre de qualquer preconceito. Mesmo sendo um direito garantido na legislação, muitos desafios ainda se apresentam para que essa prática educativa inclusiva seja de fato efetivada no cotidiano escolar. Pensando no conceito e concepções que permeiam a educação inclusiva e o papel do professor nesse processo, surge algumas questões relevantes a serem pensadas e discutidas ao longo desse estudo: como o professor pode contribuir para a efetivação de uma educação inclusiva de qualidade? Quais os desafios que ainda persistem e dificultam o pleno desenvolvimento da educação inclusiva na atualidade? Na busca de respostas para estes questionamentos, o presente trabalho tem como objetivo entender e apresentar o contexto do papel do professor na educação inclusiva, sua importância e significância no que diz respeito aos métodos utilizados no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, realizada através de revisão de literatura, a partir de autores como Minetto (2008), Mantoan (2005) (2006), entre outros, através dos quais se percebe a importância e necessidade da educação inclusiva para os alunos com necessidades educacionais especiais e o quanto o professor tem um papel relevante para garantir que as leis sejam efetivas e garantam a participação de todos igualitariamente no ensino regular, fazendo com que as escolas busquem novos paradigmas de inclusão.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - O PAPEL DO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavras-chave: Inclusão. Professor. Educação Inclusiva. Formação.

ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM E FALA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DE AUTISMO (TEA)

Resumo

A incapacidade de desenvolver a linguagem é um dos primeiros sinais de autismo. Esta revisão consolida o que se sabe sobre os precursores verbais e pré-verbais do desenvolvimento da linguagem como uma estrutura para examinar anomalias comportamentais e cerebrais relacionadas à fala e linguagem nos transtornos do espectro do autismo. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado por meio de levantamento bibliográfico baseado na busca de artigos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando a base de dados MEDLINE/PUBMED, nos idiomas português e inglês, do período de 2019 a 2022. A capacidade de identificar a assinatura neural desse déficit em crianças muito pequenas tem se tornado cada vez mais importante, uma vez que a presença da fala antes dos cinco anos de idade é o mais forte preditor de melhores resultados no autismo. Relacionar as rupturas na rede de fala aos déficits sociais observados fornecerá alvos promissores para intervenções comportamentais e farmacológicas no TEA. Os transtornos do espectro do autismo abrangem uma variedade de apresentações que podem ser atribuídas a uma tríade de sintomas: a. interação social recíproca prejudicada, b. comunicação verbal e não verbal desordenada, c. comportamento restrito, repetitivo ou interesses circunscritos.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM E FALA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DE AUTISMO (TEA)

Palavras-chave: Autismo, Criança, Desenvolvimento Infantil, Linguagem, Fala, Comunicação.

AULAS INCLUSIVAS: REFLEXÕES QUANTO ÀS POSSIBILIDADES

Resumo

Este artigo tem a intenção de provocar reflexões sobre até que ponto as aulas são inclusivas. As práticas pedagógicas que são utilizadas seguem um modelo de exclusão, segregação, integração ou inclusão? Há um espaço nos planejamentos anuais para uma proposta de aprendizagem significativa para os alunos com dificuldades, para os alunos com deficiência ou para aqueles que apresentam outras especificidades? E a relação professor-aluno? Esse quesito também tem que ser questionado. Será que é possível ocorrer à aprendizagem sem uma relação de afetuosidade? A metodologia utilizada será uma pesquisa ação e a pesquisa bibliográfica. É imperativa a reflexão sobre as práticas inclusivas nas salas de aula. Todos os educandos têm o direito à aprendizagem e de participarem junto aos seus colegas de propostas significativas, principalmente em grupos ou com pares avançados quando necessário, mas que eles tenham o direito de estar entre os seus, independente das especificidades apresentadas.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - AULAS INCLUSIVAS: REFLEXÕES QUANTO ÀS POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Exclusão. Segregação. Integração. Inclusão. Práticas inclusivas.

BANDIDOS SOCIAIS: APONTAMENTOS SOBRE O CANGAÇO NORDESTINO E O MESSIANISMO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO

Resumo

Este trabalho realizou um estudo sobre o banditismo de uma perspectiva global e regional a partir de fontes bibliográficas. O objetivo proposto foi verificar as obras dos historiadores Eric Hobsbawn (2010), Rui Facó (2009) e Boris Fausto (1995) e trazer a dimensão do ponto de vista social, antropológico, político, econômico e cultural da historicidade do Brasil no cangaço em especial. A pesquisa investigou nas literaturas o banditismo e condicionantes rurais para compreensão pormenorizada desse contexto. Os resultados obtidos mostram que o fenômeno do banditismo deve ser compreendido e analisado de forma mais profunda, onde o espaço de coerção foi analisado tanto do cangaceiro quanto do latifundiário ou coronel. Com base nos estudos levantados o banditismo é de certa forma um meio inserido na sociedade e que no meio social é de fato um acontecimento histórico que trazem consequências marcante na sociedade em que vivemos.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - BANDIDOS SOCIAIS: APONTAMENTOS SOBRE O CANGAÇO NORDESTINO E O MESSIANISMO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO

Palavras-chave: Banditismo. Coronelismo. Latifúndio.

PSICOLOGIA E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: ATUAÇÃO, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Resumo

O acolhimento social dirigido aos adolescentes mostra-se amplamente diverso ao longo da história do Brasil, sobretudo aos adolescentes em conflito com a lei. Com as novas diretrizes propostas no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, mudanças ocorreram no processo ressocializador, bem como na prática profissional do psicólogo no âmbito da Justiça. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva discorrer sobre as contribuições da ciência psicológica no âmbito das Políticas Públicas de Socio educação e descrever a respeito dos desafios e atuação dos psicólogos na aplicação das Medidas Socioeducativas. Esse estudo segue uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. E como método foi usado a pesquisa bibliográfica, realizada em banco de dados de produções científicas e nos ordenamentos jurídicos. Esses documentos que versam sobre o tema, serviram como base de análise e fundamentação teórica desta escrita. Ao final, compreendeu-se que com a promulgação do ECA (1990), as Medidas Socioeducativas foram colocadas como uma proposta de responsabilização dos adolescentes que praticam atos infracionais, mas, para além disso, o estatuto regulamentou a Doutrina de Proteção Integral, reconhecendo esses adolescentes como sujeitos de direitos. A Psicologia, ao ocupar esse espaço de atuação, lança um olhar para a construção da subjetividade e os atravessamentos sócio-históricos, pois entende que são cruciais a compreensão dos sujeitos, e, com isso, os atos infracionais passam a ser compreendidos para além da punição.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - PSICOLOGIA E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: ATUAÇÃO, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Palavras-chave: Psicologia. Adolescência. Ato infracional. Medidas Socioeducativas

O PAPEL DO PEDAGOGO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), COM ÊNFASE EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Resumo

O artigo discorre uma pesquisa objetivando a importância de uma gestão democrática dentro da instituição escolar. A metodologia de pesquisa foi a junção entre o estudo bibliográfico de autores da área de educação e documental feita uma pesquisa na Constituição Federal 1988 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), enfatizando a importância da citada legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileira e diz que as escolas devem ter uma gestão democrática. O propósito do artigo é refletir sobre o Papel do pedagogo como agente orientador e a sua participação dentro da instituição escolar na construção do projeto político pedagógico o PPP, o que, por consequência, relaciona-se com a gestão democrática.

DOI - Revista Faculdade faSouza -O PAPEL DO PEDAGOGO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), COM ÊNFASE EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Palavras-chave: Projeto político pedagógico PPP. Democracia. comunidade escolar.

A IMPORTÂNCIA DE UM OLHAR INDIVIDUALIZADO VOLTADO AOS ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E/OU EM PROCESSO DE INCLUSÃO

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar o quanto é importante que as dificuldades de aprendizagem sejam percebidas já na Educação Infantil para que estratégias interventivas sejam tomadas, evitando-se que o problema cresça e a solução se torne cada vez mais difícil. Verifica-se que em alguns casos, a dificuldade de aprendizagem se insere na inclusão, porém, o foco deste trabalho não está voltado às especificidades do processo inclusivo, mas se direciona para situações gerais de um cotidiano de sala de aula, buscando-se refletir sobre a atuação docente. Para este estudo, foi utilizada como método a revisão bibliográfica, por meio da leitura de livros, legislações pertinentes ao processo de inclusão e dificuldades de aprendizagem, bem como artigos e textos. Nesse contexto, verifica-se que o olhar individualizado de acordo com as dificuldades de aprendizagem apresentadas e a adoção de estratégias e metodologias interventivas, bem como suporte psicopedagógico em conjunto com a atuação docente, família e escola, são indispensáveis para a resolução da problemática que aqui se apresenta.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - A IMPORTÂNCIA DE UM OLHAR INDIVIDUALIZADO VOLTADO AOS ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E/OU EM PROCESSO DE INCLUSÃO

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Inclusão. Olhar Individualizado

A CIENTIFICIDADE DO RELIGARE

Resumo

O presente artigo vem elucidar sobre a busca que o ser humano faz, até mesmo subconscientemente do “elo perdido”. Sentindo-se incompleto o mesmo está sempre à procura do sobrenatural. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa. Desta forma foram pesquisados livros físicos, sites de periódicos e outros sites de relevância para a pesquisa. Assim construiu-se um material que veio trazer à tona duas vertentes que a princípio parecem antagônicas: religião e ciência. Para tanto desmembramos o tema em alguns subtemas para melhor entendimento do mesmo. Após a breve introdução discorremos sobre o despertar da consciência espiritual, em sequência enfatizamos sobre o surgimento da religiosidade. Em seguida foi abordado sobre o espiritismo, doutrina ou ciência? E prosseguimos tratando sobre os conflitos de crença e práticas religiosas e ciência espiritual. Por fim foi realizado o fechamento do artigo com as considerações finais, demonstrando o viés científico da espiritualidade.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - A CIENTIFICIDADE DO RELIGARE

Palavras-chave: Espiritualidade. Religião. Ciência.

PROCESSO DE REGISTRO DE PRODUTOS PARA SAÚDE NO BRASIL

Resumo

Os produtos para saúde atualmente são enquadrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário - ANVISA de acordo com o risco intrínseco que podem representar à saúde do usuário, desta forma, o processo de registro se torna parte essencial para os fabricantes cumprirem com os requisitos de segurança e integralidade do produto devendo apresentar através de peticionamento eletrônico uma série de documentos que comprovem a regularidade da empresa tais como: Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE), Licença de Funcionamento e Certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF), somando-se ainda as exigências necessárias em relação ao produto de acordo com sua classificação de risco e agrupamento. Assim, este artigo tem como objetivo discorrer sobre o processo de registro de produtos para saúde elucidando sobre o correto processo de peticionamento eletrônico e cumprimento de exigências solicitadas pela ANVISA.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - PROCESSO DE REGISTRO DE PRODUTOS PARA SAÚDE NO BRASIL

Palavras-chave: Produtos para Saúde, Registro e ANVISA.

RISCOS OCUPACIONAIS EM CENTRAL DE RESÍDUOS

Resumo

Os trabalhadores envolvidos na central de resíduos são constantemente expostos a vários riscos, através do contato com micro-organismos e condições físicas do ambiente insalubres. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os riscos que envolvem a atuação juntos aos resíduos de forma geral, demonstrando os riscos que estes trabalhadores estão envolvidos e propondo medidas preventivas de proteção. Essa temática pouco é discutida no âmbito acadêmico, de forma que pretende contribuir para a elucidação da temática ao propor melhorias, além de proporcionar a compreensão da sociedade sobre os trabalhadores que são responsáveis pelo destino dado aos resíduos desprezados, em que lidam com os agravos da sua saúde, além de sofrer negligência, despreparo e falta de sensibilidade por parte dos gestores públicos. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica na produção científica sobre o tema.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - RISCOS OCUPACIONAIS EM CENTRAL DE RESÍDUOS

Palavras-chave: Riscos Ocupacionais, Central de Resíduos, Segurança do Trabalho.

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