ISSN 2595-5934

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.71 2024

mar

EDIÇÃO

71

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.71 2024

Por Faculdade FaSouza 14/03/2024
SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL N.71 2024

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 71 DE 2024 DA REVISTA DIGITAL

ENTENDENDO A APLICABILIDADE E O FUNCIONAMENTO DO ALGORITMO NOS “BROWSER WEB” EM PRÁTICAS DE SEO

Resumo

Esse Trabalho, busca entender a aplicabilidade e o funcionamento do algoritmo nos “Browser na Web” no uso das práticas de técnicas de SEO — “Search Engine Optimization” ou Otimização para Motores ou Mecanismos de Busca na “Internet” no uso da A.I. — “Artificial Intelligence” ou I.A. — Inteligência Artificial, a qual influência nas Táticas de SEO, que atualmente, é usada como ferramenta de SEO, no “Marketing Digital” ou “Marketing de conteúdo digital para internet” e que, tenta entender e satisfazer as respostas, por pesquisas realizadas pelos usuários, nos “Sites” na “Internet” dentro dos “Browsers” ou “Navegadores na Internet”. O SEO é uma ferramenta de venda completa, ou seja, um dispositivo de busca responsivo, ou, é um mecanismo de busca capaz de dar respostas rápidas, precisas, adequadas a qualquer situação, realizando uma comunicação afetiva, concretizando o desenvolvimento, a autonomia do usuário de forma tecnológica e, suprindo psicologicamente, ao dar apoio emocional, em relação ao seu comportamento de consumo no ambiente virtual. Esse artigo, também, tenta dar respostas de como é a relação dos criadores de conteúdos digitais na “internet” com a IA, em fazer do SEO algo mais familiar e de fácil assimilação pelo usuário e assim, busca entender o comportamento de consumo do público-alvo de um sítio “digital na internet” e a relação de consumo, com uma determinada “página na internet”, ou seja, a fidelização do cliente como produto ou consumidor final do “marketing de vendas on-line”, o qual é também conhecido como “marketing de busca/vendas na web”.

DOI - FaSouza - ENTENDENDO A APLICABILIDADE E O FUNCIONAMENTO DO ALGORITMO NOS “BROWSER WEB” EM PRÁTICAS DE SEO

Palavras-chave: Entendimento. Aplicabilidade. Funcionamento. Algoritmo. Browser web-Práticas de SEO-IA.

A EFETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

Resumo

Este estudo tem o objetivo de avaliar se a comunicação interna da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é adequada segundo as boas práticas atuais. Para tanto, foram usadas pesquisas qualitativa, quantitativa e bibliográfica, bem como análise dos relatórios de acesso da intranet da Agência. O questionário foi aplicado em formato online, aberto para o público interno, o que abrange servidores de todas as carreiras (técnico, analista e especialista em regulação), ocupantes de cargos comissionados, estagiários e parte dos colaboradores terceirizados (aqueles com acesso à internet). Como resultado, identificou-se que, embora a Assessoria de Comunicação da Agência atue, em grande parte, segundo as melhores práticas, existem aspectos que podem ser aprimorados, alguns dos quais são sugeridos ao final deste trabalho.

DOI - FaSouza - A EFETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

Palavras-chave: Comunicação interna. Endomarketing. Engajamento. Liderança.

ABORDAGEM DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Resumo

Este trabalho propõe a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o estudo do Espectro Eletromagnético no campo da Astronomia, para alunos do Ensino Médio. A sequência didática é constituída por quatro encontros, sendo o primeiro para aplicação de um Pré-Teste para identificação dos subsunçores, o segundo para uma aula expositiva para abordagem dos conceitos científicos do estudo do Espectro Eletromagnético e suas contribuições para o campo da Astronomia, o terceiro para uma aula prática experimental de observação dos espectros emitidos por diferentes fontes de luz, e o quarto e último encontro para a apresentação dos espectros observados e a aplicação do Pós-Teste I, que consiste na construção de Mapas Conceituais, e do Pós-Teste II, constituído por uma avaliação com questões de múltipla escolha e dissertativas. Os testes sugeridos objetivam avaliar qualitativamente se haverá a ancoragem do novo conhecimento, através do produto educacional aplicado.

DOI - FaSouza - ABORDAGEM DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO NA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Palavras-chave: UEPS. Espectroscopia. Astronomia. Aprendizagem significativa.

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS: PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA

Resumo

O artigo aborda o Princípio da Ampla Defesa, uma garantia constitucional voltada para resguardar litigantes e acusados em geral, abrangendo tanto o âmbito judicial quanto o administrativo. Ele se estrutura em três capítulos que exploram o princípio da ampla defesa nos seguintes diplomas legais: na Constituição Federal de 1988 e no Código de Processo Penal. O objetivo com este artigo é realizar uma análise detalhada das normas, recursos e limitações associados ao direito de defesa nas diversas esferas do processo penal, incluindo a investigação de casos em que esse princípio foi aplicado de maneira adequada ou violado, conforme apontado pela doutrina e pela jurisprudência. Na conclusão, destaca-se a importância crucial do princípio da ampla defesa na proteção dos direitos fundamentais e na promoção da eficácia e justiça da prestação jurisdicional.

DOI - FaSouza-PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS: PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA

Palavras-chave: Princípio da Ampla Defesa. Constituição Federal. Direito Penal. Direito Processual Penal.

PERPETUAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO: ANÁLISE HISTÓRICA, POLÍTICA E SOCIAL

Resumo

O objetivo do artigo ora exposto é tecer discussões histórico-sociais e políticas acerca da perpetuação do subdesenvolvimento brasileiro. Para tanto, reconhecemos a necessidade de traçar um resgate histórico a partir da experiência de desenvolvimento capitalista clássico para estabelecer um comparativo com a experiência brasileira, e a partir daí a trajetória de discussão alcança o destaque dos traços históricos e estruturais que marcam a nossa formação, caracterizada pela reacomodação das velhas estruturas de poder e das velhas relações raciais. Entra em evidência o culturalismo racista conservador, paradigma que imprime ao brasileiro a percepção de uma suposta inferioridade cultural em relação ao estrangeiro dos países desenvolvidos. Importantes pesquisadores brasileiros contribuem com a absorção dos ideais do Estado patrimonialista, a exemplo de Sérgio Buarque de Holanda, dinâmica que contribui com a descrença em relação às funções do Estado, mas ao mesmo tempo, imuniza o reconhecimento das atrocidades praticadas pelo mercado.

DOI - FaSouza - PERPETUAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO: ANÁLISE HISTÓRICA, POLÍTICA E SOCIAL

Palavras-chave: Subdesenvolvimento; Culturalismo Racista; Patrimonialismo; Estado; Sociedade.

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Resumo

O presente artigo propõe uma abordagem sobre a publicidade enganosa e abusiva, seus conceitos, elementos característicos e sanções administrativas potencialmente aplicáveis ao fornecedor que veicule ofertas de seus produtos e serviços em contrariedade aos postulados do Código de Defesa do Consumidor. O fornecedor pode usar mensagens de propaganda para incrementar as vendas, desde que não promova comportamentos prejudiciais ao consumidor, induzindo-o a adquirir produtos e serviços que não correspondem à realidade do mercado. Ou que explore valores sociais, morais e éticos, promovendo a discriminação. Conclui-se que tanto a propaganda enganosa quanto a abusiva, em vez de persuadir o consumidor de maneira benéfica, com argumentações claras e verdadeiras, manipulam produtos e serviços e confundem as emoções e a decisão racional do consumidor na hora de decidir se adquire ou não o produto ou o serviço.

DOI - FaSouza - PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Palavras-chave: Propaganda enganosa e abusiva. Elementos característicos. Diferenciação. Código de defesa do consumidor.

IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL E DOS CONTOS DE FADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor a importância da literatura infantil e dos contos de fadas para o desenvolvimento da criança. Trata- se de um artigo sobre a importância da literatura infantil destacando a influência dos contos de fadas no progresso psíquico infantil, tendo como referenciais teóricos o livro “A Psicanálise dos Contos de Fadas” do psicólogo infantil Bruno Betelheim (2014) e o texto Literatura infantil: A contribuição dos contos de fadas para a construção do imaginário infantil das professoras Francy Rennia Aguiar de Farias e Juliana de Alcântara Silveira Rubio (2012). Neste mesmo sentido, são trazidas reflexões a respeito da proximidade entre o conto “Branca de Neve” e o filme homônimo de Caroline Thompson (2001). Assim, discute-se também a presença de questões relacionadas ao narcisismo presentes na madrasta e, eventualmente, na protagonista. Os questionamentos norteadores deste trabalho são: Qual a importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças? Quais as contribuições dos contos de fadas para o desenvolvimento psicológico infantil? Chega- se a conclusão de que a literatura infantil representada pelos contos de fadas tem extrema importância na formação psicológica da criança principalmente porque a ajuda a vencer dificuldades internas e externas encontradas no consciente e no inconsciente, assim como a superar as suas dúvidas e medos com coragem, força e determinação.

DOI - FaSouza-IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL E DOS CONTOS DE FADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Palavras-chave: Contos de fadas. Criança. Desenvolvimento psicológico. Literatura infantil. Narcisismo.

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO

Resumo

O presente trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação da Estratégia de Saúde da Família, buscando compreender a realidade do assunto em estudo e interpretar o seu conceito de maneira natural e clara. Teve como objetivo geral avaliar a Estratégia de Saúde da Família no Brasil, assim como conhecer a percepção dos profissionais das equipes de saúde da família e os usuários acerca dos serviços oferecidos. Quanto a metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, acerca do tema em questão. A coleta de dados foi realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS, onde foram selecionados os textos completos que abordavam o tema no Brasil, em idioma português, nos últimos 10 anos (2013 a 2023), resultando em uma amostra final de 28 publicações; também se realizou pesquisas no Google, das quais obteve-se 13 publicações, publicadas entre 1977 e 2023. Os profissionais e os usuários da Estratégia de Saúde da Família foram os sujeitos pesquisados nas publicações estudadas. Dos 28 estudos que avaliaram a Estratégia de Saúde da Família, 50% obtiveram avaliação satisfatória, 35,7% insatisfatória e 10,7% intermediária. A Estratégia de Saúde da Família é fundamental para o Sistema Único de Saúde, e por isso precisa ser avaliada de forma constante e coletiva. Para garantir o acesso aos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde, é preciso rever e aprimorar algumas realidades, e a presente avaliação é uma forma de ajudar nesse sentido.

DOI - FaSouza-AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO

Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família. Avaliação da Estratégia de Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde.

O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o “Impacto da Tecnologia na Segurança do Trabalho” em ambientes laborais, examinando as mudanças substanciais que as inovações tecnológicas trouxeram para as práticas de segurança ocupacional. A pesquisa investigará a aplicação de tecnologias emergentes, tais como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial (IA), a realidade virtual (RV) e a automação, em contextos variados, abordando a forma como essas tecnologias têm remodelado a paisagem da segurança do trabalho. O estudo abordará casos de sucesso, desafios e oportunidades que surgem com a adoção de tecnologia na segurança do trabalho, bem como a importância da formação e conscientização para maximizar os benefícios da tecnologia e garantir a segurança dos trabalhadores. Ao longo deste trabalho, será possível compreender o impacto da tecnologia na segurança do trabalho, orientando práticas e políticas futuras.

DOI - FaSouza-O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Palavras-chave: Inovação. Internet das Coisas. Inteligência Artificial. Realidade Virtual. Automação.

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIANDO O PAPEL DAS TELAS

Resumo

O uso excessivo de telas na infância tem sido uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais da área da saúde. Estudos têm levantado preocupações sobre os efeitos negativos do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil, abrangendo aspectos físicos, mentais e sociais. Em termos de saúde física, a exposição excessiva às telas está associada a problemas como distúrbios do sono, sedentarismo e risco aumentado de obesidade. A falta de atividades físicas e o sedentarismo resultantes do uso excessivo de telas podem levar a problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardiovasculares e diabetes. No que diz respeito à saúde mental, a exposição excessiva às telas também pode ter impacto negativo. Estudos têm associado o uso excessivo de telas a problemas como ansiedade, depressão e dificuldades de atenção. O isolamento social resultante do uso excessivo de telas também pode contribuir para problemas emocionais e dificuldades de interação social. Além dos aspectos físicos e mentais, a substituição de atividades mais interativas e baseadas em experiências reais pelo uso de telas pode limitar o desenvolvimento de habilidades importantes. A interação social, a criatividade e a resolução de problemas são habilidades que podem ser afetadas negativamente quando as crianças passam muito tempo em frente às telas. No entanto, é importante destacar que o uso de telas na educação infantil não deve ser encarado como algo totalmente negativo. Sendo assim, este estudo de revisão bibliográfica tem como objetivo analisar a influência das tecnologias na educação infantil, considerando os impactos cognitivos, sociais e emocionais do uso de telas por crianças em idade pré-escolar.

DOI - FaSouza - A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIANDO O PAPEL DAS TELAS

Palavras-chave: Educação infantil. Benefícios. Acesso. Desenvolvimento.

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