ISSN 2595-5934

SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.48 2022

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EDIÇÃO

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SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.48 2022

Por Faculdade FaSouza 19/04/2022
SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.48 2022

SUMÁRIO

DE PROFESSOR A YOUTUBER

OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A SUA APLICABILIDADE EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Resumo

A Administração Pública, como instrumento de implementação de políticas governamentais, norteia a execução de suas ações pela obediência aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, expressos no art. 37 da Constituição Federal brasileira de 1988. Nesse contexto, as universidades e institutos federais, entidades administrativas descentralizadas do Poder Executivo Federal, pautam as suas condutas em respeito às normas jurídicas nacionais, bem como aos ideais de transparência, de interesse público, da ética e do rendimento funcional. A partir de revisões bibliográficas de diferentes autores do Direito Administrativo, esse trabalho traça um paralelo entre os princípios constitucionais e a sua aplicação nas comunidades acadêmicas, a exemplo dos processos seletivos públicos para a posse e exercício em cargos públicos, a publicação de Códigos de Ética pelos Conselhos Universitários, a disponibilização de uso das verbas públicas direcionadas às universidades e a operacionalização de Sistemas Eletrônicos de Informação (SEI). Desse modo, essa pesquisa, a partir de exemplos práticos, evidenciou a aplicabilidade dos princípios explícitos da Administração Pública em instituições federais de ensino, assim como propôs a ampliação de políticas que envolvam, por meio de projetos de extensão, a sociedade como um todo.

Palavras-chave: Princípios. Administração Pública. Instituições Federais de Ensino

TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A EFICIÊNCIA

Resumo

A lei de acesso à informação é um instrumento normativo que visa ampliar a sua aplicação ao direito fundamental à informação e, por consequência, garantir a transparência e o controle da administração pública, suplantando o reducionismo do princípio da publicidade como medida suficiente para legitimar a ação administrativa. Sendo assim este artigo tem como objetivo geral discutir sobre a questão da transparência na administração pública como instrumento estratégico de efetividade da gestão pública brasileira. Propõe-se ainda, refletir sobre a participação social neste processo como um aspecto relevante para a gestão pública, embora tenha certas dificuldades em exercer tal papel; abordar os vários conceitos e/ou definições sobre transparência. A análise para responder aos objetivos propostos serão oriundos de uma metodologia que utilizou uma revisão bibliográfica sobre o tema, de forma a encontrar em vários autores, bem como na legislação pertinente as indicações que possibilitem ilustrar o tema servindo de base para futuros estudos, uma vez que é uma temática que não se esgotará, pois faz parte da vida social de todos. O artigo conclui que cabe aos gestores enfrentar o desafio da transparência, criando e adaptando ferramentas para a sua promoção e avaliação, pois em um contexto do Estado democrático de direito, a transparência é a chave de uma gestão pública de qualidade e do acesso da população aos direitos sociais.

Palavras-chave: Estratégia. Eficiência. Lei de Acesso. Transparência

PAPEL DO COACHING COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA

Resumo

As organizações no cenário econômico brasileiro, vem passando por diversas transformações não apenas nos produtos que são comercializados, mas também em sua forma de liderança. Em um sistema baseado no ato de mandar e obedecer, a nova ordem consiste em saber ouvir, compartilhar visão, realizar diálogos. A nova era é de um espaço democrático, onde as organizações veem pessoas como pessoas e não como objetos. Nessa nova realidade, as relações são valorizadas e incentivadas, pois percebem nestas ações estabelecidas oportunidades de gerar lucros. O lado humano nas organizações criou uma nova forma de liderar, fugindo dos estereótipos tradicionais, e assim iniciando um novo momento, este liderado não por chefes, mas por líderes, coaching que enxerga no lado humano o caminho mais sensato para o progresso. Portanto para a elaboração deste artigo almejou contemplar o que é liderança, mostrando os caminhos históricos percorridos, descrevendo seus avanços e progresso oferecido, divulgando os resultados alcançados pelos coaching e analisando a importância de sua função dentro do mercado de trabalho. Este artigo foi elaborado por meio de um levantamento bibliográfico onde foi analisado obras de autores que discorrem e apresentam conceitos atualizados sobre liderança e coaching dentro das organizações. Portanto, compreende-se que as organizações só alcançarão os resultados desejados se elaborar com inteligência seus caminhos aceitando as mudanças e entendendo que o melhor dos recursos já possui: o humano.

Palavras-chave: Coaching. Organizações. Liderança. Progresso

AUDITORIA EM ENFERMAGEM: A FUNÇÃO DO ENFERMEIRO AUDITOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Resumo

Essa pesquisa tem como objeto de estudo a função do enfermeiro auditor e sua função no contexto do Sistema Único de Saúde. Portanto, sua pergunta norteadora é: Qual a função do enfermeiro auditor no Sistema Único de Saúde? Seu objetivo principal foi discutir acerca da função do enfermeiro auditor no contexto do SUS, compreendendo que sua atuação corrobora na gestão de qualidade e no serviço prestado a população. Pesquisa realizada no primeiro semestre de 2022 para atender à exigência do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Auditoria em Enfermagem realizado por uma instituição privada localizado no Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa na análise dos dados, sendo utilizados dois artigos científicos na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com intervelo de ano de publicação entre 2012 a 2022. Em suma, analisar ambos dos trabalhos nos fez pensar tanto no papel do enfermeiro como o direcionamento das atribuições do enfermeiro auditor.

Palavras-chave: Enfermeiro. Auditoria. Sistema de saúde

SOCIOLOGIA AMBIENTAL: INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Resumo

Este artigo aborda a relevância da Sociologia Ambiental como fator de proteção socioambiental. Objetiva debater aspectos relacionados aos da sustentabilidade e da Sociedade de Risco, com o intuito de refletir, compreender e analisar a forma de se trabalhar os riscos ambientais e suas influências no mundo contemporâneo. Como disciplina recente, a Sociologia Ambiental emergiu da convergência de outros ramos do conhecimento a partir de movimentos sociais sensíveis à ruptura ambiental pela expansão do fator econômico. A metodologia do artigo se caracterizou por uma análise exploratória de documentos, livros e sites com abordagem de natureza qualitativa. A análise do exercício da consciência socioambiental tem por suporte na Sociologia associada à reflexão socioambiental que se estruturam em práticas transformadoras nos contextos sociais para bem-estar da atual e das futuras gerações.

Palavras-chave: Sociedade de riscos. Sociologia Ambiental. Sustentabilidade

O ENSINO DE QUÍMICA NOS CAMPOS E RIOS DO MARAJÓ: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS CONDIÇÕES EDUCACIONAIS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Resumo

O Marajó é uma região cuja a fama surge principalmente do turismo com foco em suas paisagens magnificas e deslumbrantes, no entanto, esta região apresenta em seu meio escolar problemas das mais variadas naturezas que impossibilitam de certa forma um melhor desenvolvimento de alunos em seu processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, este trabalho objetivou apresentar a realidade do ensino de química na região do Marajó e como os profissionais da educação tratam das dificuldades presentes para continuar ensinando. A metodologia se utilizou do levantamento bibliográfico aplicado na plataforma Google acadêmico onde foram usadas determinadas restrições visando encontrar trabalhos que se adequassem as exigências e a temática desta presente pesquisa. Por meio do levantamento foi possível encontrar dez artigos que estavam adequados aos anseios da pesquisa demonstrando a escassez de trabalhos desta temática dentro da plataforma, a partir destes artigos foi possível apresentar as maneiras encontradas pelos profissionais da educação em sanar problemas relacionadas ao processo de ensino dentro de sala de aula mostrando que existe na região do Marajó um grande empenho por parte de professores e pesquisadores em desenvolver ferramentas e metodologias educacionais no intuito de facilitar a disciplina de química para os alunos com o intuito de tornar seu saber mais significativo e prazeroso.

Palavras-chave: Ilha de Marajó, Ensino de Química, ferramentas educacionais

O PAPEL DA LIDERANÇA EM ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Resumo

O presente artigo aborda temáticas que contextualizam o papel da liderança em organizações contemporâneas e seus desafios nesse novo cenário competitivo, cujo objetivo tem por fundamentação, verificar os estilos e características que se relacionam à Pedagogia Empresarial, efetivada através de uma breve revisão da literatura apoiada no desenvolvimento de uma pesquisa exploratória, trazendo para discussão o pensamento de pesquisadores que defendem a necessidade de se obter conhecimentos acerca desta temática como parte integrante do contexto empresarial, contribuindo assim, para consolidação de práticas organizacionais eficientes e eficazes. Nesse contexto, conclui-se que a discussão acerca da análise sobre temáticas que abordam a liderança e o papel de um indivíduo que exerce tal função, apresenta-se em diferentes aspectos e variadas formas ao longo do tempo; porém, sempre associadas ao constante crescimento e transformação que a sociedade e o mundo organizacional atual exigem.

Palavras-chave: Liderança; Líder; Competência; Habilidades; Estilos

MARKETING EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO MÉDIO DA REDE REGULAR DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO: ESTRATÉGIAS PARA UM MAIOR VÍNCULO DO ALUNO AO AMBIENTE ACADÊMICO

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como o marketing educacional, enquanto instrumento de gestão, pode se relacionar e até mesmo beneficiar o ambiente acadêmico de ensino médio da rede regular de ensino público estadual de São Paulo. Os esforços dessa pesquisa se concentraram na ideia de coletar estratégias que pudessem contribuir com a motivação do aluno na escola, de modo a diminuir a evasão e o abandono escolar em alta para esse público nos últimos anos. Dentre as estratégias coletadas, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Projetos de William N. Bender. Quanto ao estudo sobre o marketing educacional contou-se com a colaboração de autores como Philip Kotler e Karen F. A. Fox, bem como de Alexandre Luzzi Las Casas, entre outros. Os resultados a que se chegou essa pesquisa demonstram que se torna imprescindível o trabalho em rede dentro do território escolar, a construção de atividades socioemocionais e a publicação em redes sociais dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Palavras-chave: Marketing. Educacional. Estratégias

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