ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.78 2024

out

EDIÇÃO

78

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.78 2024

Por Faculdade FaSouza 15/10/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.78 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 78 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA A GESTÃO DE PESSOAS

Resumo

A gestão eficaz de recursos humanos é essencial para o sucesso organizacional. O avanço da Inteligência Artificial (IA) oferece novas oportunidades para otimizar processos e melhorar a eficácia na gestão de pessoas. Este artigo analisa como a IA pode ser aplicada de forma estratégica na elaboração de políticas de recursos humanos, abordando suas vantagens, como a automação de tarefas, a personalização do desenvolvimento de talentos e a melhoria na tomada de decisões. Também são discutidos os desafios éticos e as implicações de sua implementação. A conclusão reforça a importância de uma abordagem cuidadosa e orientada por resultados, garantindo que a adoção da IA em recursos humanos esteja alinhada aos objetivos estratégicos da organização, visando maximizar o desempenho e assegurar a sustentabilidade a longo prazo.

DOI - FaSouza - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA A GESTÃO DE PESSOAS

Palavras-chave: Recursos humanos. Gestão estratégica. Recrutamento. Algoritmos.

O DEVASTADOR IMPACTO DAS EXPEDIÇÕES DE JOÃO GONÇALVES DA COSTA SOBRE AS COMUNIDADES INDÍGENAS DO SÉCULO XIX: CONTRIBUIÇÕES DA LEI 11.645/08

Resumo

A Lei nº 11.645, sancionada em 2008, impõe a obrigatoriedade do ensino das culturas afrobrasileira e indígena nas escolas, com o objetivo de familiarizar os estudantes com essas tradições, incentivando o respeito e o estudo. Contudo, sua relevância vai além do ensino fundamental e médio, sendo uma fonte valiosa para pesquisadores que desejam explorar essas sociedades. A pesquisa em arquivos, amparada por essa legislação, oferece uma vasta gama de materiais que permitem compreender melhor a origem e as motivações da lei, bem como aprofundar o estudo das culturas abordadas. Apesar desse potencial, a implementação nas escolas muitas vezes enfrenta dificuldades e, quando acontece, tende a se restringir a conteúdos superficiais e genéricos, geralmente apresentados apenas em datas comemorativas. Isso demonstra, em muitos casos, um cumprimento formal, sem a profundidade exigida pela lei. No presente estudo, com o propósito de enriquecer as pesquisas e explorar a cultura e história indígena, investiga-se um periódico de 1818 que narra a conquista do Rio Pardo e o extermínio dos povos indígenas. A partir desse documento, será conduzido um estudo arquegenealógico para contribuir com uma compreensão mais aprofundada da cultura indígena, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela legislação.

DOI - FaSouza - O DEVASTADOR IMPACTO DAS EXPEDIÇÕES DE JOÃO GONÇALVES DA COSTA SOBRE AS COMUNIDADES INDÍGENAS DO SÉCULO XIX: CONTRIBUIÇÕES DA LEI 11.645/08

Palavras-chave: Indígenas. Lei nº 11.645. Botocudos. Povos originários. Século XIX.

INOVAÇÃO EDUCACIONAL: METODOLOGIAS ATIVAS PARA FAVORECER UMA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA

Resumo

Durante a pandemia do covid-19, ocorreu uma das maiores revoluções no campo da educação devido a necessidade da educação a distância mediada por tecnologia, com potencial para expandir os horizontes da educação tradicional. Sendo assim, a presente pesquisa bibliográfica, tem como objetivo trazer um panorama e refletir sobre as práticas autogeridas e trazer à tona a função das metodologias ativas na educação básica, principalmente na educação pública. Essas metodologias podem incluir diferentes abordagens, como a aprendizagem baseada em projetos, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, entre outras. Em comum, elas têm o objetivo de estimular o pensamento crítico, a autonomia e o engajamento dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo atual. Além disso, discutiremos a respeito do currículo e a formação tecnológica. É de suma importância entendermos que a tecnologia pode sim auxiliar no trabalho docente, sendo ele facilitado e muitas vezes a educação não compreende de fato o uso da tecnologia. Podemos observar a crescente transformação tecnologia e o constante abalo entre o mundo real e a tecnologia, redes sociais, games, jogos futurista e realistas fazem parte cada vez mais do dia-dia dos estudantes. O tema é extenso, e o presente artigo não tem a intenção de esgotar as discussões.

DOI - FaSouza - INOVAÇÃO EDUCACIONAL: METODOLOGIAS ATIVAS PARA FAVORECER UMA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA

Palavras-chave: Autogerida. Metodologias. Tecnologia. Pandemia. Currículo.

PCD E EMPREENDEDORISMO: UMA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSIVA E EMPREENDEDORA

Resumo

Este artigo apresenta a discussão sobre a importância da educação empreendedora para PcD’s nas escolas. Através de uma revisão bibliográfica foi possível analisar se literatura, leis e pesquisas caminham para a mesma vertente em relação as práticas de educação empreendedora para esse público. A pesquisa demonstra que, embora a legislação brasileira e a literatura enfatizem a importância da educação empreendedora para o empoderamento de pessoas com deficiência, a prática ainda é limitada. A falta de capacitação dos professores e a ausência de dados sobre o número de empreendedores formais com deficiência são alguns dos desafios identificados. O estudo conclui que a educação empreendedora tem o potencial de transformar a vida de pessoas com deficiência, proporcionando autonomia e autossustento. No entanto, para que isso se concretize, é necessário uma atuação mais efetiva do governo para promover a capacitação de professores, maior inserção do conteúdo e a coleta de dados mais precisos sobre a realidade dos deficientes empreendedores.

DOI - FaSouza - PcD E EMPREENDEDORISMO: UMA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSIVA E EMPREENDEDORA

Palavras-chave: Educação Especial e Inclusiva. Educação Empreendedora. Empreendedorismo. Pessoa com Deficiência.

PROMOVENDO A EQUIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: O PAPEL TRANSFORMADOR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR

Resumo

Este artigo explora o papel vital da coordenação pedagógica e supervisão escolar na promoção de uma educação equitativa e inclusiva. Inicialmente, o texto identifica os principais desafios enfrentados pelas escolas na implementação de práticas educativas inclusivas, destacando como questões de acesso, preconceitos e falta de recursos podem afetar negativamente a experiência educacional de estudantes de grupos marginalizados. Em seguida, discute-se o papel crítico dos coordenadores pedagógicos e supervisores escolares na superação desses desafios, através do desenvolvimento e implementação de estratégias pedagógicas que promovam a equidade. Uma parte significativa do artigo é dedicada às estratégias eficazes para a promoção da inclusão, incluindo a formação continuada de professores em práticas pedagógicas inclusivas, o uso de tecnologias educacionais como ferramentas de apoio à aprendizagem e a implementação de políticas institucionais que reforcem a importância da equidade e inclusão. O artigo conclui enfatizando que a promoção da equidade e inclusão na educação é um processo contínuo e dinâmico, que requer compromisso, criatividade e liderança por parte da coordenação pedagógica e supervisão escolar. Argumenta-se que, ao assumirem um papel ativo e transformador, esses profissionais não apenas melhoram os resultados educacionais para todos os alunos, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

DOI - FaSouza - PROMOVENDO A EQUIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: O PAPEL TRANSFORMADOR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Equidade Educacional. Inclusão Escolar. Coordenação Pedagógica. Supervisão Escolar. Práticas Pedagógicas Inclusivas.

ZOONOSES TRANSMITIDAS POR PRODUTOS LÁCTEOS: AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA

Resumo

Este trabalho aborda o tema das zoonoses transmitidas por produtos lácteos, explorando a avaliação, prevenção e os desafios que essas doenças representam para a saúde pública. O objetivo deste estudo é examinar as principais zoonoses associadas a produtos lácteos, identificar os patógenos envolvidos e as rotas de transmissão, bem como analisar as estratégias de prevenção adotadas e os desafios na gestão dessas doenças. A metodologia compreende a análise de dados quantitativos e qualitativos relacionados a surtos de zoonoses transmitidas por produtos lácteos, bem como a revisão de estratégias de prevenção, como pasteurização, boas práticas de fabricação e programas de vigilância epidemiológica. Estratégias de prevenção, como pasteurização e educação pública, desempenham um papel fundamental na redução do risco de transmissão.

DOI - FaSouza - ZOONOSES TRANSMITIDAS POR PRODUTOS LÁCTEOS: AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA

Palavras-chave: Zoonose. Saúde Pública. Vigilância Epidemiológica.

A PATEMIZAÇÃO NO DISCURSO: RELATO DO FOTOJORNALISTA MAHMOUD RISLAN, EMOÇÕES E IMAGENS DE OMRAN DAQNEESH

Resumo

O objetivo principal deste artigo é o de emprego das emoções e seus efeitos possíveis de patemização veiculadas por notícia da mídia digital, os elementos textuais e imagéticos fornecidos pelos sites Portal R7 e Portal G1. A emoção pode ser empregada em um processo discursivo como efeito visado (ou suposto), sem ter a garantia sobre o efeito produzido nos receptores efetivos. Baseando-se nesses fatos, apresentam-se dois textos com acontecimento e com falas diferenciadas para uma narrativa de um mesmo fato que provocou emoções diferentes aos seus leitores. O cenário com os motivos que iniciaram a guerra da Síria e no âmbito da configuração linguística, o efeito patêmico obtido pelo uso de enunciados que visam produzir tal efeito: pela descrição ou pela manifestação do estado emocional em que o locutor supostamente se encontra sobre efeito patêmico.

DOI - FaSouza - A PATEMIZAÇÃO NO DISCURSO: RELATO DO FOTOJORNALISTA MAHMOUD RISLAN, EMOÇÕES E IMAGENS DE OMRAN DAQNEESH

Palavras-chave: Elementos textuais. Análise do discurso. Tópicas patêmicas.

MANUTENÇÃO PREDIAL DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS COM CARTÃO CORPORATIVO: ALTERNATIVAS À LEI Nº 14.133/2021

Resumo

O presente artigo busca explorar a viabilidade de realizar aquisições e contratação de serviços para manutenção predial de prédios públicos utilizando o cartão corporativo, como alternativa aos tradicionais processos licitatórios regidos pela Lei 14.133/2021. Através de uma análise das vantagens e limitações dessa modalidade de pagamento no setor público, o trabalho também examina os critérios legais e as regulamentações que permitem essa forma de contratação. O objetivo deste trabalho é oferecer uma visão clara sobre como os gestores públicos podem realizar pequenos reparos e manutenções prediais de forma ágil e eficiente, sem infringir as normas legais de controle e transparência, abrindo mão dos burocráticos e longos processos licitatórios que devido a demora acaba perdendo a finalidade e urgência do reparo.

DOI - FaSouza - MANUTENÇÃO PREDIAL DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS COM CARTÃO CORPORATIVO: ALTERNATIVAS À LEI Nº 14.133/2021

Palavras-chave: Manutenção predial. Cartão corporativo. Lei 14.133/2021

SINAL, SEMÁFORO E SINALEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO VARIACIONISTA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Resumo

O presente artigo tem como propósito investigar quais as variantes são utilizadas pelos falantes da cidade de Belo Horizonte ao descrever o aparelho de sinalização urbana: semáforo, sinal, sinaleiro e outros, busca-se também entender se há maior ocorrência da variante considerada conservadora (semáforo) no bairro nobre. Nesse sentido, usou-se dos princípios norteadores da sociolinguística para a realização da pesquisa, sendo feita uma investigação com coleta, tratamento e análise de dados. Aqui também foi feita uma comparação com os dados da região sul do Brasil, buscando entender a presença e ocorrência das variantes em diferentes regiões. Para tal propósito a pesquisa teve como objetivo central: investigar qual a variante é a mais utilizada pelos falantes do Português Brasileiro na região de Belo Horizonte e objetivos específicos: (i) analisar em qual dos bairros, aqui pesquisados, há maior ocorrência da variante conservadora semáforo e (ii) descobrir quais variantes são utilizadas na região que foi alvo dessa pesquisa. Partiu-se da hipótese inicial de que os falantes da região utilizariam apenas duas variantes: semáforo ou sinal, e que a variante conservadora (semáforo) seria mais utilizada no bairro nobre, levando em conta o contexto social. Nas considerações finais observa-se que os resultados obtidos desafiaram a nossa hipótese e atenderam nossos objetivos.

DOI - FaSouza - SINAL, SEMÁFORO E SINALEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO VARIACIONISTA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Palavras-chave: Variação. Variante. Semáforo.

ESTUDO DE CASOS DE AFASTAMENTOS MÉDICOS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIO EM IPATINGA, MG

Resumo

Os afastamentos médicos entre estudantes universitários podem ocorrer por diversos motivos, incluindo problemas de saúde física ou mental, acidentes, doenças, entre outros fatores imprevistos. Esses afastamentos inesperados podem gerar impactos significativos na vida dos estudantes, desencadeando uma série de desafios adicionais, como a necessidade de reorganização de planos acadêmicos, ajustes nas atividades cotidianas ou até mesmo em seu bem-estar emocional. A proposta deste estudo é identificar as causas de afastamentos médicos entre os estudantes universitários, bem como os impactos que ele pode acarretar a vida acadêmica. Também o estudo em foco busca propor soluções e políticas institucionais capazes de oferecer um suporte efetivo aos alunos universitários em situações de problemas de saúde. Para realizar esse estudo de caso foi construído um questionário através do Google Forms e disponibilizado aos estudantes dos cursos da área da saúde de faculdade do município de Ipatinga. As respostas permitiram uma compreensão mais profunda das percepções dos participantes, destacando a diversidade de experiências deles em relação aos afastamentos médicos e os desafios enfrentados por aqueles que lidam com questões de saúde durante seus estudos. Essas descobertas sugerem a importância de políticas e práticas institucionais que ofereçam suporte adequado aos estudantes, a fim de minimizar o impacto negativo em seu desempenho acadêmico, oferecendo uma experiência extraordinária durante sua formação e seu bem-estar geral, em casos de afastamento médico.

DOI - FaSouza - ESTUDO DE CASOS DE AFASTAMENTOS MÉDICOS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIO EM IPATINGA, MG

Palavras-chave: Afastamentos Médicos. Estudantes Universitários. Desempenho acadêmico. Impactos.

SOCIAIS

CONTATOS

  • Avenida Santa Helena, 1140 . Novo Cruzeiro
    Ipatinga. MG. CEP 35164-332
  • (31) 3616-7227
  • (31) 98908-9153
WhatsApp FaSouza