ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.82 2025

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EDIÇÃO

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SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.82 2025

Por Faculdade FaSouza 14/02/2025
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.82 2025

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 82 DE 2025 DA REVISTA DIGITAL

O SISTEMA DE JUSTIÇA PENAL SOB A ÓTICA DO ACUSADO: OS ESTIGMAS DECORRENTES DO DIREITO PENAL SANCIONADOR

Resumo

A Constituição Federal de 1988 promoveu uma ruptura significativa com a ordem jurídica anterior no processo penal. Com a adoção dessa nova ordem, a ritualística penal deixou de ser vista como um instrumento de repressão às liberdades, passando a ser considerada uma ferramenta voltada para a proteção de direitos. Nesse contexto, a opção pelo processo penal acusatório, prevista na Constituição, reflete a adoção de princípios garantidores essenciais ao Estado democrático de Direito. Este estudo tem como objetivo analisar as variáveis que constituem obstáculos à efetivação de uma verdadeira justiça penal, com foco na estrutura do sistema de justiça penal brasileiro sob a ótica do acusado. A pesquisa concluiu que os direitos básicos, como saúde, educação, moradia e trabalho, nunca foram alvo de asseguramento como é o direito penal sancionador. Em vez de tratar das questões subjacentes à legislação, a sociedade foca principalmente em punir, ignorando os entraves culturais e econômicos mais profundos que perpetuam a criminalidade. Assim, cria-se um estigma, profundamente enraizado em normas sociais e culturais que associam a criminalidade à ideia de inferioridade moral, ética e até mesmo de caráter, criando uma divisão entre aqueles considerados "normais" e os que são rotulados como "fora da norma", inservíveis para o convívio em sociedade.

DOI-O SISTEMA DE JUSTIÇA PENAL SOB A ÓTICA DO ACUSADO: OS ESTIGMAS DECORRENTES DO DIREITO PENAL SANCIONADOR

Palavras-chave: Acesso à justiça penal. Direito penal. Estigma. Direitos básicos.

IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM OBRAS DE PEQUENO PORTE

Resumo

A segurança do trabalho em pequenas obras de construção civil é um tema de grande relevância, considerando o elevado índice de acidentes nesta área. Este artigo tem como objetivo identificar e controlar os riscos ocupacionais presentes nas construções de pequeno porte, além de propor soluções para aprimorar as condições de segurança. A abordagem metodológica adotada consistiu em uma revisão bibliográfica sobre os principais riscos do setor, complementada por um estudo de caso em obras de pequeno porte. Foram analisados aspectos como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e a implementação de práticas preventivas. Os resultados apontaram que os principais desafios para a efetivação de medidas de segurança são a falta de planejamento, a informalidade no setor e a resistência cultural. Além disso, observou-se que, apesar das limitações financeiras e do déficit de conhecimento, alternativas como treinamentos rápidos e o uso de tecnologias acessíveis podem contribuir significativamente para a redução dos acidentes. Conclui-se que a conscientização e o treinamento contínuo dos trabalhadores são elementos essenciais para a melhoria das condições de segurança nas pequenas obras de construção civil.

DOI-IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM OBRAS DE PEQUENO PORTE

Palavras-chave: Segurança do trabalho. Pequenas Obras. Riscos Ocupacionais. Informalidade.

LICITAÇÕES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES DO BRASIL E DE PORTUGAL

Resumo

Este artigo analisa as transformações nas legislações de licitações e contratos administrativos no Brasil e em Portugal, focando na incorporação do princípio do desenvolvimento sustentável. A pesquisa adota uma abordagem metodológica dedutiva e comparativa, analisando as normas brasileiras (Lei nº 8.666/93 e Lei nº 14.133/2021) e o Código dos Contratos Públicos de Portugal (Decreto-Lei n.º 18/2008). A análise revela que, enquanto a legislação brasileira evoluiu com a Lei nº 14.133/2021 para integrar de forma mais robusta a sustentabilidade, o Código português reflete diretrizes da União Europeia para promover práticas sustentáveis. O estudo conclui que, apesar dos avanços, ainda são necessários mecanismos sancionatórios mais específicos para garantir a efetividade dos compromissos sustentáveis nas contratações públicas, alinhando as práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

DOI-LICITAÇÕES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES DO BRASIL E DE PORTUGAL

Palavras-chave: Licitações públicas. Sustentabilidade. Legislação comparada.

A IMPORTÂNCIA DO RELATO INTEGRADO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CENTRO-OESTE NO FORTALECIMENTO DO CONTROLE EXTERNO

Resumo

Este estudo analisa a importância do Relato Integrado (RI) na transparência e no fortalecimento do controle externo em Universidades Federais do Centro-Oeste do Brasil, conforme a Instrução Normativa TCU nº 84/2020. Com o objetivo de avaliar como o RI contribui para o controle externo, o estudo adota uma metodologia descritiva e exploratória, analisando os relatos integrados de 2018 a 2023 dessas Universidades por meio de um checklist de conformidade com as diretrizes do TCU. Os resultados indicam que o RI melhora a prestação de contas e a comunicação entre gestores e sociedade, embora persistam desafios de padronização e detalhamento de indicadores. Conclui-se que práticas aprimoradas de RI são cruciais para uma gestão pública mais eficiente e alinhada às demandas sociais.

DOI-A IMPORTÂNCIA DO RELATO INTEGRADO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CENTRO-OESTE NO FORTALECIMENTO DO CONTROLE EXTERNO

Palavras-chave: Relato Integrado. Controle Externo. Tribunal de Contas da União. Transparência.

SUSTENTABILIDADE E GEOGRAFIA AMBIENTAL

Resumo

Este trabalho aborda a importância da educação geográfica para a sustentabilidade ambiental, com foco nas metodologias que podem ser aplicadas no ensino da geografia e nos desafios enfrentados por educadores no contexto atual. O objetivo principal foi analisar como o ensino de geografia pode contribuir para a formação de uma consciência crítica sobre as questões ambientais, utilizando práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa utilizou revisão bibliográfica e análise de práticas educacionais em diferentes contextos. Foram identificadas metodologias que envolvem o uso de tecnologias digitais, aprendizagem baseada em projetos e atividades práticas no campo da geografia e sustentabilidade. Contudo, desafios como a resistência ao uso de novos métodos de ensino, a falta de recursos pedagógicos adequados e a necessidade de capacitação contínua dos professores ainda dificultam a efetiva aplicação dessas metodologias. As considerações finais indicam que, embora o caminho seja desafiador, a integração das questões ambientais no currículo de geografia é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. A pesquisa também sugere que, para superar essas barreiras, é necessário investir em políticas públicas que apoiem a formação de professores e a disponibilização de materiais didáticos atualizados.

DOI-SUSTENTABILIDADE E GEOGRAFIA AMBIENTAL

Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de Geografia. Sustentabilidade. Metodologias Ativas. Formação Docente.

O ESTUDO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL E DAS MÍDIAS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO DO ALUNO

Resumo

O artigo em questão vem tentar responder sobre como o design instrucional e as mídias digitais podem tornar mais atrativa a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Para tal construção, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa.O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como o design instrucional e as mídias digitais podem tornar mais atrativa a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Foi possível verificar a necessidade de que os estabelecimentos de ensino possam contar com um profissional designer instrucional. Desta forma, percebeu-se a importância deste ‘articulador’ que, em sintonia com a área pedagógica e demais docentes, pode trabalhar de forma mais orientadora e assertiva com relação ao uso de metodologias ativas. Com o resultado da pesquisa foi possível notar a importância do design instrucional e do apoio das mídias digitais, recursos para aguçar o engajamento dos educandos e consequentemente, alcançar melhores resultados no processo de aprendizagem.

DOI-O ESTUDO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL E DAS MÍDIAS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO DO ALUNO

Palavras-chave: Educação. Mídias Digitais. Design Instrucional. Ensino de Filosofia.

A POSSE DE TERRAS E A REPRESSÃO DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL

Resumo

O presente trabalho de conclusão de pós-graduação tem por propósito pesquisar e examinar duas obras: “Mata!” de Leonencio Nossa e “Memórias de Uma Guerra Suja”, de Cláudio Guerra: dois clássicos jornalísticos, associando-os ao contexto histórico da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) e da Guerra Fria (1945-1991). Serão destrinchados aspectos da conjuntura relacionada à questão de posse territorial e repressão, com a intencionalidade de apontar a participação da extrema direita brasileira na tortura e sua mentalidade no uso de terras com vista ao lucro. O artigo é enquadrado no campo interdisciplinar da História e da Geografia Política. Por fim, será abordada brevemente a resistência, através das letras de Chico Buarque e Caetano Veloso. O método selecionado foi a investigação em referências bibliográficas pertinentes à temática. A conclusão é a latente violência arbitrária do poder militarizado no controle do Estado naquele momento, em ampla comunhão aos interesses das elites em detrimento das necessidades básicas do povo.

DOI - A POSSE DE TERRAS E A REPRESSÃO DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL

Palavras-chave: Brasil Contemporâneo. Repressão. Posse. Terras. Ditadura Militar.

SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL: ENFRENTAMENTO AO CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO

Resumo

Por ser a saúde um direito social protegido constitucionalmente, o sistema jurídico brasileiro é composto de inúmeros normativos no intuito de prever as mais diversas regulamentações jurídico-sociais. Diante da amplitude das relações jurídicas daí decorrentes, este artigo dará enfoque a uma relação em especial, aquela que envolve os cidadãos que buscam garantir seus direitos quando na condição de pacientes oncológicos e consumidores finais conveniados do sistema de saúde suplementar. Para isso, será necessário entender as diferenças entre pacientes oncológicos do sistema público de saúde, atendidos pelo SUS, e aqueles do sistema suplementar, com planos de saúde privados, em razão de as estruturas da saúde pública e da privada terem suas distinções e estarem interligadas pelo escopo comum de se assegurar o direito fundamental à saúde. Assim, saber identificar em quais momentos o consumidor deverá buscar o Poder Judiciário, por violação dos seus direitos, pode ser determinante para se garantir o adequado tratamento para a melhora do quadro clínico do paciente oncológico. Por fim, caberá um breve estudo sobre os norteadores das decisões judiciais proferidas em ações que versam sobre os conflitos envolvendo os pacientes oncológicos da rede suplementar, citando-se o caso concreto de pacientes com câncer de mama triplo negativo não metastático.

DOI-SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL: ENFRENTAMENTO AO CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO

Palavras-chave: Saúde. Suplementar. Oncológica. Conflito. Pembrolizumabe.

O USO DO ENSINO NATURALÍSTICO NO TRABALHO DE CRIANÇAS COM TEA

Resumo

Visto a importância das técnicas para o desenvolvimento de crianças com TEA, se faz necessário um aprofundamento e consolidação do que já é estudado acerca do tema, para compreender de forma mais ampla os potenciais e o que ainda precisa de melhor aprofundamento. É interessante observar que, mais do que somente desenvolver habilidades, o trabalho visa também auxiliar ainda mais na inclusão e na melhoria que já é desenvolvido. A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, foi utilizado como fonte Google acadêmico. As pesquisas utilizadas compreendem um período de publicação entre 2010 até 2024. Foram utilizados termos como TEA, Transtorno do Espectro Autista, ABA, Análise aplicada do Comportamento e ensino naturalista. O TEA apresenta desafios únicos a cada caso, e uma das principais dificuldades encontradas tem relação com a comunicação social. A ABA, enquanto ciência, possui grandes evidências de trabalho com o TEA, sendo eficaz nos trabalhos que realiza. O ensino naturalístico, de forma mais única, trabalha utilizando reforçadores que naturalmente estão presentes na vida da criança. Percebeu- se, através da pesquisa, a necessidade de materiais que tratem acerca da intervenção utilizando- se do ensino naturalista.

DOI-O USO DO ENSINO NATURALÍSTICO NO TRABALHO DE CRIANÇAS COM TEA

Palavras-chave: Autismo. Análise Aplicada. Comportamento.

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