ISSN 2595-5934

SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.50 2022

jun

EDIÇÃO

50

SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.50 2022

Por Faculdade FaSouza 13/06/2022
SOUZA EAD Revista Acadêmica Digital n.50 2022

SUMÁRIO

APRESENTAMOS A EDIÇÃO NÚMERO 50 DE 2022 DA REVISTA DIGITAL

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E IMPORTANCIA DO GESTOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO

Resumo

As tecnologias da informação facilitam o aprendizado e a inserção do aluno no contexto atual da nossa sociedade, torna um facilitador para aprendizagem do aluno e uma ferramenta que facilita a transmissão do conhecimento pelo docente, pois as ferramentas utilizadas fazem parte do cotidiano do aluno, tecnologias similares são utilizadas em aplicativos de bancos, supermercados, plano de saúde, e muitos outros. O Gestor atuante faz uso das tecnologias da informação de modo democrático, convida a comunidade para participar e colaborar com as políticas educacionais, ajudando o docente o uso dessas tecnologias, essas práticas têm como objetivo a capacitação do docente favorecendo a aquisição da informação, propagando conhecimento na comunidade, docentes e gestores.

Palavras-chave: Gestor, Docente, Tecnologia.

O PRECONCEITO X INCLUSÃO ESCOLAR X TECNOLOGIA SSISTIVA NA VIDA DO DEFICIENTE VISUAL

Resumo

Esse artigo acadêmico foi transcrito com base em pesquisa qualitativa, quantitativa e bibliográfica, onde descreveremos alguns fatores como: O preconceito em relação a sua deficiência física, motora, visual, tecnologia assistiva no ambiente escolar, importância de conhecimento através da praticas educativas interativas em um projeto educativo na comunidade de vitória de santo antão no estado de Pernambuco. Onde foi levantado alguns questionamentos práticos e teóricos entre as crianças de 7 anos a 13 anos de idade através de dinâmicas pedagógicas relacionadas as dificuldades de pessoas que têm algum tipo de deficiência Física ou motora. Entre os questionamentos foi abordado as seguintes questões: Às dificuldades das pessoas cegas no conhecimento alfabético e nas práticas educativas. Os desafios dessas pessoas inclusivas nas suas rotatividades pelas ruas das cidades e relacionamentos entre as pessoas. A importância do respeito para com as pessoas e, sem subestimar a capacidade de inteligência das pessoas com alguma deficiência.

Palavras-chave: Dinâmica. Interação. Respeito.

A DIVERSIDADE DAS TIC’S NA ESCOLA, UMA PARCEIRA QUE DÁ CERTO: CINEMA NA ESCOLA

Resumo

Esse trabalho pretende esboçar, resumidamente, como a pesquisa bibliográfica elaborada tem o intuído de rever as formas de avaliação escolar em sala de aula e trazer novas modalidades de avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem e reforçando o conhecimento dos alunos que não apresentam alguma dificuldade em prender e descobrir outros casos e possíveis diagnósticos. Dizemos novas ferramentas por ainda não serem muito difundidas no ambiente escolar, logo não são desconhecidas pela comunidade escolar no que tange discentes e docentes, apenas usadas em momentos eventuais ou oportunos e não no cotidiano escolar como forma de interação, inclusão, educação e avaliação do processo de ensino-aprendizagem no uso efetivo das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Palavras-chave: Arte do Cinema. Avaliação Escolar. Processo de ensino-aprendizagem. Educação didática-pedagógica e inclusão social. Tecnologias da Informação e Comunicação.

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH

Resumo

Este artigo consta de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise do caso levantado de uma aluna com TDAH na alfabetização, as características, causas, tratamento e orientações sobre como conviver com o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no método de alfabetização.A relevância deste Artigo Cientifico, oportuniza a nós alunos o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção do exercício profissional no campo de atuação da Psicopedagogia de âmbito geral destacando o trabalho do Psicopedagogo. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento que lida com a arte da aprendizagem humana, tendo como elemento de estudo o próprio ser humano, na sua compreensão da realidade e na sua construção do conhecimento, estuda a metodologia da aprendizagem e suas dificuldades, principalmente relacionados à prática pedagógica, envolvendo o atendimento às necessidades individuais de aprendizagem, o fracasso escolar e a apropriação do conhecimento pelo sujeito. Os métodos utilizados neste Artigo Cientifico são de cunho qualitativo.

Palavras-chave: Psicopedagogia. Aprendizagem. Crianças com TDHA

A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE CIÊNCIA HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM) começou a sem implantado agora no ano de 2022 principalmente para as turmas do 1º ano do Ensino Médio e com essa novidade veio questionamentos não só por parte do grupo educacional, mas também, por parte dos alunos e pais, como fica o processo de avaliação? Debate este que já vem sendo discutido há bastante tempo e com mais força durante o período do isolamento social causada pela pandemia do coronavírus que forçou o mundo a se trancar e as escolas a se tornarem digitais para que a educação não parecesse. Baseada nas Metodologias Ativas, a proposta do NEM é fazer com que as instituições escolares desenvolvam uma educação integral ou seja, que o aluno seja preparado não apenas para adentrarem nas universidades, mas para que se tornem sujeitos críticos e ativos dentro de sua sociedade e protagonista de sua própria história. No que compete a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, as avaliações devem ser contínuas e formativas, compreender que o desenvolvimento, que a evolução do aluno é tão importante quanto o próprio conteúdo.

Palavras-chave: Ciências Humanas, avalição, metodologias ativas.

EDUCAÇÃO INFANTIL E O AUTISMO

Resumo

O objetivo do estudo é mostrar uma realidade presente dentro das nossas escolas, a inclusão de crianças que necessitam de um atendimento diferenciado, assunto que tem sido amplamente discutido dentro do contexto escolar. O desafio é garantir a igualdade de direitos destas crianças ao acesso escolar e formas de aprendizagem diversificada. Crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) este é um distúrbio do desenvolvimento cujas características principais consistem em prejuízos sociais e de comunicação, restrições de interesses, comportamentos repetitivos e estereotipados, necessitando de um aprendizado específico para cada uma, atualmente o TEA pode estar presente em um em cada cem pessoas. A metodologia utilizada foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica em pesquisas e trabalhos publicados em sites eletrônicos, como artigos científicos, teses e dissertações. O presente trabalho torna-se relevante à medida que poderá contribuir para o sistema educacional através de saber como lidar com crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partimos do objetivo de encontrar formas de aprendizagem para incluir estas crianças dentro da sala de aula na primeira infância tornando um ensino mais prazeroso e interessante no que se refere à alfabetização de nossos pequenos.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. TEA. Aprendizagem.

GESTÃO DE PESSOAS: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Resumo

O presente artigo aborda a importância da gestão de pessoas para o sucesso e êxito organizacional, visto que se tem conhecimento sobre a pouca ou precária representação que este contexto tinha até pouco tempo para consolidação eficiente e eficaz sobre a produtividade e qualificação da gestão empresarial. Embora, por muito tempo esta importante temática ou performance era considerada como despesa desnecessária em uma organização, muitas pesquisas, análises, interpretações e conclusões foram sendo desenvolvidas, pesquisadas, exploradas e interpretadas, de forma correta e devidamente adequada para que as necessárias mudanças sobre este importante capital humano pudessem ter valorização e ser considerado essencial para a eficiência empresarial. Assim, com base nestas premissas, desenvolve-se o presente estudo com o objetivo de explorar o contexto literário que aborda a temática. Ou seja, através de uma breve revisão da literatura, fundamentação e embasamento em uma pesquisa exploratória trazer para discussão o pensamento de pesquisadores que defendem a real necessidade de a demanda fazer e ser parte integrante do contexto empresarial como fator impactante de seu cotidiano e, sobretudo, como contribuição para consolidação de práticas de gestão de pessoas e organizacional.

Palavras-chave: Gestão de pessoas; Desempenho; Qualificação; Capital humano; Eficiência; Eficácia.

TECNOLOGIAS DA CIÊNCIA COMPORTAMENTAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM AUTISMO

Resumo

O presente artigo enfoca as contribuições das tecnologias da ciência do comportamento aplicada à educação escolar, especialmente à educação especializada inclusiva dos discentes com transtornos do espectro autista - TEA. Justifica-se a investigação porque se observa a expansão dos problemas relativos ao ensino e à aprendizagem na escola, para a formação de competências e habilidades necessárias ao cenário da pós-modernidade. Assim, por meio de levantamento e seleção de artigos, livros e regulamentos impressos e em meio digital, através de consulta na plataforma de pesquisa Google; analisam-se abordagens clássicas e contemporâneas da Sociologia e da Psicologia acerca da educação e do comportamento humano e, também, estudos específicos sobre o processo de ensino-aprendizagem escolar; seguindo-se estudo sobre evidências científicas eficazes, provenientes da análise comportamental aplicada – ABA (do inglês Applied Behavior Analysis). Observou-se que a ABA é uma ciência, cujas estratégias são adequadas a diversos contextos e pessoas. Conclui-se que as práticas oriundas da ABA podem favorecer a acessibilidade social e escolar dos alunos com TEA - não somente para aquisição do conhecimento acadêmico, mas, igualmente, para melhorar a qualidade de vida dos estudantes, por meio de um currículo abrangente e funcional.

Palavras-chave: Inclusão. Escola. ABA. TEA.

O IMPACTO DA INFORMAÇÃO NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar o papel da informação na detecção precoce do câncer de mama. Já os objetivos específicos foram estabelecidos em: apresentar uma revisão bibliográfica acerca do câncer de mama e desenvolver um breve relato sobre o marketing social. Quanto a caracterização dos aspectos da pesquisa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, no qual foi realizado a leitura, análise e interpretação textos julgados pertinentes a temática. Além disso, está vinculado à acepção do método indutivo, com abordagem de cunho qualitativo, quanto aos fins desta pesquisa, é do tipo exploratória. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa, contribuíam com uma maior reflexão sobre a informação e marketing social, no que diz respeito ao câncer de mama.

Palavras-chave: Informação. Câncer de mama. Marketing social. Saúde da mulher.

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO ESPAÇO ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Resumo

O presente estudo subjetiva refletir a inclusão de crianças com autismo no espaço escolar: o papel do professor no processo inclusivo- tendo como linha de pesquisa à docência, nas relações professor-aluno, apontam para o fato de que a inclusão pode determinar o progresso da criança na escola e em sua vida futura. Este trabalho nos convida a uma reflexão sobre a inclusão da criança com Autismo e o papel do professor no processo inclusivo, ou seja, quando o professor se torna o mediador dessa inclusão de crianças com Autismo em sala de aula favorecendo o desenvolvimento, pode melhorar o convívio do aluno com o professor, permitindo um convívio estabelecido, entre amizade e o respeito, desenvolvendo seu próprio processo Físico, Psíquico, espiritual e moral. Amparado em fontes bibliográficas, onde a fundamentação teórica se baseia-se em teóricos como Carvalho, lei Berenice Piana, Kanner, Felício, Vignon e Salamanca. Esses explicam a obrigação da inclusão de crianças com autismo, adotando a importância de se trabalhar o cognitivo e associar aos estimulo da relação professor aluno com autismo. Os resultados mostram os resultados que a inclusão da criança com autismo, mais a frente de interceder o desenvolvimento torna-se possível melhor as relações interpessoais. fornecendo o relacionamento entre o professor e a criança.

Palavras-chave: autismo. O aluno. Professor. Escola. As estratégias

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