ISSN 2595-5934

SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.58 2023

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EDIÇÃO

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SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.58 2023

Por Faculdade FaSouza 24/02/2023
SOUZA EAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.58 2023

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 58 DE 2023 DA REVISTA DIGITAL

CARTOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral de analisar a cartografia em sua dimensão teórica, e ao mesmo tempo busca colocar a disciplina no contexto geral das ciências De forma teórica introdutória os autores tentam colocar a cartografia no contexto geral das ciências. Com base na definição tradicional que descreve a cartografia como ciência, técnica e arte, seu papel científico definido no desenvolvimento pensamento geográfico é analisado. Esta abordagem corresponde ao método processual em epistemologia. A cartografia é, de acordo com um modelo geral da ciência, classificada considerando o fato se suas fontes de origem dos conceitos, seus princípios e postulados são genuínos ou derivados de outras disciplinas. Desta forma, nesta pesquisa realiza-se, após comparativas declarações entre Cartografia e Geografia, uma análise de todas as ciências com referência ao uso de tecnologias. Para atingir os anseios desta análise foi necessária a utilização de estudo bibliográfica que apresentasse de forma científica os dados, informações e fontes relacionadas à cartografia.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - CARTOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS

Palavras-chave: Cartografia Teórica. Concepção Geográfica. Epistemologia. Fundamentos das Ciências. Ciências Aplicadas.

DERIVAÇÃO OU FLEXÃO DE GRAU: A FORMAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS NO DIMINUTIVO

Resumo

Este artigo demonstra a importância do estudo do diminutivo na Língua Portuguesa Brasileira e como ele é abordado na gramática normativa e descritiva, sendo aquela abordagem mais frequente nos livros didáticos e, consequentemente, ensinada nas escolas. Logicamente, para uma análise correta a respeito do tema, classificar-se-á também o substantivo. O artigo abordará, ainda, o diminutivo nos substantivos como um recurso derivacional, não como flexão de grau. A intenção deste trabalho, pois, é apontar que o tema deve ser melhor esclarecido nas aulas de português, ensinando aos alunos as nuances estilísticas, além das gramaticais, acerca do diminutivo, priorizando, também, os textos que estejam dentro da realidade dos estudantes. Nesse sentido, analisar-se-á, na prática, o exposto, com intuito de confirmar essas as alterações semânticas. Os gêneros textuais escolhidos como corpus são: artigo de opinião, charge e propaganda.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - DERIVAÇÃO OU FLEXÃO DE GRAU: A Formação Dos Substantivos no Diminutivo

Palavras-chave: Língua Portuguesa; Substantivo; Diminutivo.

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL EM BRAILLE NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar o papel do Profissional em Braille no âmbito educacional. Já os objetivos específicos foram estabelecidos em: desenvolver um breve relato histórico do Braille e conhecer os direitos das pessoas com deficiência. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, a partir dos textos julgados pertinentes para o tema, onde foi realizado a leitura, análise e interpretação para estabelecer uma visão do objeto de estudo e está vinculado à acepção do método indutivo, com abordagem de cunho qualitativo, quanto aos fins desta pesquisa, é do tipo exploratória. Vale ressaltar que o campo educacional deve promover ações que eliminem as barreiras que impedem o acesso à informação e à geração de conhecimento. Para isso é necessário que façam um planejamento para adequar e atender os diversos usuários, inclusive para as pessoas com deficiência visual. Tornando assim, um ambiente informacional acessível a todos.

DOI - Revista Faculdade Fasouza A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL EM BRAILLE NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Palavras-chave: Profissional em Braille. Acessibilidade. Deficiência visual. Braille. Educação.

AS INCONSISTÊNCIAS DO CONCEITO DO SUJEITO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS GRAMÁTICAS

Resumo

Este estudo analisa as inconsistências do conceito de sujeito por meio de um estudo comparativo entre as gramáticas. O objetivo central é verificar se os desvios da norma padrão na escrita dos estudantes de uma escola pública do Distrito Federal são decorrentes dos múltiplos conceitos dados ao termo sintático. Para obtenção dos dados, foi utilizada a pesquisa de campo exploratória no contexto de sala de aula, com a aplicação de uma redação dissertativa-argumentativa como instrumento de pesquisa. A análise de dados foi realizada à luz da teoria apresentada na fundamentação teórica e por meio da comparação da produção dos alunos com a gramática normativa. Os resultados da pesquisa, além de indicar as falhas na produção escrita, auxiliam a reflexão sobre a importância de se estudar uma gramática mais contemporânea, flexível e próxima à realidade dos educandos.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - AS INCONSISTÊNCIAS DO CONCEITO DO SUJEITO: Um estudo comparativo entre as gramáticas

Palavras-chave: Inconsistência. Sujeito. Sintaxe.

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS E JOVENS COM AUTISMO

Resumo

Mesmo a Educação Inclusiva de crianças e jovens com necessidades especiais sendo um direito de todos, e amparada por lei, é preciso contar com professores e recursos especializados para atender as especificidades do mesmo, além de práticas pedagógicas inovadoras que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Porém o que ocorre nas Escolas atuais é a integração do aluno na rede regular de ensino, e não exatamente a inclusão. Nessa linha de pensamento, buscando responder os desafios e possibilidades da aprendizagem matemática, o presente trabalho tem como foco os conceitos históricos sobre o autismo, e tem como objetivo abordar as características que impactam a aprendizagem das crianças e jovens com espectro autista e a inclusão dos mesmos nas aulas de matemática, apresentando princípios e fatores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de método qualitativo, realizada através de revisão de literatura. O objeto de estudo, além dos estudos teóricos já realizados sobre a temática, também discorre sobre concepções e práticas docentes que podem ser realizadas com o propósito de aperfeiçoar o ensino de Matemática com alunos autistas.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS E JOVENS COM AUTISMO

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Escola.

PRÁTICAS DA BIOSSEGURANÇA NA UTI DIANTE DO PACIENTE CRÍTICO

Resumo

No contexto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as medidas de biossegurança são essenciais à vida e à saúde dos pacientes, independentemente do seu diagnóstico, além da proteção e garantia da integridade física do profissional neste ambiente crítico. Objetivo geral desta pesquisa é compreender as medidas de biossegurança da equipe multiprofissional atuante em unidade de terapia intensiva. Este estudo de metodologia bibliográfica e qualitativa ressaltou que na enfermagem, higiene das mãos com sabão e água, fricção alcoólica e o uso de máscara de proteção respiratória, óculos, procedimento e luvas estéreis, jaleco, avental, capote e touca são medidas de biossegurança realizadas rotineiramente no exercício da profissão. Embora relativamente simples e de baixo custo, tais medidas ainda representam um desafio na adesão entre os profissionais, exigindo maior estudos que justifiquem os fatores determinantes dessas falhas. Conclui-se que as práticas de biossegurança diminuem o risco de infecção hospitalar na unidade de terapia intensiva.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - PRÁTICAS DA BIOSSEGURANÇA NA UTI DIANTE DO PACIENTE CRÍTICO

Palavras-chave: Biossegurança. Unidade de Terapia Intensiva. Enfermagem. Equipamento de segurança.

TRABALHO E SAÚDE DO POLICIAL CIVIL: UMA REFLEXÃO PSICOSSOCIAL

Resumo

O artigo pretende ilustrar os impactos relacionados as condições de saúde física, mental e social do policial civil no espaço sócio institucional. Ressaltando a importância do Assistente Social não só no universo do capital, mas como também em diferentes espaços sócio ocupacionais como também no campo da saúde do trabalhador. Foram feitas análises bibliográficas podendo assim perceber a escassez de material publicado referente a essa temática. No entanto foi possível perceber o sofrimento do policial civil no espaço sócio institucional e o descaso por parte do Estado no cuidado da saúde desta categoria como também os desafios enfrentados pelo serviço social. Diante da realidade exposta almeja-se que sejam desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Segurança Pública ações que possam influenciar abordagens diferenciadas, e saberes novos, e adequados para orientar intervenções sustentadas numa melhor qualidade de vida do policial civil.

DOI - Faculdade FaSouza - TRABALHO E SAÚDE DO POLICIAL CIVIL: UMA REFLEXÃO PSICOSSOCIAL

Palavras-chave: Policial Civil. Trabalho. Saúde. Serviço Social.

HISTÓRICO AO AUTISMO E INTERVENÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

Resumo

O artigo visa mostrar através da revisão de literatura, a relevância do desenvolvimento da educação inclusiva dentro do contexto histórico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Tem por objetivo analisar as contribuições da neuropsicopedagogia através das intervenções com profissionais da educação que competem à inclusão escolar. O método utilizado é uma revisão narrativa, elaborada a partir da base de dados da Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico e Revista Psicologia: Ciência e Profissional, sem restrição de datas, usando as palavras-chave: educação inclusiva, neuropsicopedagogia, transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que o resultado dessa investigação poderá ser útil para a sociedade, quando a mesma possa ser utilizada como suporte na atuação do profissional de neuropsicopedagogia no ambiente escolar, com aplicação de técnicas, dinâmicas, avaliando o comportamento do indivíduo.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - HISTÓRICO AO AUTISMO E INTERVENÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

Palavras-chave: Educação inclusiva. Neuropsicopedagogia. Transtorno do Espectro Autista.

GESTÃO DE PESSOAS NA ESCOLA

Resumo

O estudo de gestão de pessoas na escola, esclarece quais os desafios que permeiam uma boa supervisão escolar, e como possibilitar que todos os funcionários estejam ligados de forma única, para que possam entender que uma gestão escolar eficiente precisa que todos se tornem coautores do complexo educacional. É uma garantia que as reais necessidades da escola sejam atendidas, sendo que os mesmos, estarão dentro dos cargos e funções que tem capacidade para exercer. Examinando tais funcionários pode se impedir futuros conflitos internos, num ambiente harmonioso, onde o foco principal é o bem-estar dos alunos, desmitificar uma gestão solitária, pois todo gestor é um incentivador de aprendizagem.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - GESTÃO DE PESSOAS NA ESCOLA

Palavras-chave: Gestão de Pessoas na Escola. Supervisão Escolar. Gestão Solitária.

AFETIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

Resumo

O presente artigo possui como temática investigar sobre a importância da afetividade entre professor/aluno para o processo de aprendizagem infantil. Tendo como objetivo analisar a influência da afetividade entre professor e aluno no processo de aprendizagem escolar infantil. O problema abordado nesta pesquisa: Em sala de aula a afetividade pode auxiliar no aprendizado dos alunos e professores? Com apoio afetivo possibilita aos alunos e professores o desenvolvimento critico, num constante processo de reconstrução e construção. A metodologia de pesquisa qualitativa, através de estudos e pesquisas bibliográficas, utilizando livros, revistas e artigos da internet, no qual permitiu descrever, analisar, objetivando compreender sobre o papel da afetividade entre o professor e aluno no processo de aprendizagem. Este estudo visa produzir conhecimentos e esclarecer sobre o a influência da afetividade no desenvolvimento de ensino-aprendizagem.

DOI - revista Faculdade FaSouza - AFETIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Afetividade. Professor-Aluno.

VALIDAÇÃO DE PROCESSOS APLICADOS A INDÚSTRIA DE SAÚDE

Resumo

O processo de produção de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde envolve inúmeras operações de processos entre as quais, a qualificação de equipamentos qualitativos e quantitativos, maquinários, sistemas auxiliares e instalações. Desta forma o processo de validação deve obedecer ao ciclo de vida de toda cadeia fabril, para atender as Boas Práticas de Fabricação-BPF de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada-RDC sejam 658/2022, 48/2013 e 665/2022 respectivamente, obrigatórias nos processos industriais da cadeia produtiva nos segmentos de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde. Para o registro ou pós registro destes produtos, um dos principais requisitos é o processo de validação. Para a construção deste artigo descritivo, documental e de caráter retrospectivo foi utilizado embase por meio de revisão literária o qual sua fonte de dados e informação foram coletadas através de artigos científicos de alto impacto relacionados. A conclusão deste trabalho implica no comprometimento de todos os setores envolvidos, definição de responsabilidades e das atividades específicas para cada setor, a fim de validar a metodologia de acordo com as normas vigentes.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - VALIDAÇÃO DE PROCESSOS APLICADOS A INDÚSTRIA DE SAÚDE

Palavras-chave: Registro de Produtos; Validação; Plano mestre de Validação; Qualificação de Equipamentos; Boas Práticas de Fabricação; Registro de Produto.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Resumo

O trabalho discorre sobre a importância da gestão democrática na escola, para a prática de estágio supervisionado. O estágio foi realizado na Escola Municipal Maria Lúcia, situada no município de Campos dos Goytacazes, por uma estagiária de curso de pedagogia, em uma turma de 5º ano, com 26 alunos. Durante o estágio a estagiária observou e auxiliou a professora durante as atividades propostas para a turma, além de aplicar um projeto cartográfico. O bom desempenho da estagiária se deu em parte devido a articulação da docente, com a gestora e os demais funcionários da escola, caracterizando uma gestão democrática, onde todos participam da tomada de decisões. A metodologia utilizada nesta pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica de autores da Educação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de dados do IBGE e fotos de aplicação do projeto cartográfico.

DOI - Revista Faculdade FaSouza - A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Educação. Gestão democrática. Projeto. Ensino.

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