ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.70 2024

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EDIÇÃO

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SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.70 2024

Por Faculdade FaSouza 16/02/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.70 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 70 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

O ANALISTA DA TÉCNICA DE SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) OU MOTOR DE OTIMIZAÇÃO DE BUSCA

Resumo

Esse texto, cogita pontuar as práticas de técnicas de “Search Engine Optimization” (SEO), Otimização para Mecanismos de Busca/Otimização Motores de Busca que realizam uma participação essencial ao indexar sites-páginas na utilização da indexação de página pelas máquinas de busca, aplicando as práticas de SEO no desempenhando de um papel principal onde se torna importante otimizar páginas, ou seja, facilitar e tornar a procura mais rápida acompanhada de retorno adequado ao usar navegadores de busca na “internet”, fazendo com que a otimização para estruturas de investigação seja mais competente, satisfatória, oportuna e conveniente. Esse trabalho também visa discorrer acerca do que é SEO, quais as suas vantagens, quem é o profissional de SEO e, quais são as características de SEO, demonstrar a experiência necessária e qualificada do SEO, o efeito dele no funil de vendas, a implementação de algumas técnicas de SEO no “Marketing Digital” e, a sua influência no ranqueamento de página, em seguida do tráfego orgânico. O SEO é uma mina de informação, um referencial “On-line” de pesquisa que apoia o “Empreendedor Digital” e, é uma ferramenta importante de suporte técnico na divulgação da informação na “Internet”. Nesse artigo, ainda, são pontuadas as estratégias de SEO como as palavras-chave dentre outras, são citadas sua metodologia, as estratégias que esse adota para sua aplicação, os instrumentos de monitoramento empregados, alguns resultados obtidos, até o momento, demandas desse artifício, os resultados a longo prazo que se esperam desse mecanismo de promoção da imagem no uso da “internet”.

DOI - FaSouza - O ANALISTA DA TÉCNICA DE SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO) OU MOTOR DE OTIMIZAÇÃO DE BUSCA

Palavras-chave: SEO-Marketing digital-Empreendedor digital. Indexação de páginas. Ranqueamento de página. Funil de vendas. Tráfego orgânico.

ESTUDOS DE PESQUISA E EVIDÊNCIAS QUE DEMONSTRAM A EFICÁCIA DA ABA NA INTERVENÇÃO DO AUTISMO

Resumo

Este artigo oferece uma análise aprofundada da eficácia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com base em estudos de pesquisa relevantes. Destacamos a evidência sólida que respalda a ABA como uma intervenção altamente eficaz para indivíduos dentro do espectro autista. A ABA tem demonstrado consistentemente sua eficácia ao longo de várias dimensões importantes. Primeiramente, ressaltamos seu papel crucial na melhoria do comportamento adaptativo, abrangendo habilidades essenciais para a autonomia e uma vida bem-sucedida. Além disso, a ABA tem apresentado resultados notáveis no desenvolvimento da comunicação e linguagem, capacitando os indivíduos com TEA a se expressarem e interagirem de maneira mais eficaz no ambiente ao seu redor. Também é importante ressaltar a eficiência da ABA na redução de comportamentos desafiadores, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida para os indivíduos e suas famílias. Vale ressaltar que os benefícios por meio da ABA demonstraram manutenção consistente e sustentada a longo prazo. Concluímos que a ABA é uma intervenção baseada em evidências, cuja eficácia é comprovada por meio de uma extensa base de pesquisa. Sua capacidade de personalização de acordo com as necessidades individuais se torna altamente adaptável e flexível para atender a uma ampla gama de perfis dentro do espectro autista. Além disso, registramos a ABA como uma ferramenta valiosa para aprimorar a qualidade de vida dos indivíduos com TEA e promover sua integração social de forma positiva.

DOI - FaSouza - ESTUDOS DE PESQUISA E EVIDÊNCIAS QUE DEMONSTRAM A EFICÁCIA DA ABA NA INTERVENÇÃO DO AUTISMO

Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada; Transtorno do Espectro Autista; Comportamento Adaptativo; Comunicação e Linguagem.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Resumo

Este presente artigo trata da informática na educação. Esse assunto tem intensamente reformado o ensino e aprendizagem. Além disso, expandiu novas oportunidades para a aprendizagem e acesso a recursos educacionais para além daqueles tradicionalmente disponíveis. Nesta condição, a utilização dessa tecnologia é um símbolo de uma nova era na educação. As tecnologias alteram padrões de pensamento, enriquece modelos educacionais existentes e fornece novos modelos de formação. Diante da realidade com a tecnologia presente no nosso contexto social, atuante e modificadora do nosso cotidiano abre-se o diálogo de como essa modernidade é percebida e trabalhada nas escolas, confronta a realidade do ensino com o uso da tecnologia em benefício da educação por meio da mediação pedagógica, fato que as novas tecnologias influenciam o sistema educacional. O objetivo do trabalho é apresentar como é possível utilizar as tecnologias a favor da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica.

DOI - FaSouza - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Tecnologia. Novos paradigmas. Educação.

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ENSINO: UMA QUESTÃO DE SE TER LIDERANÇA NA GESTÃO ESCOLAR

Resumo

Foi realizado uma pesquisa bibliográfica, considerando a relevância do tema este trabalho, propõe uma reflexão sobre características, estratégias de liderança do diretor escolar. Propõe um olhar para procurar entender como a liderança na gestão escolar está relacionada e direcionada a qualidade do ensino, demostrando assim que a liderança na escola é de suma importância tornando necessário que o gestor saiba liderar, motivar, inspirar a equipe, ser conselheiro, carismático, humildade, ousadia na medida certa, empatia, perseverança, os princípios éticos, morais e espirituais, saber impor respeito, que tenha qualidades ímpares de modo que transforme seus esforços em resultados: qualidade do clima organizacional e excelência no ensino.

DOI - FaSouza - QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ENSINO: UMA QUESTÃO DE SE TER LIDERANÇA NA GESTÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Gestão escolar. Liderança. Eficácia da escola. Líder.

SILÍCIO COMO MITIGADOR DO ESTRESSE POR DEFICIÊNCIA HÍDRICA NA CULTURA DO MILHO

Resumo

O milho (Zea mays L.) é uma cultura globalmente consumida e produzida. No entanto, as mudanças climáticas podem prejudicar sua produtividade devido à redução de chuvas, levando a secas. O silício (Si), embora não essencial, demonstrou benefícios notáveis para plantas, especialmente na redução do estresse hídrico. Esta revisão foca nas mudanças que o Si induz no milho sob condições de deficiência hídrica. O milho acumula Si, e sua aplicação melhora a absorção de nutrientes como nitrogênio, potássio, cobre e cálcio, favorecendo o sistema radicular e reduzindo carências nutricionais. Também aumenta a acumulação de osmolitos e a atividade antioxidante de enzimas, reduzindo danos celulares. Isso preserva a clorofila e a eficiência fotossintética. Além disso, o Si modula positivamente a fotossíntese, reduzindo a perda de água ao diminuir a condutância estomática e a transpiração, o que contribui para um maior teor de água nas plantas. Essas adaptações benéficas resultam em maior crescimento e produtividade do milho sob deficiência hídrica. Portanto, o Si aprimora a tolerância à seca nas plantas de milho, especialmente em um contexto de mudanças climáticas. Futuras pesquisas devem fornece diretrizes aprimoradas para o uso de Si no cultivo de milho, considerando variedades e condições ambientais.

DOI - FaSouza - SILÍCIO COMO MITIGADOR DO ESTRESSE POR DEFICIÊNCIA HÍDRICA NA CULTURA DO MILHO

Palavras-chave: Absorção de nutrientes. Aumento da produtividade. Metabolismo antioxidante. Osmorreguladores. Trocas gasosas.

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PROTEÇÃO DA PESSOA IDOSA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA AO IDOSO NO BRASIL

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise ao Benefício Assistencial de Prestação Continuada, denominado BPC, o qual foi criado pela Lei 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS) e consiste no pagamento, feito através da Autarquia INSS, de um salário-mínimo, ao idoso ou pessoa com deficiência que não consegue prover sua renda. Para tanto, para ser beneficiário deste amparo, deve seguir uma série de critérios estabelecidos na lei. Seu principal objetivo está em ajudar as famílias brasileiras com idosos, garantindo a sua dignidade como cidadãos. O procedimento utilizado no presente artigo é a pesquisa bibliográfica, artigos, livros e publicações. Recomenda-se, portanto, a partir deste trabalho, uma reflexão sobre o impacto social deste benefício assistencial, principalmente no que diz respeito à pessoas idosas e seus grupos familiares, estabelecendo procedimentos que permitam uma análise mais humanística de cada caso.

DOI - FaSouza - POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PROTEÇÃO DA PESSOA IDOSA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA AO IDOSO NO BRASIL

Palavras-chave: Assistência Social. Proteção ao Idoso. Constituição Federal. Lei 8.742/1993; BPC.

REFLEXÕES E PROCEDIMENTO DIDÁTICO SOBRE O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal traçar um panorama geral do uso de imagens em aulas de LA (Língua Adicional), mais especificamente em língua inglesa à luz do Letramento Visual. Nesse trabalho, o foco é a abordagem das principais características desse tipo de letramento e quais são suas implicações práticas em sala de aula através da apresentação de uma sequência didática cujo enfoque foi a produção oral e o desenvolvimento crítico e criativo dos aprendentes em uma escola pública da rede federal de ensino. Através das reflexões e situações práticas apresentadas nesse trabalho, é possível afirmar que o uso de imagens em sala de aula de modo efetivo e crítico, principalmente em língua estrangeira, é de suma importância para o desenvolvimento linguístico, crítico e criativo dos aprendentes.

DOI - FaSouza - REFLEXÕES E PROCEDIMENTO DIDÁTICO SOBRE O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavras-chave: Língua inglesa. Imagens. Letramento Visual. Desenvolvimento crítico.

ANSIEDADE: FATORES CONDICIONADORES E DESAFIOS PARA SEU ENFRENTAMENTO

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão da literatura sobre a ansiedade e seus fatores condicionadores. Muitos fatores estão associados à ansiedade e cada indivíduo responde aos estímulos de uma forma específica. Compreender cada fator individualmente é muito importante na busca para o enfrentamento da ansiedade. Os desafios podem ser minimizados à medida que se entende o porquê daquela situação específica. O objetivo do presente estudo é analisar os fatores que condicionam a ansiedade, associando-os aos desafios para seu enfrentamento. O método utilizado foi o bibliográfico, uma vez que foram realizadas revisões exploratórias da literatura nas bases de dados Pubmed, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Os fatores analisados, de acordo com a literatura, são fatores intrínsecos e extrínsecos. Dessa forma o paciente está exposto a uma variada gama de estímulos desencadeadores de ansiedade que, se não tratada, pode evoluir para outro transtorno. A literatura existente ainda se mostra escassa. É necessário que mais estudos sobre o tema sejam desenvolvidos e aprofundados, visto que cada vez mais é frequente a quantidade de pacientes ansiosos e por variados motivos.

DOI - FaSouza - ANSIEDADE: FATORES CONDICIONADORES E DESAFIOS PARA SEU ENFRENTAMENTO

Palavras-chave: Ansiedade; fatores associados; enfrentamento.

GLOBALIZAÇÃO E A ISOMORFIA CURRICULAR NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: É POSSÍVEL RESISTIR ÀS MUDANÇAS

Resumo

O presente artigo versa sobre a atual política educacional brasileira direcionada à educação básica. Com o advento da reforma do ensino médio, instituída pela Lei Federal n. 13.415/2017, as unidades federativas precisaram se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que contém as diretrizes para implementação dos currículos locais. Entretanto, este movimento político de reestruturação do currículo se dá num cenário, onde as tendências globais são tomadas como referência na construção de políticas nacionais e regionais. Neste sentido, o processo denominado de isomorfia ou imitação curricular acaba por enquadrar e restringir o desenvolvimento de políticas educacionais que deveriam atender as especificidades de um país como Brasil, diverso, multicultural, com dimensões continentais e repleto de desigualdades e assimetrias sociais que tendem a se agravar com imposição da BNCC. Dessarte, a resistência frente a esta política internacionalizada, marcada pela globalização, alinhada aos pressupostos do neoliberalismo, mostra-se como alternativa criativa frente às demandas nefastas do mercado.

DOI - FaSouza - GLOBALIZAÇÃO E A ISOMORFIA CURRICULAR NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: é possível resistir às mudanças

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Globalização. Política Educacional. Resistência.

ESTÉTICA E ÉTICA NA FILOSOFIA DA MÚSICA

Resumo

O presente estudo destina-se a interessados em filosofia da música e sua relação com a prática musical em contexto histórico ocidental. O artigo aborda a filosofia da música como o ramo da filosofia que se debruça sobre questões da natureza, valor e experiências que a música proporciona. Investigamos no sentido de perceber algumas das principais perguntas que acompanharam os filósofos da música ao longo dos séculos: o que é a música, qual o seu valor? Para que serve? Portanto, temos por objetivo compreender algumas das respostas que as principais teorias têm apresentado sobre a música, assim como as relações com as práticas musicais de cada época. Para isso, vamos dialogar com os principais problemas e teorias da filosofia da música e observar em contexto histórico a relação entre teoria filosófica dominante e prática musical.

DOI - FaSouza - ESTÉTICA E ÉTICA NA FILOSOFIA DA MÚSICA

Palavras-chave: Música. Filosofia. Estética. História.

A GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO E SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS

Resumo

Os recursos humanos compõem o principal elemento das organizações, sejam elas privadas ou públicas. Em relação às estas últimas, muitos servidores, mesmo possuindo diversos benefícios, acabam exercendo suas funções desmotivados devido a alguns fatores, considerados neste trabalho como problemas. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar os principais problemas da gestão de recursos humanos na Administração Pública, através de uma revisão bibliográfica, na qual foram encontrados diversos artigos na literatura com análises e discussões de informações já publicadas sobre esse tema. Com base na pesquisa, destacou-se a necessidade da adoção tanto de novas práticas de gestão de pessoas quanto de um modelo gerencial na gestão de recursos humanos na Administração Pública brasileira, dando ênfase na capacitação de pessoal, avaliação de desempenho individual mais eficaz, bem como realizar pesquisas de satisfação com os servidores de forma mais frequente. Através dessa reformulação, seriam criados métodos eficazes para eliminar o comodismo e a despreocupação que alguns funcionários públicos possuem devido à efetivação e estabilidade no emprego. Constatou-se também que o Estado precisa demonstrar interesse em melhorar os serviços públicos a fim de, consequentemente, melhorar a estrutura administrativa dos órgãos públicos. Concluiu-se que a gestão pública brasileira necessita ser renovada e inovada por parte do Estado, incluindo técnicas da área privada, para desenvolver novas estratégias de otimismo, eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviços públicos de qualidade à população.

DOI - FaSouza - A GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO E SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS

Palavras-chave: Gestão de pessoas. Setor público. Problemas. Desafios. Motivação.

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