ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.60 2023

abr

EDIÇÃO

60

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.60 2023

Por Faculdade FaSouza 18/04/2023
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.60 2023

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 60 DE 2023 DA REVISTA DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA SAÚDE PÚBLICA

Resumo

A gestão de pessoas é considerada um elemento estratégico e fundamental no planejamento das organizações, e isso, não é diferente com o poder público, pois precisa gerenciar com responsabilidade seus funcionários para que executem as políticas públicas de estado e em especial na saúde pública. Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância que a gestão de pessoas desempenha na orientação e na prestação de serviços de saúde pública. A importância do tema se justifica pela relevância social que a saúde assume na vida das pessoas e pela crescente demanda da qualificação do corpo de trabalho e do aperfeiçoamento do manejo organizacional da administração pública. Utilizou-se como método a revisão de literatura com características qualitativas e descritivas em que se utilizou como fonte de dados: artigos científicos no scielo, google academic e na internet.

DOI - Faculdade FaSouza - A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA SAÚDE PÚBLICA

Palavras-chave: Gestão de pessoas; Saúde; Política Pública.

REVISÃO LITERATURA DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS CAUSADA POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS

Resumo

Entre as bactérias perigosas encontrada na microbiota humana o Staphylococcus aureus (S. aureus) é a mais comuns, sendo um dos mais importante patógeno humano responsável por uma ampla gama de infecções clínicas, em determinadas circunstâncias pode provocar de uma simples infecção cutânea a graves infecções como pneumonia, infecções da válvula cardíaca e infecções óssea. O S. aureus apresenta-se atualmente como um dos maiores patógeno causadores das infecções nosocomiais, devido a sua capacidade de adaptação e resistência aos antimicrobianos. Este estudo tem como objetivo realiza uma revisão bibliográfica, nas bibliotecas eletrônicas e banco de dados sobre o Staphylococcus aureus, com o objetivo de identificar a importância do controle do Staphylococcus aureus nas infecções nosocomiais, realizar educação continuada, estabelecendo regras e rotinas na execução das práticas assistenciais.

DOI-Revista Faculdade FaSouza - REVISÃO LITERATURA DAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS CAUSADA POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS

Palavras-chave: Staphylococcus aureus. Infecção hospitalar. Epidemiologia. Atividade antimicrobiana.

DESAFIO DE GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Resumo

Este artigo apresenta as principais informações sobre como gerir instituições públicas por meio das competências dos servidores que ali estão inseridos, visando a melhoria na qualidade do serviço prestado, assim como sobre o melhor desempenho motivacional daqueles que se inserem na instituição. O modelo de gestão por competências se dá pela observação sistémica e análise sobre os principais apontamentos dos indivíduos que compõem as instituições, priorizando e alavancados capacidades indexadas dos mesmos, para que assim se cumpram funções com melhor capacidade e se obtenha melhor proveito destas realizações, tendo como consequência melhorias em ambas as vertentes, seja para o próprio trabalhador, assim como para o cidadão/cliente. Com base numa revisão bibliográfica, se dá a elaboração deste trabalho e incide sobre a obtenção positivista observada em instituições públicas que já aplicam tal gestão.

DOI - Faculdade FaSouza - DESAFIO DE GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Palavras-chave: Gestão pública. Gestão por competências. Gestão de instituições públicas por competências.

O CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS: ANÁLISE DO ENSINO DOS RACIONAIS E IRRACIONAIS

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o nível de compreensão e dificuldades que os alunos concluintes do ensino médio possuem em diferenciar os números racionais e irracionais, para isso, averiguaremos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para compreender como é abordado esse conteúdo nos documentos oficiais, além de fazer um levantamento de análise de livros didáticos e dificuldades que já foram pontuadas por alguns autores. Por fim, será realizada a análise de uma pesquisa, feita através de um questionário para os alunos ingressantes dos cursos de Química Industrial e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Goiás − Anápolis−GO. Os alunos participantes apresentaram dificuldades na definição de grandezas comensuráveis e de números reais, eles não conseguiram definir qual conjunto possui mais elementos e não souberam falar da importância dos números irracionais para a construção dos números reais. Com a análise dessa pesquisa, destacamos as principais dificuldades apresentadas pelos alunos, com isso é possível saber onde deve ser aprofundado o ensino dos números reais para que os alunos tenham uma compreensão completa do conteúdo.

DOI-Faculdade FaSouza-O CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS: ANÁLISE DO ENSINO DOS RACIONAIS E IRRACIONAIS

Palavras-chave: Dificuldades dos Estudantes. Ensino. Números Reais.

PADRÕES DA REALIDADE PSÍQUICA IMPLICADOS NA GÊNESE SINTOMATOLÓGICA DO TRANSTORNO DE SINTOMAS SOMÁTICOS: UMA ANÁLISE CONCEITUAL E SOBRE A ABORDAGEM CLÍNICA ATUAL

Resumo

O estudo dos transtornos de sintomas somáticos (SSD) é apresentado neste trabalho desde o âmbito das indagações fenomenológicas da vida psíquica, passando pelos campos das ciências psicológicas e dos questionamentos sobre a complexa relação entre mente e corpo. Os aspectos conceituais da argumentação, elaborada em torno dos problemas da subjetividade e das particularidades mentais do indivíduo, encerram uma estrutura epistemológica previamente proposta na literatura. Os sintomas psíquicos mais frequentes e os correspondentes transtornos de somatização se encontram enumerados na sua forma mais restritiva quanto às descrições mais sistemáticas e critérios diagnósticos, nas revisões do DSM (hoje DSM-V), no CID-10 e no CID-11. A abordagem do conceito diagnóstico foi realizada considerando estes critérios, ao lado dos demonstrativos clínicos e epidemiológicos na atenção primária de saúde. Os dados apontaram uma incidência importante tanto dos quadros de somatização como de patologias a eles associadas.

DOI - Faculdade FaSouza - PADRÕES DA REALIDADE PSÍQUICA IMPLICADOS NA GÊNESE SINTOMATOLÓGICA DO TRANSTORNO DE SINTOMAS SOMÁTICOS

Palavras-chave: Fenomenologia. Mente. Sintomas. Somatização. Clínica.

O DIREITO INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS

Resumo

O presente artigo irá refletir sobre o Direito Internacional com ênfase nos refugiados. Esse âmbito do Direito é de suma importância, principalmente atualmente, em que a movimentação migratória vem cada dia aumentando, seja por perseguição ou desejo de novas oportunidades, em um novo país. A preocupação da justiça aqui é a defesa desses indivíduos, que estão saindo de suas terras, seja de forma forçada ou não, através da elaboração de normas para haver sempre uma melhor vivência entre as sociedades. O objetivo do estudo foi trazer um assunto tão necessário a ser estudado, além de denominar certos termos e analisar contextos históricos, que serão imprescindíveis para compreensão do leitor. A pesquisa se deu pela necessidade de tornar esse assunto cada vez mais conhecido e compreendido. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico, em que foram buscados artigos na plataforma online Google Acadêmico. Concluímos que, infelizmente, ainda existem preconceitos com estes refugiados, a xenofobia, ou seja, o ódio ao estrangeiro, o que, na verdade, causa perda, já que pudemos perceber que essa comunhão entre povos pode trazer enormes ganhos para a comunidade que abraça esse imigrante.

DOI - Faculdade Fasouza - O DIREITO INTERNACIONAL PARA REFUGIADOS

Palavras-chave: Direito Internacional; Movimentação; Imigração; Refugiados.

O GEOPROCESSAMENTO COMO TÉCNICA DE GARANTIA DE TERRITÓRIOS RECONHECIDOS: INFLUÊNCIAS DA UTILIZAÇÃO DO ETNOMAPEAMENTO COMO MÉTODO PARA A REGULAMENTAÇÃO DE ÁREAS QUILOMBOLAS EM MINAS GERAIS

Resumo

O presente artigo tem por objetivo central apresentar as técnicas do geoprocessamento como capazes de fortalecer a proteção territorial de espaços historicamente reconhecidos, desde em sentido cultural e mesmo na esfera jurídica. Para tanto, o georreferenciamento deve em suas técnicas observar a ideia de etno mapeamento como método capaz de observar tais territórios reconhecidos por meio de outra “matriz”. A hipótese defendida neste sentido é que, utilizando-se do marco teórico pretendido por Polli (2017), no qual o geoprocessamento é visto como técnica e o etno mapeamento é método, se consegue proteger a ligação e utilização de povos historicamente vulneráveis e que possuem formas diversas de vivência territorial, como é o caso das comunidades remanescentes de quilombo no estado de Minas Gerais. Assim, os resultados são o de preservação, planejamento e gestão especial, centrada no “sujeito” de tais espaços remanescentes de quilombo, em uma metodologia que reconhece tal identidade de resistência, e consegue abrir espaço para um geoprocessamento/georreferenciamento que irá situar sua atividade de acordo com o espaço físico proposto, e que apresenta seu imageamento com base nestas especificidades. Portanto, primeiro se analisará o conceito de comunidades quilombolas, para se analisar o conceito e etno mapeamento e sua metodologia para, por fim, estabelecer como técnicas de geoprocessamento podem formar um imageamento de resistência de tais comunidades.

DOI - Faculdade FaSouza-O geoprocessamento como técnica de garantia de territórios reconhecidos

Palavras-chave: Etno mapeamento; geoprocessamento; georreferenciamento; quilombo; identidade; resistência.

A REINTEGRAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE NO ESTADO DE ALAGOAS

Resumo

O presente artigo, elaborado por meio de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico e documental, se debruça no fenômeno da violência. Esse fenômeno social vem se desenvolvendo através dos altos índices de criminalidade e tem se tornado um debate relevante para os governantes e para a sociedade. No centro desse debate, está o desenvolvimento e articulação de políticas públicas estruturadas que visam garantir os direitos dos cidadãos e da busca da ordem pública. As políticas públicas de segurança têm como finalidade a prevenção de crimes, a minimização dos efeitos da violência e a diminuição da reincidência no crime. Diante dessas ações, observou-se que o projeto “Uma Nova História” da Chefia de Reintegração Social da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (SERIS) tornou-se importante instrumento para a construção da dignidade humana, princípio fundamental da Constituição Federal, e para redução dos índices de criminalidade no Estado de Alagoas. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de analisar como o projeto “Uma Nova História” contribuiu para a redução da criminalidade possibilitando mais uma alternativa de tratamento desse tema.

DOI-Faculdade FaSouza-A REINTEGRAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE NO ESTADO DE ALAGOAS

Palavras-chave: Segurança Pública, Brasil, Alagoas, Políticas Públicas, Reintegração Social.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA

Resumo

O presente trabalho busca analisar como a alfabetização e o letramento estão sendo abordados na educação de jovens e adultos. Tem por justificativa a necessidade de explorar mais sobre a alfabetização e o letramento, dando ênfase a modalidade de ensino da EJA. O objetivo geral é analisar como a alfabetização e o letramento tem sido desenvolvida na EJA. Os objetivos específicos são: definir alfabetização e letramento; explorar a alfabetização e o letramento na EJA; e identificar a formação dos profissionais atuantes na EJA. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e exploratória, em artigos científicos, monografias e teses. A alfabetização e o letramento são fundamentais para a construção de um cidadão crítico ativo na sociedade. Essa forma de ensino é ainda mais relevante na EJA, pois os alunos já possuem conhecimentos prévios que devem ser considerados no processo de ensino. Essa área da educação carece de professores capacitados para suas especificidades, com vistas a evitar a desmotivação e o abandono escolar, bem como promover uma aprendizagem efetiva e significativa.

DOI - Faculdade FaSouza - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Educação de Jovens e Adultos.

ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS E O CUIDADO INTENSIVO EM UNIDADES CRÍTICAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Resumo

O presente trabalho se compõe de uma revisão bibliográfica acerca dos principais e mais recentes artigos, sobre as complexidades vivenciadas pelos profissionais enfermeiros recém-formados, aplicados aos cuidados intensivistas. De modo geral, pretende apresentar uma visão direta e crítica sobre as implicações objetivas e subjetivas desta experimentação na vida dos profissionais, para enfatizar a necessidade da constante atualização científica e aprimoramento das condutas rotineiras a fim de que, em consórcio com uma estrutura organizacional suficiente, possa promover a saúde dos que ali se recuperam e, principalmente, a saúde e eficiência do ambiente laboral.

DOI - Faculdade FaSouza - ENFERMEIROS RECÉM-FORMADOS E O CUIDADO INTENSIVO EM UNIDADES CRÍTICAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Enfermagem. Cuidado Intensivo. Unidade Crítica. Recém-formado.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo

O que se tem percebido na educação física infantil, principalmente nesse início de século XXI, é que tem sido crescente a quantidade de crianças com transtornos de aprendizagem. O aumento da medicalização de variados comportamentos escolares disparou o alerta para refletirmos e nos posicionarmos criticamente acerca do que leva uma criança desejar aprender ou não e quais possuem realmente transtornos de aprendizagem, as quais necessitam de intervenções educacionais especiais. O Projeto nasce do interesse em compreender quais técnicas e intervenções podem auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem da criança em educação física infantil, no ambiente escolar. De que recursos os professores podem se utilizar para compreender as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças e como eles podem exercer o seu papel, como educadores, ao perceber o que se passa com elas na escola. Assim, o objetivo consiste em analisar a Psicomotricidade como recurso utilizado pela Psicopedagogia no processo de ensino-aprendizagem para crianças em educação física infantil. Esse projeto foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, que consiste em explorar artigos e livros de outros autores, com a finalidade de conhecer seus posicionamentos acerca da temática e refletir criticamente sobre esses conhecimentos, através da pesquisa de revisão de literatura em educação física, que representa um tipo de pesquisa que visa a atualização dos conceitos compilados na temática específica.

DOI-Faculdade FaSouza - A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Psicomotricidade; Educação Física Infantil. Crianças.

SISTEMA DE TRATAMENTO DOS RESÍDUOS LÍQUIDOS

Resumo

O tratamento de resíduos líquidos é repleto de utensílios como os procedimentos efetuados para os demais materiais. Considerando as variedades dos rejeitos, necessita-se conhecer qual o mais importante método para tratá-los adequadamente. O efluente é fruto resultante de resíduos de oficinas ou residências, que necessita ser eliminado de uma maneira qualquer, e na maioria das vezes retorna para a natureza. Os efluentes podem ser gasosos ou líquidos, domésticos ou industriais, e para que não haja contaminações, é necessário que transitem pelo tratamento de efluentes líquidos. Neste trabalho tratamos dos efluentes líquidos que são compostos modelados por aproximadamente 99% de água, mas que para serem enviados ou sujeitos devem se contrafazer ao necessário tratamento, considerando, dessa forma, que os impactos sobre o meio sejam rejeitados ou minimizados. Os atributos dos efluentes, sejam eles qualitativos ou quantitativos, estão claramente ligados à sua procedência e como foram gerados. Assim, o método de tratamento de efluentes é uma atividade macro dentro da gestão de efluentes que busca diversas fases até que seja posto em prática. As peculiaridades de processos e a seus passos constituem os sistemas de tratamentos que devem ser enumerados adequadamente com a finalidade de atingir os seus objetivos dentro da eficiência pleiteada. Objetiva-se, portanto, considerando a eficiência ou grau de tratamento, apresentar os Sistemas de trato dos Resíduos Líquidos, num caminho crescente, a saber: a estrutura de tratamento preliminar, primário, secundário e terciário e suas respectivas características.

DOI - Faculdade FaSouza - SISTEMA DE TRATAMENTO DOS RESÍDUOS LÍQUIDOS

Palavras-chave: Resíduos líquidos. Tratamento. Efluentes.

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