ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.77 2024

set

EDIÇÃO

77

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.77 2024

Por Faculdade FaSouza 18/09/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.77 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 77 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA A ARRECADAÇÃO MUNICIPAL

Resumo

A arrecadação de tributos é fundamental à manutenção da administração pública, custeando não só suas despesas, mas também as políticas públicas que serão desenvolvidas pelo ente. Na esfera municipal, a repartição de receitas e o recolhimento dos tributos de sua própria competência são as principais fontes de ganho. Todavia, para uma arrecadação eficiente é necessário que a Prefeitura mantenha os dados dos contribuintes atualizados, a fim de apurar o valor do imposto devido, e, também, facilitar na promoção de uma possível cobrança administrativa ou judicial. Isso porque elementos básicos como o CPF/CNPJ e endereço são de suma importância para a própria identificação do sujeito passivo, o que, se não for realizado, pode ocasionar a decadência ou prescrição dos débitos. Assim, o estudo analisa como os sistemas de cadastro impactam na arrecadação municipal, evidenciando os efeitos negativos das discrepâncias de dados para as administrações locais. A pesquisa adota principalmente uma abordagem qualitativa para explorar a relação entre a baixa arrecadação e as inconsistências nos registros dos contribuintes, defendendo a importância de os municípios investirem em métodos que garantam a constante atualização desses cadastros. Assim, a importância do tema abordado se dá pela otimização da arrecadação, fundamental para o desenvolvimento social e manutenção do ente.

DOI - A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA A ARRECADAÇÃO MUNICIPAL

Palavras-chave: Arrecadação. Administração Pública. Direito Tributário. Cadastro Atualizado. Cobrança Fiscal.

PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DA DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM OEIRAS-PI (2022-2024)

Resumo

A presente pesquisa objetiva evidenciar práticas educativas da disciplina de Ensino Religioso vivenciadas na Escola Municipal Juarez Tapety na cidade de Oeiras-Pi, nos anos de 2022 a 2024, a fim de visibilizar parte das práticas pedagógicas construídas no âmbito escolar com base no currículo dos anos finais do ensino fundamental. Para isso, utilizamos da etnografia escolar para registrar os exercícios propostos em sala de aula e mobilizar, qualitativamente, as perspectivas de conhecimento e atividades propostas durante os anos recortados. Com isso, foi possível notar o mundo de possibilidades de pesquisa e de abordagens a serem feitas com grupos seriados diversos, que, através da interdisciplinaridade, moldou a disciplina à realidade dos estudantes, utilizando de metodologias ativas para transformar em dimensões científicas e sociais, auxiliando os docentes e discentes.

DOI- PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DA DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM OEIRAS-PI (2022-2024)

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Ensino religioso. Ensino fundamental. Etnografia escolar.

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

A puericultura, um ramo da pediatria dedicado ao acompanhamento abrangente do crescimento e desenvolvimento infantil, é essencial para garantir o bem-estar físico, emocional e social das crianças desde o nascimento até a adolescência. Além de identificar precocemente problemas de saúde, oferece intervenções preventivas e orientações aos pais sobre cuidados infantis. Ao promover hábitos saudáveis, contribui significativamente para a redução de doenças e mortes na infância. Objetivou-se, assim, averiguar a importância da assistência de Enfermagem na puericultura dentro da Estratégia de Saúde da Família para a promoção do desenvolvimento saudável das crianças. Metodologicamente, aplicou-se uma revisão bibliográfica exploratória e comparativa sob as vias de uma pesquisa qualitativa. Concluiu-se que a puericultura é fundamental para promover a saúde e o desenvolvimento infantil, e a participação ativa da enfermagem é crucial nesse cenário. Para assegurar que todas as crianças tenham a chance de atingir seu máximo potencial de saúde e bem-estar, é imprescindível investir na formação contínua dos enfermeiros, fortalecer os sistemas de saúde e implementar políticas que garantam um acesso equitativo aos serviços de saúde. Essas medidas são primordiais para garantir que os cuidados de saúde infantil sejam abrangentes, acessíveis e de alta qualidade, promovendo assim um futuro mais saudável e promissor para as gerações vindouras.

DOI - A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Palavras-chave: Puericultura. Enfermagem. Estratégia de Saúde da Família. Saúde Infantil. Cuidado Preventivo.

PONTUANDO TÓPICOS ESPECÍFICOS EM OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA – PARTE II

Resumo

As técnicas de otimização para motores de busca (SEO do inglês Search Engine Optimization) realizam uma participação essencial ao alavancar o número de visitas a páginas na internet, então, falar sobre a tática de SEO e seus componentes, suas funções e suas importâncias nas atuações ao aumentar o número de visitas a um site na internet, levando essa a ocupar um lugar de destaque nas primeiras respostas das pesquisas feitas pelos visitantes nos buscadores na internet, logo a parte II desse trabalho aborda os tópicos específicos em SEO: link building, funil de vendas, otimização de página, indexação de página e ranqueamento de página. Ressalta-se que com sua eficiência operacional, a internet possibilita a automação de processos empresariais, melhorando a eficiência operacional usando ferramentas on-line, softwares de gestão e sistemas integrados que auxiliam as empresas a melhorar suas operações no ambiente digital nos dispositivos de SEO.

DOI - PONTUANDO TÓPICOS ESPECÍFICOS EM OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA – PARTE II

Palavras-chave: Indexação de página. Otimização de página. Funil de Vendas. Ranqueamento de página.

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Resumo

Este artigo destaca o papel crucial dos assistentes sociais na promoção da saúde e bem-estar da sociedade e destaca os desafios e oportunidades da atuação profissional. Mostrando que eles são a ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, identificando necessidades específicas, mapeando recursos e vulnerabilidades. Destacamos também que a criação de vínculos profissionais e o acolhimento são fundamentais para facilitar o acesso aos serviços de saúde. No âmbito familiar, os assistentes sociais desempenham um papel relevante na prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis. Na atenção primária à saúde, integram equipes multidisciplinares, oferecendo cuidados abrangentes e holísticos. O artigo também enfatiza a importância de envolver a comunidade na promoção da saúde, explorando métodos participativos e realizando pesquisas para entender as necessidades e desafios das comunidades. Além disso, analisa como políticas sociais mais amplas, como habitação, educação, emprego e segurança social, impactam a saúde das populações. A compreensão de como essas políticas afetam os determinantes sociais da saúde e como podem ser otimizadas para melhorar os resultados de saúde é uma área de pesquisa relevante. O Serviço Social é, portanto, indispensável na área da saúde, estando presente nos movimentos sociais contemporâneos, buscando efetivar e ampliar os direitos sociais.

DOI - O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Palavras-chave: Saúde Pública. Família. Foco de Intervenção. Atenção Primária à Saúde.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROCESSOS AVALIATIVOS E COMPETÊNCIAS

Resumo

Este artigo tem como objetivo conceituar o processo avaliativo e descrever de forma breve alguns tipos de avaliação tais como a autoavaliação, a coavaliação e a heteroavaliação e algumas competências básicas essenciais para os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na Educação a distância, de ações e de operações que se diferenciam pelo nível de apropriação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, por exemplo a conceitual; a procedimental e a atitudinal. Mencionamos as dificuldades de compreensão advindas desse novo modelo educacional que em transformação constante tem impactado a educação nos espaços escolares, os ambientes de aprendizagem e os recursos utilizados para o ensino e, por conseguinte a adaptação as essas mesmas práticas de propósitos educacionais que estão presentes nas dimensões das particularidades da educação a distância.

DOI - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROCESSOS AVALIATIVOS E COMPETÊNCIAS

Palavras-chave: Processos Avaliativos. Competências. Educação a Distância.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O CAPACITISMO: INVISIBILDADE FORÇADA E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO

Resumo

O capacitismo é entendido como preconceito, discriminação ou opressão contra pessoa com deficiência. Levando-se em consideração de que a terminologia da discriminação pelo corpo que se habita ainda era pauta em 2010 e o termo capacitismo só foi introduzido ao Glossário de Acessibilidade da Câmara dos Deputados em 2020, evidencia-se a invisibilidade social e política desse fenômeno e a atualidade e urgência da discussão, pois é um tema estruturante e estrutural da sociedade, no sentido de que representa um ideário coletivo de que o sujeito é qualificado ou desqualificado pelas supostas capacidades que possui, e sendo desqualificado, torna-se um peso para a sociedade capitalista que precisa produzir a cada dia, a cada minuto. Neste trabalho, explorar-se-á o que é o termo capacitismo, seu histórico no Brasil, como os sujeitos com deficiência muitas vezes têm uma invisibilidade forçada, as políticas públicas implantadas nas últimas décadas e algumas soluções para levar mais conhecimento e preparo às pessoas sobre o tema.

DOI - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O CAPACITISMO: INVISIBILDADE FORÇADA E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO

Palavras-chave: Capacitismo. Invisibilidade. Pessoa com deficiência.

METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

O ensino de Química tem enfrentado desafios significativos na promoção de uma aprendizagem eficaz e significativa. Tradicionalmente, a disciplina tem sido ensinada de forma passiva, com foco na memorização de fatos e fórmulas, deixando de lado a compreensão profunda dos conceitos. No entanto, a adoção de metodologias ativas tem se colocado como uma abordagem promissora para promover a aprendizagem significativa dos alunos. Este artigo tem como objetivo discutir o papel das metodologias ativas no ensino de Química e como elas podem contribuir para uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória de revisão bibliográfica, com foco nas possibilidades que as metodologias ativas oferecem para inserção dos alunos como protagonistas no processo de construção de aprendizagens significativas. A pesquisa evidenciou que essas abordagens têm o potencial de tornar o ensino de Química mais envolvente, relevante e eficaz, promovendo uma compreensão significativa dos conceitos químicos e preparando os alunos para aplicar seu conhecimento em uma variedade de contextos do mundo real.

DOI - METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Ensino de Química. Aprendizagem significativa. Metodologias ativas. Educação básica. Formação de professores.

A PSICOPEDAGOGIA INTERMEDIANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA E NA FAMÍLIA EM CASOS DE AUTISMO

Resumo

O presente estudo visou analisar duas práticas educativas, lúdico e a ABA, utilizadas pelos Psicopedagogos no acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e nas intermediações juntos às famílias destas. A técnica ABA, a qual favorece o comportamento correto dos autistas e possibilita o ensino aprendizagem dos conteúdos curriculares de modo satisfatório, instiga a criança a se interagir e a se comunicar melhor, visando diminuir os comportamentos disruptivos. A metodologia empregada para a construção desse estudo foi uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, pois abordará acerca do TEA, do trabalho do psicopedagogo no processo de aprendizagem de crianças com TEA e no acompanhamento dos familiares dessas crianças. Dessa forma foi possível compreender que essas práticas oferecem grandes possibilidades para que os alunos enfrentem de forma positiva suas dificuldades, para isso precisam de acompanhamentos especializados por parte do profissional da psicopedagogia, e a prática aplicada conforme a necessidade individual de cada criança, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas e capacidades de interagir socialmente em seu dia a dia.

DOI - A PSICOPEDAGOGIA INTERMEDIANDO A EDUCAÇÃO NA ESCOLA E NA FAMÍLIA EM CASOS DE AUTISMO

Palavras-chave: Metodologias. Ensino. Comportamento. Educação. Autismo.

FAMILIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO ESSENCIAL PARA O CONHECIMENTO DOS ALUNOS

Resumo

Uma educação aliada com a família propõe um fator essencial para a aprendizagem do aluno e o progresso na aprendizagem da criança. O presente estudo tem como objetivo analisar a participação da família com a escola. Analisou-se, também, a compreensão na relação da Família e a Escola, e, a partir da análise de literatura, com emprego de uma metodologia bibliográfica, esse estudo apresenta-se a definição do papel da interação entre família e escola e seu impacto no processo de aprendizado de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Abordam-se a especificidade do papel da família no processo educativo da criança; sob o ponto de vista dos atores envolvidos sobre questões relacionadas às dificuldades escolares e comportamentais das crianças. As reflexões desenvolvidas pela análise bibliográfica distinguem que é fundamental a relação dos pais na vida escolar de seus filhos; pois essa relação direciona a uma abordagem viável com a distribuição de responsabilidades no processo de ensino e aprendizagem. Nesse posicionamento, presente com a união entre família e escola, com a preservação de seus atributos distintos. Diante do panorama, ficou evidente que as relações família-escola, tem de atuar juntas, como atuantes, valorizando os aspectos direcionados aos processos educativos.

DOI - FAMILIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO ESSENCIAL PARA O CONHECIMENTO DOS ALUNOS

Palavras-chave: Escola. Conhecimento. Alunos.

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